Ian Bremmer > Combates podem continuar por meses, mas Putin já perdeu esta guerra Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Valdir Teixeira da Silva

    Esse texto parece mais torcida do que análise da situação.

    Responda
  2. Amelides Santos

    Idiota ou vendido?

    Responda
  3. José Cardoso

    Acho que a ex-presidente Dilma, que aliás tem ascendência eslava, teria uma análise precisa sobre essa guerra: 'Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder.'

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Nunca pensei que faria, mas tenho de dar razão à dilma. Mas somente nesse caso.

  4. Diego Mentor

    Enquanto essa bobagem panfletária se retroalimenta no ocidente, Putin valorizou o rublo, tomou a crimeia, controlando o mar negro, tomou donbass, um dos maiores produtores agrícola e industrial do leste europeu, e fechou aliança econômica com índia e china. Os EUA sofrem com a inflação e a perda de influência. Pronto, o resto é torcida

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Noção zero.

    2. Eduardo Elias

      Porque vc defende ditadores?

  5. Lourival Costa

    Depois da invasão da Ucrânia a Rússia de Putin sempre será lembrada como um contra exemplo, com a Alemanha de Hitler.

    Responda
  6. Lourival Costa

    Putin é um assassino e terrorista. Só nas mentes cegas que a megalomania do Putin faz algum sucesso. A Rússia ainda não se deu tanto mal porque ainda exporta gás e petróleo. O isolamento será tão cruel para a Rússia que um russo será lembrado como um povo conivente com a violência

    Responda
  7. Abrão Lacerda

    E o melhor de tudo é que tá cheio de russas bonitas querendo imigrar pro Brasil. No Ruskistão vão ficar apenas os bebedores de vodca, as marioskas e os gatos do museu do Hermitage. Até o estrogonoff já se naturalizou.

    Responda
  8. Mario Habka

    Que péssima análise obtusa !!! Puro ma fé !!!

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Ah tá ...

  9. marenildes silva

    N minha opinião, perdemos todos, a população ucraniana e a mundial. Onde vamos parar com tanta ganância e vaidade?

    Responda
    1. Bruno Martins da Costa Silva

      Exato. Se a Ucrânia tivesse baixado armas, deixado os russos instalarem um fantoche e ido para as ruas derrubar ele politicamente, teria sido mais efetiva e sem ter destruído e fatiado o país; trocaria dezenas de milhares de mortos e milhões de refugiados por algumas centenas de presos e feridos em manifestações. A "resistência heróica" é uma falácia vendida pela OTAN, que usa os ucranianos de bucha de canhão contra um fascista que segue forte na Rússia justo em razão do isolamento da Rússia...

  10. Bruno Martins da Costa Silva

    Que artigo delirante ou mal-intencionado... Em primeiro lugar, projeto da Rússia era de colocar um governante alinhado, não de conquistar a Ucrânia, ao fracassar, está destruindo o país, tal qual prévia John Mearsheimer. A guerra podia ter sido evitada se a OTAN recuasse. A Rússia sem dúvida perdeu, mas o ocidente perdeu ainda mais jogando ela no colo da China. O erro que vai ficar para história será o americano, no qual Putin será apenas um troglodita na nota de rodapé...

    Responda
    1. Bruno Martins da Costa Silva

      Não nego isso Dalton, mas é curioso que os demais grupos de poder aceitem perder muito dinheiro para que a indústria bélica ganhe... ...e que em nome disso a forma de organização das sociedades ocidentais acabe ameaçada.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Entenda, meu caro, que guerras geram lucros. Isso é um super negócio para determinados grupos produtores. A abordagem política se presta apenas para justificar os atos, dado que as pessoas sucumbem facilmente às paixões políticas e vislumbram nisso razões e justificativas para quase tudo.

    3. Bruno Martins da Costa Silva

      Seguindo caro Ciro, não se trata de tentar justificar a injustificável invasão russa, mas sim de reconhecer (i) que guerra nunca resolve, ainda mais uma que não se pode ganhar; (ii) que o isolamento da Rússia pune ela e o ocidente, mas premia a China; (iii) que a Rússia queria entrar no bloco e postulou ingresso na UE e na OTAN, tendo os dois negados em 2007; (iv) que se os USA ajudasse num acordo de tirar OTAN da mesa, Ucrânia levaria UE e não teria ocorrido guerra.

    4. Bruno Martins da Costa Silva

      Qual é a parte delirante caro Ciro? Explique o seu ponto. Rússia escolheu o retrocesso? Amigo, a o fim da URSS, a Rússia esperava janela no ônibus do liberalismo político, tal qual ocorreu com Japão e Alemanha no fim da 2a guerra. Os USA apostou em outra direção. A falta de capacidade russa de se adaptar é enorme e eu não afirmei o contrário, mas isso não muda o caráter desastroso da política americana. Um erro não apaga o outro.

    5. ciro lauschner

      Não delire, apenas se informe.A Russia escolheu o retrocesso.

    6. Bruno Martins da Costa Silva

      E só para ser bem claro: guerra podia ter sido evitada e a Ucrânia poderia ter barganhado a entrada na UE pelo compromisso da OTAN ficar longe das bases de Odessa e Maripul - verdadeira razão do conflito. Maripul vai ficar com os russos que vão tentar ir até Odessa... eles jogaram uma década de economia por esse pedaço de terra, mas dizer que perderam a guerra é delírio... que houve prejuízo, pura verdade, mas uma verdade que se aplica a todo o mundo, menos à China...

  11. Alberto A Neto

    Ledo e crasso enganos! O missivista parece desconhecer a história; tanto da Rússia czarista quanto das repúblicas soviéticas estalinistas. Sem falar na nova geopolítica mundial que rebaixou a médio prazo os EUA como segunda potência mundial atrás da China Comunista. O sonho estalinista de fazer a pinça com os revolucionários maoistas no final dos anos 40 se descortina novamente. O expansionismo chinês no Pacífico combina com o movimento a médio prazo russo. Putin venceu a batalha e a guerra.

    Responda
  12. Anísio de Souza Chaves

    Texto muito ruim, parcial e pró EUA. Pergunto, se Putin perdeu a guerra a Ucrânia venceu? O país de Zelensky está destruído, milhares de famílias abandonaram o país, muitos morreram e certamente a pobreza vai aumentar muito. Em uma guerra não existem vencedores.

    Responda
    1. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

      Eduardo, "a única coisa que eles querem" , isso importa ?? Sim, mas o que vão conseguir ?? É muito mais importante, depennndência (todas), destruição, dor, morrrtes e por fim reforçar o poderio de (ambas) as potênnncias.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Pesquise Pirro, na história antiga. Talvez vc então consiga entender a abordagem do texto.

    3. Eduardo Elias

      Impressionante!A Rússia que invade um país soberano,mata milhares de civis e vcs ainda põem a culpa na própria Ucrânia?A única coisa que eles querem é a sua autodeterminação de se defender de um governo Russo ditatorial,corrupto e hipócrita.O cidadão da Rússia que protestou pacificamente vai preso.Que maravilha né???

    4. Eliane Morosini

      E a partir de agora serão mais escravos ainda dos americanos.

    5. Bruno Martins da Costa Silva

      Comentário perfeito.

    6. Robson Simões

      Perfeito o seu comentário, em todos os sentidos, até sobre a qualidade do texto.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.