Conrado Hübner Mendes > Corrupção bolsonarista, capítulo 1 Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Fernando Dias

    O voto não é definido pela razão. O brasileiro vota irracionalmente. As desculpas que apresenta para não votar em um candidato não servem de justificativa para votar em outro. Eleitor é como codependente em relação tóxica: ama quem lhe faz sofrer.

    Responda
  2. Bruno Martins da Costa Silva

    Ótimo e necessário artigo, mas a verdade é que os bolsonaristas não vão mudar de posição. Parte é desinformada e não quer se informar; parte crê que o PT roubou mais, ignorando que o grosso da corrupção é sempre destinado à base governista do congresso; parte acha que o problema não é o roubo, mas sim a "esquerda" ter a chave do cofre; e grande parte simplesmente não quer empregadas em Orlando, mesmo que a própria pessoa não vá para Orlando, e nesse contexto a corrupção é mera desculpa...

    Responda
    1. Bruno Martins da Costa Silva

      Diga-se de passagem, não só a corrupção, mas a defesa dos tais valores de família e a luta contra o comunismo entram na mesma lógica. Na maioria, os reacionários não sabem o que é comunismo, estão traindo a esposa da vez, sonegam impostos e não seguem a Lei. Suas pautas são cortina de fumaça para a sua luta real: contra mobilidade social, contra o Estado de direito, a igualdade formal e o mínimo existencial. Querem privilégios indevidos, medievais...

  3. Edgar Alves

    Um dos melhores colunistas da folha o qual não vejo nenhum destaque em seus textos no site e não consigo encontrar sua coluna no menu de colunistas ou das colunas do jornal. Achei até que não estava mais na folha. Tive que jogar seu nome no Google seguido da palavra folha aí sim encontrei sua página no jornal. Mais uma coluna sagaz e firme, mostrando a contradição maluca e non sense dos seguidores do "minto". É o retrato fiel da ignorância de nossa classe média e elite, seguida pela massa sem no

    Responda
  4. RODRIGO DORNELLES

    Conrado, o jurista sintético: "reconhecer que corrupção era o pretexto, o ódio era o subtexto, a irracionalidade coletiva era o contexto do que nos trouxe aqui". É muita capacidade de síntese.

    Responda
    1. Jussara Jacintho

      Fascinante a sintese do Prof. Hubner, a capacidade/habilidade incomum de alinhavar argumentos profundos, com fatos cotidianos de ontem e hoje. Deve ser uma capacidade cognitiva especifica , que a Profa Suzana Herculano, outra articulista dotada dessa capacidade/ habilidade deve saber explicar .

  5. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

    Uma singela contribuição ao alcance do que seja corrupção: o bozo é um mentiroso pronto e acabado. Dia sim, outro também, mente descaradamente.

    Responda
  6. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Pranayama. Inspire...transparência, autonomia institucional, competência técnica, gestão do dinheiro público. O Nirvana é logo ali. Expire...governo petista, governo Bolsonaro. Configurações e padrões. Para petistas e bolsonaristas, a ilusão perfeita das maravilhas da amnésia política e das concessões ideológicas. (Claudia F.)

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Nestas alturas do governo do nosso mico, ôpa! mito, comparar governos petista com esse arremedo de hoje, é típico de bozolinos arrependidos que, como bem diz o mestre, a "corrupção era o pretexto" para manifestarem em forma de ódio a frustração de suas amnésicas vidas. No feminino e no masculino.

  7. ANTONIO DE PADUA CHAVES

    Ótimo! Aguardemos os próximos capítulos…

    Responda
  8. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    O erro do texto está em assumir que as pessoas, especialmente os bolsonaristas, votam racionalmente. Quem vota no coiso, vai enxergar somente o que é conveniente às suas crenças, a saber, Bolsonaro é o melhor para o Brasil e acabou com a corrupção.

    Responda
    1. Francisco Blazquez

      Concordo, mas vale o mesmo para os petistas.

  9. benjamim picado

    essa série promete mais do que aquela de obi-wan kenobi. mal posso aguardar os próximos capítulos.

    Responda
  10. Hamilton Octavio de Souza

    O autor tem dado boa contribuição nas reflexões sobre política e Judiciário, em especial na analise das inconsistências do STF, STJ e TSE. Às vezes adota teses do lulismo, como a desconstrução de Moro e MPF, sem considerar que a força tarefa da Lava Jato contou com centenas de quadros da PF, MPF, COAF, Receita Federal e do Judiciário, levou à condenação de 150 empresários, executivos, doleiros e políticos de vários partidos (PP, MDB e PT). Ainda predomina o eleitorado que é nem Lula e nem Bozo.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Muuu.

  11. Jurema Nordeste

    O que é menos pior: vc ter liberdade para se expressar na praça ou seja onde for, ou assistir os desmandos corruptos, com medo de ser metralhado na praça? (esse é meu argumento atual para aqueles que 'odeiam' a corrupção do PT)

    Responda
  12. José Cardoso

    Realmente o capitão está sujo como pau de galinheiro. Com mais 4 anos empata com o molusco. Ainda bem que há outros candidatos.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Amebas conseguem reconhecer moluscos?

    2. Jove Bernardes

      Muuu.

  13. renato pacheco de oliveira melo

    Difícil mensurar quem foi mais corrupto. Mas é fácil constatar quem é mais nocivo ao país. O atual desgoverno é disparado o pior. Além de corrupto ( rachadinhas, orçamento secreto, sigilos decretados, kits robóticas, tratores superfaturados, emendas de relator, etc) , soma-se o desprezo à democracia e às suas instituições, à imprensa, além da apologia/incitação ao racismo, à homofobia, à misoginia, à violência , à tortura . Tudo isso servido regado a fake news e fome.

    Responda
  14. Luiz Candido Borges

    O problema da corrupção do Bozo é que ela não é do tipo que seus apoiadores consideram como tal. Começaram com as rachadinhas, mas "isso todo mundo faz"; na presidência, temos o cartão corporativo multimilionário e secreto, mas "isso é prerrogativa dele e não se provou nada"; temos o inacreditável orçamento secreto, mas "isso é coisa do legislativo". O desmonte de todas as instituições republicanas, a morte por COVID, a destruição do meio ambiente não configuram corrupção para essa gente.

    Responda
  15. NACIB HETTI

    A partir de janeiro, com o PT no governo, não teremos mais corrupção no país. São só mais seis meses.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Eu concordo que com o PT será melhor mas aí dizer que vai acabar a corrupção, aí já é demais

  16. Marco A Moreira

    Texto correto. Não devemos ter ilusões , o atual governo também é corrupto. A opção seria votar em branco ou anulá-lo, ou escolher o menos pior. Pois, não nos devemos nos iludir, nunca antes se roubou tanto em tão pouco tempo como no governo do ex- presidente. Dilema moral: uma democracia corrupta ou uma tentativa de autocracia corrupta?

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Votar no Lula é o menos pior e votar nulo ou em branco tbm vai pro Lula que está a frente nas pesquisas

  17. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Não adianta forçar a barra com esta panfletagem rasteira. Brasileiro de bem sabe que o maior antro de corrupção é a quadrilha do PT

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Vejam um "brasileiro de bem" mugindo fora do cercadinho do Planalto e dando lições de moral sobre antro de corrupção, chamando denúncia de panfletagem rasteira. Muuu.

    2. benjamim picado

      adoro quando gente como joaquim se voluntaria para demonstrar a tese do colunista.

    3. Jurema Nordeste

      oh, 'homem de bem'!, abra esses olhos! ( e essa cabeça...)

    4. Ney Fernando

      Já foi a quadrilha do pt; agora o antro maior é bolsonaro e sua milícia militar e civil, com a agravante de que ele é louco furioso.

  18. Andréia Chaieb

    Excelente!

    Responda
  19. José Bernardo

    Excelente! Aguardando os próximos capítulos.

    Responda
  20. Carla C Oliveira

    Aguardaremos. Muito bom!

    Responda
  21. Marcos Benassi

    Ôôô meu caro, que delicadeza, hein? No meio de toda a violência promovida pela bozolinagem continuada, falar em "corrupção bombada por esteroides" é alguma coisa de muito sutil. Isso é coisa mesmo de Hulk, Conrado, né esteróide não: é radiação que gera um bichão verde (e amarelo) que continuará radioativo por muitos anos. Quem votou no Bozo, abriu a porta desse armário, em total desfavor do país e de seus cidadãos; parte dessa KHagada pode ser minorada agora, mas é remendo: o Hulk tá solto.

    Responda
  22. SIMONS SILVA

    O Bafo de Peido sabe que vai perder no 1º turno. Ele e a familícia estão morrendo de medo.

    Responda
  23. Alberto A Neto

    A "opção moral" de que falava Hannah Arendt, se for levada a sério, implica não banalizar quem vilipendia o princípio da moralidade explicitado no artigo 37 Carta de 88. Tanto o ex-presidente ora desencarcerado em campanha, quanto o atual que nunca deixou o palanque e pisa a trilha de ser o próximo presidente a ver o sol nascer quadrado, não cabem na "opção moral" da genial judia alemã. Quem quiser fazer a "opção moral" de Hannah Arendt no 1ºturno decidirá pela alternativa oferecida do PDT.

    Responda
    1. Alberto A Neto

      Os súditos lulo-petistas não diferem dos devotos bolsonaristas quando enfrentam moralidade pública e fake news. PT e Lula são principais responsáveis à volta da milicada! Pesquisas sem exceção atestavam: só a candidatura do PDT vencia os filhotes da ditadura! O anti-petismo era geral. Lula opta pela derrota certa a ceder lugar ao PDT em 2018. Haddad não vence sequer uma urna paulistana! Ciro não faz a campanha do PT marcada a perder; mas vota contra a dupla milica no 2º turno, em Fortaleza.

    2. Cristiano Penteado

      Faço votos para que essa sua "opção" (7%) vá e fique em Paris.

  24. Helio Cardoso

    Bolsonaro na Acrj faz discurso do ódio. Mas o Rio de Janeiro não é aquele estado onde os últimos seis governadores foram presos e o Cabral pegou mais de quatrocentos anos de ripa? Então está tudo aí: a corrupção o pretexto, o ódio o subtexto, a irracionalidade coletiva o contexto. Não são empresários que aplaudiram e riram, são mafiosos capos de milícia. O estrupício estava em casa, ou melhor, mansão!

    Responda
  25. Jônatas Nascimento de Brito

    Parabéns pelo brilhantismo, pela contundência e pelo compromisso com os fatos.

    Responda
  26. Jônatas Nascimento de Brito

    Parabéns pelo brilhantismo, pela contundência e pelo compromisso com os fatos.

    Responda
  27. RICARDO BATISTA

    Arrebatador esse penúltimo parágrafo! E nós também gostaríamos de fazer escambo. Mas quem é que vai querer o Bolsonaro?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ricardo, meu caro, cuidado com esse "arrebatador", home! É termo Bíbria-like, então pode vir algum dePutAdo pra cima. Ou, na mesma direção, conquanto pior, você pode parecer de um "arrebatamento" e desandar a falar línguas. Perigo, mano, perigo!

  28. filipe moura lima

    Esse governo não tem paralelo na história do Brasil em termos de incompetência, autoritarismo e corrupção.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Marco então vota no bozo assim vc fica tranquilo

    2. Marco A Moreira

      Incompetência e autoritarismo realmente não tem paralelo, mas em termos de corrupção ainda tem muito a aprender com o ex-presidente.

  29. Carlos Simaozinho

    Tem mais uma, de caráter matemático: a receita do governo cresceu, o governo realizou diversos cortes no orçamento de ministérios essenciais, mas mesmo assim, as contas não fecham e há um rombo que faz a dívida pública crescer. Ora, se realmente a corrupção tivesse acabado, automaticamente deduz-se que as despesas diminuiriam, então, onde está esse dinheiro? Onde ele foi investido? Será que aqueles 40 bi do orçamento secreto é parte da resposta? Com a palavra, o Bozo e o Posto Ipiranga...

    Responda
  30. fauzi salmem

    Uma lição de combate pacífico à corrupção, mas longe de ser absorvida pelos eleitores radicais, de um lado e de outro, cuja maioria nunca esteve disposta a combatê-la, salvo pouquíssimos que cobraram seriedade e transparência. Só apoiam os seus lados, cegamente, objetivando vantagens posteriores, na maioria das vezes, individuais.. O fato é que a apropriação do dinheiro público tipifica o crime de peculato. Por isso, com todo o respeito ao culto autor, acho que só a pena de morte solucionaria,

    Responda
  31. Paulo Sales

    Que coisa heim. O texto conduz o leitor a escolhe o coisa ruim em detrimento do coisa pior. Ora, a quem este texto é endereçado? Ao eleitor de bolsonaro? Ao ex eleitor do Lula? O que este texto propõe é; você acha lula corrupto, ora mais veja bolsonaro. Como assim? Nem lula, nem Bolsonaro amigo!!! Chhega dessa gente!

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Paulo, normalmente eu concordaria com você, não foi por acaso que votei nulo em inúmeras eleições por recusar meu voto para o "menos ruim". Mas agora atingimos um novo patamar: o Bozo é realmente o fundo do poço, é a incivilidade, a grosseria, a ignorância, a brutalidade, o preconceito, a truculência e, sim, a corrupção, tudo encarnado num só personagem ou numa só família. Não dá para se omitir quando o fim de qualquer perspectiva de futuro para o Brasil se apresenta. Voto em Lula, o menos ruim.

    2. Robson Simões

      Muuu...

  32. Carlos Maurício

    A vida de Lula e seus filhos foram reviradas ao avesso pela PF e MPF, e pelo jeito nada acharam. Será que a fami.lícia deixaria fazerem o mesmo ?

    Responda
  33. Carlos Maurício

    Rachadinha, rachadão, tratolão, covaxão, viagrão, protesão, mansão, chocolatão, gadociatão, michecão, roboticão.....Não há governo nessa corrupção

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Cintaralhão! Hahahah!

    2. Carlos Simaozinho

      sertanejão

  34. César A C Sanchez

    Boa Professor Conrrado, belo texto, belas palavras. Está mais do que encaminhada, e eu acredito nela, a tese da corrupção (mesmo as rachadinhas da mediocre vida parlamentar) de Bolsonaro. Só que a corrupção lulista, desde época do Mensalão (lembra?), corajosamente enfrentada e pelo Ministro Joaquim Barbosa (indicado por Lula!) e exposta por Bob Jefferson (ex-aliado de Collor e aliado de Lula naqueles tempos) e a do Petrolão, também delatado pelo ex-Ministro todo poderoso da Fazenda, Palocci...

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Cesar como pode vc falar de um presidente que deixou o dólar a 4,00 reais, pediu para aprovarem alunos o suficiente para conseguir empréstimos do FMI, triplicou a dívida externa e aca bou com a educação, não bons os seus argumentos

    2. Marcos Benassi

      Uai, César, mas essa era a argumentação em PPTês - a língua do pauerpóint - do Pilangtroll. Não consta que ele tenha conseguido provar qualquer coisa, senão que também gosta de uma mamatinha...

    3. César A C Sanchez

      ...Palocci, o Czar da economia petista que nada de economia entendia, mas que sabiamente não tocou no blueprint deixado por FHC, deixando Lula surfar na onda favorável das commodities para os Brics. Professor, não vou chamar Lula de ladrão, não sou bolsonarista, mas de arquiteto coordenador do Mensalão e do Petrolão. Nesse contexto, o ' Triprex ' foi uma bobagem.

  35. Cristina Dias

    Perfeito: “Corrupção era o pretexto, o ódio era o subtexto, a irracionalidade coletiva era o contexto do que nos trouxe aqui.”

    Responda
  36. Antonio Pimentel Pereira

    Infelizmente órgão público no brasil é escola de ladrão, o objetivo é como torrar dinheiro público, vinte por cento da população passando fome não importa para esses piratas.

    Responda
  37. Robson Simões

    Pra que tanto eruditismo pra dizer que o melhor voto é no ex-presidente Lula apesar dos erros no quesito corrupção? Os bozolóides , mesmo os mais letrados, não vão entender nada .

    Responda
    1. Márcio Scrignoli

      Essa do "os mais letrados" foi ótima. Na próxima tenta juntar com os de "opinião própria" recebida pelo whats.

  38. Rodolpho Oliveira

    Boa Conrado!! Muito importante relembrar e evidenciar todas as vezes que o governo ou o inominável, responsável por tudo que acontece no governo (não era assim com o Lula?) cometeram atos de corrupção. Há meses eu printo telas de notícias de diversos canais de comunicação sobre os absurdos, pra não esquecer de nenhum deles... Boa sorte na tarefa de selecionar os principais, pelo menos, pq são muitos!

    Responda
  39. Victor Pataro Cária

    É que “rico” quando rouba, tem perdão. “Pobre” não. Rico = direita. Pobre = esquerda. É assim que parte da sociedade pensa.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.