Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. roberto barbosa de castro

    Hoje, os dividendos já são tributados na Pessoa Jurídica, como assinalado no texto. A forma não é a ideal, pois na verdade a despesa com o tributo é apropriada como custo e transferida aos consumidores. O imposto, que deveria ser pessoal, passa a ser sobre o consumo. O ideal é, realmente, que seja pago pelo beneficiário, obedecida a tabela progressiva. "Portanto, o melhor debate não é sobre se devemos ou não tributar dividendos, mas sobre como fazê-lo".

    Responda
  2. Geraldo Junior

    Foi sobre "Distribuição de renda" e "politicas sociais", seja lá oque for isso, que o Brasil aumentou a carga de impostos depois da CF 88 de 25 para quase 40%, estamos confiscando, quase furtando renda de quem produz e empreende. Nosso capitalismo está morrendo , nossa economia não cresce a décadas e aparece gente falando em tributar dividendos, como se toda a cadeia já não sofresse enorme carga de impostos antes. É surrea e irracional!

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      um- se voce se dispor a ler a CF d 88 entenderá o significado ds expressoes q o atormen tam; dois - a carga nao ultrapassou os 33% conforme graficos d facil acesso publicados pela receita ; se este status furtasse renda o clube ds pessoas mais ricas no pais nao estaria cres cendo e concentrando - leia mais pra nao passar vexame

  3. Roger Z Moire

    É ilusório tributar dividendos. Deixa-se de cobrar da empresa, poucos e grandes contribuintes, para cobrar do acionista, muitos contribuintes, favorecendo a sonegação. Haverá perda de arrecadação pois os grandes acionistas são fundos fechados que contam com isenção de imposto.

    Responda
  4. NACIB HETTI

    Lula prometeu acabar com os privilégios. Mais seis meses para ele iniciar seu governo para o povo.

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      Bozo prometeu ser contra tudo isso que está aí - e o que está aí é desorganizaçao do esta do e muita, muita corrupçao - vai precisar de pauerpointe pra perceber?

    2. Carlos Maurício

      Peter, pode não ter implantado reforma mas fez povo e empresas ganharem muito dinheiro. É fato, auditável nos indicadores sociais e econômicos.

    3. Peter Janos Wechsler

      Lula e sua turma governaram por catorze anos. Mostre-me uma única reforma necessária em qualquer área (politica, econômica, administrativa, tributária, previdenciária etc,. etc) que eles tenham implantado.

  5. Guilherme Guimaraes

    Outro argumento que enfraquece a tese da não tributação dos dividendos é que estes são calculados sobre o lucro contábil. Já a tributação das empresas se dá sobre um lucro ajustado , em geral, menor que o lucro contábil. Não é raro acontecer distribuição de vultosos dividendos enquanto muito pouco (ou quase nada) é tributado na pessoa jurídica.

    Responda
  6. José Cardoso

    A discussão é boa. Em princípio o lucro líquido de uma empresa, distribuído ou não, já é a renda de seus acionistas, portanto o mais correto parece ser tributá-la diretamente como se faz hoje. Caso se diminua o IRPJ e tribute-se os dividendos, o melhor é que a alíquota não seja exclusiva na fonte, mas de acordo com a faixa de renda do IRPF.

    Responda
    1. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

      É isto que o artigo defende. O exemplo do contribuinte que dos 1,4 bi de renda 1,3 de dividendos não tributados no IRPF é inapelável.

  7. João Perles

    Puxa, que alívio encontrar um texto assim sobre economia. Me faz sentir menos isolado na seara de tresloucados que pregam ideias da década de 1990.

    Responda
  8. Evandro Sada

    Esses caras preferem cortar um braço a diminuir o gasto público. Tem coisa mais chinfrim do economista keynesiano? Os monetaristas são meios cafonas, mas pelo menos eles sabem em qual bueiro escorre a riqueza de um país

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      o tal keynesianismo chinfrim já salvou o kapitalismo tantas vezes desde 29 q seu queixo cai ria ; cafona é nao perceber q o mundo nao vai ter mais moeda pra transaçoes entao os mo netaristas morrerao d tanto persegui-la em sonhos; talvez se dediquem a caçar criptos bit coins e assemelhados em bueiros; a riqueza d paises escorre pra paraisos fiscais cerca d trinta% d pib global - cem trilhoesUS

    2. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

      Chinfrim? Ora, somos um país chinfrim! Vide pirâmide da distribuição da renda vs proporção dos que vivem com fome/insegurança alimentar. Mas aqui o assunto é outro: a quem não interessa a tributação dos dividendos? Curioso para saber o que responderia o banqueiro que apoia o golpista.

  9. Carlos Amorim

    Cadê uma reforma tributária que simplifique, permita diminuir a necessidade de fiscalização, seja realmente progressiva, com pouco espaço pra judicialização? A proposta é só mais um puxadinho, disfarçada de "boas intenções".

    Responda
  10. Carlos Amorim

    O pais precisa de reforma, que acabe com pejotização (exemplo dos médicos), e simplifique o pagamento. Não de mais tributos sobre as pequenas empresas que geram empregos. O texto ignora o ponto principal dos secretários: dividendos é duro de cobrar, de fiscalizar e quem ganha mesmo com isso é contador e advogado.

    Responda
    1. Carlos Lavieri

      O que o Carlos quiz dizer é que um imposto que exige a apuração de cada despesa da empresa, é mais complexo de executar/controlar que um imposto que se baseia só em notas fiscais emitidas. O empresário pode por exemplo lançar despesas pessoais como da empresa, esse discernimento não é a informática que resolve.

    2. DAVIDSON PISMEL CONDE

      falso ; com a informatica e interconectividade é facil rastrear tudo mas interessa a quem? ; paises desenvolvidos tem impostos simplificados mas tambem tem sonegaçao e corrupçao - paraisos fiscais que todo mundo sabe onde ficam o que fazem e quem gerencia escondem trinta% do pib global de cem trilhoesUS

  11. Jose Silva

    Por quê tributar dividendos e tais, se é muito mais cômodo tributar salários , direto na fonte ?

    Responda
  12. Marcos Benassi

    Excelente, senhores, excelente. Quando do artigo do seu Everardo e colegas, a despeito da desconfiança que o tema me traz, seus bons argumentos burocráticos fizeram sentido. Todavia, neste presente texto, entram em cena outros aspectos de uma vida nacional, como a função distributiva do imposto. E, sendo assim, ele se torna muito mais interessante para nossa reflexão como cidadãos. É fundamental encontrar uma forma efetiva de cobrar imposto do 1% mais rico, sem escusas.

    Responda
  13. Alexandre Pereira

    Tributar a cadeia produtiva e patrocinar o estado perdulário? Já há dinheiro que chegue, o que não temos é uma república. Ode à casa grande?

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      É Davidson, fico contente que tenha reconhecido problemas que vêm desde o império (sutil mesmo) mas jogar mais recursos para nossos senhores não resolve. Mas sempre podemos expandir a ação da corte, afinal, estamos acostumados com nossas excelências, né? E o empresário bonzinho nunca perceberá qualquer tributação. Papai noel existe.

    2. DAVIDSON PISMEL CONDE

      voce propoe tributar a cadeia nao produtiva?; 'estado perdulario' é uma das muitas formas de captura-lo em beneficio de uns poucos ; serie historica da receita federal aponta que a sonegaçao fiscal no pais é de onze % do pib - coisa de setecentos e setenta bilhoes anuais hoje ; orçamento secreto e emendas de relator sao exemplos de estado perdulario mas nao de urgencia de supressao do estado - sacou a diferença sutil?

    3. Alexandre Pereira

      Nome falso camarada Muadib? Personagem de Duna, sério? Ok, nada é bancado pelo estado camarada, pois ele nada produz só arrecada, principalmente para se sustentar, já que se tornou um fim em si mesmo. Mas não se preocupe, a senzala, sem escolha, paga.

    4. Carlos Maurício

      A cadeia produtiva usa energia que vem de uma infraestrutura do Estado. Circula mercadorias por vias criadas e bancadas pelo Estado. Usa empregados que quando adoecem usam o sistema de saúde do Estado e licenças remuneradas bancadas parcialmente pelo Estado. Me parece que essa "cadeia produtiva" na verdade é uma mamata improdutiva, né ?

  14. jairo de luca

    Neste momento, no extremo sul da capital-SP, há milhares de pessoas sem água potável e sem saneamento, o que gera esgoto aberto em frente a uma creche e a uma UBS, bem como a poluição dos cursos de água. Já acionistas recebem dividendos sem tributação, A tributação do lucro de acionistas de grandes empresas poderia aumentar a chance de outros; tributar os acionistas da Petrobrás, por exemplo, poderia auxiliar na queda do preço dos combustíveis.

    Responda
  15. Paulo Sales

    Ciro Gomes é a libertação do Brasil. Honesto, competente, têm projeto, têm caráter e é ficha limpa. Acorda Brasil!!!

    Responda
    1. José Antônio

      Ciro? Aquele que pertenceu ao PDS (partido oriundo da Arena da ditadura militar)? E também aos PMDB, PSDB, PPS, PSB, PROS e atualmente pertence PDT... Por favor, diga qual será o próximo. Prezado Paulo, por favor, desculpe-me qualquer coisa. Até que gostei dele em uma entrevista ao velho e bom JB. Principalmente quando ele indagou: ´´Que dívida é essa (a dívida pública) que ninguém sabe o que é?`` Temos que unir forças para auditar a dívida pública. Mas não pelo BC, TCU etc.. Mas por empresas p