Ruy Castro > Um dia, um jornal Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Jânio de Freitas, leitura indispensável! Saúde e longa vida, mestre!
Mesmo ignorando a genial interferência de Jânio de Freitas no inesquecÃvel Jornal do Brasil eu já sabia que além de um grande e corajoso jornalista ele também é um Grande Homem, capaz de atender à s súplicas de desconhecidos (as) de rincões distantes do PaÃs ,em uma época sem internet , submetidos ao tacão de poderosos cuja corrupção foi exposta à Nação através dele.
aprendi a ler jornal e a entender este pais graças e com o jb - agradavel ao olhar, saboroso de ler, aberto as novidades, imperdivel ...; desde 2013 leio esta Folha e reatei meu contato com o insubstituivel e necessario janio e, como villas boas correa, testemunha viva dos des varios desta terra dadivosa mas tao maltratada - ?? ; moderaçao??
Parabéns, para ele. Sempre amei o Jornal do Brasil.Mas, na minha infância, em Cornélio Procópio, o que me chamava a atenção era a folha:um jornal a serviço de São Paulo. Não conseguia compreender, porque se estava a Serviço de São Paulo, como estava no Paraná? Tinha o MaurÃcio de Souza. Ah, que saudades do passado.Lia na banca que minha irmã trabalhava , aos domingos após a Missa, na Igreja Cristo Rei, a banca que era Lotérica, ficava na rodoviária....
Embora in felizmente reduzida a uma por semana, a coluna de Janio é sempre memorável. A ele, nosso agradecimento!
O cara tem 90 anos, revolucionou o jornalismo brasileiro, e ainda escreve uma pedrada por semana. Parabéns pela vitalidade e retidão de sempre, Jânio.
Vida longa para Jânio de Freitas, com sua extraordinária trajetória no jornalismo brasileiro!
Parabéns a este extraordinário jornalista , orgulho do jornalismo brasileiro!
Vida longa, Janio.
Parabéns ao grande jornalista Janio de Freitas. Um gigante do jornalismo brasileiro.
Parabéns, Janio. Obrigado pela lucidez e pela qualidade de seus textos. Vida longa!
Esqueceu de falar do artista gráfico que, sim, ele contratou, mas foi mais importante que ele. AmÃlcar de Castro, acho.
Parabéns Janio,mtas felicidades,saúde e paz.Leio há anos a sua coluna. Aprendi e aprendo mto com com vc. Obrigada por existir.
Parabéns ! Saúde! Para um paÃs que possui um jornalista gigante, como Jânio, nem tudo está perdido nesses tempos bozotrevosos.
Parabens Janiooooooo !
Nossa, como o tempo passa! Até pra esse monumento do jornalismo, pra quem desejo muita saúde e agradeço por tudo que dele aprendi desde os anos 70! Parabéns, Mestre!
É um grande jornalista, ponto pacÃfico. Mas perdeu a objetividade e a equidistãncia. Lulou cem por cento não percebendo defeitos.
Ora, defeitos !? Quem não os tem ? Você consegue perceber os seus ? E os do atual desgoverno e seus integrantes ?
Vc deve serbum dos que em casamento esculacha o vestido da noiva e o terno do noivo né ?
lembrança-homenagem justa, de um grande jornalista a outro da mesma estante
Ruy, explica para nova geração o que é 'copidesques"? Não sei se a Folha tem, mas os canais de Tvs sempre revelam sintomas de falta de 'copidesques'.
Tive a sorte de, apesar de viver num paÃs desgraçado, poder ler Jânio.
Jânio de Freitas, o luminar do nosso jornalismo! Vida longa ao mestre!
Eita, Ruy, grato por nos informar do niver do sêo Janio! Viva, hip, hip, urra! Engraçado que você conta da revolução feita na inteligibilidade jornalÃstica; hoje em dia, o seo Janio beira o incompreensÃvel: os leitores pioraram tanto que o texto rebuscado, complexo, estruturado de modo incomum, com perÃodos não muito lineares, à s vezes acaba por ser misterioso. Hahahah, viva Janio de Freitas e a lÃngua portuguesa! Os leitores que subam de nÃvel. Hahahahah!
Janio de Freitas. Tão velho quanto suas ideias. Faz parte de uma página que precisa ser virada.
Orra meu, que jumentice bárbara tu asnaste. Assimilou do seu mito ?
Melhor mesmo é a JP, né?!
O primeiro texto que leio e repasso aos amigos. Jânio de Freitas, um jornalista imprescindÃvel neste caótico Brasil . Gracias!
Sr. Jânio de Freitas, gigante.
Bela homenagem, Ruy! Viva Jânio de Freitas!!
Comecei a ler jornais com 14 anos, em 68 e o JB era o meu preferido entre todos, Última Hora, Tribuna da Imprensa, Jornal dos Sports, O Dia , Diário de NotÃcias e O Globo completavam as opções. Bons tempos. Não sabia da influência do Jânio de Freitas na "layout" do jornal . Parabéns a ele, também pelo aniversário...rsrs. PS. E depois veio a rádio JB FM, que eu ouvia durante os estudos à noite em casa , o locutor era o Sérgio Chapelin com sua voz educada e um repertório de muito bom gosto.
O Jornal dos Sports, com suas folhas cor de rosa... E a JB FM tinha o programa 1 hora de música contemporânea, que tocava sem interrupções um disco inteiro inédito e a gente ficava a postos com o dedo no botão de Rec do tape-deck...
Parabéns ao jornalista Janio de Freitas. Com certeza um dos melhores ou o melhor jornalista do Brasil.
Até uns dez anos atrás ainda assinava uma revista americana chamada Mopar Action. O "continua" permanecia em pleno uso nos EUA. Já assinei várias revistas americanas e sempre me irritaram esses textos incompletos que continuavam lá pela página cem. Certamente havia uma lógica em quem bolou isso, mas uma lógica de português sem sombra de dúvida. Seria interessante saber de onde Jânio de Freitas tirou a idéia de mudá-la.
O st. Muito provavelmente descende de português, como quase todo mundo aqui, e poderia evitar o preconceito. Sobre a lógica da diagramação, é que os textos eram compostos e depois distribuÃdos, e antes do layout por computador não existia nenhuma flexibilidade para "fazer caber", mormente ajustando o posicionamento e tamanho das imagens. A revista Playboy era outra publicação famosa que deixava restos de artigos para o final.
Ruy, parabéns por nos contar esta HISTÓRIA do jornalismo moderno brasileiro. Parabéns Jânio de Freitas pela passagem do seu aniversário!!!!
Janio de Freitas, marco na imprensa brasileira, inteligência a serviço do Brasil.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Um dia, um jornal Voltar
Comente este texto