Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexandre Scaff

    Muito bem retratado o que de fato aconteceu. Ficam aqui duas perguntas: porque jornalistas brasileiros se colocam como servos da elite artística e econômica? Segunda: Seriam esses artistas coronéis disfarçados de democratas? No mínimo a biografia de todos eles piorou bastante com essa tentativa de censura.

    Responda
  2. Felicio Antonio Siqueira Filho

    Uma rápida observação nos poucos comentários deixa evidente que Alonso conseguiu seu intento: Levantar a bola para reacionários satisfazerem seus desejos secretos de jogarem pedras em artistas que não se aliam ao discurso fascista e expõem sua indignação com a situação que estamos vivendo. Lamentável o oportunismo do autor em seu malabarismo intelectual.

    Responda
  3. Marcelo Pimentel

    O STF não deixaria existir uma biografia do Gilmar Mendes, contando o fato narrado em Operação Banqueiro. Sintoma de nosso subdesenvolvimento.

    Responda
  4. Antonio Barreto

    Excelente texto Gustavo. Além de você escrever muito bem, ilustrar e argumentar, provoca de uma forma genial.

    Responda
  5. José Cardoso

    Não me convencem. Afinal o importante dos autores são suas obras. Quem quiser saber dados biográficos leia o verbete na wikipedia. Esses biógrafos são uma espécie de paparazzi do texto, buscam apenas sensacionalismo e fofocas para faturar um pixuleco em cima do artista. Quanto ao STF, desde que eles próprios não sejam o alvo, a liberdade de expressão é sagrada...

    Responda
  6. RODRIGO DORNELLES

    "Uma biografia de qualidade deve ainda tocar aspectos privados sensíveis, mas não se reduz a uma revista de fofoca", escreveu o crítico musical que também escreveu, a respeito de uma cantora recém falecida, "era gordinha e brigava com a balança".

    Responda
  7. RODRIGO DORNELLES

    Duvido que Sérgio Farias tenha escrito uma biografia completa de Peter Tork. Aposto que não há uma linha sequer sobre o peso do autor. Fundamental saber se Tork, em algum momento da sua vida, "lutou contra a balança".

    Responda
  8. Fabrizzio Milani

    Essa censura prévia revela apenas o autoritarismo desses artistas tão rebeldes e libertários. Autoritarismo que adoram apontar nos outros. Enfim, a hipocrisia...

    Responda
  9. Mauricio Rios Caputo

    É o padrão "você sabe com quem está falando?" tão natural na sociedade brasileira. Na verdade, nossos artistas, intelectuais e formadores de opinião não passam de bárbaros.

    Responda
  10. Matheus de Magalhães Battistoni

    Eles temem que sejam inventadas histórias sensacionalistas sobre a vida deles, só isso. Tem mais o que fazer do que fiscalizar biografias, por isso defenderam a autorização prévia. A crítica à obra deles é livre, mas inventar barbaridades sobre as suas vidas é inadmissível.

    Responda
  11. Joao Parisi

    Nada mais democrático do que uma autocrítica, para que o exemplo não seja só retórico.

    Responda
  12. JONES DARI GOETTERT

    Gustavo, os cantores que você cita, e mesmo nós, precisamos concordar com a ministra do STF ou com a posição norte-americana? É isso?

    Responda
  13. Lucas Alves dos Santos

    Essa postura dos baluartes da MPB é totalmente condizente com os regimes políticos que eles defendem em outros países.

    Responda