Opinião > É razoável que alunos mais ricos paguem mensalidade em universidades públicas? NÃO Voltar

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  1. Antonio Mauricio

    Primeiramente, a lógica das mensalidades - como contraprestação e condição ao se serviço educacional prestado - não deve ser aplicada às Universidades Públicas. No entanto, acredito, com convicção, na possibilidade de que os alunos que se enquadrarem em determinadas faixas de renda efetuem contribuições p/ o custeio dos serviços de alimentação e moradia em favor dos mais pobres. Ex: estudante rico de medicina pagar 3 mil reais por ano é o suficiente para pagar 3 anos de alimentação no RU p/ alg

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  2. Jose Edvaldo Alexandre de Amorim

    O texto coloca a questão mais importante: a cobrança de imposto sobre as grandes fortunas ., essa seria uma solução justa para o financiamento da educação, além disso, justificaria a presença dos ricos nas universidades sem pagar mensalidade.

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  3. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Excelente texto! O neoliberalzinho e asseclas querem que o estado se descomprometa de financiar as Universidades Públicas, não estão preocupados com pobres, são adeptos da lei da selva, defendem interesses dos mais fortes, os que sugam a arrecadação pública e não querem educação gratuita e de qualidade para os jovens brasileiros!

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  4. Felipe Araújo Braga

    Texto perfeito!

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  5. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    " ... o número de bolsas nunca é suficiente. Isso fez com que vários estudantes em várias partes do mundo tivessem que contrair dívidas para estudar, iniciando a vida profissional endividados." Darcy Ribeiro disse que a crise da educação no Brasil não é uma crise; é projeto. Mais um item para se adicionar a este projeto.

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  6. Bruno GABRIEL DE MORAES

    Mais uma vez censurado pela democrática folha, não falei palavra de baixo calão tampouco agredi outrem, e a folha me escreve que precisa alterar meu texto, vou desfazer minha assinatura, há mais de duas décadas a assino, a Folha é a sombra do que foi no passado.

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  7. Bruno GABRIEL DE MORAES

    Imposto sobre grande riquezas já está na Constituição e penso que precisaria de Lei Complementar que o autoriza, PLP 101/2021, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) tem essa natureza, mas os recursos captados seriam para o que a Covid-19 tem causado e causará, pois o governo já pensa em jogar o próximo reforço para o particular, mas poderia ter uma emenda que levasse recursos para a Educação Universitária e para o ensino médio e o fundamental e para as creches.

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  8. Luiz Antonio Sypriano

    A falácia da questão induz ao erro; uma vez que o que não se discute é papel do Estado e de suas instituições para com a sociedade em geral. Com o liberalismo e seus governos, enquanto gerentes do capital, desvirtuam o seu papel e a função das instituições pública. O que precisamos, na verdade, é estatizar todos os serviços públicos que são necessários, como a saúde, educação, alimentos, transportes, segurança, energia ... para que tenhamos uma Nação emancipada.

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  9. Paloma Fonseca

    O fato é que parcela da classe média já paga para o filho a escola privada da educação básica e, se for necessário, pagará educação superior privada. Creio que devamos assegurar qualidade para o sistema de ensino como um todo, corrigindo distorções. Como a educação básica pública atende à grande maioria das crianças e jovens no país, trata-se de corrigir as distorções regionais e locais, assegurando a permanência dos alunos na escola até a conclusão do ensino médio, isto para mim é prioridade.

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    1. Luiz Candido Borges

      Felipe, se você acha que o objetivo do estudo é "ficar rico", a coisa fica realmente complicada... Eu sou mais modesto, mais próximo da realidade do comum do povo brasileiro, para o qual ter um trabalho decente e ser pago decentemente é um sonho que se tornou quase impossível. E, certamente, as formações devem ser contínuas ao longo da vida laboral, não basta só se graduar num curso técnico e achar que isto será o bastante indefinidamente. Os filhos dos ricos estão fora deste escopo.

    2. Felipe Araújo Braga

      Então Luiz, eu discordo! O mercado de trabalho exige cada vez mais competências que fogem muito do Operacional e Técnico. Se discorda, observe: filhos de empresários, pessoas ricas, fazer curso técnico? Ou fazem pós graduação em excelentes instituições? Alguém já ficou rico fazendo curso técnico?

    3. Luiz Candido Borges

      Felipe, pela sua colocação, a única forma possível de qualificação da mão-de-obra seria o ensino superior. Este é um dos grandes erros históricos do nosso ensino: é perfeitamente possível e desejável que a maioria do nosso povo tenha um ensino profissional técnico nos mais diversos ramos das atividades produtivas, de modo que possam perceber bons salários e viver bem ser depender de ajuda do governo sem ter que ser "dotô". Não, isso não é "elitismo": eu me formei num excelente curso técnico.

    4. Felipe Araújo Braga

      A permanência até o ensino médio é o começo apenas. Não um fim em si. Para que o Brasil se desenvolva tecnologicamente com uma mão-de-obra qualificada e que haja justiça social e diminuição da desigualdade precisamos investir fortemente no ensino superior. Só ensino médio não basta!

  10. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    As universidades públicas brasileiras ensinam gerando conhecimento. A lógica de cobrança de mensalidades para pagar o custo e manutenção dessas universidades não tem o menor sentido. Veja quanto custa antes. A gratuidade é a melhor estratégia para atrair as melhores mentes de todas as classes sociais para junto com professores pesquisadores continuar a entregar conhecimento de qualidade. Antes de reinventar rodas veja o que FHC e Paulo Renato tentaram fazer e fracassaram.

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  11. Raymundo De Lima

    Argumentos consistentes, mas assimilável somente para os inteligentes. Os neoliberais, ignorantes e anti-universidade pública continuarão pregando suas 'opiniões' e não agumentos.

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  12. Daniel Alvares

    Um abismo entre este texto e o outro do Quinta Categoria. Genial

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  13. RAFAEL THEODORO DA SILVA

    É dicotômico este tema, pois é um duelo trópico fascista neoliberal contra a esquerda caviar.

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  14. Roberto d Avila

    Argumentos fracos, baseados em achismo. Nasci para ver esquerdista querendo gratuidade para ricos e milionários enquanto a direita quer cobrar mais desses mesmos milionários.

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    1. Roberto d Avila

      Rodrigo, tenho um amigo industrial com ganhos pessoais de 7 dígitos anuais. Seus dois filhos estudam de graça na federal. Uma outra amiga - que coincidentemente trabalhou para o primeiro como assistente - tem uma filha e paga mais de 1300 reais em uma particular. Se vc acha isso certo, ok. Cada um com seus problemas.

    2. Roberto d Avila

      Rodrigo, não li o texto do Kim pois acho o cara chatérrimo. E quanto à interpretação de texto, me garanto assim como me garanto na interpretação de personalidades. Você é medíocre e tem essa noção. Triste.

    3. Rodrigo Ricoy Dias

      Se leu e releu, como disse ao Daniel, precisa de aulas urgentes de interpretação de texto. E de produção também, para não ter que copiar, em seu comentário, frases da outra coluna (essa sim fraquíssima) defesa da cobrança. Educação deve ser gratuita, e cobrar mensalidades não resolve nem o problema do financiamento nem o da regressividade tributária. Populismo liberalóide.

    4. Luiz Candido Borges

      Roberto, a argumentação do artigo é consistente. O Brasil é campeão em copiar fórmulas alheias distorcendo-as completamente para que a minoria de sempre se dê bem. Não é achismo, é análise sócio-histórica. A direita brasileira nunca foi liberal, sempre foi predatória e escravista, não tem a menor intenção de "cobrar dos milionários", mas cobrar da classe média e impedir que os pobres cheguem a algum lugar. A proposta de ensino gratuito para todos é simplesmente anti-discricionária e republicana.

    5. Felipe Araújo Braga

      Os ricos e milionários pagarão pelas vacinas, pelo SUS quando tiverem câncer ou HIV? Ou pela polícia? Por que não cobramos impostos progressivos ao invés disso?

    6. Roberto d Avila

      Daniel, li sim e reli agora, alertado por vc se que poderia estar cometendo algum erro, alguma injustiça. E mantenho o que disse anteriormente. As premissas dos autores é que "aconteceu em outros países e vai acontecer aqui". Sem fontes e sem garantias. Serve pra enganar.

    7. Daniel Alvares

      Não leu o texto.

  15. Carlos Mello

    Artigo escrito por quem de fato entende o assunto é outra conversa. O que respondeu sim no artigo debate é bem fraquinho com argumentos da época do império. O pano de fundo do liberalismo é simplesmente acabar com a classe média. Esse é o fundamento.

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  16. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Esse artigo está muito bem escrito, especialmente o começo, onde ganhou a discussão. Eu não tinha uma opinião formada, mas, os autores me convenceram (pelo menos, por enquanto).

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  17. Marcos Antônio

    O inferno está cheio de boas intenções.O objetivo é "desidratar" ainda mais a Universidade pública, a qual já é paga por meio de impostos, taxas, tributos e contribuições diversas. Quando o aluno entra na Faculdade pública, na realidade, ela já está paga. E os menos favorecidos podem entrar pelo sistema de cotas já existente.

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  18. Paulo Sales

    Acredito que crie categorias por eletismo. Escola paga, deve ser paga, publica deve ser pública. A qualidade de uma faculdades deve ser sempre elevada, independente da categoria financeira.

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