Opinião > É razoável que alunos mais ricos paguem mensalidade em universidades públicas? SIM Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Como ex- aluno de universidade pública, e atualmente professor em outra, tenho a visão de dentro do sistema e concordo com a cobrança por quem pode pagar.
Esse deputado demagogo deveria propor uma reforma tributária de verdade em vez de querer aparecer!
Educação é um direito de todos e um dever do Estado, está na constituição. Como bom defensor do nazismo, Kataguiri, não quer incluir pobres e pretos, defende sua exclusão da universidade. Sequer consegue disfarçar sua verdadeira intenção de elitização do ensino superior, vem acusar à esquerda, como os nazistas fizeram.
Fátima, cuidado para sua percepção não ser contaminada por um viés ideológico que impede a análise isenta de um tema. É assim que bolsonaristas pensam. Sou de esquerda e concordo com a proposta, se bem executada. Alunos ricos podem e devem pagar. Eu poderia ter pago!.Nosso problema está no ensino fundamental, que precisa urgentemente de investimentos.
Fatima, qual parte da frase "ensino pago pelos ricos, enquanto pobres continuam sem pagar" voce não entendeu?
Só querem tirar e tirar mais e mais direitos
Eu quero saber onde que 5 SM é o suficiente para pagar faculdade???
E porque o kataguiri não propõe imposto sobre grandes fortunas? Prefere criar uma distorção e desresponsabilizar o estado pela educação.. os ricos de verdade nem universidade frequentam, ou frequentam fora do paÃs..
Depois ele aparece chorando em algum podcast reclamando de perseguição. Isso é de uma imbecilidade enorme. Uma coisa que vcs devem notar é que no texto da-se a entender que ele ira cobrar dos ricos. Mas o corte da gratuidade é 5 salarios minimos? Hauahua. Ta acertando em cheio os milionários hein, Kim. Hahaha. Enfim, Kim, saia da polÃtica. Va virar advogado milionario como vc mesmo falou no Monark Talks. Nao ferra a vida da galera nao.
O autor defende um tema que deve ter apoio popular para se passar por defensor dos pobres. A proposta é populista e chocantemente superficial. O autor é tão desinformado que acha ridÃculo não cobrar mensalidade de alguém que se dedica integralmente a fazer pesquisa e ciência, nossos futuros cientistas. Na cabeça desse juvenil não deverÃamos pagar bolsa para pós graduandos, mas cobrar mensalidade. Kkkk. Kim katanada, definitivamente, vc não está em condições de propor polÃticas públicas.
O projeto de lei apenas serve para sucatear o ensino público. "Obviedade" e "ideia simples" são expressões que demonstram quão pobre é o discurso do artigo. O deputado, escritor e estudante de universitário se esquece que a exceção tende a se tornar a regra.
É simplesmente incrÃvel o destaque que essa Folha dá para alguém de tão modesta capacidade intelectual e linguagem sensacionalista. O autor, sabedor do sistema tributário regressivo, ao invés de tentar torná-lo mais justo, se sai com uma proposta populista e inócua (ele mesmo diz que os estudantes abastados que pagariam mensalidade seriam uma minoria), ao mesmo tempo que acusa a esquerda por aquilo que faz. Nada mais que ridÃculo, como, de resto, tudo o mais que vem do malfadado 'movimento'.
A maior parte dos estudantes das universidades brasileiras atualmente é de renda baixa ou média. E isso se deve especialmente à s polÃticas de cotas sociais e raciais. Esse PL é puro diversionismo dessa gente do MBL. Só querem atacar a universidade pública.
Kinta Categoria esquece que apenas mestrado e doutorado acadêmicos são gratuitos (são esses que as pessoas se dedicam exclusivamente à pesquisa), pós-graduaçao profissional é cobrada sim! Distorcendo dados!
Quer que brasileiros ricos financiem a educação dos mais pobres? É simples. Faça e aprove um projeto para taxar lucros e dividendos; e outro para cobrar impostos sobre herança e grandes e fortunas. Os filhos dos ricos que ganham dinheiro no Brasil estudam em universidades nos EUA e na Europa.
Essa alteração se faz na polÃtica tributária, não nos serviços prestados! Ricos que têm HIV ou câncer pagarão para usar o SUS ou para tomar vacinas?! Temos que dar educação básica, técnica e superior de qualidade para todos e a universidade pública é o caminho. DeverÃamos estar discutindo como colocar pobres estudando de graça nas universidades privadas e não querendo cobrar nas públicas! No Chile e nos EUA isso gerou um baita endividamento.
Esse sujeitinho é um im b cil! Nem merece ser lido.
- Sim, é razoável que paguem.
Que paguem tributos progressivos! Não na universidade.
Meu texto foi censurado pela Folha que é a favor das mensalidades como visto em Editoriais passados, censura não é constitucional, não é livre o pensamento, vedado o anonimato?
O Kinta Categoria diz que isso ajustaria as contas das Universidades, isso é patético, já foi feito essa projeção na USP e constatou que as mensalidades não ajudariam e isso de pagar é um populismo da direita que a defende como um ajuste social, o Analfabeto PolÃtico poderia ser relator dos Impostos sobre Grandes Riquezas, esse sim, democrático e Farsa Nacionalista do Kim-ta.
Kkkkk. Kinta Categoria é ótimo. Muito bom
As universidades públicas brasileiras ensinam gerando conhecimento. A lógica de cobrança de mensalidades para pagar o custo e manutenção dessas universidades não tem o menor sentido. Veja quanto custa antes. A gratuidade é a melhor estratégia para atrair as melhores mentes de todas as classes sociais para junto com professores pesquisadores continuar a entregar conhecimento de qualidade. Antes de reinventar rodas veja o que FHC e Paulo Renato tentaram fazer e fracassaram.
Quando o deputado falou em cobrar dos que têm muito dinheiro, eu imaginei que se referia ao grupo da classe A. Mas daà vem uma isenção ridÃcula para quem ganha até cinco salários mÃnimos. AÃ, você que ganha acima disso, saiba: você tem muito dinheiro!
A principal providência é corrigir a distorção do IRPF. Esse K tá qui é mais um daqueles que querem aumentar impostos para manter as mamatas dos polÃticos. Precisa estudar muito, pois está completamente perdido. São Paulo, por favor, ajuda o Brasil na próxima eleição a se livrar desses falsos profetas.
Eu gostaria de perguntar ao Kim, se ele é favorável que ricos paguem impostos sobre grandes fortunas? E sobre as transações financeiras? E se ricos devem pagar ao receber heranças? É uma tática de saber se o deputado é ou não populista e/ou anti-universidade pública?
Ney, esse povo que defende o pagamento de universidades públicas usam esse papo pseudo social pra enganar. São radicalmente a favor do Estado mÃnimo. Essa defesa tem a clara intenção de dar um passo para a privatização do ensino público. Não se deixe enganar.
A ideia em si, de cobrar mensalidade de quem pode pagar, é boa. Também são boas as suas propostas (impostos sobre grandes fortunas, transações financeiras e heranças). O duro é que nossos deputados e senadores fazem parte desse grupo de ricos e/ou são sustentados por ele.
Como diz o ditado, de boas intenções o inferno está cheio.
Inteteressante este tipo de pseudojustiça do Deputado Kim: onde estão as pesquisas sobre ricos e pobres na universidade pública? Talvez no curso de Medicina tenha maioria de alunos classe média e ricos, mas e cursos de Pedagogia, Ed.Fisica, Direito, Economia, Enfermagem, etc, tem ricos? Outro ponto: este pessoal nunca viaja para paÃses para reconhecer se a universidade pública deve ser paga ou não? Populismo anti-universidade pública que alé do ENSINO, faz PESQUISA e EXTENSÃO.
Esse defensor de partido nazista é ferrenho defensor do Estado mÃnimo. Esse papinho pseudo social não engana ninguém. A intenção é clara: dar um passo para a privatização da educação pública.
Argumentos demagógicos , cÃnicos e pobres, como não poderia deixar de ser por quem os emite. Folha , como dar espaço. a tanta insensatez?
"A questão discutida é simples: as universidades públicas brasileiras são gratuitas para ricos, mas financiada pelo tributo dos pobres." Besteira. Todos pagam impostos, ricos e pobres. E se é para comparar, rico (quem é mesmo rico, é uma pergunta a ser respondida) paga muito mais imposto que pobre. Outra coisa: quem disse que rico (de novo a pergunta) deve sustentar pobre?
O deputado não teve oportunidade de se preparar e nem criou o hábito de pesquisar as informações disponÃveis para optar pelo mais justo e não por senso comum, sedutor, mas errado. Já foi citado que o sistema de cotas faz correções sociais de uma maneira mais didática e honesta. O real populismo é a proposta do deputado.
O texto é de um estrabismo econômicos, educacional e cientÃfico que assusta. A definição de rico é ridÃcula, o ensino superior custa mais porque é mais caro. Que tal usar os 16 bilhões do orçamento secreto para o ensino fundamental?
Desde de quando 5 salários per carpita é muito dinheiro?! Ademais, só observar o imposto de renda sem correção a vários anos e a cada dia aumentando a arrecadação.
A idéia tem um propósito de lógica social de primeiro mundo, mas estamos no terceiro. Não sou contra, mas enquanto o ensino fundamental for sucateado e falsamente em benecias propagado nada será resolvido.
O Deputado aparenta ressentimento. Finge esquecer que as Universidades Públicas recebem alunos cotistas que têm excelente rendimento, diga-se de passagem. A USP, por exemplo, este ano de 2022 atingiu a meta de ter 50% de seus ingressantes cotistas. Eu fiz toda minha educação básica em Escola Pública graduação e pós-graduação em Universidade Federal e duas graduações na USP, todas ingressando pela estreita porta do vestibular. E você Deputado, conseguiu ser aprovado na FUVEST?
Lendo os dois artigos, a sensação que fico é que a ideia não é ruim em si, mas, traz excesso de risco. Isso porque ela pode descambar para cobranças dos cada vez mais pobres (e dos mestrados e doutorados, para todos), quebrando o ciclo de expansão acadêmica brasileiro, que é importante para diminuir a desigualdade.
A intenção é muito clara: abrir caminho para a privatização da educação. Essa gente do MBL luta pelo Estado mÃnimo. Não se engane.
Estendendo a ideia do deputado, então os mais ricos deveriam pagar também cada vez que usassem o SUS: ambulância do SAMU, vacinas, atendimento no Pronto-socorro. Faça um projeto assim também deputado. A faculdade pública já é paga por meio de impostos, taxas, tributos e contribuições diversas. Os menos favorecidos podem entrar pelo sistema de cotas já existentes.
Os que têm melhores condições financeiras pagam Planos de Saúde. Porém, conforme visto na Pandemia, na hora do sufoco, muitos foram para o SUS.
Olha o corte que esse distinto deputado quer utilizar 5 salários mÃnimos, CINCO. Ah deputado vai catar coquinho
Lendo o Kim até pareceu que o MBL se importa com pobre... Só que não...
Exato! Justiça social nunca foi a praia dessa gente. São fortemente a favor do Estado mÃnimo. A intenção é clara: caminhar para a privatização do ensino público.
Anuidades como fonte de renda? Mas vossa excelência já fez as contas? Talvez seja suficiente para comprar os talheres do RU
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > É razoável que alunos mais ricos paguem mensalidade em universidades públicas? SIM Voltar
Comente este texto