Ilustríssima > EUA tentaram usar cultura como arma no Brasil durante Guerra Fria, diz Marcelo Ridenti Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O autor critica a falta de crÃtica ao capitalismo. Em qual paÃs do mundo o comunismo deu certo? Cuba, Coreia do Norte, China, Rússia... O clima e tragédias iminentes sociólogos do século XIX não enxergam
E a influência soviética seria benéfica? Comow Putin trata a imprensa e a divergência hoje na Rússia? Na URSS, vejam Chernobyl a série
Diante da influência maciça norte-americana na música e no cinema, essa iniciativa de mandar um punhado de estudantes brasileiros fazer intercâmbio nos EUA me parece totalmente secundária. Por outro lado, as iniciativas culturais dos governos militares sempre foram toscas comparadas à s novelas da Globo, que usaram bastante Jorge Amado e Dias Gomes, com um comunismo diluÃdo naquela ideia romântica de que se a pessoa é pobre e ignorante deve ter bom coração.
trechos do comentario : *iniciativas culturais dos governos militares ; ...comunismo diluÃdo naquela ideia romântica de que se a pessoa é pobre e ignorante deve ter bom coração * - na cuestao do tocante a isso dai temos tempos muito sombrios pela frente ...
Muito bom ver professores universitários saÃrem das suas redomas e apresentarem ao público aquilo que produzem, abandonando o cinismo da afirmação de que tudo que produzem estão publicados para o povo ler.
Laura, minha cara, que entrevista interessantÃssima! Muito bacana o pensamento desse cara, estão aqui à mão, na Unicamp, nem 30 km de onde moro. Já marquei este artigo como referência para as próximas incursões à livraria. A crÃtica que tenho ao articulista preto Zezé, seu colega de folha, sabe perfeitamente nesse raciocÃnio do Marcelo: bota a favela como negócio, dentro de um sistema que a exclui por princÃpio, mas que o Zezé insiste em transformar em mercadoria palatável. Não dá pé.
Excelente matéria, embora seja bem sabido que cada um tentou puxar para seu lado. Sem querer defender as barbaridades cometidas pelo ocidente em nome dos ditos valores democráticos, que não valem para todos, penso que figuras como Bernie Sanders, Chomsky, Jesse Jakson, Martin Luther King, por citar alguns, teriam ido para o Gulag caso estivessem do lado soviético. E eh claro que a antiga URSS também financiou a quem interessava.
Deus salve e mantenha a Universidade; - Amém!
Hahahahah, só mesmo Zeus, porque se depender do Bozo, ele fecha e bombardeia, com professores e alunos dentro! Hahaha!
Intercambio cultural entre paises e positivo. O Brasil tem sim um problema cultural mas e domestico. Resultado de baixa escolaridade e da pauta imbeciloide da nossa midia que perpetua nosso complexo de inferioridade. Pensa-se aqui que a vida nos paises ditos desenvolvidos e maravilhosa. Nao e! A diferenca e que eles sao bem mais organizados com maior consideracao pela comunidade. Nos paises desenvolvidos as pessoas costumam ser mais solidarias e respeitosas. Nos vivemos em uma estrebaria.
Vivemos em uma estrebaria e so quem tem experiencia fora se da conta. O cidadao comum que nunca saiu daqui nao percebe. A ideia comumente divulgada entre nos e que as pessoas nos paises desenvolvidos sao frias. Aquilo nao e frieza, aquilo e respeito ao espaco e individualidade do outro, do cidadao. Sim, tambem encontramos os elementos negativos mas esses sao excessao, aqui e a norma. A estupidesa e egoismo imperam sob o rotulo de ser esperto ou simplesmente por nao saber melhor comportamento.
Toda revolução é cultural. Os EUA usam e abusam disso. A URSS usou e hoje o que sobrou dela continua usando. A China pelo menos foi honesta e deu nome aos bois com sua Revolução Cultural. Nada de novidade.
Ainda bem que o Brasil pendeu mais para o lado do Ocidente,ainda que imperfeito,bem melhor que essa esquerda alienada.
É bom retomar a ideia de o mundo tem vários tons de cinza e cores, não é preto ou branco. Só a direita, principalmente a extrema direita proÃbe conhecer outro lado, a esquerda conhece sim o modo de vida americano, se um bolsonarista quiser estudar a vida cubana será excluÃdo. O autor lembra perfeitamente, o bolsonarismo é a velha sociedade tentando defender pela violência privilégios históricos. Muita gente democrática ainda nao entendeu isso.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > EUA tentaram usar cultura como arma no Brasil durante Guerra Fria, diz Marcelo Ridenti Voltar
Comente este texto