Hélio Schwartsman > Como o mundo funciona Voltar
Comente este texto
Leia Mais
mto bom
No caso do aço, quando produzido a partir do minério realmente precisa de muito carbono, que vira CO2. Mas cada vez mais ele é produzido a partir da reciclagem do ferro velho. Afinal, navios, aviões, carros e eletrodomésticos não duram para sempre. Cerca de um terço do aço mundial é produzido dessa forma, o que consome energia, mas não gera CO2 diretamente.
Interessante o livro de Smil ao dar categorias positivas a coisas supostamente negativas. Ao mostrar o lado sombrio que nos aguarda com o uso de combustÃveis fósseis e ao mesmo tempo indicar a demora em nos livrar de SUVs que emitem mais CO2 que a queima de florestas no Brasil. A nossa demora em usar carros elétricos. O passo de lesma na direção de soluções de problemas. Como nossas fábricas realmente funcionam?
Se olharmos para o "bom senso" dos polÃticos brasileiros, Marte que se cuide!!!
Todo ano aparece uma tese nova que vende livro. Mesmo sabendo como funciona vale a pena ler. Sempre.
"Nenhuma das pessoas que está lendo estas linhas vai se mudar para Marte"...sei não hein, pode já ter nascido e estar lendo isso alguém que vai fazer um bate e volta.
Ôôô, meu caro Hélio, livro otimista, hein? Mas não fôra os otimistas, o que seria dos negócios? Durante mais de década, trabalhei com um diretor querido, otimista, excelente em fechar e cobrar; ele, tinha um pessimista, pra pensar no pior e se preparar pras contingências Funcionava que era uma beleza. Ora, água e comida... Pra que tenhamos chance nos próximos cem anos, há que se manter um mÃnimo de civilidade; na Terra ou em Marte, a encrenca serão os humanos, não os insumos. Sei não, Hélio...
Muito bom o texto. Parabéns ao colunista.
Para que eu quero descer.
Hahahah, idem! Dependendo de outubro, pára rápido que eu quero descer já, do Brasil! Depois, a gente vê se consegue uma carona de Marciano pra descer da Terra... Vamo treinando esticar o dedão, Ernesto!
E os bio fertilizantes e as agroflorestas??? Equacionada a questão do desperdÃcio, uma bur-rice sem tamanho, estaremos livres para produzir um pouco menos sem tantos insumos liberadores de carbono. Mas o autor está certo: a coisa toda é tarefa para séculos
Que texto bem escrito! Ainda mais numa época de boçais no poder. Precisamos preservar nossa casa. Pergunta pro Matt Damon se é bom morar em Marte (ou num lugar equivalente). Comendo batata de manhã, no almoço e na janta.
Hahahahah, boa lembrança! Vamos combinar com o Ernesto, acima, Ricardo: na hora que passar a carona marciana, a gente joga o Bozo na nave, e ficamos: não somente é boa punição como já dá uma enorme aliviada no meio-ambiente daqui!
Planejamento familiar e legalização do aborto são os pilares para resolver o problema da explosão populacional e da fome
Ao Joaquim Rosa eu sugiro ver o filme "Soylent Green".
Ôôô Joaquim, eu só aceito a promoção se a viagem à Disney for post-mortem: se eu for obrigado a ir pra lá, melhor continuar aqui no Bozofrenistão mêmo...
Seguindo sua linha de raciocÃnio, sugiro uma campanha incentivando as pessoas a se suicidarem. Oferecendo prêmios, inclusive, tipo: se suicide até fim de agosto e ganhe uma viagem à Disney.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Como o mundo funciona Voltar
Comente este texto