Educação > Maioria é a favor de cotas raciais em universidades; 34% são contra, diz Datafolha Voltar
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Cotas tem que ser dadas por critério sócio-econômico , fora disto é discriminação . Por que branco pobre não pode ter este mesmo direito oferecido aos negros , pardos e indÃgenas ?
Que tal ao invés de cotas, uma escola pública que preste e não essa nossa escola pública básica que é o verdadeiro exterminador do futuro dos pobres.
Que tal ao invés de cotas, uma escola pública básica de qualidade e não essa nossa escola pública exterminadora do futuro dos pobres.
É cota pra tudo é o paÃs dos coitadinhos.
Cotas sociais para estudantes de escolas públicas são fundamentais para servirem de estÃmulo à valorização do ensino público,onde se encontram os jovens de famÃlias pobres, o vieis da racialização das relações sociais contorna a divisão de classe no capitalismo, serve para encobrir o verdadeiro caráter da exploração, que é sistêmico, não racial, é econômico, não é étnico/cultural, afinal estamos ou não no capitalismo?
Em se tratando de concursos públicos com provas objetivas, claro que sim, indivÃduos da mesma classe social com poder aquisitivo igual, tem acesso equivalente aos produtos da cultura. Pobreza não tem cor, é multirracial assim como os brasileiros, cuja maioria são fruto de miscigenação. A racialização tem potencial para jogar os pobres não beneficiários nos braços do fascismo, será a contrapartida dos marginalizados que, aliás,se expressa no apoio a teses da extrema direita !
Em se tratando de concursos públicos com provas objetivas, claro que sim!
É social E racial. Duas pessoas da mesma classe social, uma negra e outra loira com olhos azuis, têm as mesmas oportunidades independente de suas qualidades?
Se sou negro e mesmo nao sendo pobre terei garantido meu ingresso na universidadeÂ… e isso mesmo q queremos?
Quem disse que vc teria ingresso garantido? Ninguém tem ingresso garantido.
E óbvio q mtos negros serao a favor das cotas. Mas isso so incentiva a divisão entre racas… o mecanismo a resolver sem promover mais racismo e o econômico… sendo assim, proporcionalmente mais negros terao acesso as universidades mas nao pela cor de pele e sim pela desvantagem financeira…
Piada melhor não há. Alguns falam sobre certo valor intelectual, qualidade, o que mais parecem sonâmbulos adultos com palavras vãns. Bem vindos a palavrolândia, aqui tem diversão até extirpar-se em brobinha; - E aqui vai a minha:
Nada contra a raça de cada um, pois penso que todo ser humano é igual. Mas acho que, as universidades públicas deveriam dar prioridades à condição intelectual, fÃsica e econômica do estudante!
FÃsica? Quer dizer que uma pessoa com paralisia não poderia entrar? Seu sobrenome é Goebbels, por acaso?
"A Folha é contra as cotas raciais" (Folha de S. Paulo, 2014)
DeverÃamos ter ensino fundamental gratuito e de qualidade para todos . ai não haveria necessidade disso . Acaso há cotas nos paÃses nórdicos ? Lá os filhos do presidente e do porteiro de uma grande indústria estão na mesma sala de aula no ensino fundamental .
Pqp. Não acredito que li isso. Espero que seja piada. Caso contrário, pode ser declarada morte cerebral
Lá nos paÃses nórdicos trataram negros como lixo durante centenas de anos?
Na sociedade cuja a principal herança da escravidão foi a neoescravidão que subjulga miseráveis, pobres e assalariados, que apenas sobrevivem e não vivem para curtir a vida com saúde e esperança. É muito fácil dizer que todos são iguais. Principalmente se você não for preto e pobre e viver no fantástico mundo dos que tem capital. Hipocrisia e alienação é achar que somos iguais se não temos as mesmas oportunidades e condições de desenvolvimento. Cotas é óbvio que sim!!
Por que não tem cota racial para o STF?
Porque quase não existem juÃzes negros. Temos que começar pela faculdade de direito
Nas universidades tem que entrar por mérito, independente de etnia e não por pena.
Esse número a favor só não é maior por causa do desconhecimento geral sobre o tema e de como isso funcionou nos paÃses desenvolvidos
Ah, tá explicado quem não quer as cotas. É aquela parcela da população que é egoÃsta e mesquinha e que só pensa em si, em levar vantagem e em se locupletar do erário público. São os mesmos que votam nesse or di ná rio!
DifÃcil ser a favor dessas cotas, quando quem as defende critica os outros com tanto ódio.
Quando se criou as cotas, não houve a contrapartida com a criação de novas vagas pra atender esses cotistas. Isso reduziu as poucas vagas pros demais. .Não há como ser a favor de um sistema que diminuiu o acesso por mérito. Essa diferenciação está em desacordo com a Constituição. O STF fez um arremedo ao julgar essa lei segregacionista como sendo constitucional, por razões mais polÃticas que jurÃdicas Nas eleições, votem em candidatos ao Congresso que sejam contra essa aberração das cotas.
Olha o branco ressentido aÃ. Se tivesse passado na Fuvest ainda tinha direito de falar, mas nem isso!
De acordo com o MEC, houve um acréscimo de quase 60% no número de vagas oferecidas nas universidades federais entre 2003 e 2009.
Wagner Santos, não aumentou nada. O curso que dispunha de 40 vagas continuou com as mesmas 40 e destas, uma parte foi para as cotas. O que deveria ter sido feito é melhorar o nÃvel do ensino básico e médio, em especial o público. Nem naquela época e nem hoje, dá-se a devida importância à educação.
Quando se criou o sistema de cotas se ampliou, é muito, o número de vagas. Além disso, o sistema de cotas é um princÃpio de equidade, e não de meritocracia tosca. Os alunos cotistas são muito bons e dão conta do recado tão bem quanto os outros, e saiba que o primeiro princÃpio das cotas, é o social.
O que se pede, com as cotas cotos, é estabelecer instrumentos de integração social, abrindo espaço para um nivelamento futuro. Ser contra é um preconceito simplista.
Nacib, vamos abrir este espaço melhorando o nÃvel do ensino de base. Isto certamente promoveria um nivelamento. Quem é contra não é preconceituoso. Estamos em um paÃs livre e todos têm direito à opinião, mesmo que divergentes da sua.
Tudo o que peço a Deus, nestes últimos dias de vida, é que proteja nosso paÃs, nosso amado Brasil, livrando-o daqueles que não o amam, daqueles que o saquearam por tantos anos, daqueles que sacrificam o futuro dos próprios descendentes para satisfazerem seus desejos espúrios, entregando nosso paÃs a uma "cuadrilla" de corruptos como Lula, EunÃcio Oliveira, Renan Calheiros, Edison Lobão, Romero Jucá, José Sarney et caterva.
Deus, se existisse, estaria a favor de um miliciano que tem como Ãdolo um torturador de mulheres grávidas?
Lá vem o Colombo com os seus deli.rios , cuidado se não cuidar até outubro infarta
O Ensino superior público é de boa qualidade. Para extinguir as cotas basta tornar o ensino da primeira infância ao ensino superior com a mesma qualidade. Educação é coisa séria e precisa ser tratada com prioridade pela nação. Se tivéssemos um ensino de alta qualidade, ricos e pobres estudariam na escola pública. Nenhuma empresa do setor de ensino, ousaria abrir suas portas, pois não teriam alunos. Dessa forma não haveria necessidade de cotas.
Não temos. Por isso precisamos cotas. Simples assim
Faço parte dos 34% contra as cotas. Negros são tão capacitados quanto quaisquer outros para ingressar em universidades e no serviço público.
Klaus (nome de sargento do reich), não se trata de capacidade, mas de oportunidade. Entendeu ou não tem capacidade?
Que matéria mas mal feita. Metade é a favor e 34 % é contra. Isso significa que 34 % tb são a favor… Desmerecem os números q são iguais para criar impacto.
Não leu né? Metade a favor, trinta e quatro porcento contra, doze porcento não sabe e o resto não liga. Você, com essa preguiça, não passaria em nenhum vestibular bom, com ou sem cotas
Onde estão meus comentários, Folha? Parece-me que o corretor de vocês faz escolhas aleatórias.
universidade publica preferencialmente para quem estudou no ensino publico..
Direito iguais...
Sou a favor das cotas. Por exemplo, nas universidades públicas são necessárias, pois havia muito mais estudantes oriundos de classes ricas em proporção as classes pobres, sendo as melhores faculdades e financiado por dinheiro público, quem tinha poder aquisitivo já tinha vantagens por cursar desde a infância boas escolas particulares, ao contrário da maioria das escolas públicas de ensino fundamental e médio que tinha qualidade de ensino baixo, portanto melhorar o ensino básico.
Concordo com o Matheus pois se associa a imagem de que aluno de escola particular é sinônimo de pais ricos e não é bem assim, muita gente abre mão de muitas coisas para conseguir garantir um estudo melhor aos filhos.
Por que não melhorar a qualidade do ensino médio público? Até quando vamos ficar com esse nÃvel de educação?
Só não necessitaria de cotas, se a qualidade do ensino público fundamental e médio de todo o paÃs tivessem a mesma qualidade do ensino particular. Fiz em toda a minha vida do antigo primeiro grau, segundo grau técnico e universidade em ensino público, por isso sei como é difÃcil, não havia cotas, e a grande maioria na universidade vinha de classes privilegiadas, como sabemos os negros são os mais pobres e vem de ensino público, só quando todos tiverem ensino de qualidade, não haverá cotas.
Sou contra as cotas raciais pois elas beneficiam os negros ricos em detrimento dos pobres sejam eles brancos, amarelos ,vermelhos ou negros.
Negro rico conheço só o Pelé
Cara, qual a proporção de negros ricos na sociedade? Quantos seriam beneficiados? Seu argumento não se sustenta nem com um assopro fraco.
Hã? Você esta fundamentado em dados? Lógico que não. Não há um pingo de realidade em sua afirmação. É pura opinião, doxa. Consulte estatÃsticas no Ministério da Educação.
O único tipo de cota legÃtimo é o social: quem estiver abaixo de um determinado limiar de renda terá um bônus nos concursos para as universidades públicas e, eventualmente, para empregos no serviço público. Os demais tipos de cota violam princÃpios éticos, morais, históricos e de sensatez. Por isso são ilegÃtimos e fomentam atritos sociais, a ineficiência e indolência.
Você ignora um fato histórico, a escravidão. E ignora-lo no Brasil é, no mÃnimo, imoral
Pelo seu argumento, cota racial é legÃtima então, pois é social kkkk
Quando europeus entre outros estrangeiros chegaram no Brasil e receberam terras e incentivo econômico para se instalarem aqui ninguém fala nada. Os pretos por sua vez, discriminados, jogados ao tempo, não tiveram a mesma sorte, não receberam terras nem incentivo. Cota racial é uma reparação histórica. Quando pretos brancos tiverem paridade, aà cancelamos.
Senti falta de uma categorização mais detalhada do perfil do segmento contrário às cotas, semelhante ao feito com relação aos que as apoiam. Por exemplo, como esse segmento, contrário às cotas, avalia o governo Bolsonaro?
Qual a cor a ser favorecida? Amarela, vermelha, preta, parda, branca? O que quero dizer e q as cotas deveriam ser determinadas por condicoes financeiras… qq outro critério e puro racismo pois considera a cor da pele ou raca!
Cotas são um artifÃcio de governos para mascarar sua indisposição em investir no ensino básico, que é a forma mais justa de democratizar o acesso ao ensino superior.
Sim, e demoram 50 anos pra resolver o problema, isso se o presidente seguinte mantiver a mesma polÃtica, e o próximo tbm, e o próximo, etc. Você acredita nisso? Não né
Com a volta do pt as cotas serão ampliadas .
Tomara!
Vocês já perceberam aquele montÃculo de cabelos na frente da cabeça do general Braga Neto? Merece um bom apelido. Eu já criei um, ótimo.
Vamos deixar as coisas claras para as pessoas que ainda criticam as polÃticas afirmativas nas universidades. Aqueles não cotistas têm que lutar por 50% das vagas, ou seja, somente os melhores chegarão por lá. Isso vale para os cotistas; onde os 50% restantes, sendo no mÃnimo 80% dos alunos apitos a entrar numa universidade, vão se degladiar pelo restantes das vagas. Agora precisamos que estes cotistas possam permanecer na universidade através de polÃticas próprias.
A pergunta é: a universidade pública deve refletir a sociedade? Se sim, a única solução imediata são cotas raciais
Sendo o Brasil um paÃs muito desigual e com falta de equidade, preconceito estrutural e institucional, de que outra forma jovens pobres, negros, indÃgenas teriam oportunidade de cursar universidades senão pelas cotas raciais? Se um jovem negro tirasse boa classificação, junto com outro jovem, porém da cor branca, quem seria o escolhido?
Um grande benefÃcio que as cotas trazem para a sociedade e a formação politica por meio do movimento estudantil, ampliando a representatividade destes grupos que ficaram historicamente afastados dos processos de decisão.
Os mais ricos deveriam ser proibidos de estudar em UF's. Esse modelo ensino médio em escolas privadas e migração para as universidades públicas não deve existir. Se papai pagou o EM, paga tbm o ensino de terceiro grau. Num instante acaba essa agonia de cota racial.
Essa matéria não pode olvidar (e o bom jornalismo precisa esclarecer) que cotas raciais, desde janeiro, já possui status de emenda constitucional, através da incorporação da convenção Interamericana contra o racismo, prevendo no seu art. 5° que tal medida não se constitui discriminação racial. Desse modo, pouco importa o que o presidente pense ou queira, há de ser indiferente - a menos que ele se reeleja e revogue a nossa Carta PolÃtica: aà sim muitos de nós estaremos fritos.
Sou a favor das cotas, mas melhor seria se os beneficiados sejam aqueles que conseguirem a nota de corte.
Sempre é assim. Geralmente quem reclama ficou em milionésimo colocado na fuvest e diz que não passou por causa das cotas.
Faz sentido, visto que a maioria dos brasileiros pertecem a raça negra ( pretos, pardos, mulatos, café , bombom, chocolate e outras invenções negacionistas). Por outro lado , muito pouco tem formação universitária .
Cota é o rebaixamento da régua por via legal, o oposto do mérito que usa argumentos falsos pra justificar esse privilégio que prejudica o melhor aluno!
Somos atrasados porque não compreendemos como se desenvolvem verdadeiros processos educacionais. Lendo aqui opiniões sobre liberalismo no ensino, meritocracia, e outras pérolas sobre sindicatos etc. As raÃzes são contaminadas, dificultam muito criar bons pomares.
É preciso esclarecer que os cotistas têm uma nota muito próxima do último não cotista que foi selecionado no vestibular, e saber que o cotista rende mais que os que entrariam no lugar dele. No final das contas, quem entrou sem cota se beneficia por ter colegas mais esforçados, os professores ensinam melhor, e a sociedade fica com melhores profissionais. Aposto que muitos não sabiam disso né?
Se a concorrência for muito grande, mesmo uma pequena diferença entre estas notas representa dezenas de candidatos. Já de vários governos, nada tem sido feito para melhorar a educação pública, uma das piores do mundo, de acordo com a OCDE. Certos polÃticos não simpatizam com os cotistas e querem apenas os votos deles. Na gestão desses polÃticos, também não melhoraram a educação. Temos que aprimorar bastante a educação. Isto sim, resolve.
Sou a favor de investir maciçamente para melhorar a educação brasileira, aliás, uma das piores do mundo. Nada foi feito para melhorar a educação nestes últimos anos. As cotas são usadas por certos polÃticos. Eles não têm simpatia com os cotistas, querem só os votos deles.
Parece que é contra, apesar das evidências gritantes do êxito da polÃtica. Se os polÃticos tem ou não simpatia é irrelevante desde que apoiem as boas polÃticas e essa inegavelmente é uma.
Investir maciçamente no ensino público básico e "peitar" os sindicatos que dominam esse setor da máquina do estado. Afastar, diminuir a influência desses sindicatos, confrontando-os e estimulando os pais de alunos a rechaçar essa gente. Os governos de esquerda desprezam o ensino público básico. Concentram investimentos no superior, e isto faz com que cada vez caia mais a qualidade dos nossos profissionais e cada vez mais os dogmas esquerdistas prevaleçam.
Fonte: ITP (instituto tireidoku de pesquisa)
Sindicatos? São eles os culpados pela má qualidade da educação. Mai bodi, é cada uma que o universo paralelo produz!
Advinha quem sao os 34%, náo é obvio?
A grande verdade é que as esquerdas e os sindicatos acabaram com a educação pública de qualidade no Brasil. Sou testemunha disso, pois vivi a época das excelentes escolas públicas de ensino básico, nos anos 60, quando sindicalistas sequer chegavam perto dos prédios escolares. Jamais houve uma greve sequer no meu tempo de estudante. Quando os militares saÃram e os sindicatos tomaram conta dos serviços públicos, começou a depauperação, o marasmo, o sucateamento.
Quem acabou com o ensino público básico foi a ditadura militar. Quase fez o mesmo com as universidades federais.
O nazi bozoloide só esqueceu de mencionar que quem fez o serviço de dizimar a qualidade da escola pública foi a ditadura militar, época em que a classe média debandou para as escolas privadas, que até então eram as piores. Pequeno detalhe, né mané?
O Sr. Colombo já é um idoso reaça conhecido por quem comenta por aqui. Costuma confundir as consequências com as causas. Inverte o real a partir de uma concha em que se esconde junto com sua visão de mundo retrógrada e logicamente confusa. Graças a Deus, quanto mais envelheço, mais tolerante e democrático me torno. E mais feliz, mais aberto e menos preconceituoso. Graças, Senhor!
Larga de dizer bobagem uma das melhores esperiencias (entre outras) foi a Vocacional, destruÃda pela ditadura. Outra linha de formação, de valor incomensurável , foram as escolas técnicas federais, destruÃdas pelo liberalismo mofado que contaminou o ensino brasileiro , com a estupidez do desmanche do ensino público , a partir da explosão da penetração do capital especulativo no ensino, dando origem a essas escolas papelarias.
Na Ditadura Militar, a democratização do ensino era letra morta. Escola era para centros urbanos. O analfabetismo era gigantesco. Sem contar a disseminação da ideologia proto-fascista que o Sr. Colombo destila. Havia um mundo miserável de milhões de pessoas com fome. Mundo que nos parece que esta milicada no poder, irresponsável e incompetente, teima em querer repetir.
Não sei se foi por culpa de sindicatos, mas no passado, de fato as públicas eram as melhores e as privadas, exceto as de Ensino religioso católico (Lassalistas e outras), eram piores.
É cada comentário. É bile pura.
Eu só consigo acreditar na meritocracia, o que a vida sempre nos cobrará. O importante é termos a escola pública de base com qualidade. O resto o bom aluno faz. Cota é uma ferramenta populista para esconder a má qualidade do ensino.
Meritocracia de c é rola! Vai tentar vencer a vida sendo preto e pobre
Você nasce no Zimbábue, sem pai, e é desnutrido. Vale também a meritocracia?
A falácia da meritocracia faz tempo já foi desmascarada e hoje é apenas uma questão de mÃnima inteligência entender porque. Parece é-o seu é um caso perdido, a burhrice venceu.
Quando a desigualdade é extrema e abismal, a meritocracia vai pro ca-ce-te. Papo bobo e neoliberal que a maioria de quem empreende já abandonou. O ponto de partida dos meu filhos de classe média foi infinitamente mais cômodo que um jovem negro, pobre e sem acesso a bens culturais e boa educação. Simplesmente assim.
Diga-me por favor: Que raio de meritocracia vc cita? As realidades são distintas. A pobreza é diferente da riqueza. As ipirtunidades são diferentes. Quanta ignorância e pré-conceito com o pobre do seu paÃs! Vc deve ser "temente a deus", "cidadão do bem" e "bolsonarista", não é mesmo? Conhece a história de deus? Vá estudar! Estudar e estudar para, talvez acabar com o pré-conceito!
Parta do zero e sem o auxÃlio de ninguém e vamos ver se a meritocracia te levará a algum lugar.
Estudei em escolas públicas a vida inteira. Há 50 anos, quando fiz vestibular, 90 por cento dos que passavam eram oriundos de escolas públicas. Eram as melhores. E nessas escolas convivÃamos em harmonia, brancos, negros, pobres ricos, e muitas vezes negros pobres se destacavam mais nos estudos do que brancos ricos. Tenho dois colegas fantásticos como exemplo. Quando os militares deixaram o poder, as esquerdas e sindicatos tomaram conta das escolas e praticamente enterraram nossa educação.
Não sei se é cinismo ou cegueira. Nenhum médico do prédio onde tenho consultório (próximo ao Sirio Libanês em SP) é negro. Nenhum médico da minha turma na USP era negro. A Bahia tem mais de setenta porcento da população preta ou parda. Duvido que os os alunos da UFBA tenham essa distribuição. Também duvido que a distribuição de melhores cargos nas empresas seja igual entre brancos e pretos no seu estado. Mencionar dois exemplos é patético como uma motociata em Orlando
Quem acabou com a qualidade das escolas públicas foi a ditadura militar. Por que o extremista bozoloide não mencionou esse pequeno detalhe?
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