Luiz Felipe Pondé > O que uma pessoa normalmente entende por um milagre? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Coluna histórica sem sua opinião. Não valeu.
Não acredite em milagres, baseie-se neles.
Não tem coluna, hoje?
Encontra eco na própria Escritura a afirmação de Strauss, citada por Pondé, de que tudo é milagre e de que Deus sustenta todas as coisas. Confira: “Hebreus 1:3 - O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e *sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder,* havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;”
Tema controvertido desde o inÃcio dos tempos. Penso que nos dias atuais, melhor acreditar que tudo é milagre, porquê realmente o é. Violência, doenças em descontrole, ditadores, genocidas, malucos do trânsito, pobreza extrema, riqueza fácil, larápios de todas as matizes, enfim, estar vivo nesse delÃrio insano, só pode ser milagre.
A nossa vida é um mistério, se não crermos em milagres divinos, a vida não vale nada. Os religiosos se aproveitam da nossa necessidade de crê, para nos explorar. O fato é que Deus existindo, ou não, ele nos conforta...
Pondé e a linguagem do saber. Milagre é um lugar de liberdade "gratuidade do ato livre, da livre decisão no mundo das ideias, a forma suprema da libertação, a autossuficiência que flui inteiramente da adesão intelectual à ordem dos inteligÃveis coroada pelo InteligÃvel Supremo". Lendo e influenciada pelo grande filosofo que foi Henrique Vaz. (Claudia F.)
- Simplesmente: tema interessante.
Acho essa visão da realidade como um grande milagre parte da crença de que 'naturalmente' nada existiria, ou se existisse não estaria em movimento, ou se estivesse em movimento seria um movimento caótico. Assim Deus é indispensável. Levando para o lado da polÃtica, é como aqueles que saúdam o ditador Vargas porque fez a legislação social, ou o regime militar porque criou a Embrapa e a Embraer (como se num regime democrático nada disso fosse possÃvel).
Fazia tempo que não lia a coluna, chata, pedante e desonesta. Hoje, achei interessante. Como dizem os espanhóis, sapateiro, a seus sapatos. Se escrevesse mais sobre seu ofÃcio, talvez valesse a pena.
Hoje foi mais interessante do que o habitual
No supositório de que eu seja uma pessoa, diria "o articulista deixar de ser o chato pedante que é." E "eu vir cá ler o artigo sem o menor preconceito": se não chega a ser milagre, tá no mÃnimo dificÃlimo. Não foi hoje, aliás, que cheguei sequer a ler, mas num migüentei e vim sarcasmar....
Leu sim que nós sabemos...
Só os desavisados se escandalizam com um ateu escrevendo sobre milagres. Na verdade, a palavra milagre tem muitas conotações e seu estudo como categoria de pensamento reflete uma posição filosófica de humildade, um reconhecimento da limitação da razão como ferramenta para entender a complexidade do mundo. Em um conto, Guimarães Rosa escreveu que quando nada acontece, há um milagre que não estamos vendo. Pondé hoje acertou em cheio. Ótimo texto!
Milagre mesmo é o Pondé continuar na FSP com esses textos-porre....
Einstein dividia o mundo em dois lados: "Os que não acreditam em milagres e os que acreditam que tudo é um milagre". Mais um judeu, e não é um qualquer, para corroborar seu ótimo texto.
Um ateu confesso pensando sobre milagre, não deixa de ser interessante. Parece que várias grandes pinturas do Vaticano foram realizados por ateus. E pensar que tantos religiosos de carteirinha não conseguem pensar sobre o milagre, ou os milagres. Valeu pela provocação! Mais uma.
Pondé, um filósofo que não se define. Sai de cima do muro cara.
As pessoas procuram os milagres em eventos fora da nossa "normalidade", porém sempre acreditei que o milagre está perto de nós, na concepção da vida e de tudo que nos cerca. O mundo constituÃdo do nada é um grande milagre.
Luizinho, milagre é o que fazes continuando todas as semanas nesse espaço. Folha de São Paulo acredita que é porque tens muita coisa a dizer. E claro, porque tem quem te admire, é isso gera dividendos não é mesmo? Atenção censoras e censores, escudeiros de Luizinho, quantas vezes denunciarem meu comentário tantas eu o postarei novamente.
Comentário perfeito!!!! Aplausos!
Perfeito!!!! Aplaudindo!!
Quanta maldade! Citou filósofos alemães, senti falta do Nietzsche, e franceses, os quais não fazem parte da coleção "Os Pensadores", mas isso é erudição.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Que texto magistral esse, entre tantos outros, do Pondé. “Milagroso” domÃnio das palavras. Presentaço! MûOÖ
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > O que uma pessoa normalmente entende por um milagre? Voltar
Comente este texto