Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. carlos campos

    Se fosse fácil seguir os excelentes conselhos da Dra , com certeza eu teria uma qualidade de vida melhor , mas com a luta que enfrentamos dia a dia , é muito difícil dormir sem uma ajudazinha . No meu caso Rohypnol e Zolpidem e olha que muitas noites passo em claro , mesmo tomando os remédios. Mas valeu muito pela ótima matéria.

    Responda
  2. Francisco Carlos galerani

    Depois das eleições vamos dormir melhor,fora Bolsonaro.

    Responda
    1. Flávio Taylor

      Calma, nem dormiu ainda e já está sonhando...

  3. Gustavo Ribeiro

    Enquanto a gente viver em uma sociedade capitalista, o sono será cada vez mais escasso. Tenho que levantar as 5 da manhã pra chegar no trabalho as 8h. Saio 18h e chego em casa as 22h. Se fosse só comer e dormir, tudo bem. De acordo com o cidadão aí, eu teria que dormir 0h, já que devo comer até no máximo duas horas antes de ir pra cama. Só me sobraram quatro horas. Isso se eu não tiver que fazer a comida, lavar a louça, varrer o chão, colocar roupa na máquina.

    Responda
  4. Cecilia Gomes

    As declarações na matéria dão a entender que é só ajustar a sua higiene do sono ou a sua vida que você consegue dormir e isso não é verdade. Tenho diagnóstico de insônia grave, tomo todos os remédios mencionados + melatonina + Cannabidiol + fitoterápicos para dormir, e mesmo assim tem dias que eu não durmo. O problema da insônia, principalmente as que tem fundo traumático ou transgeracional são muito mais complexos. Recomendo para próximas matérias trazerem um aprofundamento dessas questões.

    Responda
  5. Afonso Jorge Ferreira Cardoso

    Eu gostaria de saber se as pessoas que fazem esses estudos tomam bebida alcoólica, pois não é essa a sensação que tenho. Acordo extremamente relaxado e me sentindo extremamente bem. Fico mal se me acordarem, ou seja, se eu não acordar naturalmente. Em geral a diferença é o número de horas de sono. Sem álcool não consigo passar de 5 horas, com, chego a 10 horas.

    Responda
  6. Anna Amélia Meule

    Balela é dizer que 'Essa história de que dormir apenas 5 horas é o suficiente é balela'. peloamor, para quem sofre de insônia a vida inteira, este tipo de imposição, as 8 horas impostas, nada ajuda, só faz é estressar mais quem procura viver entendendo, por experiência, que o 'sono ideal' não existe. uns dormem bem, outros mal. os últimos, como eu, fazemos o que podemos, inclusive já li trocentas milhões de vezes essas bobagens de higiene do sono.

    Responda
    1. Rodrigo Reis

      Isso mesmo, o dr e os neurologistas e otorrinos que estudam sono estão enganados, a Anna Amelia é quem tem razão. Já pensou em dar palestras sobre sua experiência incrível ou mesmo em publicar artigos científicos com toda essa sabedoria?