Deirdre Nansen McCloskey > O cristianismo e o liberalismo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Será que essa senhora acredita mesmo no que diz, quando defende o liberalismo? Milhões de famintos pela terra, um por cento acumulando quase toda riqueza retirada das costas dos infelizes. Nunca em tempo algum, Cristo defenderia tal aberração econômica e social. Tira Cristo daà e ponha quem de direito e de direita por assentar. O velho e cruel satanás.
Liberdade de escolha no liberalismo é escolher tudo aquilo que foi determinado para ser escolhido
Que pensamento simplório o dessa senhora! O liberalismo cheio de boa intenção, alicerçado no esforço individual e no livre mercado transformou-se em um monstro, uma seita de fanáticos chamada neoliberalismo que combina com a extrema direita, seja na versão chilena ou no atual horror brasileiro. A intelectual poderia dar uma passadinha por nossa miséria. Acho que os textos ganhariam densidade.
mil anos de historia onde governos dos homens imiscuido com deus resultaram em horren das guerras -varias nominadas pelo tempo de duraçao - e esta senhora vem falar de fluxos divinos pra defender o liberalismo como manifestaçao sobrenatural que nos ultimos anos provocou profunda miseria global - que fiasco desta fsp ...
Zzzzzzzzz... Tão fanática quanto um crente qualquer. Essa senhora é uma liberal fundamentalista.
Liberais brasileiros são tão honestos quanto uma cédula de R$ 3,00.
Liberalismo é uma palavra que sinaliza para uma coisa mas é o oposto. Como que num paÃs como o Brasil, com a desigualdade social extrema, e 1/3 da população próximo ou na faixa da miséria pode ser liberal? O capitalismo social é o único meio de melhorar a vida dos brasileiros.
O artigo faz lembrar da necessidade de um debate fecundo entre aqueles que, embora tenham perspectivas diferentes, buscam sinceramente o mesmo objetivo: o bem comum. A briga entre aqueles de coração puro, mas casualmente divergentes, serve de estrado sobre o qual os oportunistas repousam.
o que é *coraçao puro*? ; uma luz que sai do peito, um arfar ritmico, mais um ventriloco alem do direito e esquerdo, sangue tipo x? ; o bem comum é um conceito antes de tudo racional (e pos moderno) por isso dificil de ser alcançado senao pela açao politica coletiva em estados enormes de sociedades muito complexas
O problema são os eternos fariseus. Eternamente chamando o diabo de Deus.
O importante tÃtulo de uma importante universidade americana não consegue encobrir a fragilidade acadêmica deste panfleto polÃtico.
Para simplificar o debate: sem defender o comunismo, as enciclicas sociais papais dos últimos 100 anos criticam explicitamente o liberalismo econômico. Boa leitura para católicos praticantes.
Somente uma ressalva, o liberalismo não é o único sistema do capitalismo. Além do liberalismo, existem o sistema de Bem-estar social, praticado pela Europa depois da Segunda Guerra e que ainda persiste nos paÃses escandinavos e o Capitalismo Estatal, vigente na China.
O liberalismo é o sistema econômico mais justo e o mais capaz de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Em geral, os paÃses que têm maior liberdade de empreender, inovar e investir são aqueles cujos povos têm melhor qualidade de vida. No extremo oposto estão as economias fechadas e controlados pelo estado (vide os caso da Venezuela, Cuba e Coreia do Norte).
Meu tataravo não veio dos confins da italia para inovar. O meu veio trazido da africa contra a sua vontade e se matou nas fazendas e minas de ouro para satisfazer o libralismo e o empreendedorismo dos que vieram da italia.
Ótima resposta !!! Fácil ser liberal quando se é branco e tem uma estrutura social que te apoia.
Caro censor, bom dia. Você não esqueceu de postar meu comentário. Foi feito sem nenhuma palavra chula ou de baixo calão, como as utilizadas pelo PR. Fique tranquilo...
A coluna ressaltou bem o papel da economia de mercado como o motor do grande aumento do nÃvel de vida dos últimos 2 séculos. Como dizia o Adam Smith, o comércio em larga escala permite a especialização, o que aumenta a riqueza. Um adolescente fascinado por telescópios (caso real) pode aprender a fabricá-los e viver disso, aperfeiçoando-se cada vez mais ao longo de uma vida. Mas desde que tenha todo um paÃs (e além dele se possÃvel) como um mercado consumidor potencial.
Eu honestamente tenho medo dos americanos. Quase todos os textos que leio de intelectuais e professores universitários deles têm o mesmo nÃvel de ingenuidade e simplismo do amontoado de bobagens que essa senhora acaba de escrever. O problema é que são raciocÃnios que sustentam todo tipo de fanatismo em torno da doutrina manifesto deles. Ainda vão causar muita guerra antes de serem obliterados pela história como merecem.
É fantástico como esse liberalismo estadunidense mistura teologia com racionalidade econômica. Além disso, a prezada colunista desconsiderou as desigualdades sociais constituÃdas desde a Revolução Industrial e as lutas sociais que levaram uma leve distribuição. Ademais, a colunista apagou as heranças históricas, como a escravidão e as diferenças entre imigrantes, nativos, libertos e escravos. Falta aos defensores do liberalismo mais arcabouço teórico e refletir os seus próprios limites.
Doce ilusão, o nÃvel de vida, os chamados paÃses classe média. Devem o nÃvel de vida a colocar limites no liberalismo, a direitos sociais e trabalhistas duramente conquistado. Sem isso seria século XIX no nÃvel de vida. O capitalismo sem limites da extrema direita.
Seria muito interessante se a professora emérita desse apenas um exemplo de algum paÃs que se desenvolveu, criou condições decentes para sua população, proporcionou educação, saúde e aposentadoria sem politicas publicas. Seria interessante ela dar um exemplo em que o "liberalismo libertador" que ela prega, sozinho conseguiu trazer progresso e bem estar como o que se conseguiu na Europa no pós-guerra.
O nome desse artigo deveria ser Convicção. A convicção faz com que enxerguemos as virtudes do nosso ponto de vista e somente os defeitos nos nossos desafetos, empurrando para baixo do tapete todos os erros e problemas causados pela ideologia que defendemos.
Gostaria de ir nas grandes redes de comércio do paÃs e negociar o preço do televisor, do computador, do celular, do barbeador elétrico, .... etc..., mas vem o vendedor e fala: "o sistema da loja não permite negociar o pagamento a vista, ... o preço do cartão de crédito é o mesmo do débito, ...não posso dar desconto, meu gerente não permite...etc..." Você vai de uma rede pra outra, ao lado, e os preços são equiparados... onde se tem a ideia liberal para os "empreendedores" BNDSistas brasileiros?
Que barbaridadee! O liberalismo da Deirdre é uma religião de fanááticos, por grana e poder. Para que grandes corporações ganhem mais pela eficiência, bilhões de pessoas ganham menos e geram no conjunto maiores gastos públicos pelo desemprego e consequente depreciação do capital humano de um Pais por desgastes fÃsicos e mentais, pelo desajuste nas famÃlias, pela pressão sobre os sistemas públicos de saúde (segue)
Pelo aumento exponencial da criminalidade, da droga, do suicÃdio, pelo desalento dos jovens que não conseguem o primeiro emprego mesmo após graduados em boas escolas. Melhorou a vida dos CEOs, dos advogados de compliance,dos banqueiros de investimento, dos gestores de fortuna, à custa da rebaixa da qualidade de vida da maioria  da população.
Que barbaridade! O liberalismo da Deirdre é uma religião de fanáticos, por grana e poder.Para que grandes corporações ganhem mais pela eficiência da globalização, 6 bilhões de pessoas ganham menos e geram no conjunto maiores gastos públicos pelo desemprego e consequente depreciação do capital humano de um Pais por desgastes fÃsicos e mentais, pelo desajuste nas famÃlias , pela perda de habilidades e conhecimentos para quem fica desempregado por muito tempo, pela pressão sobre os sistemas ..
O liberalismo um fracasso ,veja a grande depressão de 1929 .Um bom governo tem que ser social democrata .O bem estar social ,que o neo liberalismo quase o extinguiu .
se não houver regulação e o estado agindo para que a distribuição de riquezas seja obtida, a unica coisa que o liberalismo vai produzir é concentração de renda. Num mundo liberal o mais forte vence, sempre parte do lado da linha de chegada, ao contrário dos pobres sem recursos. E mais uma verdade é que o liberalismo economico não consegue coexistir com o ruÃdo gerado no liberalismo social. São antagonicos. Não dá para jogar poker, no mercado financeiro com barulheira social e cultural.
Essa moça endoidou. o liberalismo como corrente do capitalismo é amoral e aético. Porque o capital sempre buscar se reproduzir e crescer e acumular, essa é a sua natureza. Não se importa se nossas crianças estão viciadas, ou se nossos alimentos estão cheios de veneno, o importante é a mais valia que é extraÃda. Ver uma moça que se diz liberal com um moralismo barato é deprimente.
Valdeci, essa moça tem 79 anos e até os 53 anos se chamava Donald.
Não há pluralismo polÃtico, tolerância mútua e desenvolvimento econômico sustentável sem liberalismo. Deus o abençoe!!!
Perfeito, o texto original. Perfeito, este comentário.
Não existe cristianismo. O que existe são teólogos que interpretam a Biblia segundo uma tese pre-concebida a ser defendida. A partir daà se seleciona versiculos que se submosse a tese. Pode-se defender qualquer postura - de extrema direita a extrema esquerda. O marco principal e Santo Agostinho, passando por Tomás de Aquino, Lutero, Calvino e Arminio. Recentemente por Leonardo Boff. Na Biblia vale tudo!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Deirdre Nansen McCloskey > O cristianismo e o liberalismo Voltar
Comente este texto