Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mara C F Silva

    Eu tive que tratar desse tema em uma aula de História e a um determinado momento umas alunas, negras, replicaram: " professora por quê agora todo branco quer falar de racismo? Não aguentamos mais!

    Responda
  2. Mara C F Silva

    Depois que a " vítima" de racismo disse que não viu racismo vocês todos deveriam se desculpar. Aliás, o tal "lugar de fala" cabe à ela.

    Responda
  3. Pedro Schu

    Perfeito texto, Tony, obrigado pela lucidez

    Responda
  4. Florentino Fernandes Junior

    Jose gonçalves e rosa maria siqueira concordo ipsis literis com o comentario de voces.

    Responda
  5. Florentino Fernandes Junior

    É, ta dificil…. Esse ativismo cansa…mas depois da eleiçao com certeza piora. Só uma observaçao: o autor da materia tem “ lugar de fala”?

    Responda
  6. José Gonçalves

    Acredito que a apresentadora quis que a autora do quitute, fosse ela branca, preta, japonesa, idosa, indígena, PcD, LGBTQIA+, anã, fosse ela representante de qualquer grupo identitário - não importa - servisse aos convidados aquilo que com tanto esmero preparou. Tenho ainda a impressão de que se a apresentadora pedisse a outro convidado ali presente, que não a própria autora do quitute, fosse convidada para servir o que ela preparou, o mal-estar se instalaria da mesma forma, com outra abordagem

    Responda
  7. bagdassar minassian

    ... serve como exemplo do racismo estrutural, isto é, esta tão naturalizado que a atitude da entrevistadora 'parece normal', mesmo inconscientemente, foi o 'sem quer querendo' e, normalmente, em muitos lugares, as vendedoras são negras. Soma tudo junto e misturado. É mais um tipo de manifestação a ser superado.

    Responda
  8. Daniel Alvares

    Em Johannesburg presenciei uma cena nauseante: em um restaurante chique, todos os clientes eram brancos e todos os funcionários eram negros. Não consegui comer e fui embora. Essa apresentadora pensa que o mundo deve ser assim

    Responda
  9. eduardo gonçalves de castro

    com costumeira precisão cirúrgica, esse texto me representa e me obriga a subscreve-lo como se eu mesmo, o tivesse escrito.

    Responda
  10. MARCO ANTONIO ZANFRA

    Não quero defender a apresentadora e concordo que estamos contaminados pelo racismo estrutural, mas fico em dúvida: e se a situação fosse diferente, se a autora da receita da cocada fossa branca e a apresentadora pedisse que ela distribuísse sua especialidade entre os presentes?

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Onde quer chegar? Que não existe racismo estrutural ou que existe racismo contra brancos?

  11. Paolo Valerio Caporuscio

    Emissora hipocrita e manipuladora faz a mesma coisa, mostrou a outra face.

    Responda
  12. Marco Aurélio Mello

    Mas se a apresentadora servisse os doces poderia parecer que quis tomar para si o mérito de quem de fato os fez. Os doces não eram dela, apresentadora, mas sim da convidada.

    Responda
    1. Marco Aurélio Mello

      Daniel, o mérito está em ter feito os doces; aliás, esse é o motivo pelo qual ela foi convidada ao programa.

    2. Daniel Alvares

      Servir doces não representa nenhum mérito. É ação servil. Duvido que a apresentadora pediria a um chef internacional para servir algum prato aos presentes.

  13. Marcio Machado

    A ideia de que o negro geralmente é visto ou colocado em situação de subalternidade explica melhor este tipo de situação do que o onipresente e mal utilizado termo "racismo estrutural".

    Responda
    1. Marcio Machado

      Caro Daniel, estou mais para Sócrates (só sei que nada sei) do que para Einstei, o que me impulsiona a questionar se o termo racismo estrutural abarca todas as formas de racismo, preconceito e discriminação racial que acontecem hoje em dia, já que virou o termo da moda e é usado para tudo.

    2. Daniel Alvares

      Essa ideia é o centro do racismo estrutural, Einstein

  14. MARINA ROBERTA DA SILVA DA SILVA

    Concordo plenamente com a matéria. Os negros são vistos geralmente como servos. Confesso que quando entro em um lugar e vejo maioria branca chego ficar assustada, logo penso como será o tratamento.

    Responda
  15. Emílio de Souza Lima

    O arco do universo aponta para a Justiça! Parabéns ao homem que se levantou e assumiu a posição. Parabéns À apresentadora que ante seu ato, mesmo que sorridente e educado mas cheio de simbolismo, pediu nada mais que perdão! Parabéns aos que veem que temos que imitar os paises que invejamos! Juntos somos mais fortes!!!!

    Responda
  16. Rosa Maria Siqueira

    Mas cabe tb uma interpretação adicional, a apresentadora deixou a doceira entregar os doces aos convidados, pois foi ela que os produziu. Se ela pegasse a bandeja de doces e fosse oferecer tb falariam que não estava dando oportunidade a quem realmente produziu os doces. E estava aparecendo c o trabalho da outra sra.

    Responda
    1. JANAINA DE MORAES SANTOS

      Não. Se recebo convidados em casa, e um deles trouxe doces que produziu, não peço que ele sirva os demais. Anfitrião não faz isso com convidados. Mas faz com empregados...

  17. Marilza Ataliba

    Concordo inteiramente com a matéria. E digo mais: geralmente os que dizem que é mimimi são os que têm o racismo estrutural impregnado em si mesmos.

    Responda
  18. Leonilda Pereira Simoes

    Concordo com a crítica. Mas leitores brancos vão escrever que é constrangedor ler algo assim, que é exagero, que a moça quis ajudar a senhora negra etc. Muita gente não quer admitir que no dia a dia todos cometem atos racistas sem perceber, como fez a apresentadora. E não querem pensar para não ter trabalho de evitar fazer comentários sem noção em jornais ou na padaria etc. Pensar cansa, bom é dizer que é mimimi e lacrar. Avaliar a história e o sofrimento diário dos negros ajudaria muito.

    Responda
  19. Miro Costa

    Essa gente está fazendo este país ficar tão insuportável que elas mesmas já não se toleram.

    Responda
  20. Miro Costa

    Essa gente está fazendo este país ficar tão insuportável que elas mesmas já não se toleram.

    Responda
  21. Jô Maria Souza

    Bom exemplo a ser seguido é a novela das 7h, Cara e Coragem. Os protagonistas são negros, lindos e com posição de destaque na sociedade. Parabéns!

    Responda