Comentários para:

Bruno e Dom

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Neli de Faria

    Os Militares querem bedelhar nas Eleições, por que eles deixam as fronteiras como uma Terra sem lei? Cadê o Patriotismo dessa gente? Ou o patriotismo é ser subserviente a um mau militar e um terrivelmente mau presidente? Meu pai, um homem humilde, mas com a genialidade dos sábios, disse no início dos anos setenta após um noticiário na televisão:o Patriotismo dessa gente é dinheiro no borso(bolso!). E só fui perceber agora, no desgoverno do Impatriota , incompetente e do mau Militar!

    Responda
    1. Neli de Faria

      Mário aí acabará de vez o Brasil.

    2. Mario Donizete Pelissaro

      Se já não podemos imaginar ter este governo reeleito para mais 4 anos de caos, retrocesso e desorganização, temos que pensar em acabar com esta agonia logo, já no 1o turno. Seria a melhor resposta e sinalização que o povo brasileiro poderia dar à opinião publica internacional e assim tentar recuperar um pouco do respeito que tivemos um dia.

  2. GELSON ANTONIO ZANCANARO

    O problema sempre existiu, nunca se resolveu e se acentuou agora por causa de interesses de políticos da região amazônica, por causa do aumento da representação dos interessados na ilegalidade no congresso, por causa da rede de lucro montada por garimpeiros ilegais e grileiros que os alimentam e subornam os primeiros e, principalmente, inação de quem deferia agir para controlar tudo isso.

    Responda
  3. Luiz Antonio Sypriano

    A Folha sai do senso comum do jornalismo das mídias oficiosas ao denunciar as técnicas de terrorismo de Estado, quando aponta o agente político responsável, assim como as forças de segurança, isentos do estado de coisas a que a Amazônia está vivendo, por não promoverem políticas públicas, capazes de contê-la.

    Responda
  4. MARCO ANTONIO ZANFRA

    E o que ele entende por dignidade?

    Responda
  5. Luiz Henrique Frosini

    Parabéns à FS pelo editorial. Não podemos nos calar. Esse desgoverno está acabando com o Brasil em todos os sentidos: inflação, pobreza, fome, desmatamento, violência. PGR e Congresso não existem mais. Fazem parte do desgoverno e têm seus interesses: o primeiro sonha com a vaga prometida no STF (já imaginaram o sr. Aras no STF?) e o segundo, sob liderança do sr. Lira, está muito ocupado com o orçamento secreto. Triste realidade para nosso país. Eleições vêm aí: vamos tirar essa gente do poder.

    Responda
  6. Marcos Serra

    Além de não terem qualquer tipo de autorização oficial para a incursão que fizeram, foram desacompanhados de pessoal da região que poderia prover sua segurança e sequer comunicaram, a ninguém, que percurso fariam. Tanto um quanto o outro estavam "carecas" de saber o risco que corriam, as adversidades e perigos da região. Nada justifica suas mortes mas querer imputá-las ao governo é de uma insanidade sem limites, uma irracionalidade que ofende a razão.

    Responda
    1. Andréia Chaieb

      A Funai foi comunicada e autorizou a entrada de Bruno Pereira no Vale do Javari. Apenas qdo saiu encontrou Dom. A Justiça Federal determinou que a Funai retire do ar uma nota em que diz que são inverídicas as afirmações de que Pereira tinha autorização para entrar na Terra Indígena Vale do Javari, na Amazônia. Marcos, não esquece, a Funai tá aparelhada!

    2. Marcos Serra

      Andreia, por favor: autorização de quem ou qual órgão?

    3. Andréia Chaieb

      Que razão? Vc está culpando as vítimas como fez Bolsonaro! Além disso está caindo temos nas fakes da extrema direita: eles tinham autorização e denunciaram, mas nada foi feito, pq as forcas armadas junto c os corruptos Bolsonaros entregaram a Amazônia p o crime, em troca de grana e poder! As palavras do Bolsonaro provam o amor q tem por milicianos, grileiros, garimpeiros, tortura e o ódio por ambientalistas, indígenas e imprensa! Difícil compreender?

    4. Neli de Faria

      Triste é alguém defender esse inútil Governo.

  7. Marcelo Santana

    Folha, voce pariu seu "Mateus" chamado bolsonaro, então embale-o. A grande mídia na fome de tirar Dilma e por sua agenda neoliberal, ajudou a criar esta criatura bestial. Assuma a culpa.

    Responda
  8. Paulo Roberto

    Patrocinado por todos os governos - não apenas um. Quantos já não morreram naquela região sem a devida atenção da mídia? Lamentavelmente esse caso recente apenas expõe do descaso de todos. Não dá para acusar apenas um governante. A omissão foi e continuará a ser geral.

    Responda
    1. Andréia Chaieb

      A visão binária dos Bolsonaristas os impede de compreender os fatos: sempre houve crime, porém hj temos um presidente do lado do crime e contra as vítimas! As palavras do Bolsonaro enaltecem grileiros, garimpeiros, tortura e minam ambientalistas, indígenas e imprensa! Difícil compreender?

  9. Hélio Moritz

    Depois de um período turvo petista, nosso país caiu nas mãos de um sujeito completamente despreparado, na realidade um psicótico, protegido por generais golpistas e seguidores extremistas, completamente cegos com o destino sombrio que estamos presenciando. Os militares, ao invés de protegerem a Amazônia, evitando um segundo Rio de Janeiro, nas mãos de milicianos, traficantes, corruptos, e por aí vai, estão mais interessados em urnas eletrônicas. Lamentável.

    Responda
  10. Tadêu Santos

    Se o presidente da República deste glorioso Brasil, é um confesso adepto ao ato de negar as regras estabelecidas pelo sistema político institucional vigente, os atos e fatos têm sido assim nos últimos quatro anos de governo boZonaZista, amparado por princípios reacionários e terrivelmente alienados, que beiram o ridículo da mente humana doentia. Estaríamos em um caminho sem volta para a já fragilizada democracia brasileira?!

    Responda
  11. Alberto Henrique

    O sonho do Bolsonaro é transformar à Amazônia brasileira no maior pasto do mundo.

    Responda
  12. Jose Walter Da Mota Matos

    O repórter e o indianista eram profissionais competentes e preparados para os cargos que ocupavam. Quem criticou o comportamento deles não tem preparo algum para ocupar um cargo de tamanha envergadura e responsabilidade. Fatos.

    Responda
  13. Otto Cabral Mendes Filho

    E lembrem que o delegado Saraiva apontou, na globonews, vários envolvidos nesse assassinato. Ninguém acredita que esses pescadores agiram por conta própria, né carla zambelli?

    Responda
  14. JOACIR MARIANO LEANDRO

    Vejo comentários do apoiadores do Bolsonaro e me arrepio. O "glorioso" exército brasileiro deveria fiscalizar a fronteira e ajudar a coibir a ação de criminosos, mas querem intervir nas eleições, "fiscalizar" urnas eletrônicas que já são fiscalizada por todos os partidos políticos. O Brasil precisa fechar para balanço.

    Responda
    1. Jurema Nordeste

      Essas forças armadas precisam de uma reorganização URGENTE.

  15. Carlos Cristiano Rego

    Pelos comentários, bastante Bolsominion que ainda lê a Folha, hein... Achei que eles tinham dito que não liam...

    Responda
  16. COLOMBO MELO

    Tudo começou, então, há 3 anos e meio. Antes, a Amazônia era um paraíso pacífico, onde somente silvicolas conviviam com a Natureza e os indigenistas. Bom saber.

    Responda
    1. Luiz Almeida

      Desde a morte de Bruno e Dom, Colombo Melo, alter ego do bolsonaro, está sem dormir, mostrando serviço na repartição. A cada hora consegue escrever um comentário mais estapafúrdio que o outro.

    2. Alberto Henrique

      Antes não tinha apoio do governo federal. Bolsonaro e seus generais estão observados pelas terras indígenas.

    3. Otto Cabral Mendes Filho

      O problema é que o presidente apoia e financia os criminosos. Saraiva revelou os nomes dos outros mandantes, só não incluiu o minto

    4. emerson vidigal

      Antes, tínhamos presidentes ao menos preocupados com a questão da Amazônia. Jair só passou a boiada e entregou para o crime. Para Jair a culpa é sempre dos outros. Dos outros governos, do sistema, da corrupção, dos comunistas, dos indígenas e dos quilombolas. Nesse caso a falta de humanidade é tanta que disse que a culpa foi da vítima.

    5. Andréia Chaieb

      A visão binária dos Bolsonaristas os impede de compreender os fatos: sempre houve crime, porém hj temos um presidente do lado do crime e contra as vítimas! Bolsonaro enaltece grileiros, garimpeiros, tortura e odeia ambientalistas, indígenas e imprensa! Difícil compreender?

  17. JOACIR MARIANO LEANDRO

    Vejo comentários do apoiadores do Bolsonaro e me arrepio. O "glorioso" exército brasileiro deveria fiscalizar a fronteira e ajudar a coibir a ação de criminosos, mas querem intervir nas eleições, "fiscalizar" urnas eletrônicas que já são fiscalizada por todos os partidos políticos. O Brasil precisa fechar para balanço.

    Responda
  18. emerson vidigal

    E uma série de seguidores do Jair comparando com o assassino de Dorothy Stang. Na época tínhamos um presidente ao menos preocupado com a questão da Amazônia. Jair só passou a boiada e entregou para o crime. Para Jair a culpa é sempre dos outros. Dos outros governos, do sistema, da corrupção, dos comunistas, dos indígenas e dos quilombolas. Nesse caso a falta de humanidade é tanta que disse que a culpa foi da vítima.

    Responda
  19. Marcelo Galvao de Oliveira

    Fiquem tranquilos oh iluminados da esquerda. Seu ex presidiário predileto vem aí em outubro e tudo voltará ao normal. Sei que vocês detém o monopólio da virtude e ética e vão implementa-ló. O gado simplório, ávido por seus conhecimentos, agradece.

    Responda
    1. José Bueno

      Tranquilos só quando o bozodemo cair fora. Uma correção, digite correto: teremos a volta do ex-presidente. Para felicidade geral da nação, incluindo os seus possíveis netos.

    2. antonio rezende

      Não será fácil "voltar ao normal" depois do estrago feito pelo seu "mito" mas a saída dele já será um alívio, com certeza.

    3. Wallace marques

      Com certeza "tudo voltará ao normal" quando esse presidente incompetente e golpista deixar a presidência, nessa vc acertou!

  20. Josiane Pasa

    Sabemos que crimes contra defensores da Amazônia ocorrem há algum tempo, não ocorreram apenas neste governo, no entanto, até esse governo não tínhamos visto um Presidente culpar a própria vítima, não tinha visto um Presidente defender o garimpo ilegal e sob seu governo houve o maior desmonte dos órgãos que fiscalizam o crime na região. Basta ver que apesar da série histórica de queimadas na Amazônia não houve aplicação de multas.

    Responda
    1. CARLOS EDUARDO MARTINS

      Josiane o seu comentário é perfeito e resume perfeitamente o que acontece, parabéns. Por exemplo, se amanhã o governo extingue a Polícia Civil dizendo ser um cabide de empregos aonde o mais magro pesa 15 arrobas , no dia seguinte a criminalidade irá aumentar ou diminuir ?

  21. Salete Conceição Possebon

    Gostaria de saber como fiscalizar uma vastidão daquelas (maior que a Europa) que não gera nada de renda. O gasto tiraria todos os recursos da saúde, educação etc... Parece que as pessoas acham que dá dinheiro em árvore. A saída é tornar a Amazônia economicamente viável, inclusive com preservação florestal, a partir de projetos inclusivos e diversificados, coisa que muitos não querem entender. Criticar é fácil. tem que fazer política de estado de longo prazo e não política de governo.

    Responda
    1. Salete Conceição Possebon

      Otto Você já viu um amazonense ir lá pegar uma nota de dinheiro numa árvore e ir para o supermercado. Dá muita vantagem para os outros que estão bem longe, por isso que eles tem que pagar pela preservação se for o caso e não só ficar apontando o dedo. Se o benefício é para o mundo todo então todos devem pagar para os amazonenses cuidar, aí está um dos diversos modelos de sustentabilidade. Vá lá ver se a pessoa que não tem dinheiro para comprar o almoço se ela está preocupada com preservação.

    2. Salete Conceição Possebon

      Quem sempre mandou e sempre mandará no planeta terra, enquanto existir, é o dinheiro. Por isso tem que fazer com que a preservação vala dinheiro. Do contrário é papo furado. Tem que haver a preservação, mas não com a visão de um sacrifício e sim com a visão de um benefício econômico independente do governo ser de esquerda ou direita. Repito tem que ser política de estado. Não pode mudar a cada 4 anos.

    3. Andréia Chaieb

      A floresta de pé tem muito valor, especialmente para o sistema de chuvas do país. A mineração transforma a terra viva em morta, polui c metais pesados a água, a criação de gado idem, além de poluir, será q é tão difícil sair do foco grana e pensar em qualidade de vida?

    4. Otto Cabral Mendes Filho

      Na Amazônia dinheiro dá em árvores sim, a floresta em pé dá mais lucro que o agronegócio e mineração juntos, e mais: as riquezas geradas seriam melhor distribuídas e não ficariam apenas com alguns gatos pingados, como acontece vom o agronegócio e mineração que poucos ganham muito e o povo e o país não ficam com nada, só com os prejuízos humanos e ambientais

    5. Salete Conceição Possebon

      Walace desde sempre estão roubando as riquezas minerais e biodiversidade. Não seja ingênuo. Nunca houve fiscalização.

    6. antonio rezende

      Se utilizar uma pequena parte dos 32 bilhões entregues via orçamento secreto já dá pra começar.

    7. Salete Conceição Possebon

      Para isso tem que fazer um projeto amplo com a visão do todo e discutido com a sociedade respeitando evidentemente o código florestal.

    8. Wallace marques

      Só não desmontar os órgãos que já existem pra fiscalizar e ajudar os povos da região (que foi o que seu presidente fez e vem fazendo)já é um grande passo!

  22. João Ramos de Souza

    O Estado brasileiro está se desmilinguindo! Estamos pendendo a soberania sobre a Amazônia, que está entregue a madeireiros, garimpeiros, narcotraficantes e predadores de toda ordem. Por muito menos, a Colômbia viveu uma guerra civil durante décadas, com as FARC. Enquanto isso, os oficiais-generais estão ocupados em dar respaldo a Bolsonaro, decaindo do seu dever com a Pátria. O que eles aprenderam nas academias militares?

    Responda
    1. Deborah Barbosa

      Parte dos problemas que hoje o país enfrenta e enfrentou no passado tem como origem a (de)formação nas escolas militares, onde entram jovens estudantes ainda sem vivência e sofrem lavagem cerebral que é passada de geração a geração. Basta de forças armadas pagas pelo povo para ameaçar a ele mesmo, que consideram parte do povo como inimigo e vivem encapsulados numa bolha, sem convivência com o mundo civil, que foram doutrinados a enxergar como "inferiores".

  23. Francy Litaiff Abrahim

    Entendi. Antes do Bolsonaro as fronteiras da Amazônia eram uma terra de lei e ordem, um verdadeiro paraíso verde sem traficantes, narcoterroristas e corrupção.

    Responda
    1. Wallace marques

      Não, não era,pois depois de bolsonaro ele piorou tudo porque ele fez o desmonte de toda a estrutura dos órgãos de controle pra beneficiar os bandidos da região, essa é a critica!

    2. Andréia Chaieb

      A visão binária dos Bolsonaristas os impede de compreender os fatos: sempre houve crime, porém hj temos um presidente do lado do crime e contra as vítimas! As palavras do Bolsonaro enaltecem grileiros, garimpeiros, tortura e minam ambientalistas, indígenas e imprensa! Difícil compreender?

    3. Fernando José Nicoli

      Ou vc é um robô ou mais um ..., (o leitor poderá imaginar o adjetivo)a serviço do genocida.

    4. PEDRO LUIZ BATISTA

      Não! Você não entendeu nada!

  24. Francy Litaiff Abrahim

    Um artigo desprovido de qualquer compromisso com o rigor factual e histórico. Parabéns, será um sucesso nos murais da UNE.

    Responda
    1. Fernando José Nicoli

      É por pessoas como você que chegamos a este ponto. Pobre diabo.

  25. Antonio Costa

    Perdão Dom, Perdão Bruno, fomos incapazes de defender quem nos defendia, e defendia nosso País de graça, por amor , por idealismo, sem vaidades , sem holofotes, sem interesses pessoais. Trabalhavam de forma invisível para a maioria de nós, que só ficamos sabendo do trabalho deles pelo assassinato. 57 milhões de brasileiros assassinaram vocês, assim como continuam assassinando o nosso País,

    Responda
    1. Adriana Mara de Moura e Souza

      Que subserviência patética.

  26. Gabriel França

    Excelente editorial! É justamente por que a violência na região é anterior ao governo Bolsonaro que ele e o exército deveriam ter reforçado sua atuação legal e não diminuído a fiscalização e a presença do Estado, conforme o fez. Mas este governo está alinhado com o garimpo ilegal, a pesca ilegal e com o tráfico de armas ilegais, nunca com a lei...

    Responda
  27. Francy Litaiff Abrahim

    Entendi. Antes do Bolsonaro as fronteiras da Amazônia eram uma terra de lei e ordem, um verdadeiro paraíso verde sem traficantes, terroristas nem corrupção.Mais um artigo digno de um mural estudantil brasileiro.

    Responda
  28. Joao Amorim

    cadê as forças armadas ? o que estão fazendo para manter a ordem e a soberania nacional na região?

    Responda
    1. Wallace marques

      Preocupados com a urna eletrônica!

  29. Francy Litaiff Abrahim

    Se discordar do repórter a censura não publica seu comentário.

    Responda
    1. Fernando José Nicoli

      Basta você fazer seus comentários na Jovem Pan ou no cercadinho do Planalto, lá terás voz.

  30. Francy Litaiff Abrahim

    Entendi. Antes do Bolsonaro as fronteiras da Amazônia eram uma terra de lei e ordem, um verdadeiro paraíso verde sem traficantes, narcoterroristas e corrupção.Mais um artigo digno de um mural estudantil com as mesmas opiniões enviesadas de sempre.

    Responda
  31. Andréia Chaieb

    Até quando iremos suportar a crueldade do desgoverno Bolsonaro? Por quê não há manifestações organizadas para reagirmos à barbárie que tomou conta do Brasil? Setores da mídia, tão coniventes c o neoliberalismo, deveriam organizá-las! Não, a Amazônia não é nossa Bolsonaro, é dos seus comparsas no crime de destruir o Brasil! Precisamos reagir. #ForaPartidoMilitar

    Responda
  32. Ivan Bastos

    Onde estão o Mourão ou o Heleno? Desaparecem estas horas de responsabilidade. Interessante que a solução dada pelas PF ou FFAA sempre envolve mais dinheiro. Só pensam em dinheiro.

    Responda
  33. OTILIO RODRIGUES DA SILVA NETO

    Quem era o presidente da República na época que assassinaram a Dorothy? Brasil terra sem memória , evidentemente quando é conveniente. Editorial medíocre,que usa intencionoamente a tragédia para praticar ativismo político. E daqui a pouco ,os seguidores do líder que era presidente na época da Doraty,virão escrever aqui que sou seguidor do Genocida, aguardem.

    Responda
    1. Andréia Chaieb

      Otilio, sempre houve crime na Amazônia, criminosos existem desde q o mundo é mundo, porém perceba q aqui o assunto é outro: há clara política anti indígenas e conivência do desgoverno, q desmontou órgãos de fiscalização e é, por poder e grana, aliado de garimpeiros, grileiros e outros criminosos, como as palavras de Bolsonaro comprovam!

    2. emerson vidigal

      Na época tínhamos um presidente ao menos preocupado com a questão da Amazônia. Jair só passou a boiada e entregou para o crime. Para Jair a culpa é sempre dos outros. Dos outros governos, do sistema, da corrupção, dos comunistas, dos indígenas e dos quilombolas. Nesse caso a falta de humanidade é tanta que disse que a culpa foi da vítima.

    3. marcio yy

      Nao me lembro do lula culpar a Dorothy como fez o bozó

    4. Joao Amorim

      só o fato de você defender esse cri mi no so já mostra que vc é igual a seu presidente

  34. Ricardo Simões

    A polícia paulista deveria ser empregada por lá.

    Responda
  35. Rodrigo Negrão

    Teve uma coisa que o sujeitinho que esrá na presidencia trouxe muito para o Brasil, vergonha...

    Responda
  36. Ricardo Baumhardt

    Chico Mendes que o diga, senhor autor.

    Responda
    1. Andréia Chaieb

      Infelizmente os tempos são outros e temos um presidente q culpa as vítimas e dá suporte aos bandidos!

  37. Ricardo Baumhardt

    Dorothy que o diga, senhor autor...

    Responda
  38. José Augusto Bernabé

    Sim, é uma "Tragédia", estamos colhendo literalmente os Frutos dos 18 anos de Governos petistas, coitado do JB, um Capitão não tem Mochila suficiente para suportar o peso de uma Corrupção implantada em 18 anos, nem vários Generais ou Marechais, "A Corrupção é a Paz do Brasil."

    Responda
    1. Fernando José Nicoli

      Sua hydyotycy faz jus ao nome : Bernabé

    2. Andréia Chaieb

      Meu Deus, Bolsonaro fala a favor dos grileiros, da mineração e pesca ilegal (é bancado politicamentepor eles), fala contra indígenas, ambientalistas e jornalistas e vc não consegue enxergar a influência direta do presidente neste caso?

    3. marcio yy

      Exercito ta mais preocupado com TSE do q nossas fronteiras e florestas

    4. Felipe Ramon Silva Chagas

      Beba líquidos de orifícios escatogicos, uma vez que não lhe posso dizer o que quero para não ser vítima de censura. Você escolhe ser oligofrenico, isso é de cair o orifício retal das nádegas.

    5. Geraldo Magela

      Vc fumou o que cara?

    6. Rafael Lopes

      Meu deus, quanta alucinação

  39. Marcos Serra

    Como sempre, o pasquim adotando três pesos e vinte medidas quando se trata de atacar o governo. Em situações muito análogas, quase idênticas, aconteceu o crime de agora e o assassinato, em 2005 no governo do Lula drão e em pleno mensalão, da Dorothy Stang. Qual a motivação dos dois crimes? "Intrusos" contrariando interesses de grupos ou pessoas da região. Esse panfleto, ao invés de fazer o mesmo tipo de cobrança na morte da missionária agora praticada, isentou o PR corrupto de responsabilidade.

    Responda
  40. Joao Victor Celestino O W Pontes

    Não há dúvidas que a democracia brasileira precisa exigir de seus representantes e autoridades que a Amazônia protegida e as fronteiras, efetivamente, fiscalizadas, ocupadas e controladas pelas autoridades e seus órgãos (PF, Forças Armadas, Força Nacional, etc., etc. e etc.). Em vez de militar de pijama e de farda ficar querendo ser o "novo TSE verde-oliva" e dar pitaco nas Eleições, deveriam cumprir sua missão constitucional de defender as fronteiras amazônicas.

    Responda
  41. Antonio Costa

    Na verdade somos um povo completamente inerte , sem brio , assistindo a tudo sem um mínimo de orgulho . Instituições da Sociedade Civil igualmente acovardadas em silêncio apenas emitindo notas de repúdio. Enfim, uma sociedade totalmente apodrecida considerando certo , o errado, normalizando e se acostumando as barbáries diárias. Enfim, não custa repetir a frase . O que incomoda não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons.

    Responda
    1. Andréia Chaieb

      Os métodos da extrema direita visam, pela enxurrada de mentiras absurdas e pela barbárie diária, paralisar. Estamos assistindo diariamente a destruição de vidas, do meio ambiente e da verdade e não estamos conseguindo agir contra tudo isso! Três anos de tortura e não conseguimos nos unir em manifestações, ficamos esperando, passivos, pelas eleições, enquanto a pulsão de morte cria raízes. Notas de repúdio e manifestações nas redes são ineficazes. Vamos tomar as ruas num grande protesto!

  42. Paulo Winkaler Filho

    Pelo editorial da folha, da a entender que, antes do Presidente Bolsonaro, não havia nenhuma violência nas florestas.

    Responda
    1. Ana Bernardete dos Santos Garcia

      Nenhum deles ficava tão acintosamente do lado do crime.

    2. Eduardo Rocha

      Sim, já existia. Mas não com o aval e apoio do próprio presidente, o facínora. Precisa desenhar, gado?

  43. Enir Antonio Carradore

    O método de destruição ambiental no Brasil assemelha-se à tortura. O torturador arranca uma unha, um dedo, dá choque, fura o olho, até matar. A imagem da destruição do bioma amazônico, ilustrada pelo garimpo ilegal, nos mostra que a floresta é derrubada e queimada aos poucos, os rios poluídos em trechos. No atual momento da condição climática global cedo ou tarde todos seremos vítimas do desequilíbrio ambiental.

    Responda
  44. Tomeh Sapienza

    Falta de humanidade. Promovendo discriminações, relativizando mortes na pandemia e agora essa barbaridade cuja culpa tentou atribuir às vítimas. Isso tem que parar. Não há mais nenhum limite aceitável a ser rompido por esse governo.

    Responda
  45. Sérgio Pombo

    E, na outra face da terra plana o Capetão se empenhar em descredenciar urnas eletrônicas, eleições e TSE. Tamos bem...

    Responda
  46. César A C Sanchez

    Editorial correto. Nunca um Presidente brasileiro foi tão indigno do cargo e Bolsonaro, por suas ações e omissões, estimula crimes ambientais e, consequentemente, crimes que ceifam vidas humanas. Por outro lado, seria precipitado assinalar a culpa de Bolsonaro, ato culposo. Aqueles que com tanta eloquência rechaçam a culpa do coordenador do Mensalão e do Petrolão provavelmente hão de concordar: não há "provas".

    Responda
  47. Renato Vieira

    Isso é o resultado do desastre da política ambiental. A FSP sabia que o governo do cidadão iria ser um fracasso mas avalizou. Esse Editorial veio tarde mas veio. No entanto a FSP ainda aposta e mais uma vez avalizando um segundo mandato para o cidadão.

    Responda
  48. Dunha Cumeuzunha

    Messias du diabu ainda culpou os mortos por ter morrido! Pode? Ainda tem gente que segue esse falso messias que anda atrás dos falsos profetas!

    Responda
  49. José Eduardo Campos

    Dizer nada, não é nem mais preciso. Desenhar, como se diz, também não. Conivência e ausência deste atual governo saltam aos olhos. Que o povo brasileiro não deixe que a falta de empatia, escancarada do fulano, tome sua alma, pois a família das vítimas, os brasileiros e o mundo todo choram por eles.

    Responda
  50. Thiago Santos Costa

    Está na hora da sociedade cobrar do exército brasileiro. Cabe a eles defender nossas fronteiras e cuidar da nossa riqueza. O exército se perdeu nos luxos providos pelo planalto e acha que sua função é dar palpite nas eleições, não é,nunca foi. O exército de hoje possui um alto comando mimado regado de muito dinheiro público que não faz absolutamente nada, a gestão desastrosa do pazuelo deixou isso claro, agora essa tragédia deixa escancarada que a amazônia é terra sem lei.

    Responda