Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antonio Ferreira de Castilho

    Este Tracisio se largara pé na Paulista, não chega no MASP! Quando vão caçar a candidatura deste enganador?

    Responda
  2. Edson SO

    Leio comentários pedindo: _ Fale de comida! E a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte, a gente quer saída para qualquer parte. Pois do jeito que está, não dá!

    Responda
  3. Galdino Formiga

    Coluna sobre comida falando sobre política. Não entende do assunto.

    Responda
  4. Marcelo Silva

    Texto primoroso! Mas não dá prá Bolsonarista entender: é muito elaborado prá caixola deles!

    Responda
  5. Rodrigo S Toni

    Tarcísio e Moro são péssimos, e não falo Sampa. Isso posto, não entendo a implicância recorrente com o sanduíche de mortadela. Cheira a um certo esnobismo, de quem se acha mais paulistano do que os outros e quer ditar as regras que diferenciariam um 'insider' de um 'outsider'. São Paulo é maior do que esse provincianismo. É uma cidade que acolhe a todos; mesmo aos forasteiros que querem, carinhosamente, chamá-la de Sampa.

    Responda
    1. Jean Arakawa

      Não espere nada desta coluna a não ser uma sequencia de preconceitos sobre diversos assuntos, polarização política rasa e gastronomia nenhuma.

    2. Marcos Riera

      Discordo, amigo. Qualquer cidade distingue gente que conhece o lugar e o turista que não faz ideia do que está fazendo. Se for paulistano, experimente ir para BH e começar a falar "sô" sem qualquer critério como gente que não tem familiaridade nenhuma com Minas costuma fazer quando quer imitar pessoas de lá. Soa falso. Se o cara quer ser candidato pelo local então,pior ainda.

  6. Eduardo Barros Mariutti

    Excelente!!!!

    Responda
  7. Hugo Oliveira

    Texto genial !!! coitado dos paulistas...

    Responda
  8. Cleomar Ribeiro

    ... Uma das velhas diz: ... eu nem as meninas ( as outras velhas, as maduras,..., todas ) vamos mais mexer com cozinha, já chega por hoje! ... então eles começam a cortar as carnes, e é claro as crianças maiores, pegam os pratos cheios de carnes e começam a distribuir para os mais velhos. As crianças mais novas, seemprre juntas das tias e mães e irmãs... mi gente!!!...

    Responda
  9. Cleomar Ribeiro

    ... a cerimônia coletiva no Planalto Central ( sem esclavos e donos de escravos bailando e cantando as canções de donos de escravos ) com churrasco, com comida e bebida abundante, com crianças, jovens adultos, adultos, maduros e velhas e velhos (inclusive os humanos mortos queridos ): ... quase antes de servir o churrasco, as velhas e velhos escalam/convocam alguns de adultos para servir o churrasco. Uma das velhas diz: ... eu nem as meninas ( as outras velhas, as maduras,..., ... continua...

    Responda
  10. Cleomar Ribeiro

    ... 3)... e abandonar o time em que joga para esperar ou prróximo ou repróximo ou o tripróximo time entrar na quadra para jogar bola, ele e o outro time tem mais que dois ou três gauchos de fronteira associado à Internacional insurrecionista-evangélica-militarciana....e por aí vai...

    Responda
  11. Cleomar Ribeiro

    ... 2) em ceremonias coletivas com churrasco, com tudo em abundância, e no início de servir as carnes asssadas, o primeiro humano que pegar nas facas e ir na direção da carne e cortar e colocar uma bela porção de carne no prato e começar a comer sozinho, é gaucho de fronteira associado â internacional I-E-M; 3) em feriados, sábados e domingos dedicados ao futebol, na quadra de esportes da escola municipal do bairro, um dos humanos abandonar o time em que joga para esperar para jogar com time rep

    Responda
  12. NACIB HETTI

    É isso aí. Somente 25% dos eleitores brasileiros sabem em quem votaram para deputado nas últimas eleições. O resto foi pelo cabresto.

    Responda
  13. SILVIO LUIS DANTAS COELHO

    Ex-juiz de sorrisinho fingido, repuxa o canto da boca mas os olhos o traem. Não consegue se eleger pelo Paraná piá ?

    Responda
  14. carlos cardillo

    Mais uma vez, sensacional Marcos! Muito bem colocado. São Paulo já elegeu muita gente de fora, mas que tinham relações com o estado. O que tem de caronista hoje em dia é brincadeira!

    Responda
  15. Romulo Bezerra de Almeida

    Os sujeitos pensam que não podem se eleger nos estados em que residem de fato e que são conhecidos e vão para outros (não parece bom sinal). Não é só em São Paulo que isso acontece mas lá fica mais evidente. A escolha é sempre do eleitor, não tem muito o que fazer - se não estou enganado Sarney já foi senador pelo Amapá mas sabidamente é do Maranhão e mora no Maranhão.

    Responda
  16. Marcelo Rosa

    Caríssimo Marcos Nogueira, continue a nos presentear com textos ,que contem inteligência, perspicácia e bom humor, vc é o melhor.

    Responda
  17. Daniel Alvares

    Texto perfeito. Os turistas são muito bem-vindos para visitar São Paulo (nunca Sampa!). Mas que sejam eleitos por seus estados. O que Dudu bananinha fez por São Paulo?

    Responda
  18. Beckenbauer Simas

    Como não ler esta coluna? É muito desafiador e instigante relacionar alimentação/comida com outros temas do nosso cotidiano. Parabéns!

    Responda
  19. Valdeci Gomes

    Cozinha bruta com um texto refinado, digno das melhores iguarias. Parabéns.

    Responda
  20. Severo Ulisses

    Cozinha Bruta sempre com textos interessantes.

    Responda
  21. Edgar Alves

    Abro o texto para ler algo sobre cozinha e me deparo com esse texto primoroso e consciente sobre nosso país, utilizando o pão com mortadela do mercadão para cumprir a parte de culinária da coluna!! Bravo!

    Responda
  22. isabel B Seara Machado

    A antropologia da culinária cultural mostrando toda sua sutileza na análise política. Perfeito!

    Responda
  23. sandoval abreu sader

    Continuo achando que o colunista deve falar mais de comida.

    Responda
    1. Zizi Paul

      Tem o "Tudogostoso".

    2. Daniel Alvares

      Pode continuar achando o que quiser. Ninguém se importa

    3. filipe moura lima

      Marcão tem liberdade e talento pra falar sobre tudo

    4. Guilherme Magalhães de Carvalho

      CPF na nota, Mínion?

    5. Edgar Alves

      Oras mas ele citou o sanduíche de pão com mortadela do mercadão!! Falou de comida e daqueles q "comem" o dinheiro público...

  24. Marcos Riera

    Texto espetacular, xará! Comer aquele sanduíche horroroso e falar "Sampa" são provas inequívocas de que o sujeito não tem a menor ideia do que seja nossa cidade.

    Responda
  25. Pedro Schu

    Gênio!!

    Responda
  26. Dagmar Maria Leopoldi Zibas

    Parabéns pelo texto! Desmascarando os oportunistas!

    Responda
  27. Ricardo Lobo

    Isso Marcos! Desmascarar esses oportunistas de plantão. Ótimo texto!

    Responda
  28. Roberta Martins

    O melhor é que o sanduíche veio com uma bandeirinha escrito “mané”. O marreco de Curitiba deveria ter prestado atenção no recado indireto, risos.

    Responda
  29. Djan Zanchi da Silva

    O bozona zismo tem que começar a morrer por São Paulo, com a não reeleição do escro tinho 03.

    Responda
  30. Eladio Gomes

    Minha esperança renasceu. Pensei que a paulistada (no melhor dos sentidos) não percebesse isso. Foi o que aconteceu a Dilma em Minas em 2018: forasteira nascida em BH, era tão mineira quanto seu pai búlgaro. Os eleitores mineiros não caíram no conto do vigário.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Dilma não foi eleita por outros motivos: antipetismo e misoginia

  31. Amarildo Caetano

    Tarcísio  Bozista ,eles têm que ser varridos nas urnas .

    Responda
  32. Elias Alves

    Melhor artigo sobre esses aventureiros. Parabéns

    Responda
  33. Carlos Ernesto de Oliveira

    Bingo!!!!!! Bom demais!!!!

    Responda
  34. carlos campos

    Marcos , show ,como sempre , sua coluna. Achegados do mito tentam se fazer passar por moradores de S.Paulo ,pra tentar uma boquinha política por aqui. O moro e a conja foram pegos com as calças na mão e vão grasnar no Paraná. O " cecretario da curtura" não vai emplacar aqui e deve tentar algo no Rio, graça dio!! Orra meu , está mortadela tá causando pacas na Paulicéia desvairada, mano!!!

    Responda
  35. JOSE ROBERTO BISSOLI

    Excelente, Marcão, como sempre!

    Responda
  36. filipe moura lima

    Nota 'dez' nesse texto, inspirado Marcão.

    Responda