Samuel Pessoa > A esquerda e o teto de gastos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Teto de gastos só vale p investimentos sociais. Para gastar mais de 50% do orçamento com juros e serviços de divida impagável NÃO.
Vamos inverter a questão.. onde tem teto de gastos rÃgido se a arrecadação pode variar? Que paÃs colocou na constituição que paralisa os serviços públicos pra pagar juros? É a isso que leva o teto de gastos rÃgido.
Teto de gastos e PPI foram excrescências do golpe. Cadê Temer ?
Não há o que acrescentar nessa ótima coluna. O caminho para aumentar investimento público, sem inflação e juros estratosféricos, é aumentar a carga tributária de quem pode pagar. O resto é terraplanismo fiscal.
Pior é que você está certo…
Pessoa, estado rico e povo pobre é o resultado do ortodoxia. O governo existe para servir o povo, não é um fim em si mesmo. A diluição da desigualdade de renda com desenvolvimento é inegociável. Veja a catástrofe que ocorre com o paÃs. Antes da pandemia já vinha naufragando.
O problema do Brasil, no meu entendimento, não é econômico, é polÃtico. Um paÃs rico como este e o seu povo sem emprego, sem educação, sem saúde, sem saneamento, sem transporte, sem moradia, sem renda e uma desigualdade exuberante precisa ficar preocupada com teto de gastos?! Isto tudo é um barril de pólvora, só não está pior porque é um povo pacÃfico. É um elefante que foi criado amarrado e não sabe a força que tem.
Como é estar errado em todas as previsões e expectativas econômicas? Como é ter prat// todas suas sugestões reformistas atendidas , porém fracassadas? Como é defender a jabuticaba dogmática econômica do teto de gastos? Como é estar sempre errado e escrever colunas a ensinar, como se estivesse sempre certo? e arrogantemente? Que vida miserável. É um insignificante em economia. E sabe que é.
Em uma unica frase o colunista esclarece porque a alta classe econômica e a mediana mantem seus votos no pior governo desde sempre sem falar da ligação com o High class do cri-me organizado. O colunista escreve: “ todos sabemos que o que dificulta à reeleição do mmal é a inflação.” Para essas pessoas se nao fosse a inflação à economia estaria ótimo e os restos, a fome desmatamento violência a direitos humanos e a vontade do capitão em ser o autocrata não importa. Gente boa! Gente de bem.
Fala de 2014 e estrategicamente omite 15 e 16 com inflação acima de 10 por cento e queda do P I B de 3,5 por cento.
Gaste na sua casa mais do que ganhas e verás onde vais parar. Governo que propor aumento de impostos cai na hora. O povo acordou e não aceita mais essa diferença entre trabalhar pro estado e na iniciativa privada. Todos sabem em quanto estava a inflação nos finais desse tipo de governo do P - T. Inflação acima de 10% e queda de PIB de 3,5% ao ano, isso sem pande e guer. Quem esqueceu disso é melhor relembrar
Gaste na sua casa mais do que ganhas e verás onde vais parar. Governo que propor aumento de impostos cai na hora. O povo acordou e não aceita mais essa diferença entre trabalhar pro estado e na iniciativa privada. Todos sabem em quanto estava a inflação nos finais desse tipo de governo do PT. Inflação acima de 10% e queda de PIB de 3,5% ao ano, isso sem pand e guer. Quem esqueceu disso é melhor relembrar antes de escrever bobagens.
O colunista parte do pressuposto q o Bozo/Guedes respeita o teto de gastos ou alguma outra regra pra dizer q um futuro governo de esquerda tem que faze-lo tbm. Bozó/Guedes não respeitam regra alguma de civilidade quanto mais regra fiscal.
O teto de gastos é uma solução pobre. O centrão e o governo de direita mostram que podem com maioria de 2/3 furar o tal teto por motivos pouco nobres (PEC dos Precatórios) ou não? A questão não é de direita ou esquerda. O teto ignora necessidades dinâmicas da polÃtica e economia, ameaçando a capacidade de resposta do Estado. Com vontade polÃtica, o teto já está todo furado. Pois que caia. Existem soluções fiscais melhores, mas feitas com compromisso polÃtico, não com ruptura e reacionarismo!
Então sem teto de gastos tÃnhamos pleno emprego. E com teto de gastos temos inflação de dois dÃgitos. Lembrando que a Dilma já começava com esse fiscalismo defendido pelo autor. Trata-se de um ideólogo que vende mentiras.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Samuel Pessoa > A esquerda e o teto de gastos Voltar
Comente este texto