Elio Gaspari > Livro retrata regime escravocrata que sustentou Império e amarrou Brasil ao atraso Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Adailton Alves Barbosa

    - Essa obra de Laurentino é importantíssima, todos os brasileiros deveriam ler ao menos um dos 3 brilhantes livros.

    Responda
  2. LCA O

    Os movimentos da atual elite podre do país, agro-ogro e dos parlamentares que legitimam os interesses dessa gente, é resgatar uma mão de obra escravocrata contemporânea "lustrada de legalidade". O enriquecimento de poucos a custa da exploração e desumanização da mão de obra é atual .

    Responda
  3. LCA O

    Os 3 volumes de "Escravidão" deveriam ser obrigatórios nas escolas. Valeria a pena pensar em uma disciplina "História da Escravidão no Brasil" pelo fato dos desdobramentos da escravidão permanecerem no cotidiano brasileiro. O Brasil tem mais tempo de escravidão do que de independência. Racismo estrutural e a precarização dos direitos trabalhistas são alguns dos exemplos desse câncer.

    Responda
  4. Jose Lott de Carvalho

    Começou errado já na nossa colonização. A ideia da turma era chegar aqui e roubar tudo o que podia. Não era intenção de instalar um governo que promovesse o crescimento dos povos nativos. Só exploração. E assim foi em toda América latina, incluindo a colonização feita pela Espanha que destruiu várias culturas em nosso continente.

    Responda
  5. Jose Roberto X de Oliveira

    Desde lá ainda no Congresso os tataranetos desse pessoal ainda nos diz o que devemos fazer. Juntem a esses os grileiros beneficiados em leis de terras. O Brasil poderá ser melhor se em vez de fazendeiro rico tivermos no Congresso cidadãos com visão de desenvolvimento de outras áreas que não a agricultura somente...

    Responda
  6. MARCO ANTONIO PAPINI

    Darcy Ribeiro, negava o racismo estrutural de nossa sociedade, tentou explicar o inexplicável. Muito embora, ainda que exista um racismo estrutural no Brasil, somos muito menos radicais que alguns setores da sociedade americana. O Brasil possui uma realidade os EUA outra, não aguento estas comparações para menosprezar nosso país.

    Responda
  7. FABIO ARAUJO

    Honestamente, não sei qual é a surpresa e a razão de tanto espanto. Tivemos 400 anos da mais ferrenha e cruel escravidão e estamos "livres" dela há apenas 134 anos. Ou seja. muito mais tempo dentro do que fora. Minha bisavó materna nasceu escrava e eu ainda sou jovem. Levará décadas, talvez séculos, gerações inteiras para um dia nos enxergarmos como Civilização Brasileira.

    Responda
  8. José Cardoso

    Pode-se especular que sem a escravidão o império não duraria muito. E que sem a unidade imperial haveria a formação de uma república independente na região Sul com a escravidão abolida (como no Uruguai e Argentina). Sem um governo unificado, mesmo outras regiões do país talvez tivessem mais dificuldade em desafiar a hegemonia abolicionista inglesa.

    Responda
  9. Marcos Benassi

    Eita, sêo Elio, o Laurentino nos ensina muita coisa, mas seus excertos também o fazem; não é que este último, do Paula Souza, nos ilumina os porquês da escolha do nome da rede paulista de ensino profissionalizante? Óia que beleza! O Tucanistão de Herda, quem diria, há tempos mostra sua face; nóis é que num se apercebia....

    Responda
  10. Carlos Pinheiro

    Joaquim Nabuco: ‘A escravidão permanecerá por muito tempo como a característica nacional do Brasil’

    Responda
  11. João Batista Tibiriçá

    E assim... estamos diante de um novo tipo de escravidão! É o famoso "chicote do cabo comprido, você apanha e não sabe quem está batendo". Os escravrocratas, os donos do mundo! A extrema desigualdade! Uns poucos donos da riqueza e o resto passando fome!

    Responda
  12. Alberto A Neto

    A síntese de Laurentino está em Patativa do Assaré, poeta camponês, no "Brasil de cima, Brasil de baixo". É mera coincidência que Patativa tenha assim se reportado aos "Dois Brasis", muito antes do colunista.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Eita, Alberto e seu rico baú, donde pesca umas pérolas de quando em quando...

  13. CARLOS TARDIVO

    Eu também

    Responda
  14. neli faria

    Li os dois primeiros volumes! Vou comprar este.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.