Ruy Castro > A devolução das ilusões Voltar
Comente este texto
Leia Mais
"De ilusão também se vive". É a sina do brasileiro.
Lula não voltaria para essa loja de Ex idealizada pelo autor, mas para a cadeia, de onde não devia ter saÃdo.
Ruy, diz aÃ, qual será a "cloroquina" que o dr. Bolsonaro vai receitar para a "varÃola dos macacos"?
E os bilhões carregados pelos petistas ao comando de Lula, vc já esqueceu?
Ruy, que tal divulgar o discurso feito na ABL? Li que acadêmicos o consideraram antológico.
Certa época ganhei um disco de Dolores Duran. Naquele final de semana brigamos e nos separamos. Lamentei tanto ter esquecido o disco lá na casa do ex.
Espero que nessa loja caiba também o autor dessa matéria, pois pra ele o que importa é a volta da roubalheira.
Tem até prateleira reservada para comentarista ressentido e desbocado.
TÃpico comentário de quem raciocina apenas preto-e-branco: se não é mocinho, é bandido. Quanto limitação cognitiva! Para completar o comentário, faltou o "vai para Venezuela!".
- Deve ter doido muito à leitura do texto, não é mesmo ?
Que idéia espetacular essa loja para devolver objetos de pessoas que não fazem mais parte de nossas vidas. Infelizmente os poucos bolsonaristas que conheço não se arrependeram, se defendem com as seguintes desculpas: " a pandemia criou dificuldades para ele trabalhar:, "ele quer mudar as coisas, mas não deixam" etc.
PrecisarÃamos aumentar em muito o espaço desta loja. O inÃcio será com a az que rosa e nó jenta ré eleição, comprada pelo "ex-estadista" hoje na la ta de li xo da estória, FHC. Depois guardaremos, men salão, petro lão, áz salto aos fundos de pensão, usinas geradoras de energ. e pro pi nas na Nica rágua e à frica, SucadaPasadena, o fé tido Foram-se de SP, pago com nossos impostos, etc etc etc e por fim num sofá velho na porta do galpão um escriba parcial e em fim de carreira.
E haverá uma prateleira só com português enviesado do gado vacum mugidor ressentido.
São a pior e mais i mun da escória que já psssou pela Terra na história da civilização.
No meu caso, 'A Loja do Ex' seria um antiquário. Deixaria lá todas minhas ilusões e desilusões polÃticas que acumulei com os últimos quatro presidentes do Brasil. Lá ficariam as crenças nas projeções idealizadas, as virtudes que acreditei e as verdades presumidas e equivocadas. (Claudia F.)
Ainda há eleitores como o Matheus que só veem o passado inventado pela mÃdia. Está tão triste com seu capitão que é incapaz de aceitar o presente.
O Brasil poderá, em outubro de 2022, devolver o ex-Presidente, não para a loja Ex do shopping, mas para os cafundós da história.
Não vai ter espaço também para os seis bilhões de reais roubados da Petrobrás, no Império bancário construÃdo pelo PT. Discurso politico medÃocre para agradar o patrão, que prefere aquele corrupto que lhe destinava mais verbas publicitárias.
Discussão tola, Lula e Bolsonaro, por motivos diversos e coincidentes, são farinha do mesmo saco.
O indefectÃvel "E o Lula?" sempre vem com o "E o PT?" - é inacreditável a criatividade.
Battistoni, foi bom você ter falado dos seis bilhões roubados da Petrobras pelo PT. Hoje mesmo o seu heroi Bolsonaro deu um desfalque de 30 bilhões nela. E aÃ, você gostou?
Orçamento secreto, 22 bilhões destinados a comprar tratores e caminhões superfaturados para polÃtico que apoia o mito. Quase 4 vezes o Petrolao. Tá de bom tamanho ou você vai justificar que não é roubo???
Acho que a Folha enlouqueceu! Enviei a seguinte mensagem que foi para a censura, pode? " Obra Prima" Palmas!!!
Desconfio dessa tal de prima!
Orasil, concordo, escrevi uma frase sobre cachorros e foi direto pra censura.
Grande Ruy. Consegue, como poucos, sintetizar magistralmente os (mal)feitos (argh!) desse coiso. JK
Cronica excelente!! E uma ala musical para o espólio sertanojo e literária para as preciosidades do Olavo de Carvalho e tais.
Boa ideia do Ruy: uma loja de Ex-enganados ou traidos pelo bolsopata. Ruy, "coleção do Carlos Zéfiro", precisa esclarecer aos da nova geração. Seria melhor "catecismos do Zéfiro". Excelente crônica.
Li muito meu irmão falecido Paulo tinha uma coleção que ficava escondida no guarda roupa.
Crônica surpreendentemente fraca de quem não se espera tal nÃvel. O tema de origem prometia. Mas o Ruy desviou pelo caminho fácil de confundir o capitão com a Geni. O Bolsonaro merece tudo isso e muito mais. Em direção diversa ou em outro nÃvel, seus leitores também.
Traição e ingratidão são temas marcantes de nossa música, Ruy, como da poesia. Sofrência faz parte da vida, não?
Bão, carÃssimo, quanto à coleção de catecismos do Carlos zéfiro, podem mandar pra mim, que são lindos! Aquelas pinups... Ou não jogue fora não, se tiver estômago pra aguentar uns anos: em dez, cê nem se lembra do estrupÃcio, e eles valerão uma grana. De resto, a idéia é ótema, merece acento agudo. Preocupa-me os célebros deixados pra trás quando do primeiro voto - onde estarão? Terão sido recolhidos, estarão n'algum Achados e Perdidos? Não sei, mas é melhor votar contra: vai que cresce de novo?
Caro eu gostava dos tÃtulos dos catecismo acho que você pode relembrar alguns. Tinha sempre uma viúva uma sobrinha folgoça além do padre e a carola dentre outras.
As ilusões no campo polÃtico não acometem apenas bolsonaristas arrependidos. A prepotência, corrupção e incompetência da esquerda também lhe arrebataram muitos seguidores. Um deles, o jornalista Paulo Francis, certa vez citou um pensador cujo nome não guardei mas exprime à perfeição essa desilusão: "A esquerda tomou para si um dos sonhos mais caros ao ser humano - o da justiça social - e usou-o para implantar tiranias e miséria". Agradeço se alguém informar o autor da frase.
Sei não, acho que deve esperar sentado: a Bozofrenia é burrra e preguiçosa, quero ver algum da subespécie ajudá-lo na empreitada, por incompetência ou lassidão. A conferir, até voltarei mais tarde. Quem sabe a provocação promove ação?
Imaginem a vergonha de um cidadão de bem ao ver na vitrine: um cheque de oitenta e nove mil reais, a autuação de uma multa de dez mil reais do Ibama, o extrato do cartão corporativo, a nota fiscal de leite condensado, uma carta escrita por Temer, uma placa da Marielle quebrada, o indulto-daniel moldurado num quadro e uma foto do Boso e o Putin abraçados.
Cara, tô me achando meio tarado: fico com todos! Adoraria cada um desses itens, e os emolduraria com amor e cuidado. Nada mais significativo, assim como o são uns ossos pré-históricos: olhar pra esse passado tosco é tipo uma arqueologia, com a vantagem de que nem precisa de muita ciência pra apreciá-los. Basta o alÃvio.
A ideia não é original. Vi isso num desses filmes aos quais o Ruy não assiste: A galeria dos corações partidos, ou coisa parecida.
A ideia do texto parece enredo de um conto do Machado de Assis. Mas se todos os humanos quisessem um depósito para suas ilusões perdidas, nós terÃamos que alugar outro planeta. Quanto aos órfãos do Bolsonaro, não dá pra sentir dó, não.
Carece não, Ricardo, abstrações têm alto grau de compactação, tipo arquivos de texto quando zipados. E quem se sente órfão do estrupÃcio, não deixa esses desejos e frustrações pra trás, não: carrega-os consigo pra próxima oportunidade...
Tomara que sejam mesmo milhões, muitos milhões. Tenho cá minhas dúvidas. No provável segundo turno saberemos com mais exatidão que tipo de paÃs nos tornamos...
Fabrizzio, "saberemos melhor" S E houver segundo turno. Caso haja, seu resultado nos dará resposta inequÃvoca acerca daquilo em que nos transformamos ou não.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > A devolução das ilusões Voltar
Comente este texto