Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Vanderlei Nogueira

    O problema no Brasil é maior... todas as vantagens competitivas do país foram anuladas pelos políticos e economistas...Missão cumprida.

    Responda
  2. José Cardoso

    O grosso do lucro é gerado pela exportação de óleo cru, já que os custos são os mesmos enquanto o preço internacional sobe. Mas sendo controlada pelo Estado, isso poderia ser usado para subsidiar o que for possível no preço de venda dos derivados. Não é para a companhia ter prejuízo como na época da Dilma, mas gerar 44 bi de lucro líquido só nesse primeiro trimestre, depois de 100 bi no ano passado, convenhamos...

    Responda
  3. Cláudio Ornellas

    As voltas que o mercado dá para justificar os lucros da Petrobras são de matar. O governo Bolsonaro é uma desgraça para o país, não se trata de dar razão a ele ou ao Lira, por óbvio. Simplesmente deve-se constatar que a paridade internacional tem gerado dividendos exorbitantes que empresa alguma paga a seus acionistas. Diesel mais caro é inflação para todos. A classe média dá seu jeito, os ricos não se amolam, mas os pobres ficam com fome. Não adianta respirar ar menos poluído com barriga vazia.

    Responda
  4. Marcus Guedes

    A autora só se esqueceu de mencionar, depois de navegar por conceitos ortodoxos lógicos e pouco realistas, o Monopólio. Quanto aos ‘ lucros maiores para a População...’ demonstra uma análise rasa e infantil. Esqueceu, outra vez, de mencionar o efeito colateral inflacionário, que corrói o poder de compra do trabalhador. faltou a Economista estudar Max Weber e tentar sair do lugar-comum. Bom senso e canja de galinha não faz mal a ninguém e tem faltado à Petrobras.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Falta ao Marcus explicar o economicismo. Se você entende do assunto, por favor, traduza e/ou explique para nós.

  5. Marcos A T Garcia

    O povo do Brasil decidiu ficar em casa, quietinho, aguentando os desmandos, as provocações e as maldades do governo Bolsonaro! Simples assim. O povo resolveu pagar a conta. Tem o que merece!

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Ninguém merece aceitar tanta estupidez. Temos que reagir e corrigir. Fora insanaro!

    2. Bento Brito Teixeira

      Ninguém merece aceitar tanta estupidez. Temos que reagir e corrigir. Fora insanaro!

  6. eli moura

    ta confundindo alhos com bugalhos, a petrobrás não deve ser subsidiada muito menos ser dirigida para produzir dividendos astronomicos. Se importa é porque precisa importar e não quer refinar. Porque dá mais lucro tirar e exportar e depois importar os refinados. O combustível fossil ainda é um produto inelástico e o será por mais dezenas de anos. A substituição, ainda que veloz vai demorar muito. Os brasileiros precisam comer, trabalhar, se divertir, mas não podem pagar o consumo americano.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Armando. Qundo o "pré sal" foi declarado viável e lucrativo com investimento do capital da estatal do povo brasileiro, não demorou a ser cobiçado pelos privatistas. Hoje em dia quem domina são os especuladores. A "Nação" e seu povinho são serviçais do capitalismo especulador.

    2. Marcos A T Garcia

      Huuuummm. Vai pra Brasília!

  7. Bento Brito Teixeira

    A Petrobras foi consequência de mobilização da sociedade com "o petróleo é nosso". Os negativistas da época: da direita entreguista, eram contra a auto suficiência. Atualmente o BR extrai mais do que consume, mas privatizou refinarias que estão dominadas por capitais especulativos. O investimento do povo não tem retorno social.

    Responda
  8. RILER BARBOSA SCARPATI

    A colunista argumenta que os lucros da Petrobras fazem com que o Estado tenha mais recursos para políticas publicas de impacto social. Isso é mentira!!! Os lucros da Petrobras que vão para o Estado só podem ser gastos na amortização da dívida pública, cujos alguns dos principais detentores são a elite econômica brasileira. É uma dupla transferência de renda pros mais ricos o que está acontecendo desde 2016 na estatal. Por isso, um dos motivos da desigualdade estar explodindo nos últimos anos.

    Responda
  9. Déa Maria Moraes Kowalski Moraes Kowalski

    Para isso é que foi dado o golpe em Dilma. O tal mercado queria impor esse sistema de preços e ela se negou. Foi tirada do governo e Temer entregou o que o sistema financeiro queria. O povo, ingênuo e desinformado, vestiu a camisa da seleção de futebol e foi, alegremente, às ruas pelo país todo, catracas de metrô foram abertas e liberadas, rede Globo cuidou da lavagem cerebral. Deu no que deu.

    Responda
    1. Marcos A T Garcia

      Cada povo tem o governo que merece! Muitos que hj perecem, votaram e ainda votam no miliciano!

    2. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      Que cara de pau!

    3. Adalberto Otaviano Luciano

      Certeza? Talvez sim; talvez não; nenhuma das anteriores. Cada cabeça é um mundo. Menos eu, todos são ingênuos e desinformados. "Viva o Povo Brasileiro" - JUR

  10. gabriela loureiro de bonis simoes

    Que tal a petrobras dar aos acionistas os valores praticados por empresas estrangeiras?o povo brasileiro ta pagando pra encher o bolso dos acionistas e essa galera defensora do livre mercado batendo palminha.

    Responda
  11. Marcelo Costa Batista

    De duas a uma, ou o resto do mundo está errado, inclusive os países mais desenvolvidos como França e Alemanha, pois ambas tem subsidiado interferindo em suas empresas de recursos energéticos, como questão de segurança nacional para amenizar os impactos inflacionários sobre a população, ou a os colunistas da folha especialmente os ligados, assalariados ou contratados pelo mercado financeiro para aumentar seus lucros é que estão certos em suas análises em defesa do livre mercado de preços.

    Responda
  12. Antonio Catigero Oliveira

    A velha estória do tal 'mercado'. Os motivos para defender aumentos abusivos de preços de combustíveis parecem ser infinitos. Mas ninguém consegue explicar por que outros países capitalistas mantêm controle nestes preços. É inegável que afeta drasticamente o bolso$ de quem sequer possui veículo, da base social. Entregar a Petrobras à iniciativa privada é a derrocada econômica. Foi a capacidade tecnológica adquirida no governo PT que levou a essa ganância avarenta de especuladores e petroleiras.

    Responda