Opinião > A demagogia é nossa Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. César A C Sanchez

    Editorial equilibrado, que não cede a demagogias populistas. Adorei o "deveria ser desnecessário lembrar a ruína da estatal ao final da gestão petista." Alguém vai pagar essa conta, independente de quem ganhar a eleição. Com certeza não serão os poderosos, como Bolsonaro e Lula.

    Responda
  2. Vilnei Herbstrith

    Simplória é a visão curta e tacanha expressa no editorial. Fazem qualquer coisa para atacar o governo que não lhes dá dinheiro para publicidade que taparia os furos fiscais e os débitos da empresa que tem perdido assinantes assustadoramente justamente por fazer ativismo político em vez de jornalismo. Esquece o jornal que atrás da tentativa de baixar preços estão os alimentos e tudo mais, especialmente os brasileiros pobres que sofrem com a ganância e a ação dos ricos na Petrobrás.

    Responda
    1. Nei Cruz

      Com esse sobrenome da a impressão que fosse mais esclarecido mas é só casca mesmo.

    2. VILNEI HERBSTRITH

      Sim jojo, para cada assinante que paga isto, tem 5 na carona, 90% fake, pq esquerda não paga, toma, diz Bou los e o tal Dirceuzinho

    3. VILNEI HERBSTRITH

      Olha Jovi nho voltou sem argumentos, como sempre, claro... que pena.

    4. Jove Bernardes

      Incrível como a Folha não aprende, não é, Herbstrith? Só faz atacar "o governo que não lhes dá dinheiro". Mas tenho a esperança de que enquanto houver leitor assinando e pagando em dia assinatura do jornal, fazendo o caminho contrário à perda assustadora dos que se vão, a FSP, parece-me, botará a boca no trombone expondo sua visão curta e tacanha da forma, com a frequência e no tom que bem entender.

  3. Gil Filho

    A folha não pensa , ela apenas defende os seus interesses e das elites e mais nada, qualquer ser que pensar um segundo sabe que a folha de SP apenas faz jornalismo pensamento em seus interesses e das elites e que se dane o povo mais pobre.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Pague em dia sua assinatura, Filho, e financie essa pouca-vergonha toda.

  4. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    O Ciro tem um proposta clara para a Petrobras e preços de combustíveis. Isso é o que deveria ser estudado e discutido. O jornal se comporta como um acionista minoritário da Petrobras. Se o governo é o sócio majoritário com poderes para resolver e no máximo pede CPI contra ele mesmo. Isso é o que? Além de pirotecnia para enganar incautos.

    Responda
    1. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

      Podemos dizer que o Ciro, as vezes, erra na forma, mas quase sempre acerta no conteúdo. Os defeitos da dupla Bozo&Lula são muito piores e ambos se sustentam no Centrão. O Ciro é uma boa aposta para o Brasil. Essa história de coroné é bobagem e sem nenhuma base na realidade. Ele já mostrou sua competência nos diversos cargos que ocupou.

    2. Vilnei Herbstrith

      Ciro já apoiou o que saiu recentemente do sistema prisional em Curitiba e atira para todos os lados como legítimo coroné da sua região. Não tem cacife, moral nem votos para dizer qualquer coisa.

  5. Sinésio Terceiro

    O texto começa apontando a tentativa do governo de achar um culpado externo, e termina criticando Ciro por classificar esse comportamento como frouxidão. Ora, se o presidente do país se esquiva de atitudes e apenas busca culpados, é frouxidão mesmo. E não tem nada a ver com virilidade...

    Responda
    1. Vilnei Herbstrith

      Nossa que opinião incrível de nada sobre nada vezes nada. Típica de quem passa o tempo todo papagaiando a esquerda no chat. Aliás quem nasce para ser Si ne siozento jamais chegará a sino.

  6. José Maria De Morais Abreu

    Deus podia ser misericordioso com o Brasil e eliminar da política esse bando de doidos e desonestos que gracejam com a cara do povo brasileiro. E a única forma de tirar eles do poder é através do voto nas urnas eletrônicas. Tomara que sejam os últimos seis meses desse desgoverno incompetente e seus asseclas que só tem ódio no coração.

    Responda
  7. Juliano Probst

    A Folha só crítica mais nada. Será que não é hora de somar aos 'rompantes' da oposição, já que não possui melhor idéia.

    Responda
  8. josé SOARES

    A Fplha é a voz do Mercado mais predador e lesa pátria, além de confundir a opinião pública.Que poder tem a esquerda neste simulacro de governo?

    Responda
  9. Matheus de Magalhães Battistoni

    A Folha propõe o que, deixar solto? Sejam claros, essa de bancar o superior sem tomar partido de ninguém é pura perda de tempo. Fora a arrogância

    Responda
  10. Gil Almeida

    Bolsonoro precisa achar um inimigo e o inimigo dele é ele.

    Responda
  11. José Cardoso

    É o que os americanos chamam de 'chickens game'. Cada um radicaliza mais o discurso do que o outro como se dissesse: não tenho medo do 'mercado' você tem?

    Responda
  12. Lilia Adão

    Falou mal do Lulapteba, mesmo sendo a mais estrita verdade, os leitores da FSP enlouquecem... vou te contar, hein!!! rsrsrs

    Responda
    1. GUSTAVO Wilson

      Tudo funcionário público sanguessuga.

  13. Maria Bethania Malato

    Todos os eleitores - com exceção dos bolsonaristas irredimíveis claro - deveriam unir-se em torno de Ciro Gomes, Simone Tebet, seja lá quem for, para impedir que esses dois que visam a extinção do teto de gastos, das melhorias da reforma trabalhista, da nossa maior empresa, da Amazônia, dos órgãos de fiscalização ambiental, da Imprensa, cheguem ao poder destruindo nossa Nação.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Ou seja. Não há, no momento, candidatos que tragam algo de novo, de projeto real para o país. No momento o mais urgente é retirar o abominável do poder.

    2. Joaquim Rocha

      Tebet representa o velho MDB que todos já conhecemos através de Temers, Sarneys e etc. Me desculpe, mas é como se você uma voltas à um passado sombrio.

    3. Angela May Iwama Okuno

      Ciro? Credo, eu jamais daria a direção do país a um zumbi político desesperado por atenção. É bem possível que ele agregue o pior dos dois mundos: intervencionismo, populismo, soluções fáceis para problemas complexos e síndrome do macho acuado. Mas concordo com todo o resto. Só não existe um candidato decente para apoiar.

  14. Neber Fava

    Apesar da Folha falar em ruína da Petrobrás, durante os Governos Lula o valor de mercado da empresa, o número de fúncionários e o faturamento aumentaram. Não me parece que esses números reiteram ruina de uma empresa estatal.

    Responda
  15. eli moura

    A raiz do problema e a política de preços que transfere para os pobres brasileiros todos os desarranjos especulativos de mercado. Não houve variação na produção ou no consumo,mas o poker do mercado internacional fez os preços explodiraem em cima de blefes. Ter uma produtora nacional seria uma protecao contra tudo isto,mas meia duzia de fundos,acionistas e governo, viram uma forma legal de saquear os pobres brasileiros. A folha não pensa só ca..a.

    Responda
    1. eli moura

      este ataque contra o povo brasileiro que o governo, fundos e meia duzia de acionistas fazem contra a população, temos 30 milhões sem segurança alimentar, é muito pior que qualquer petrolão. Os custos somente da fração importada subiram, então o custo da produção nacional não variou, porque esta paridade internacional? Dividendos é a respostas, em vez de usar o lucro abusivo para concluir as refinarias, dividem o lucro. Festa de gente esquisita que odeia o Brasil mas ama o dinheiro.

  16. Luciano Narciso Sanches

    O pior eh, que apesar de difícil.o.problema, nenhum dos manifestantes tem coragem de fugir ao chamado "senso comum" do "homem-massa" (e claro,mulher-massa também.....) que apenas tem poder de análise até a terceira linha. Como sempre serão a maioria , há perda inequívoca de votos. O Editorial só chama a atenção da pobreza do debate. No auge da pandemia discutia-se o quão vantajoso seria trocar de carro. Nosso maior problema eh o diesel, já que "escolhemos" não ter transporte ferroviario

    Responda
  17. Marco A Moreira

    Excelente editorial. O mais triste é a loucura (entre aspas) do atual presidente sobre a instauração de uma CPI contra ele mesmo, o mais cômico (entre aspas) é o ex-presidente falar sobre a Petrobras. Ou será que não existiu o Petrolão? Ou a intervenção da ex-presidenta não quebrou a economia?

    Responda
    1. Marco A Moreira

      Sr. Armando lhe faço uma pergunta, aliás duas: na opinião do Sr. existiu ou não mensalão e Petrolão? Ou foi invenção da imprensa? Pois, até onde minha ignorância me permite ir tais desvios ocorreram. Sendo assim o ex-presidente nada sabia? Lembro que dois integrantes do chamado núcleo duro foram punidos : Dirceu e Palocci.

    2. eli moura

      incrivel isto, uma realidade que é uma tragédia para a economia brasileira e aparecem os geniais para defender. Vá ca..a no mato. Cuidado a caixa craniana pode esvaziar e os neuronios balançarem demais.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Exatamente. Mas a culpa é da imprensa.

  18. Nilton Silva

    O pt ajudou bastante a petrobras. Num de seus governos, o valor das ações passou de 20 e poucos pra 4 reais. Taí um exemplo de competência gerencial.

    Responda
  19. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

    A Folha não pensa em outra coisa, já notaram?

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Pois é, devia parar de criticar o ídolo, amo e senhor de milhões, não devia? Que mania..!

  20. Daniel Poço

    Já vai tarde! O Corporativo da Petrobras precisa entender que se trata de uma estatal e que tem obrigações com a Sociedade que lhe sustenta e lhe concede lucros exorbitantes. Aliás faz-se necessário abrir a caixa preta dessa estatal, especialmente após os governos anteriores construírem várias refinarias (superfaturadas) e que já deveriam estar em funcionamento e jamais a Petrobras deveria estar em algum tipo de dependência de importação de diesel.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Engoliu a pílula

  21. DANIEL N

    A própria Folha publicou um péssimo texto com o lira atacando a Petrobras violentamente. O que a Folha pensa? E a lava jato, com exaltada ajuda da Folha, não ajudou na queda da empresa na gestão Dilma? Pra tirar o PT, né? Valia tudo. Mas isso não foi nem mencionado. Só criticou a boa fala do Lula. Seus leitores têm memória e senso crítico. Tá estranho isso aí hein, Mariante. A Folha é no fundo neoliberal? Pq a Folha defende o preço da gasolina em dólares?

    Responda
    1. GUSTAVO Wilson

      muuuuu

  22. Assuncao Cristovao

    Jura que a Folha conseguiu colocar Lula nesse imbróglio?

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Pois é … que absurdo. Até porque a culpa é da imprensa.

  23. ALEXANDRE DE OLIVEIRA FERREIRA

    Folha, um jornal a serviço do capital financeiro!

    Responda
  24. Thiago Oliveira da Silva

    O triste de ler esse edital é ver a folha chamando os outros de simplórios e rudimentar, enquanto na verdade defende uma espécie de populismo de mercado que pouco se importa com a tragédia de milhões de pessoas que sofrem com a inflação dos combustíveis. Qual é a Solução Folha? Que os pobres parem de reclamar? Ai tudo volta ao seu devido lugar?

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      A solução são governos decentes, minimamente capacitados, responsáveis e, talvez acima de tudo, autocríticos.

  25. Marcelo Magalhães

    Sessenta porcento da população em insegurança alimentar e 33 milhões com fome. A insegurança desequilibra psicologicamente a pessoa e a fome dói. A fome não é uma questão prosaica e não pode ser abordada de forma trivial. Mas a Folha se iguala ao Bolsonaro quando defende a transferência grosseira de dinheiro para os rentistas super ricos em detrimento da honra de um país. Ela deve estar recebendo muito dinheiro pra isso.

    Responda
  26. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Que Bozo eh um arruaceiro, já sabemos. Que Ciro eh um recalcado arrogante também. Que sua terceira via ruiu, e óbvio. Agora , descer a lenha na única esperança que sobra, que eh lula. Dizer que o pt destruiu a estatal e tal, não aporta nada de útil. Proponha um debate na fsp nos mostrando a solução. Sem essa de esperar o bolo crescer.

    Responda
    1. GUSTAVO Wilson

      É, a verdade dói Francisco

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      E os fatos ?

  27. Ewerton Rodrigues

    O povo quer jornalismo investigativo sobre as reais causas dessa aumento abusivo dos combustíveis. Desses lucros astronômicos. A Folha de SP pode ajudar nisso? Ou vai continuar indo pelo caminho mais fácil?

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      O problema eh que o povo (grande maioria) está definhando a míngua, não tem tempo de refletir. Parte da classe media paga a gasolina a dez, o gás a quinhentos , mas não arreda o pé de seus privilégios , que acha merecidos. Nessa confusão os banqueiros fazem a festa.

  28. Paulo Bruno Cardoso

    Boa parte da imprensa apoia o neoliberalismo, sendo assim ela chama lucrar menos do que o potencial máximo de prejuízo. Uma estatal não pode ser administrada como uma empresa privada, ela tem de ter papel social. Outra coisa que a imprensa distorce é em relação a "quebra da Petrobrás" no governo petista. Ora, vejam o valor da empresa em dezembro de 2002, em dezembro de 2010 e, finalmente no dia anterior ao início da lava jato e seus ferozes procuradores comandados por Moro. É só ver....

    Responda
  29. marcelo silveira rossetin

    A solução para a Petrobras não está na sua política de preços, porque está já está blindada contra interferência. A solução está na política de distribuição de dividendos - que deve se limitar sempre ao mínimo obrigatório - e na sua política de investimentos - com foco na geração de emprego e renda para os trabalhadores

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Único comentário com coerência que li até agora.

  30. Paulo Santiago

    Não se trata de demagogia e sim legítima e real preocupação com o grave impacto dos reajustes desenfreados dos combustíveis. O liberalismo sem competição dá nisso. Se a Petrobrás fosse uma empresa constituída pela iniciativa privada, tudo bem, mas não. Foi criada pelo povo brasileiro e deve servi-lo, em primeiro lugar. A política energética/cadeia alimentar x inflação deveriam ser questões de segurança nacional.

    Responda
    1. Alysson Barros

      De qual liberalismo você fala, o tupiniquim?

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Tudo bem , até vc usar a palavra liberalismo. Isso eh fantasia criada por banqueiros , sem nenhum fundamento científico. No Brasil então eh tragicômico.

  31. Manoel Bernardino Soares

    Complexo, pra ser sincero, é o escuso motivo da imprensa, de modo geral, se posicionar sempre a favor da petroleira, por leviandade ou vil interesse no pedaço do bolo das verbas publicitárias, e ignorar a fraude embutida na fórmula agora adotada para pararear os preços daqui com os de fora. Que se danem a economia e os brasileiros. Os mercados é que importam.

    Responda
  32. Marcus Guedes

    Não existe complexidade alguma em uma Petroleira monopolista, que tem seu custeio em Reais, com lucros muito acima do razoável, desde o ano passado os maiores do Planeta, distribuindo dividendos de forma exagerada, com remunerações de Diretoria extremamente alta. Isso não é Gestão responsável! O Editorial deixa a desejar e não pensou o País!

    Responda
    1. Manoel Bernardino Soares

      Fui por aí, e meu comentário foi para exame da censura. As expressões diferentes que usei foram leviandade e vil interesse da imprensa em defender os preços absurdos da petroleira.

  33. fernando silva

    Enquanto passam pano, Bolsonaro passa o trator... Tudo isso é medo do Lula?

    Responda
    1. GUSTAVO Wilson

      Quem não teria medo de um la drão be bado na presidencia?

  34. Joao Victor Celestino O W Pontes

    É bem triste ver e ouvir um ex-presidente (e pré-candidato!) tratar da complexa situação dos combustíveis e da inflação no mundo e no Brasil, agravadas pela economia claudicante e a desvalorização do Real e da decência, dizendo que "A gente já provou que é possível lucrar com a Petrobras, vendendo a gasolina com preço em real”. Não aprendeu nada e não esqueceu nada. Pobre Pindorama, pobres brasileiros de hoje e de amanhã.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Exatamente. E agrego ao seu comentário a paspalhice de atribuir à diretoria da empresa a responsabilidade pela consequência da crise geo política.

  35. Claudio Figueiredo

    O preço da gasolina beirando a troposfera. As medidas do gov. do geno cida e do pior congresso da história são claramente eleitoreiras como prejuízo pra economia dos estados ano que vem. E quem tá a frente nas pesquisas não pode falar nada que contrarie o deus mercado senão , entre outras, os cães rosnam. Que loucura tudo isso!

    Responda
  36. Sérgio Renato Pires ferreira

    Essa é a posição da folha ? Que filme de terror liberal esse texto , abordagem falaciosa ,manipuladora ,vergonha alheia , se orientem .

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Ah tá … Onde está a falácia ?

  37. SUSANNE WALKER

    Que piada esse texto da Folha! Como aprofundar qualquer debate com os rastaqueras no Poder? Nem vcs da Folha conseguem conversar com eles. E agora vem criticar a esquerda. Ah, tenham a santa paciência. Logo logo para de assinar esse jornal.

    Responda
  38. Gustavo Adolfo Sierra Romero

    Os interesses de quem defende a FSP? Não vi no "pensamento" do jornal sobre qual seria a solução. Alguma palavra em relação aos lucros das empresas petroleiras quando uma boa parte do mundo em que se produz petróleo enfrenta fome e pobreza? Ou vão querer que acreditemos que a livre concorrência paira no setor do petróleo e que devemos por isso confiar no senhor mercado dominado pelas oligarquias tradicionais e emergentes?

    Responda
  39. Paulo Lopes

    Cadê meu comentário?

    Responda
  40. Helio Cardoso

    O petróleo é nosso, a gasolina é da Petrobras e bozonaro é do circo do queiroz!

    Responda
  41. Gaya Becker

    Esses dois candidatos que estão à frente das pesquisas são a cara do povo brasileiro. Aproveitadores, ladrões e incompetentes. Qual é a queixa sobre isso?

    Responda
    1. José Bueno

      Se manca, Gaya, de onde você veio?! Somos brasileiros orgulhosos do que já construímos, e com a certeza de que não decepcionaremos nossos netos! Somos milhões de brasileiros honestos e competentes! Que orgulho que tenho de acompanhar a trajetória de um migrante interno que de torneio mecânico chegou a ser uma das maiores lideranças internacionais! E que vai trazer de volta nossos projetos de um Brasil para todos nós!

  42. Paulo Lopes

    Vão defender o PPI até o fim. Se a maior crise energética desde 1973 nao convence a FSP a rever seu posicionamento, nada fará. Todas as grandes economias estão subsidiando (ou "intervindo", que é um palavrão para os liberais) os preços da energia para os consumidores. Mas nós nao devemos fazer isso; para a FSP, devemos manter o preço livre, ao contrário dos países ricos. Como bons vira-latas, devemos fazer oq mandam, nao oq fazem. Seguir a cartilha neoliberal até o fim e a economia real exploda.

    Responda
  43. Paulo Sales

    O projeto do Ciro para a Petrobrás não é chamar Bolsonaro de frouxo. Será que a folha tem coragem de perguntar para Ciro o que ele pensa em fazer e publicar aqui na integra para debate? NÃO!

    Responda
  44. Gustavo Cardoso de Souza

    É necessário lembrar sim a ruína da estatal no fim da era petista, parece que esqueceram disso.

    Responda
  45. Licia Aihara

    Brasileiros sem saidaÂ…

    Responda
  46. Wirben Márcio Lages Ferreira

    E a "Ilustríssima" Folha e seu pensamento neoliberal, ataca a todos e a tudo, como a dona do saber. Mistura o impossível: direita e esquerda. Aff...até quando tentará fazer essa jogada eleitoreira pelos neoliberais?

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      O impossível é separar uma da outra. Farinhas de um mesmo saco são inseparáveis.

  47. MAURICIO GUIMARÃ ES

    FSP,tens alguma sugestão,além das críticas.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Ausência de sugestão torna a crítica improcedente ?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.