Samuel Pessoa > Queda de 10%, como? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Os homens criaram a inflação, os juros e a âncora cambial. A indústria foi fechando. Tudo dependendo do dinheiro, de jogadas especulativas. Quando a renda cai, o rebuliço se instala, pois não há plano B, e como pedras de dominó uma empurra a outra. Quem sabe, após a grande tormenta econômica, possa enfim surgir o sistema sadio em que o dinheiro fique no seu papel de auxiliar a produção e o comércio de bens efetivamente essenciais para a um viver de forma condigna.
O articulista menciona a palavra artificial ao longo de todo artigo. Agora, o que entende como artificial? Por exemplo, boa parte do mundo financeiro opera em relações artificiais e tendências que podem não se confirmar no futuro. Se artificial é o conceito mestre para explicar a sua tese, logo, o que seria "real" e "concreto" em economia? Faltam fundamentos teóricos no texto.
O professor Samuel afirma que ...."É em tese possÃvel que parte da perda permanente tenha sido causada pelo fato de a polÃtica econômica posterior a 2016 ter sido muito contracionista e ter gerado carência de demanda agregada". Sendo que a taxa SELIC começou a cair em Outubro de 2016 e chegou a ser de 2%. Nunca na historia do paÃs tinha caido tanto.
Saltos triplos carpados para repetir a mesmice que é autoexplicativa. O desastre consumado de Dilma II tem a ver, exclusiva e inteiramente, à guinada de Joaquim Levy - o pai da "repatriação leviana"para lavar o dinheiro de campanha do estelionato eleitoral de 2014 -, mais as desonerações que levaram para o ralo mais de R$ 400 Bilhões liquidando a base da tributação, à vista de que sabidamente a arrecadação é pró-cÃclica e afunda quando os preços caem junto com o PIB.
E....
Estamos em dois mil e vinte e dois, acordem este economista de padaria que não consegue sair da caixa. Será que o covid deixa sequelas nos neurônios?
Narrativas,o samuelzinho mais do que uma análise tenta fazer uma criminizacao dos governos do PT, quase um desespero, escreve pra aplausos de quem não vai votar no Lula. Um economista de contas de padeiro com modelos pos II guerra, preso na caixa. Além da mediocridade reflete a pouca ética ao criar narrativas para desconstruir. Juntos joelzinho, pereirinha,demetruisinho,pondezinho,igorzinho, pondezinho,leandrinho,editorialzinho.
Em resposta ao contestador ao comentário,informo que não sou negacionista e nem rachador que único ato de governo digno de nota foi esterilização da máquina pública de petistas parasitas e corruptos! Quanto ao demiurgo de Garanhuns eu sei qual a sua intenção. Pobre do Brasil.que usa a régua da corrupção para escolher o maior mandatário da nação.
Qual o propósito desse artigo? Não vou nem sugerir um sequer. Mas conta aÃ, Samuel, dando de barato que sua tese tenha fundamento, o que veio depois e particularmente a gestão Paulo AÃ-5 Guedes deu o rumo oposto à economia? Nem precisa responder pois não deu rumo algum, apenas aplicou um receituário ideológico manjado e fracassado baseado em premissas do século 19 e pertinente a um perÃodo histórico completamente diverso.
O articulista não explica pq desde q a coalizão liberal -reformista está no poder (2016 pra cá), a taxa de desemprego está alta, o investimento e a soma dos rendimentos do trabalho só caem, a precarização do trabalho de explodiu, a qualidade dos postos de trabalho só piora e ganhamos 33 milhões de miseráveis.
Só consigo entender esse artigo como bomba de fumaça para esconder os resultados da invenção de teto de gastos sociais, da precarização dos contratos trabalhistas, do confisco das aposentadorias e a gatunagem permitida na Petrobrás. Esse artigo deve ter sido encomendado pelos financiadores do golpe que não sabem como vão sobreviver em um paÃs com fome em crescimento exponencial. Estão imaginando o tamanho do problema e já não sabem mais o que fazer, então tentam confundir.
Deixa eu ver se eu entendi. A culpa da crise é atual não é do modelo econômico adotado após 2016 (e defendido com unhas e dentes por este colunista) e sim da polÃtica ANTERIOR, aquela na qual havia crescimento, menos desemprego, e menos inflação, sempre criticada pelo oráculo. É deslumbrante a capacidade do colunista em negar a realidade, com a intenção clara de absolver o próprio erro. Acredite quem quiser. Eu não, porque sei fazer contas.
Clara e lÃmpida, Clarice. Obrigada.
Excelente digressão do competente articulista. O PT com a propaganda do combate a fome, distribuiçao de renda e insvestimento estatal como mola propulsora do crescimento economico, nos levou a uma recessão brutal,gigantismo estatal e a corrupção institucionalizada. Em os ricos ficaram cada vez mais ricos!
Gigantismo estatal? Como o dos militares, por exemplo? Corrupção institucionalizada? Está de brincadeira. Em alguma coisa se assemelhou ao orçamento secreto, esse sim revestido de aparência de legalidade, que opera diretamente com recursos públicos e em montantes diversas vezes superior?
Não foi isso o que ele disse.
Hoje estamos no Brasil , de coisas boas, somente boas coisas, tudo é certo tudo é bom, por exemplo ontem ouvimos o despresidente do Brasil dizer,nossa corrupção é diferente, não igual as corrupções do passado, não temos caixa dois, não mandamos dinheiro para o Paraguai, olhem para voces verem, trabalhamos somente com barras de ouro é claro com as barras de 1 quilo sabemos que valem 350 mil reais, mas é um coisa limpa, por isso nosso sucesso!!!!!
Não se pode fiar cegamente nas palavras de economista Eles teem mais perguntas do que nós.
É o PT. Foi a Dilma. Eu sabia. Nem precisava o Samuel dizer.
Artigo sem nenhuma importância. Assunto do passado que não tem nada a ver a atualidade. Porquê não traz a debate assuntos atuais como: desemprego,fome, inflação, custo de vida,perda do poder aquisitivo corrupção com verbas secretas para o centrão, corrupção no MEC,
Vicente Machado refletir sobre erros passados é uma boa opção para vislumbrar um possÃvel futuro. O 13 não é necessariamente a melhor escolha para tirarmos essa excrencia que se avançou no Planalto, aliás, com ajuda substancial do referido 13.
Em tese Lula e Dilma são a encarnação do demônio, enquanto Temer e Bolsonaro são anjinhos. Samuel, costumo curtir suas colunas, mas hoje você foi mal, muito mal!
Economista é assim mesmo, não prevê nada e depois tenta explicar o que ocorreu. Mas esse aà exagerou , 2014 ?
O elefante branco Usina Belo Monte, Abreu e Lima, investimentos em educação superior privada, programas como Ciência sem fronteira e etc. também corroboram com essas análise. Perfeita análise.
Investimento em educação superior e ciência sem fronteiras são programas que resultam em perda do pib? Explica isso para os chineses.
Programa "ciência sem fronteiras"....um programa barato daquele ajudou a quebrar o paÃs...que barbaridade, a cabeça dessa gente como o articulista que acha que todo investimento público leva a desequilÃbrio e o que "mercado" (seja lá o que for isso) dará conta sozinho do desenvolvimento do paÃs...depois da crise financeira, covid, etc. ainda estamos nessa ? Como diz Mangabeira, como é medÃocre o Brasil....
Esse artigo é uma bomba de fumaça... Informações todas incompletas e, como resultado, tendenciosas... Deixam o artigo com aparência de altÃssima desonestidade. Parecem aquelas teses de um sujeito muito bem conhecido por todos nós: "É notório que em regiões onde se concentram mais transexuais a olhos vistos, há maiores indicadores de violência... Portanto, transexuais são sempre extremamente violentos. Levem todos estes para a ponta da praia e haverá menos violência na sociedade". Meu deus...
Tem 8 anos que o governo do PT saiu do poder, desde então vem sendo aplicado teorias e reformas liberais na economia, ações essas que obviamente não deram certo, o que o autor mal intencionado faz? Isso mesmo, culpa o PT, faltantando 100 dias para uma eleição que as pesquisas mostram o mesmo governo PT como vencedor. Só cai quem quer!
Isso não é análise é torcida !
Olha quem nos fala! Um dos arautos do liberalismo econômico, q votou em Bozo pensando nas realizações de Paulo Guedes, que se eleito Lula em 2018 não seria nem assistente do contador da estatal mais insignificante. Depois desse desastre a eleição de Lula é para reformas de esquerda e polÃticas econômicas keynesianas cÃclicas, com fortalecimento do Estado como indutor do crescimento econômico, um New Deal c/ a revogação do teto de gastos, forte dirigismo estatal, como a China do século XXI .
Estado deplorável de coisas consequência do liberalismo econômico primitivo de Paulo Guedes, como disse Lara Resende aqui na Folha, e tão apoiado pela grande mÃdia de empresários corrompidos pelo capital e corruptores da democracia. Fome e miséria se contrapondo à elite econômica q se refestela na imoralidade das dezenas de bilhões de reais anuais em dividendos da Petrobrás e estatais e em privatizações. Esse capitalismo selvagem c/ Estado mÃnimo tb sempre foi defendido por Samuel Pessoa.
Vazio e obtuso!
A mãe dos projetos fracassados é o polo Comperj no RJ que micou completamente. Por outro lado o setor elétrico foi bem, com 3 grandes hidrelétricas na Amazônia no segundo governo Dilma. Para mim, após uma fase de boom (os preços reais do aço por exemplo dobraram), nosso governo tentou acelerar o crescimento (lembram do PAC?) numa condição não mais tão favorável, após a crise subprime. Tudo desabou em poucos anos. Lembra um pouco o final dos anos 70 com o Geisel e o Reis Veloso.
Belo Monte, Jirau e Santo Antônio. Podem ter sido caras, mas pelo menos estão funcionando conforme o projeto, ao contrário das refinarias.
José, você está falando da Belo Monte?
Desemprego artificialmente baixo é pior que um desemprego naturalmente alto? Pra quem?
Nenhuma palavra sobre não execução dos investimentos subsidiados pelos empresários. Uns anjos. Porque isso dá certo em outros paÃses é solenemente ignorado por aqui. Não se analisa os fatores locais. Quanto a desemprego baixo citado, é so a defesa de manter exército de reserva tão bem identificado por Marx.
O nÃvel de radicalismo tanto à direita quanto à esquerda impede as pessoas de analisar fatos. Um artigo de muitos anos atrás intitulado "Crescendo sobre uma base etérea" já mostrava os desperdÃcios de dinheiro mal investido pela dupla Lula/Dilma. A começar pelo papelão de sediar uma copa e uma olimpÃada num paÃs sem a mÃnima estrutura de saúde e educação para o povo. Prioridades...
Investimentos maturaram mal, e nem uma palavra sobre a Operação Lava Jato ? Esta operação judicial e midiática foi levada ao extremo apenas para atingir objetivos polÃticos, à s custas da destruição da capacidade econômica das empreiteiras e da Petrobrás. O combate à corrupção não precisava acabar com essas empresas que respondiam por parte relevantes do investimento no Brasil e empregos qualificados (engenharia). Essa é a principal razão para a má maturação e falta de investimentos atual.
É até que enfim um colunista técnico na folha! A folha precisa voltar a pluralidade E independencia! Fundamental abrir a discussão com todas as vertentes de pensamento. #revivaFolha
Vc vai me desculpar, se ele fosse bom técnico teria falado isso antes , durante o perÃodo que acontecia. O que ele faz agora é simplesmente narrar os fatos acontecidos e assim mesmo com erros. Ou seja, bom comentarista mas técnico? Sindrome de brasileiro, quer sempre dar palpite no leite derramado da sogra.
Cabe também acrescentar que a cobrança dos quintos pelo reino português e o suposto fim da ESCRAVIDÃO, estão por trás desse crescimento artificial. Os argumentos desse colunista são claramente fabricados para contribuir para a não responsabilização do atual governo, como é rotineiro diante de incompetentes.
As lambanças atuais do Guedes são piores e jogam mais de 50 milhões à miséria. Seria mais útil uma crÃtica séria ao liberalismo atual que, arrasa o povo brasileiro. Onde foi utilizado deixou terra arrasada.
De que adianta fazer uma análise repleta de parcialidade que coloca o Deus Mercado no comando de uma nação carente majoritáriamente pobre, cujo o congresso nacional criou artificialmente uma crise polÃtica e a transformou em crise econômica para justificar o golpe de 2016, para jogar ao mercado financeiro os recursos públicos do Estado por meio da polÃtica do entreguismo. Faça uma análise com honestidade intelectual, contextualizada do atual cenário econômico do Brasil. Que tal Samuel Pessoa?
Mala sem alça do tecnicismo. Ouvir economista desse calibre para quê? O escreve com o fÃgado polÃtico. Odeia a esquerda.
Chama o Palocci e o quase preso Mântega.
O que é mesmo "desemprego artificialmente baixo"? Nos Estados Unidos, para sair da crise que o sistema financeiro americano provocou, quantos trilhões de dólares o governo gastou para atenuar os danos na economia? Também criaram empregos artificiais? Samuel Pessoa deve ter lido o último livro de economia nos anos 80!
Taxa de desemprego “natural” = genocÃdio, portanto, nazismo disfarçado de elegância intelectual.
O colunista de forma ideológica e partidária tem obssesscão em perseguir e tentar desqualificar perÃodos de governos que gostamos ou não foi onde a maioria pobre teve renda e trabalho e comida no prato. Se considerarmos a lógica de suas duas últimas colunas o colunista quer dizer que é melhor ter crescimento econômico mesmo com desemprego alto, e com a manutenção da miséria, desde que se reverta em lucro e crescimento economico para o topo da pirâmide, por isso no PSDB está morto.
... Não sou economista, mas tenho certeza que a maioria não pensa assim, pois eu teria vergonha de defender tamanha desumanidade e mais concentração de renda nas mãos de gente muito rica as custas da fome, desamparo e sofrimento de uma imensa maioria, se em tese houve perdas para o topo da pirâmide no perÃodo mencionado houve ganhos para quem estava trabalhando voltamos a questão central " o conflito distributivo" que é o centro do debate no mundo todo, no Brasil o colunista já escolheu o lado.
Tem economistas que escrevem nessa FSP e causam vergonha alheia em outros economistas (como em mim, por exemplo), são tolos demais, como Samuel. E estão sempre aqui, escrevendo bobagens com empáfia e falsa sabedoria. Ei FDS, vamos melhorar o nÃvel.
Desculpe, mas até agora vc apresentou um tese, falta provar por meio de modelos. O problema dos economistas é a falta de ciências nas afirmações e análises. Puro achismo pessoal.
Comentar 2014 e 2016, ok. E o que veio depois? E o que precisa ser feito? De Mestre de Obras Feitas, o Brasil tá cheio. Faltou entender que se houvessem esses incentivos dificilmente o Brasil seria destino das montadoras que estão aqui hoje. ContinuarÃamos andando nos carros das 4 grandes, totalmente defasados. Entende isso!
"Nunca antes na história desse paÃs" ... A realidade é essa. Explica as mega manifestações de 2013, o surgimento da Lava Jato e a ascensão do populismo bolsonarista.
O PT explica tudo de ruim ne? Isso que é análise hein Cesar? Pelo amor, é só ler os comentários do Cesar que tá feito.
Nem de longe. Até parece que em 2013 fizeram esse "sofisticado estudo" do Samuel para prover as manifestações. Moderação?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Samuel Pessoa > Queda de 10%, como? Voltar
Comente este texto