Equilíbrio > Pessoas negras precisam de terapeutas negros? Não, mas é indicado Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marisa Corrêa da Silva

    A ideia não é que negro tenha terapeuta negro, mas sim que o/a terapeuta se conscientize do racismo estrutural e institucional tão naturalizado entre nós, e o considere na sua abordagem terapêutica como uma vivência traumática de diversas gravidades e peculiaridades, que afeta a população negra e a não negra. No Dpto de Psicanálise - Inst. Sedes Sapientiae, estamos gestando a construção e implementação de uma abordagem terapêutica, que contemple o entendimento e a elaboração desse traumático.

    Responda
  2. Benedito Claudio Pacifico

    Entendo o conteúdo mas não concordo com o mesmo por ser a favor de integração é não de mais segregação. Sou brasileiro assumido ou seja para mim é impossível ser preconceituoso pois tenho sangue negro , branco e indígena com muito orgulho , tenho pele branca por simples acaso mas nunca me preocupei com isto nem em casa , família e na sociedade.

    Responda
    1. LUCIA REJANE G DA SILVA

      Vc nunca se preocupou porque tem pele branca, como mesmo disse.

  3. Benedito Claudio Pacifico

    Entendo o conteúdo mas não concordo com o mesmo por ser a favor de integração é não de mais segregação. Sou brasileiro assumido ou seja para mim é impossível ser preconceituoso pois tenho sangue negro , branco e indígena com muito orgulho , tenho pele branca por simples acaso mas nunca me preocupei com isto nem em casa , família e na sociedade.

    Responda
  4. MARCOS JOSE SIMOES PIMENTA

    Excelente artigo. Sou negro e psi com 30 anos de experiência. Tenho atendido muitas pessoas negras. Pessoas brancas e privilegiadas não tem a menor ideia do que pacientes nesta condição trazem para a terapia. Pelos comentários aqui, provavelmente gratuitos e não assinantes, vemos o esforço para não entender. E daí os indícios de que não desejam que esta pauta esteja presente. Mas felizmente está.

    Responda
  5. Felipe Araújo Braga

    Infeliz o artigo... Entendo que talvez faltem terapeutas profissionais negros (como faltam pessoas negras na maior parte das profissões superiores mais prestigiadas), mas segregar pessoas assim? Precisamos criar pontes e não muros entre as pessoas! Sou gay, minha terapeuta deve ser uma lésbica cis da cor da minha pele e faixa etária também?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Parece que não entendeu nada. A questão sexual é amplamente abordada pela psicologia e pela psicanálise. O mesmo não acontece com as questões raciais, daí a maior dificuldade em encontrar um terapeuta capaz de compreender as contingências da vida das vítimas de racismo, eles simplesmente não tem formação para isso é tampouco vivência da questão suficiente para auxiliar seus pacientes.

    2. marenildes silva

      Pertinente.

  6. Milza Moreira Lana

    E pacientes brancos devem procurar terapeutas brancos? E heteros devem procurar terapeutas hetero? E flamenguistas devem evitar terapeutas que torçam pelo fluminense? E quem sofreu abuso na infância deve ser tratado por um terapeuta que sofreu abuso na infância? A vítima de racismo experimenta um sofrimento, assim como a vítima de machismo, colonialismo, pedofilia e outros. O terapeuta não precisa ter passado pelo mesmo sofrimento para ser capaz de lidar com ele.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Outra que não entendeu nada, apesar do artigo abordar muito bem os aspectos envolvidos na questão.

  7. Marcelo Galvao de Oliveira

    É isso. Cada vez mais segregamos as pessoas.

    Responda
    1. Marcelo Galvao de Oliveira

      Então José Padilha. Posso até não ter entendido, mas porque a discussão não é sobre a formação desses profissionais ao invés dessa segregação? Nem vou mencionar na repercussão se a reportagem fosse que brancos deveriam ser, preferencialmente, atendidos por brancos. A abordagem discutindo à formação dos profissionais não seria interessante e não atenderia a lacrolândia, ávida por segregar.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Mais um que nada entendeu. A questão sexual é amplamente abordada pela psicologia e pela psicanálise. O mesmo não acontece com as questões raciais, daí a maior dificuldade em encontrar um terapeuta capaz de compreender como o racismo afeta psiquicamente os negros, eles simplesmente não tem formação para isso e tampouco vivência da questão suficiente para auxiliar seus pacientes.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.