Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. filipe moura lima

    É muito interessante!

    Responda
  2. zilda bastos mello

    Excelente texto. Informa e nos diverte

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Pratinha, não é de hoje que teu Pratiscópio, agudo e luzidio, deixa-me Pratatônito: irmãos, Pratai-vos uns aos outros,assim como a grobo já nos Pratejou com o pai deste. Cara, muito admiro e aprecio os enteados aí dia quais cê falou. E nunca, nem na tenra adolepsicodelia, só por zoeira: sempre como aventura auto-exploratória. Tipo essas que o Bozo desrecomenda - e que, portanto, são recomendáveis. Lembrou-me de um clássico "cyberpunk", no qual o vodu é posto em par e passo com a alta tecnologia.

    Responda
  4. Adailton Alves Barbosa

    - Em apenas um texto pude aguçar minha curiosidade em biologia, religião e laços.

    Responda
  5. José Cardoso

    Muito interessante. Pensei no mensageiro dos deuses Mercúrio, representado com asas nos pés. A palavra anjo, que também são representados como seres alados, também está ligada ao significado de mensageiro em sua origem grega. Aliás Mercúrio é o planeta visto sempre próximo do sol, e com o período de órbita mais rápido, só 88 dias.

    Responda
  6. Eduardo Bagagli

    Estou entre os que gostaram muito desse texto instigante e criativo. Sim, quanto mais aprendemos sobre os fungos, mais fatos interessantes são revelados. Para os que querem saber mais sobre estes seres fascinantes, recomendo os livros "Trama da vida: como os fungos..." de Merlin Sheldrake ou "O incrível mundo dos fungos" de Gisela Terçarioli e cols.

    Responda
  7. Michelle Fialho

    Texto divertido. Obrigada, Antônio Prata. Não aguento mais ler apenas sobre as desgraças desse país.

    Responda
  8. Chiara Gonçalves

    Salve Prata, Exu e os cogumelos! Que eles ajudem a ampliar nossa percepção para além do maniqueísmo, desvendando complexidades e contradições transformadoras.

    Responda
  9. Gustavo Cardoso de Souza

    Absurdo! Com certeza estava drogado pra escrever isso.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Arte incomoda, né extrema-direita?

    2. Chiara Gonçalves

      Concordo contigo que eu deveria estudar mais sobre os orixás, acho uma vergonha nossa ignorância a respeito da cultura africana que nos alicerça. Mas discordo que seja depreciativa a comparação com os fungos, seres fantásticos que também ignoramos, responsáveis pela transformação da natureza, a renovação da vida, vinculam o que foi ao que será, entre tantas doideras transcendentais de que poderia dispôr aqui, mas o Prata já o fez com um domínio que eu não sonharia. Papo de doido, mas doido são.

    3. Gustavo Cardoso de Souza

      Queria ver se houvesse uma comparação de cogumelos com um apóstolo da Bíblia, como seria a reação dos cristãos. Creio que você deveria estudar mais sobre Exu, com tantas coisas que poderia explicar, tantas comparações poderia fazer, ele faz uma analogia de cogumelos com exu? No final ainda fala que não tem a menor ideia do que significa isso.

    4. Chiara Gonçalves

      Quem chama um talentoso escritor de drogado é tacanho demais ao julgar a percepção do artista, também não vai compreender Exu. Sugiro que comece pelos cogumelos.

  10. Saulo Rocha

    É preciso estudar mais, Antonio. Pois, a diversidade de leituras sobre Exu varia de nação para nação, de umbanda para umbanda, de espituralismo para espiritualismo. Sugiro começar conversando com um deles, e perguntar diretamente aos próprios Exus.

    Responda
  11. Jorge Guimarães

    Hehehehe. Recomendo não consumir cogumelos ao ler sobre umbanda.

    Responda