Marcus Melo > O voto útil e a chapa Tebet/Tasso Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Chapa oxigênio.. tá no ar mas ninguém vê
Até aqui a chapa supostamente terceira via não mudou nada. Aumenta a sensação de resolver no primeiro turno. Quem tá muito anti Lula nos últimos dias são eleitores que não declaram explicitamente, mas votarão na reeleição. Atacam Lula e usam o termo meu candidato.
Gostaria de entender por que o leitor Bruno Martins da Costa Silva faz 3 comentários em sequência e a FSP permite, ao passo que faço 2 e o jornal bloqueia. Podes explicar isto, FSP?
Marcus André sugere que isto - o retorno aos 27% - pode não acontecer em razão da consolidação de votos (em Lula e Bolsonaro) e/ou pelo voto útil (a percepção de que não haveria chance para a 3ª Via). Aqui, o colunista apresenta o grande dilema da questão: haverá reversão (para os 27%) ou permanecerá a tendência atual de votos (entre Lula e Bolsonaro)?
Para os não polarizados a situação está complicada. Voto utilitário, voto sincero, voto estratégico. Pior mesmo é votar "em quem não aprova para evitar quem rejeita mais" (MM).Quem seria o destinatário do voto não-conformista? Ciro, dá o que pensar. Pelo menos, evoca mudança, evolução e transformação polÃtica.(Claudia F.)
Ciro cometeu um erro do qual não pode fugir, escolheu Lula como alvo em busca do suposto terceira via e do minion não radical. Nada ganhou e ainda perdeu. Não a toa Tebet já evita esse erro. Fala em votar na democracia no segundo turno. Já não afasta quem quer simplesmente mudar o governo. A verdadeira terceira via quer Bolsonaro fora, sabe o preço da reeleição.
Marcus André sugere que isto - o retorno dos 27% - pode não acontecer em razão da consolidação de votos (em Lula e Bolsonaro) e/ou pelo voto útil (não haveria a percepção de chance para a 3ª Via). Aqui, o colunista apresenta o grande dilema da questão: haverá reversão (p/27%) ou permanecerá a consolidação do voto (entre Lula e Bolsonaro)?
Até onde vejo, há certa confusão nos comentários dos leitores. O prof. Marcus André não estimou uma expansão enorme da candidatura da Terceira Via. O que ele ponderou, segundo a ciência polÃtica, é que o espaço da terceira via – e, portanto, do voto estratégico – surge daqueles que não votam em Bolsonaro e Lula, sendo tal preferência era de 27% há cerca de 1 ano ou um pouco mais. Nesse sentido, a candidatura de Simone Tebet poderia receber, de volta, “o voto sincero” dessa parcela do eleitorado,
Todavia, indo mais além, Marcus André sugere que isto pode não acontecer em razão da consolidação de votos (em Lula e Bolsonaro) e/ou pelo voto útil (não haveria a percepção de chance para a 3ª Via). Aqui, o colunista apresenta o grande dilema da questão: haverá reversão (para os 27%) ou permanecerá a consolidação do voto pesquisado (entre Lula e Bolsonaro)?
O articulista parece usar a tese do K Arrow sobre o tema, mas esquece que esta mesma tese quebrou na última década com a eleição de reacionários (extrema direita). A solução para isso é o modelo irlandês de ordem de preferência. No sistema atual é difÃcil imaginar a mudança prevista, primeiro porque uma grande camada do centro não vê o PT como radical (eu julgo desonestidade intelectual afirmar que é), segundo porque Ciro ocupa a terceira posição e, por fim, porque Tebet pertence ao MDB...
Fora o fato de o MDB, nos estados, estar cheio de polÃticos que apoiarão Lula ou Bolsonaro, não Tebet... isso para não falar do RS, onde há o MDB mais d direita do paÃs, com figuras como Eliseu Padilha, Osmar Terra e Alceu Moreira, e este declarou guerra à candidatura de Eduardo Leite. Apesar de eu discordar da concepção polÃtica de Leite, ele se mostrou muito capaz e conseguiu formar maiorias até com a oposição. Em compensação, os governos do MDB no RS são os piores da história do estado.
Esse terceiro ponto é muito importante. Uma chapa encabeçada por Eduardo Leite e Tebet de vice seria mais competitiva, pois o PSDB é, junto com o PT, protagonista de duas décadas de estabilidade polÃtica e econômica, tem malha partidária e experiência exitosa de gestão do paÃs e de grandes estados, tal qual o PT. O MDB, por sua vez, é governo desde o Sarney, sendo protagonista nos piores momentos e parasita nos bons anos de PT e PSDB. Isso fragiliza Tebet...
Não sei se coube ao Marcus André, mas a colocação daquelas 27 fotos dos fazedores de arminha deu ruim, né!?
Lula e bolsonaro temem o surgimento de um outro nome pois sabem do gigantesco risco de perderem a eleição se só um deles passar para o segundo turno. Para ambos, voto útil ou estratégico é apenas o voto em um dos dois.
Falou tudo! Petistas e bolsonaristas igualam-se até nisso... Diferem apenas quanto ao vivaldino que escolheram para venerar cegamente.
Ney, a única chance de surgir um quarto nome é com a retirada do Bolsonaro. Se Lula sair, PT indica outro, se não indicar, Ciro vai para o segundo turno. Do outro lado, Bolsonaro não conseguiria transferir os seus 30%, mas também não perde eles se for candidato.... e se ele sair da disputa (for impedido) há chances de uma outra figura alçar voo, pois o MDB não é o melhor partido para cabeça de chapa. PSDB jogou mais uma eleição no lixo.
Declaração de voto: Tebet é minha candidata. Conheci o pai dela e sei que ela tem berço.
Assustador como a mÃdia e seus assalariados continuam inconformados com a realidade. Fantástica a ilação que existem votos "sinceros" numa chapa que não sai de 1%. O fato é que os candidatos são inexpressivos e irrelevantes. Simples
Pelo que apontou a pesquisa do Datafolha Bolsonaro perde até dum poste. Perde de Lula e Ciro. Perderia também pra Tebet se o nome dela tivesse colocado sido colocado na pesquisa. Da próxima vez sugiro Darafolha colocar essa alternativa. Mediante esse quadro o ideal é que um terceiro nome fosse pro segundo torno derrotando Bolsonaro. O paÃs respiraria aliviado. Surgiria as alternativas Ciro ou Tebet. Prefiro estes à Lula uma experiência fracassada. Mas Bozo teria sido defenestrado para sempre.
Pra essa tal quarta via avançar (terceira via é o Ciro) teria que tirar Bolsonaro do segundo turno. Não vão conseguir isso com Lula diante da grande diferença. E do Jeito que estão suaves e complacentes com o mesmo, não tenho dúvida nenhuma que ela irá declarar apoio no segundo turno, com seus 2% de votos, a Bolsonaro
Perfeito. Acho lamentável quando a imprensa fala em 3a via ignorando o Ciro sólido em 3o desde o inÃcio do ano. Acho que deveriam fazer o cenário sem o Bolsonaro para ver o que aconteceria, pois não duvido que houvesse fragmentação e o Ciro ficasse em segundo com uns 18%. Mais: não duvido que Tebet ficasse em 5o... PSDB errou feio ao não lançar o Leite, mas faz parte do jogo, prefeitos do interior de São Paulo escolheram o Dória e jogaram mais quatro anos fora.
A terceira via já entrou para a história do jornalismo brasileiro. A quatro meses da eleição, com 1% de intenção de votos, os comentaristas continuam falando dos candidatos a candidatos que se revezam na posição pretensamente terceirista. Simone Tebet variou para baixo, na última pesquisa. Tinha 2% antes. Mas quem sabe um milagre não acontece? Os artigos poderiam ser substituÃdos por orações, do ponto de vista jornalÃstico faria mais sentido.
Muitos eleitores sofrem de ansiedade, e se percebem que podem despachar quem não gostam o mais cedo possÃvel, votam com a manada. Foi assim para escorraçar o PT na eleição passada, e agora para escorraçar o Bolsonaro. Claro que o Ciro é o melhor deles, mas o eleitor talvez o tema por ser ainda meio chucro e imprevisÃvel, lembrando nesse sentido o atual presidente . O Lula já foi domado.
Entendi. Tipo um voto Carminha, certo? Eu voto no Ciro para o Lula ganhar do Bolsonaro no primeiro turno e disputar o segundo turno com a Tabet. Não tem como errar
Entendi: a terceira via tem 27% dos votos. Mas seus eleitores estrategicamente escondem suas intenções de votos para, no dia das eleições, surpreender os dois candidatos "polarizados". Plano infalÃvel!
Rolando lero
Professor, vá estudar probabilidade, faltou esse conhecimento na sua formação. Deixe a quiromancia de lado, o voto está consolidado em 70% dos eleitores. O que vc chama de voto sincero, sic, tem 1%. Qual a probabilidade que atinja a maioria em 90 dias?
Zzzzzzzzz
A chapa Tebet/Tasso, que surgiu por default, não por concertação, muda radicalmente o cenário do primeiro turno. É verdade esse bilhete.
Kkkkk já tinha alinhavado está resposta quando me deparei com o seu comentário. É verdade este "bilete"?
"A chapa Tebet/Tasso, que surgiu por default, não por concertação, muda radicalmente o cenário do primeiro turno." Ah, tá.
Que análise suspeita, afinada com a direção da empresa FSP, afinada com tuas convicções. A Tebet está morta politicamente. Acorda pra realidade.
Com um nazi fascista como nosso decrépito presidente,só podemos votar em Lula porque não dá pra comparar um com o outro .
Rs, o petismo só quer Bozo para enfrentar. Adivinhem por quê?
Quem votou no Bolsonaro foi vc. Não venha acusar quem não elegeu Bolsonaro.
Marcus, há algum tempo, analisa mais com suas expectativas e convicções polÃtico-eleitorais do que com o cenário fático. Não adianta torcer, Marquito. Tebet tem tanta intenção de voto quanto Vera Lúcia, a candidata do "contra burguês, vote 16".
Não podemos arriscar que haja um segundo turno para haver contestação infundada do mentiroso-mor. Por isso, voto em Lulah. Voto útil, estratégico ou seja lá qual for o nome que queiram dar.
Chapa "Tebet/Tasso"? O que é isso?
Nunca a grande imprensa deu tanta cobertura à s candidaturas nanicas. Primeiro Sergio Moro; agora, essa fixação por Simone Tebet que, se caÃsse dura (toc toc toc na madeira) em qualquer rua do Brasil, seria dada por indigente. A grande imprensa brasileira é vergonhosa.
Não vai haver a escalada do tibet.
O colunista faz um contorcionismo para construir uma explicação racional que possa vir a justificar os votos em Tebet . Até o momento os números se mostram muito aquém do necessário para a senadora. Faltou explicar o colunista que , a terceira via Tebet, desidrata bolsonaro!
Marcos quando atingir os 2% falamos, tá?
A única terceira via que existe hoje é a de centro-esquerda, nacionalista, desenvolvimentista do Ciro Gomes, isso ai que a mÃdia tradicional prega é a quarta via da centro direita esfacelada pós bolsonarismo.
Num paÃs desigual como o Brasil não vejo como uma solução de centro-direita vá resolver algum problema. Vai fazer igual o Temer e criar PPI pra tudo que der? Vai privatizar o SUS e tudo mais de valor que sobrou como bem público? É assim que vamos resolver os problemas? Porque historicamente é só isso que essa turma ai soube propor ou oferecer.
Acho que o sonho da Folha não será atingido, aquilo que vocês chamam de “terceira via” é só uma forma civilizada da continuidade do desmanche do Estado, das restrições e retrocesso nas demarcações de terras indÃgenas e da manutenção dos interesses dos grandes grupos financeiros e do agro-negócio.
É a chapa de coração dos brasileiros que deixam sua consciência falar. Outros olham para o passado, esquecendo tudo que foi mal criado por décadas , gerando o caos atual . Esquecem experiencias próximas de paÃses que entregaram as decisões na mão de um pequeno grupo ditador e ainda tem esperança de melhorar voltando ao passado. O ciclo vicioso em ação . Tebet é o melhor nome. Muda Brasil!
Eu já ouvi esse jargão "muda Brasil" e deu no quebdeu. Me explica qualna mudança essa senhor do MDB, o 0artido da boquinha, junto ao Tasso, do esfacelado PSDB, e coronel dos grandes, vai "mudar o Brasil"? É piada? Se for é de extremo mau gosto e requentada.
Tebet é o melhor nome para continuar as polÃticas do bozo sem o bozo. Estou fora! #Lula13!
Tenho a sensação de que é necessária para grande parte do povo a redenção de Lula. Ficando para a outra eleição a oportunidade de proposição de outros modelos. Espero que Tebet e Ciro fiquem em cena para contribuir daqui a quatro anos.
Surge o tebet-tassismo. Um adepto.
Não tem a menor chance!Natimorta!
Muda radicalmente o quê?
Vale qualquer coisa para tentar colocar o nome da moça em alguma manchete, mesmo escrever algo inutil. Ela nao tem chance, desistam.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcus Melo > O voto útil e a chapa Tebet/Tasso Voltar
Comente este texto