Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Adailton Alves Barbosa

    - Seu texto é importantíssimo, pois nos alerta com total urgência da necessidade de mudanças.

    Responda
  2. Leonardo Ferreira Santos

    O vazamento de dadas algumas vezes é feito pelo próprio profissional do callcenter, na maioria das vezes mal remunerado (o que não se justifica), descompromissados com as políticas de proteção de dados dos clientes, mas que abre espaço para um comércio ilegal de vendas de dados, estimulado também pela alta rotatividade de funcionários no setor. Funcionário mal treinado, mal remunerado, trabalho precário, alta rotatividade acaba abrindo espaço para o comércio ilegal de dados.

    Responda
  3. Pedro Luis

    Eu prefiro o conceito de que chegaremos ao fim da internet! Isso acontecerá a medida que ninguém confiará mais, então ninguém irá usar e não servirá pra nada! Eu já não tenho Facebook, TikTok, etc!!

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Ronaldo, caríssimo, quiseram me passar a perna, nesse nível de profissionalismo descrito por você, há no mínimo meia dúzia, talvez uns oito, anos. Notifiquei o Santander, comuniquei o fato em detalhe e um mané, na outra ponta - talvez por e-mail, já não me lembro - mandou-me comunicar à polícia. Ora, Soda-fe, se o banco não toma providências, eu lá vou defendê-lo? Temos um pepinaço, e enquanto não perderem dinheiro, as instituições nada farão. Boa sorte com a OAB!

    Responda
  5. Maria Lopes

    Alguns países europeus emitem a C I com um pin digital . Que o vazamento de nossos dados nunca tenha sido investigado é mais uma demonstração da iniquidade geral do país. Entregue às baratas. Cascudas.

    Responda
  6. Marina Gutierrez

    Cerca de 2 a 3 % das mensagens que recebo via telefone e email são de golpes.

    Responda
  7. Marina Gutierrez

    Ronaldo Lemos: como você acha que os donos do Facebook/Meta, Google, etc.ficaram ricos? Nós viramos um produto (quem somos, nossos documentos,onde moramos, onde gastamos nosso dinheiro ). Somos vendidos e revendidos.

    Responda
  8. Helio Cardoso

    Uma voz feminina me ligou dizendo que era do meu banco e que tinha um pix agendado para dali a dois dias e, para bloquear, transferiu a ligação para o departamento de segurança. Desconfiei, disse que iria resolver na agência e desliguei. No banco o gerente me informou que não havia nada agendado na minha conta, e que era mais um trote entre muitos.

    Responda
  9. JOSE LUIS BOMBONATTI

    Estamos ao léu por conveniências espúrias.

    Responda
  10. antonio santos

    Ronaldo, parabéns. Adivinhou meu pensamento pois eu meditava sobre uma nova forma de documentação por estes dias.

    Responda