Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

    Se os pais não querem ou não podem falar de sexo e sxualidade com seus filhos, acho que é da máxima importância que a escola, com professores capacitados para issi possam fazê-lo. Mas no Brasil do bolsonazi, esquece!

    Responda
  2. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

    Se os pais não querem ou não podem falar de sexo e sxualidade com seus filhos, acho que é da máxima importância que a escola, com professores capacitados para issi possam fazê-lo. Mas no Brasil do bolsonazi, esquece!

    Responda
  3. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

    Essa onda conservadora e hipócrita ñ é de hoje. A sociedade brasileira foi marcada a ferro e fogo pela estrutura patriarcal, agrária, escravocrata, que está na base de sua formação. Mas isso , na minha opinião,, piorou e muito, com o aumento das igrejas neopentecostais. Nunca o obscurantismo, a ignorância e o preconceito foram tão fortes quanto agora.

    Responda
  4. Raymundo De Lima

    O belo texto da Vera sinaliza que nada mudou em 40anos na cultura brasileira, pois ainda predomina a ignorância[agora com orgulho], hipocrisia s/sexualidade, gravidez precoce, estupro, etc. Talvez pioramos, com uma ministra dos Direitos Humanos analfabeta em psicossexualidade. Pioramos com o obscurantismo religoso predominante, pior se são professores anti-ciência, anti-pedagogia. No fundo, talvez "Nunca entramos na modernidade".

    Responda
  5. José Cardoso

    Como a própria colunista menciona, não se fala porque não é fácil, a maioria dos pais se embananam. E as crianças aprendem umas com as outras. Tipo da revelação que ouvi de um colega de escola com ar muito sério quando tinha 10 ou 11 anos: pra gente nascer nossa mãe tem que virar p... porque nosso pai f... nela.

    Responda
  6. Leila de oliveira

    Como mãe, concordo plenamente com a Vera.

    Responda
  7. Filipo Studzinski Perotto

    Um texto excelente, numa sociedade que vai na contramão... Hoje em dia, os educadores sexuais dos pré-adolescentes são os sites de filme pornô, onde há todo o tipo de violência e distorção. Mas como enfrentar o problema se o pessoal acha que a solução é jesus ?

    Responda
  8. Marcos Malta Campos

    Artigo oportuno

    Responda
  9. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    O mais inacreditável é que o mesmo tipo de gente que defendeu a atuação da juíza que tentou convencer a criança a ter o bebê e entregar para adoção ficou indignada com o fato da atriz ter feito exatamente isso. Mas o mais grave é que isso revela uma completa incapacidade de distinguir as situações. No primeiro caso era uma criança sendo coagida a carregar o fardo psíquico e físico de uma gestação ilegítima e no segundo numa jovem que teve o desprendimento de fazê-lo.

    Responda
    1. IVAN PEIXOTO MELO

      Perfeito

  10. Galdino Formiga

    Qual é o passo a passo (receita)?

    Responda
    1. LUCIA REJANE G DA SILVA

      A própria net está repleta de boas indicações sobre como fazer educação sexual, basta procurar. Dê um google.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Caramba! Acha mesmo que existe isso?

  11. Felipe Macedo

    falar sobre isso é a melhor coisa para proteger as crianças e a pior para o abusador. Por isso quando vejo adultos que são contra, logo desconfio. Grande chance de ser mais um pedófilo que se esconde atrás da máscara de "cidadão de bem a favor da familia e dos bons costumes".

    Responda