Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Pedro Junior

    Depois de "prioridade inegociável", não cabe o termo "mas".

    Responda
  2. José Pedro Junior

    .

    Responda
  3. Iran Portela

    Todos estão de olho na eleição presidencial... Mas a solução para o Brasil não está lá. O poder Legislativo tem avançado, várias vezes com interesses escusos, no orçamento do Executivo. Não há equilíbrio fiscal que resista. Já passamos pelo mensalão, pelo petrolão, pelo fracasso da "Nova Política" de Bolsonaro, pelo absurdo Fundo Partidário, pelas emendas do relator... Qualquer presidente será refém do Congresso Nacional. É lá que se faz necessária uma grande e saudável renovação.

    Responda
  4. Maria Alice Costalonga

    Esperando milagre pq #NemLulaNemBolsonaro e ainda #NuncaMaisPT

    Responda
  5. Galdino Formiga

    Dois péssimos candidatos no segundo turno. Decepção para o eleitor.

    Responda
  6. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Joel, se teu candidato só sabe governar com o centrão, vc está num barco furado. Não aceite a ideia que não tem outro jeito. Isso é conversa do centrão que ganha com Lula e ganha com o Bozo. Dizer que não tem jeito é desistir do Brasil.

    Responda
  7. Adriano Bortolini

    Eeee mania de querer comparar o incomparável. Pq vc não sai do armário logo e confessa que vai votar nessa coisa que está aí destruindo nosso país caso ele vá para o segundo turno com o Lula? Tanto floreio pra nada, no final sabemos qual é a sua, meu chapa. Vc tenta se diferenciar, mas na real é igualzinho ao gadinho que fica mugindinho lá atrás do cercadinho.

    Responda
  8. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    O enigma da amnésia política do Brasil, faz lembrar Darcy Ribeiro escrevendo sobre a 'desmemória' brasileira, sobre o país "eternamente inaugural" e a "dura busca de seu destino." Mais uma vez os erros repetitivos - Lula e Bolsonaro.(Claudia F.)

    Responda
  9. Ricardo Valle Aleixo

    Críticos do texto que me perdoem, pois acho que o autor tem razão. Quem vota em extremos o faz por falta de saber relativizar as coisas. Só vê ou preto ou branco, ou 1 ou Zero. A realidade é mais complexa e os extremistas não se dão ao trabalho, ou falta-lhes inteligência, para ver a alternativa que tanto defendem. Achar que o Lula é um santo dá direito a quem achar que o Bolsonaro também o é. São dois caudilhos do mesmo naipe, cada um com seu gado próprio, simples assim.

    Responda
    1. Paulo Sales

      Concordo na integra Ricardo. Mas só um detalhe; voto Ciro Gomes, com a certeza de um voto inteligente.

    2. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

      Totalmente de acordo com o comentário do Luiz. Um pequeno adendo: Lula se consolidou como a única alternativa. O Bozo é um desastre, um flagelo, e deve se eliminado da vida política. Sem mandato, que seja levado a responder por seus crimes.

    3. Luiz Candido Borges

      Ricardo, considero-me insuspeito de ser lulista, tanto que só votei nele na sua primeira eleição e mesmo assim muito hesitante... Não o considero um "extremista" de modo algum, é, no máximo, um centro-esquerda bem moderado e aberto a todo tipo de negociações e concessões. Decididamente, ele não é oposto do Bozo no espectro da esquerda. Há o gado petista, mas nem de longe este é daninho para o Brasil como o bozista. Votarei no Lula exclusivamente para jogar o Bozo na lata de lixo da História.

  10. Hudson Neves

    Sim, vc é. E seu candidato também.

    Responda
  11. Eladio Gomes

    O problema da chamada terceira via é conceitual. Ela jamais existiu.

    Responda
  12. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    NÃO SEI QUE TEM DE MAIS NESTE COMENTÁRIO, PARA PASSAR PELA MEDIAÇÃO (CENSURA PRÉ 68 DA FOLHA). FALEI NOME FEIO? OFENDI ALGUM PATROCINADOR $$$ DA FOLHA? Comentário postado: Vou esclarecer. O problema não é político, é matemático de raiz. Lula 47%, Bolso 23%, Ciro (que não desiste) 8%, somam 78%. Sobram apenas 22% para repartir entre os demais. Isso porque a matemática limitou arbitrariamente em 100% todos os totais. Num mundo mais livre, podendo chegar a 200%, 350%, etc. todos teriam chances.

    Responda
  13. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    NÃO SEI QUE TEM DE MAIS NESTE COMENTÁRIO, PARA PASSAR PELA MEDIAÇÃO. FALEI NOME FEIO? OFENDI ALGUM PATROCINADOR DA FOLHA? Vou esclarecer. O problema não é político, é matemático de raiz. Lula 47%, Bolso 23%, Ciro (que não desiste) 8%, somam 78%. Sobram apenas 22% para repartir entre os demais. Isso porque a matemática limitou arbitrariamente em 100% todos os totais. Num mundo mais livre, podendo chegar a 200%, 350%, etc. todos teriam chances.

    Responda
  14. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    Vou esclarecer. O problema não é político, é matemático de raiz. Lula 47%, Bolso 23%, Ciro (que não desiste) 8%, somam 78%. Sobram apenas 22% para repartir entre os demais. Isso porque a matemática limitou arbitrariamente em 100% todos os totais. Num mundo mais livre, podendo chegar a 200%, 350%, etc. todos teriam chances.

    Responda
  15. Bruno Lima

    Quanta arrogância contida em um texto tão curto. Poderia ser resumido em: " A plebe ignara não sabe votar pois não vota em que EU acho o melhor candidato". Ou, mais sucintamente: "Mas e o Petê, hein? E o Lula?". Amigo, nada contra, você talvez seja um cara legal, até, mas vá lá, vá ao churrasco e se divirta. Deixe quem de fato se preocupa com estabilidade institucional e deterioração econômica aguda tentar resolver as coisas. Abço.

    Responda
  16. MARCELO FARIA BROGNOLI

    Excelente texto Joel, me identifiquei e vou relaxar.

    Responda
  17. Amarildo Caetano

    Um governo Lula é um avanço .Ou o colunista prefere a misêria ?

    Responda
    1. Paulo Sales

      Bolsonaro é miseria, mas o que ele fez de pior foi enraizar mais ainda os absurdos de Brasília. Se você aposta que lula vai por a casa em ordem, desista. Lula será refém do sistema perverso que assola o Brasil com ligeiros e furtivos soluços de melhora, nada mais.

  18. josé almeida

    Meu caro articulista, faço minhas suas palavras "...sou irrelevante. Meu consolo é que tenho consciência disso." Digo abertamente, esteja onde estiver: meu candidato é Ciro Gomes. É a perfeição em termo de candidato? Não. Mas não preciso nem citar a distância entre ele e os dois de cima da tabela (currículo, cultura, experiência, conhecimento, projeto de governo, ficha limpa...). Mas... sou irrelevante!

    Responda
    1. Hudson Neves

      Sim, vc é. E seu candidato também.

  19. Amarildo Caetano

    Para o povão um governo PT ê um avanço.Vide as pesquisas.Já para os priveligiados como o colunista pode ser um retro cesso .

    Responda
  20. Blidenor Braz Baracho Baracho

    Os que diariamente exigem um mea culpa são os mesmos que não aceitam a revogação do teto de gastos e da reforma trabalhista.

    Responda
  21. Nilton Silva

    Respondendo: pouca gente, muito pouca mesmo. O momento pede uma vitória acachapante já no primeiro turno. Talvez assim, os golpistas de plantão não se assanhem. Sendo bem repetitivo, é tapar o nariz e trazer de volta Lula e seus petralhas.

    Responda
  22. José Vaidergorn

    O garoto está a um passo de amadurecer. Que tal parar de brincar de oráculo do conservadorismo liberal e ingressar na campanha do Lula, buscando, com sua iluminada consciência de classe média em crise, influir no programa governamental e na gestão responsável do próximo governo, de acordo com seu credo oriundo da Faria Lima?

    Responda
    1. Hudson Neves

      Tá faltando pouco pro amadurecimento. Mais uns três textos nessa linha, e ele já vai começar a entender a necessidade de votar em Lula pra ajudar a reconstruir o Brasil.

  23. Décio Ceballos

    Escrevi um comentário concordando sobre a irrelevância de muitos articulistas e de boa parte da mídia. Contextualizando com fatos políticos dos últimos oito anos. Perguntando se estamos, mídia e leitores, fazendo o suficiente para corrigir erros recentes e evitar outros eventos desagradáveis? Acho que não, mas vamos ver se com esta linguagem indireta vou conseguir publicar?

    Responda
    1. Décio Ceballos

      Acho que a mídia jornalística não está contribuído o suficiente. Na verdade, perde para o recurso de fake news. O jornalismo precisa mudar para trazer conteúdos e análises mais técnicas para, junto com seus leitores, promover mudanças positivas e combater com efetividade os potenciais eventos desagradáveis.

  24. NACIB HETTI

    O brasileiro é tolo o bastante para deixar como está. Quem puxa o cabresto sabe disso.

    Responda
  25. Alberto Henrique

    Nunca votei na esquerda,esse ano,Bolsonaro me obriga fazer isso. Fora Bolsonaro.

    Responda
  26. Berenice Gaspar de Gouveia

    De fato, irrelevante. Um artigo absolutamente frustrado e irrelevante. Só faltou aquela máxima: "O povo não sabe votar". É fantástica a arrogância de se achar acima da plebe ignara.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Berenice, não quero abrir uma grande discussão, mas gostaria de lembrar que o Bozo está aí é porque foi eleito pela maioria... E se ele é mantido no poder apesar de um número inacreditável de crimes e malfeitos é graças a um congresso constituído de eleitos... Um dos problemas do Brasil é partir do princípio que o Povo Brasileiro é bom, sábio e justo. Não, nós não somos assim, nenhum povo é (o povo alemão elegeu Hitler e o americano, o Trump). Vamos cair na real para poder fazer algo concreto!

  27. Décio Ceballos

    Joel, somos, leitores e colunistas, irrelevantes mesmo. Como deixamos Bolsonaro acontecer? O famoso PPT transmitido ao vivo pela turminha da LJ, as oitivas do pessoal de Curitiba, também ao vivo, as sessões do tribunal regional que confirmavam as condenações, poderia listar outras fontes de informações que não serviram para um debate que impedisse o resultado de 2018. Como aprendizado, será que estamos trabalhando corretamente contra a atual ameaça de golpe? Irrelevantes duas vezes?

    Responda
  28. Roger Z Moire

    A "grande mídia" que, fechada numa bolha bem pequena, ainda acha que possui relevância para eleger quem sirva a seus interesses.

    Responda
  29. eli moura

    o carinha está sugerindo o imponderável? Alguém resolver o problema da candidatura Lula criando o imponderável com um trinta oito ou coisa assim para abrir caminho para a 3ª via? minha nossa como um jornal com valores morais e éticos cria espaço para este tipo de coisa?

    Responda
  30. Décio Ceballos

    Acho que os tolos e outros (casos terrivelmente negativos) já foram acolhidos pelo bolsonarismo.

    Responda
  31. Paulo Roberto Isaías

    Falar mal do PT não é novidade para este articulista. Erros todos os governos do mundo, em todas as épocas, sempre ocorreram. O governo do Lula e do PT foi o melhor que tivemos por aqui. Só não reconhece quem é a favor sempre da elite que sempre comandou as ações de governo e quase nada fez para diminuir o sofrimento da população pobre e preta. O articulista votou, claro, em Bolsonaro e agora queria um da elite, mas não tão tosco. Terá de votar de novo em Bolsonaro.

    Responda
    1. Carlos Maurício

      Quem elegeu o bozo foram os que votaram nele junto com os que votaram branco ou nulo, porque tinha candidatos melhores. Até uma garrafa pet vazia se sairia melhor que esse desgoverno.

    2. Alberto Henrique

      As falca-truas do governo petista elegeram Bolsonaro,esse ano às burrices dos petistas reelege Bolsonaro. Infelizmente.

  32. José Cardoso

    Acho que o debate é mais sobre o nome da terceira via. Apesar da simpatia de certos setores pela Simone Tebet, a cada dia fica evidente sua inviabilidade eleitoral. O Ciro tem seus defeitos (há até uma fofoca de que ele disse que ia mandar prender o presidente do BC logo depois da posse), mas é o único que reúne alguma popularidade, experiência administrativa e política, preparo acadêmico e honestidade pessoal. Não é pouca coisa diante da mediocridade e corrupção dos líderes das pesquisas.

    Responda
    1. Paulo Sales

      Ciro quer ser presidente por ego? De onde voce tirou isso? O cara ja atuou em varios cargos eletivos, estuda o Brasil a fundo e tem uma equipe competente. Como assim? Escute as plenárias do Ciro, as entrevistas e saia da bolha colega! Existe vida inteligente fora da igreja do santo lula.

    2. Décio Ceballos

      JC, justa ou injustamente, Ciro transmite (comunica) que quer ser presidente para seu ego, não transmite, com a mesma virtuosidade, que busca o bem do Brasil e da população. A Simone Tebet, correta ou erroneamente, transmite a ideia de que não tem a força necessária, assisti várias entrevistas dela, e a impressão que fica que está preparando um trabalho ou apresentação para um grupo de colegiais. Verdadeira ou falsamente, isso o Lula sabe fazer como ninguém desde a juventude.

  33. Carlos Maurício

    A terceira via é a via fascista requentada.

    Responda
  34. Ernesto Dias Junior

    Basta ler os comentários para entender por que o Brasil não tem solução mesmo. Uma lástima.

    Responda
  35. Filipo Studzinski Perotto

    Vamos fazer um trato: você, e a mídia lava-jatista façam o vosso mea-culpa primeiro, e assumam a (enorme) responsabilidade que tiveram na desestabilização das instituições, e na ascensão (efeito colateral previsível) do retrocesso que vivemos hoje. Diga, vai votar em quem no 2 turno? Eu serei o primeiro a criticar o PT, no próximo governo Lula em 2023 quando isso se mostrar necessário. Em vez de ficar nessa ladainha (de que o PT é feio, blabla), porque não se torna força de proposição?

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Às falca-truas do governo petista elegeu Bolsonaro,esse ano,as burrices petistas reelege Bolsonaro. Infelizmente.

    2. Rafael Lopes

      Pois é, nunca vi essa gente cobrar autocrítica de outros partidos tampouco eles fazerem um mea culpa pela responsabilidade que tem nessa desgraça que enfrentamos.

  36. Antônio Carlos de Paula

    Joel, você como economista está vendo o estrago que o Bolsonaro está causando ao país com aumento da inflação, pobreza, corrupção e ameaças diariamente ao regime democrático. Lula é o único que nos livrará dessa desgraça.

    Responda
    1. Barbara Maidel

      Eis um perfeito exemplo de quem vê política como religião, devotando fé em São Lula. Espera um milagre do mesmo ''santo'' que nos jogou no esgoto em que nos encontramos hoje. Essa gente não aprendeu nada nos últimos anos. Lula-lá! Com Renan, Geddel, Eunício, Pastor Sargento Isidório. Não duvido nada se convidar Temer e Eduardo Cunha pra campanha e eventual governo.

  37. Nelson Vidal Gomes

    Ninguém mais, depois que a Senadora Simone Tebet declarou que a terceira irá apoiar a segunda via. Como pode, alguém que participou ativamente de um CPI "moralizadora" contra Bolsonaro "ontem" declarar a apoio a Lula "hoje"?! Tudo tem limite, até falta de seriedade eleitoral. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Ô Nelson Namastê, se a sua argumentação "agnóstica" a favor do Bozo e contra o Lula é porque este "foi julgado e condenado" e o primeiro "sequer foi investigado e processado pelos que levianamente o acusam" (este "levianamente" é o máximo...), está explicado: você é um alienado! Não deu para notar que a impunidade do Bozo foi comprada a preço de ouro no Centrão, chegando ao inacreditável orçamento secreto? As nossas instituições sempre foram sofríveis e o Bozo as levou ao fundo do poço! Namastê!

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      O Marreco depenado, o Bolsodória queimado, o Leite azedado, a Porcina abandonada, o Coroné Cearense empantanado. Lula no primeiro turno, só resta o nosso mico, ôpa! mito e passar pano. Namastê aos crentes e agnósticos e escuridão para ateus e comunistas.

    3. Nelson Vidal Gomes

      A diferença entre a cor ru p ção de Lula e o "genocídio" de Bolsonaro está em que um foi julgado e condenado por 10 juízes de carreira além de Moro, sem ter sido absolvido no julgamento político que anulou a condenação e outro, sequer foi investigado e processado pelos que levianamente o acusam. Namastê!

    4. Nelson Vidal Gomes

      Jamais ousaria julgar o caráter de alguém por posição política, porque para esta estão envolvidos uma imensidão de fatores, mas a falta de coerência, sem dúvida, equivale à falta de ética. Com efeito, participar ativamente de uma CPI "moralizadora" contra Bolsonaro "ontem" e declarar apoio a Lula "hoje", retira a credibilidade de qualquer candidatura. Namastê!

    5. Nelson Vidal Gomes

      O que me espanta é a Senadora Simone Tebet ter participado ativamente de uma CPI "moralizadora" contra a corrupção "ontem" e "hoje" declarar apoio a Lula num provável segundo turno sem sua presença. Ou se quer moralizar algo ou se quer apoiar Lula. Às duas coisas não combinam.Eu tenho mais de 13 mil comentários aqui neste site e desafio a se encontrar dentre estes, um único no qual tenha defendido Bolsonaro ou seu governo.Namastê!

    6. Joaquim Rocha

      Qualquer pessoa com o mínimo de caráter, se for escolher um dos dois lados, com certeza não escolheria o lado do caramulhão. Me espanta qualquer pessoa que se diz do bem dizer apenas uma palavra em favor do capetão. Vade retro.

    7. Fernando Candido

      Não entendi... Queria que ela apoiasse bolsonaro? depois de tudo que ele fez? Isso seria falta de seriedade com o próprio trabalho da cpi, uma coisa é alguém acusado de corrupção, outra é alguém acusado de geno cidio..

  38. mauricio silva

    A CANDIDATA DO ARTICULISTA TEM 1%DE VOTOS! 99% ESTÃO ERRADOS NA ESCOLHA E ELE CERTO... ESSA É A DEMOCRACIA! INFELIZMENTE ESSE DESGOVERNO FEZ MAIORIA EM 2018, NUMA TEMPESTADE PERFEITA QUE TODOS CONHECEM E QUE JAMAIS ACONTECERÁ NOVAMENTE NO PAÍS!

    Responda
  39. Prof Gica

    Eu tbm não queria votar e voltar para o atual e nem para o anterior Governo. Gostaria mesmo é de ter pouca memória e votar sem problema.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Tem todo o direito. No meu caso penso que no momento temos que tirar de lá quem destrói o país e acaba com tudo de bom que já foi construído nas últimas décadas. O pior dos piores, o caramulhão, o ant ic rist o, o fa sci sta, o gen oci da. Adjetivos não faltam.

  40. Carlos Pouças

    Felizmente seu candidato não tem a mínima chance.

    Responda
  41. Cleusson Filho

    Ô Joel essa abobrinha que você está falando, é a típica balela, de quem fala muito e não diz nada. Quer saber: falou muita Bo bagem, e no final ainda irá votar no bozo.

    Responda
  42. ingo collischonn

    Caro colunista, aguarde agosto, quando as candidaturas forem registradas. Teremos segundo turno entre Lula e Ciro ou quem sabe Tebet. O coiso vai abandonar o pleito para se candidatar por SC, usando a cama preparada pelo véio da havan, ao senado, garantindo assim foro privilegiado

    Responda
  43. RODRIGO DORNELLES

    "Aproveite o churrasco em família, converse sobre outras coisas, na mais tranquila convicção, [defenda com naturalidade que é moralmente justificável alguém vender um órgão seu para sobreviver numa economia de mercado]".

    Responda
  44. José Eduardo Campos

    Deixe/deixem de ser tolos. A via certa, democrática é Lula.

    Responda
    1. Carlos Maurício

      Marcelo, foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: sexta economia mundial, PIB multiplicado por três, reservas internacionais multiplicadas por dez, emprego pleno, aumento do salário mínimo em dólar em três vezes e meia, dobrou a produção de veículos, valor da Petrobras multiplicado por sete, lucro da Petrobras multiplicado por seis, quatorze universidades e duzentas e quatorze escolas técnicas criadas.

    2. Marcelo Moraes Victor

      Inocente ele? E seu partido que arrasou o país e criou o Messias? Puxa vida

  45. José Eduardo Campos

    Deixe/deixem de ser tolos. A via certa, democrática é Lula.

    Responda
  46. Luciano Silva

    Depois da saída do Moro, polarizou mais ainda. Mas continuo sendo e serei um tolo, se for o adjetivo de quem não quer nenhum dos dois polarizados.

    Responda
  47. Paulo Sales

    Parece que seu texto Joel é um lamento e não uma conclusão. De fato, no quadro atual, a premissa que o povo tem o governo que merece nunca foi tão óbvia. Ouvi uma fala sua dias atrás afirmando que as pessoas não querem votar em projeto mas em pessoas, algo similar ao texto de hoje na ideia. Eu não desanimo. Ciro é um excelente candidato, não é terceira via e estará no segundo turno. Vamos libertar este país Joel!!!

    Responda
  48. Alexandre Fonseca Junior Matos

    Joel ( colunista), sem Ciro Gomes, sem a Terceira Via. Acabou o debate. Acabaram as possibilidades de serem discutidos os projetos para a sociedade e para o País. Os debates televisivos ainda não começaram. Ciro Gomes não escolheu seu/ sua vice. Simone Tebet idem. Portanto vou aguardar em vez de entrar nessa lógica da polarização. Talvez a esperança resida nos Tolos que querem o desenvolvimento do País.

    Responda
  49. jose vanzo

    O único que tem o que mostrar e que sabe fazer e não está envolvido em corrupção é o Ciro. Devemos votar em quem faz certo a coisa certa.

    Responda
  50. Sandro de Oliveira

    Viúva de Moro ou de Dória? Não importa. Foi do voto dessa gente que o genocida ganhou em 2018. Foi dessa gente que ouvimos a tenebrosa ladainha de que entre um neofascista e um professor universitário a decisão era difícil. Vivemos tempos obscuros

    Responda
    1. Roberto Freire

      Sua forma conflituosa de pensar é obscura.