Mirian Goldenberg > Os ratos asquerosos saíram do esgoto onde estavam escondidos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Neli de Faria

    Temos algo em comum. Jornais. Na minha infância, aos domingos ,passava na lotérica com uma banca minha irmã trabalhava. Lia a folha, esportes e turma da Mônica. Nos açougue e ficava lendo os jornais. Se não terminara de ler a notícia, pedia para o açougueiro embrulhar a carne nele. O primeiro jornal que assinei, em setenta e sete, o estadão. Quase vinte anos e passei para a folha. Político é para ser cobrado e não endeusado. O fanático por bolsonaro descobriu política em 2018.

    Responda
    1. Neli de Faria

      A Voz do Brasil. Eu adorava ouvir a musga... começava a tocar e ia contando os passos até o rádio na sala para desligar. Enquanto isso, a defunta mãe, então viva, com quarenta e poucos anos, ia fazendo um concerto enorme de palavrões: os vizinhos vão pensar que nosso rádio é novo... Mais tarde, bem mais tarde, fiquei sabendo que era a protofonia de O guarani. E que o pt tirou para colocar um batuque mal arranjado no início desse chatérrimo programa.Meus cumprimentos pela coluna.

  2. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

    Só para registro, antes tarde do que não lê-la. Mais um texto que toca muita gente. Também estou entre os oprimidos pelo flagelo bozofrênico, como diz o ilustre Benassi. Contando os dias para a saída do abominável em outubro. Vamos em frente.

    Responda
  3. Rogério de Mendonça Lima

    D. Miriam é direito de qq um emitir sua opinião quanto ao governo de plantão. Uma formadora de opinião, como a Sra. tem respons. maior em ser imparcial. Julgar o gov. atual não é problema. Pode merecer. O grande problema é a vossa parcialidade. Nunca vimos uma linha sequer de vossa lavra, espina frando a maior cor rupção do plan eta, áz saltos dez carados aos cof res pú blicos, mensalão, petrolão, acusações de mortes, obras superfat. em asque rosas di tá du ras etc. Agora, se militas! Dádó

    Responda
    1. Janaína Ferro

      Sentiu.

    2. Neli de Faria

      O que ela escreveu está muito bem colocado.Não há endeusamento de ninguém e apontou a realidade do presente. Grupo de zap da família: em casa é a mesma coisa. Tenho um irmão fanático por bolsonaro que posta barbaridades. Pesquiso e digo: fake. Sempre digo que o rebanho do Boiadeiro bolsonaro é igual ao do boiadeiro lula: não pensa. Mas, perdoo o gado do bolsonaro descobriu política em dezoito e ao digitar o voto deletou o bom senso.O do lula? pseudointelectuais .

    3. Marcos Benassi

      Prezado Rogério, como colega leitor, agradeço a educação. Da mesma forma, é direito não emitir opinião sobre o governo passado. Eu não lia a Mirian Goldenberg naquela época, quando era governo presente, perdi. Mas em uma coisa, aposto: ela não misturaria fatos. E não baixaria a guarda.

  4. Bety Jardinovsky

    obrigada pela reflexão, como sempre objetiva ! Duas coisinhas - eu guardo as capas dos jornais do dia do aniversário dos meus filhos, desde que nasceram até hoje! 31 e 24 primeiras páginas da FSP guardadas até hoje! Fiquei com curiosidade de ler a msg que vc colocou na sua porta da geladeira! compartilha conosco?? obrigada!

    Responda
    1. Neli de Faria

      Obrigada, Marcos. Li... excelente!

    2. Marcos Benassi

      Cara bety, tá aqui, ó: https://m.folha.uol.com.br/colunas/miriangoldenberg/2013/01/1207603-a-arte-de-dizer-nao.shtml

    3. Mirian Goldenberg

      Bety, foi uma leitora que recortou e colou na geladeira minha coluna A arte de dizer não para ler todos os dias

  5. Marcos Benassi

    Sinto informar à senhora, caríssima dona Mirian, que não tem vacina contra Bozofrenia. Não há reversão de pepino torto, por mais que o Jjjeegues anuncie que sua pomada miraculosa aumenta o pepino - e destorce, garante ele. Da pra salvar as próximas gerações, com a mesma velha panacéia d'antanho: educação. Mas os milhozinhos da Juta que se libertaram do armário, perderam as contenções morais, tipo num alzheimer coletivo: tão todos balangando o Fal, tipo uns bonobos de mau caráter....

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Marcos, talvez inventem uma vacina que cure a desumanidade...

    2. Marcos Benassi

      Pegou na veia, cara Mirian: a quantidade de Bozolóides que veio aqui balangar o Fal não foi pouca, não. Impressiona o fato de que há até mulheres o fazendo, e da pior forma possível: balanga o Fal podre e alheio por entre as pernas, dizendo que é delas. Aliás, perdão, impreCiona... Hahahahah!

  6. Emilia Amoedo

    Miriam, eu tb estava assim daí lembrei que um dia vou morrer e o Bolsonaro e seus comparsas também então tudo será história. Tomei um vinho, reorganizei meu mundinho, e fui ler um romance enooormmee. rsrrs Um passinho de cada vez e um beijinho pra vc.

    Responda
    1. Emilia Amoedo

      Marcos! kkkkkk. Ta todo mundo alterado sim, mas eu continuo me refugiando nos livros. O último que li foi um romance policial da Louise Penny. Que escritora!! Vc "mergulha de cabeça" nas belas paisagens do Canadá, além da escrita deliciosa. Parece um conto de Dickens. Só q em vez de adega, no livro tem uma delicatessen cheia de bolinhos e pães quentinhos. Delícia de livro.

    2. Marcos Benassi

      Emilia, minha cara, fui nessa direção, e me propus a ler todo o PhillipKDick, autor de ficção científica distópica, que deu origem ao Blade runner, e misturei isso com vinho. Minha literatice ficou feliz, mas o vinho passou da conta: comecei até a tomar um remédio pra biritar menas, porque tô muito alcoólatra. Bozofrenia é um treco que dá descontrol até a quem não pegou a doença! Hahahaha!

    3. Mirian Goldenberg

      Adorei o conselho

  7. Roger Z Moire

    A esquerda caviar, com sua erudição muar, semeou o "nós contra eles", cerceou o debate nas universidades, perseguiu e destruiu a carreira de seus opositores com o macartismo tupiniquim da "patrulha do politicamente correto", tachou todos , indiscriminadamente, de misóginos , fascistas, racistas e homofóbicos apenas porque discordavam da roubalheira. O resultado foi que ela uniu todos contra ela própria, agora fica de mimimi.

    Responda
    1. LUCIANA LAUSER TIMM

      E vc se garante de não ser misógino, racista, homofóbico, fascista? Tem certeza? Ou esse papo nem se discute por que é tudo mimimi? Ainda crê no conto de fada contado para a classe média que existe apenas um partido na história do país que comete irregularidades?

    2. Tomeh Sapienza

      Ninguém está reclamando da oposição por lados antagônicos. Está reclamando do fato de que um dos lados estava escondido, estava nas sombras, sentiam vergonha da própria limitação e falta de civilidade. A partir da insinuação de "recontagem de votos" pelo Aécio, saíram das sombras e, juntamente com os órfãos do Aécio, elegeram um representante. Então, não se pode tentar transferir a culpa para a outra parte. Estamos atentos aos fatos.

  8. JOÃ O CARLOS CORREIA

    Como foi bom ler este seu artigo Mirian. Maravilha.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Fico feliz de saber que você gostou, João

  9. Leonardo L

    Para quem receber fotos de armas, como aconteceu com a jornalista, recomendo fazer um BO relatando o crime de ameaça e informar o endereço e telefone do indivíduo, e também pedir diligências para apurar se as armas são legalizadas, senão ele pode responder criminalmente por porte/posse ilegal de arma de fogo.

    Responda
  10. Leonardo L

    São humanos asquerosos, não ratos, os ratos são melhores do que eles

    Responda
  11. Guilherme Corrêa

    Faz parte do projeto de comunicação deste governo: alimentar a midia de notícias tão escabrosas que umansimples inauguração de ponte no interior do nordeste se torne um grande ato de governo e de quebra, desacreditar os canais de comunicação que primam pela ética e profissionalismo, acostumando o público ao gosto de sangue...muitos não têm estômago pra isso e desistem, o problema é que estes são os mais civilizados.

    Responda
  12. Cleuza Maria Lopes Simplicio

    Eu Tb tenho nojo dele. Qdo o vejo na TV,mudo de canal ou desligo a TV. Estamos adoecendo física e mentalmente.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Muita doença, depressão e impotência

  13. elcio matos

    O tal de João Braga pelo visto se sentiu ofendido com a matéria. Por que será?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      É Brega...

  14. Said Ahmed

    Uma coisa que venho percebendo ha vários anos é o surgimento de uma paranóia coletiva entre a população. Tenho um Pug que pesa menos de 12 kilos, quando saio com ele pra passear, encontro pessoas que saem da calçada e desviam, tamanho o medo do bichinho. Tem pessoas que piram quando qualquer moto chega perto.

    Responda
  15. Maria das Graças Garcia Borges

    Sou uma brasileira doente mesmo. Meu esposo, um Homem honrado e alegre, que ainda tinha muito a viver, faleceu de covid, empurrado e ridicularizado pelo genocida. Seus fanáticos seguidores continuam adorando um fanático cruel que explora seus medos.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Muito muito triste, Maria. Um país doente

  16. Said Ahmed

    Os ratos se revelam porque a internet permite o contato à distância e o anonimato. Quando não existia internet eles não ousariam erguer a voz, exceto por um ou outro desajustado. Mas no conforto do sofá, atrás do teclado e do anonimato, eles são feras!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Triste e cruel

  17. Marli Pereira Rosa

    Pensei nisso hj, me sentido triste , só noticias horriveis, pelo menos os "cidadãos de bem " estão sendo aos poucos desmascarados...

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Só notícias depressivas, Marli

  18. Antonio Catigero Oliveira

    A pergunta que fica: por que tanto ódio e tanta ignorância? Será crise de meia-idade, ou essa gente sempre foi cruel mesmo, só faltava canalizar em personagem que incorpora esse ódio e truculência?

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Será? Pergunta sem resposta

  19. Antonio Catigero Oliveira

    Mudanças materiais e discursivas é fácil. Difícil é uma mudança de mentalidade. Veja o perfil dos bolsonaristas: morador do Sul e Sudeste, branco, idade acima dos 35 anos, classe média alta, ensino superior... A pergunta q

    Responda
    1. Antonio Catigero Oliveira

      Vou verificar as últimas pesquisas, José. Mas a raiz continua no Sul/Sudeste. Centro Oeste e Norte surgiu agora deve ser por conta dos conflitos de terras. Obrigado.

    2. José Cardoso

      Segundo o Datafolha, o centro oeste e o norte são atualmente a fortaleza bolsonarista.

  20. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Infelizmente, o cenário futuro é ainda pior, porque na visão dos ratos asquerosos, apenas os outros são ratos asquerosos, e aí daqueles que não são e levantam a lebre. Estamos cercados, e sim, a saúde foi para o beleléu também em parte por conta da estupidez e ignorância reinantes, com o Duce a frente. Quem pensa se abala, mesmo que, ao pensar (e só por isso), seja tachado de XXpata, YYmunista, etc...

    Responda
  21. João Braga

    Volta Lula e traga os companheiros. Dirceu, Palloci, Renan Calheiros, Jader Barbalho, Edison Lobão. Também João Vaccari, Fernando Pimentel, Guido Mantega. Cabral o grande Cabral. Geddel Vieira Lima com as malas. Não esqueça os amigos da Petrobras, Nestor Cervero, Paulo Roberto Costa ,Jorge Zelada e Renato Duque. Volta Lula...afeee...

    Responda
    1. Flávio Tadeu Marini da Silva

      O Lula ganha no primeiro turno. Volta pro pasto.

    2. Antonio Carlos Alves Prado

      Lula não precisa trazer ninguém, hoje temos os pseudos pastores, liras, ciros nogueiras e muitos milicos idênticos ao passado, até você.

    3. alex carvalho

      Acho que vc não faz o tico e o teco bater

  22. Marisa Coan

    Recomendo assistir à série acumuladores compulsivos dos canais Discovey. Se vc se reconhecer ali, poderá começar a fazer uma limpeza nos armários cheios de jornais velhos.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Já ouviu falar em empatia, dona Coan?

    2. Marisa Coan

      Nossa, Alex!! Se vc não me conta, ficava sem saber, trollado. Mas como vc deve saber, acumular qualquer coisa, não faz bem. Só dei uma sugestão, ou isso também é proibido por patrulhas como a sua?

    3. alex carvalho

      Não foi essa a questão do texto

    4. Marisa Coan

      Discovery...

  23. João F Arantes

    E os gafanhotos que só sabem fazer barulho, sujeira e devastação, estão começando a bater as asinhas.

    Responda
  24. Matheus de Magalhães Battistoni

    Aí, como eu sou boazinha! Vamos crescer, pessoal, não dá pra ficar "mal" com frases desagradáveis. É ridículo, ninguém acredita.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      O nome do que seu comentário passa é ausência de empatia.... Também é disso que trata o texto.

    2. Matheus de Magalhães Battistoni

      Coitadinho, Alex, quer uma água com açúcar?

    3. alex carvalho

      Acabei de ficar com as suas.

  25. Marcelo Luiz de Lima

    Em 2002,a esperança venceu o medo;em 2022 o amor vence o ódio. Sou um romântico incorrigível,Mirian. Infelizmente,Hades já abriu as portas do inferno,resta devolvê-los a ele. Essa será a missão dos jovens que aí estão.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Missão dos jovens e dos velhos Marcelo

  26. Luis Augusto Federighi

    A saída dos ratos do esgoto foi o pior legado deste triste período.

    Responda
    1. Marcos Juciuski

      Caro Luis, o lado bom é que agora sabemos que os ratos sempre existiram e quantos são, bem como que nunca poderemos baixar a guarda, senão eles voltam a se apoderar de tudo, destruindo o que existir de bom e estabelecendo tudo o que for de ruim, de pior, além de impor suas existências desprezíveis.

    2. Mirian Goldenberg

      Um horror e uma tragédia inominável

  27. gerson tavernari

    o bolsonarismo evoca o que há de pior na humanidade

    Responda
  28. Luciano Ferreira Gabriel

    Compartilho dos mesmos sentimentos da autora. Entretanto, os ratos que saíram do esgoto não estão somente na política, estão também nos jornais, os quais possuem uma estratégia editorial e comercial alinhadas à transformação da polarização que ajudaram a criar. Leio a FSP há mais de 30 anos, vários jornalistas aqui não informam ou analisam, mas militam e censuram (há poucas honrosas exceções.). Portanto, retroalimentam um clima que não nasceu ou terminará com o fim do mandato de Bolsonaro.

    Responda
    1. alex carvalho

      Não compartilha mesmo. Seu comentário é incoerente.

  29. Sérgio Guimarães Thomé

    Miriam, o pior não é o Bolsonaro, mas constatar que milhões de pessoas nesse país pensam como ele, inclusive muitos, dentro das nossas famílias. Mesmo com a provável eleição do Lula, creio que os ratos saíram do porão para nos atormentar para sempre.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Também acho o pior, Sérgio, é incompreensível

  30. Sérgio Guimarães Thomé

    Em 2018, sai das redes sociais. Em 2020, sai dos grupos de Whatsapp. Desde 2019, praticamente não assisto mais os noticiários da TV, principalmente da Record e do SBT. Tomei esses procedimentos para não me aborrecer.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Só notícias depressivas

  31. orlando gomes de freitas

    Penso que não estavam tão escondidos assim, talvez um pouco camuflados, mas sempre tivemos violência em nosso pais, notadamente contra as minorias, sobretudo mulheres e negros, agora eles se regozijam, pois são muitos, espalhados principalmente no Sul e Sudeste, não há saída, a não ser conviver com isso , e mais ainda, mostrar que ler e ouvir noticias ruins ou não é muito importante para balizamento de uma vida.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Triste

  32. IRAIA GALINDO MENDES

    Não esquecer o quanto a mídia ajudou para que esses ratos saíssem do esgoto. A Folha de São Paulo ...nem se fala. E ainda não não fez uma mea-culpa.

    Responda
  33. Jose Roberto de França

    Essa manifestação de frustração da ilustre colunista Mirian esta um pouquinho atrasada. As maldades, ignorâncias e perversidades do bozo já eram conhecidas de todos nos desde muito antes da campanha eleitoral de 1918. Ele nunca escondeu sua natureza mesquinha e perigosa. Mesmo assim teve mais de 57 milhões votos e ainda hoje tem mais 30% de apoiadores. Simples assim.

    Responda
  34. Jose Roberto de França

    Essa manifestação de frustração da ilustre colunista Mirian esta um pouquinho atrasada. As maldades, ignorâncias e perversidades do bozo já eram conhecidas de todos nos desde muito antes da campanha eleitoral de 1918. Ele nunca escondeu sua natureza mesquinha e perigosa. Mesmo assim teve mais de 57 milhões votos e ainda hoje tem mais 30% de apoiadores. Simples assim.

    Responda
  35. Joaquim Rocha

    Governos de direita, por si só, sempre defenderam os interesses dos mais abastados, porém fazem parte da democracia. Agora governos fascistas, golpistas, com líderes homofóbicos, demofóbicos, antidemocratas, terraplanistas, xenofóbicos, e que tentam fazer o país ser comandado por sua milícia particular, de preferencia para sempre, é de deixar qualquer um boquiaberto. Como 30% da população aceita essa situação.? Estão todos loucos? O flautista está os levando para o abismo e eles nem tchun.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Como se identificam com criminosos perversos?

  36. Jorge Rodrigues

    As pessoas tendem a buscar notícias em veículos que as divulgam da forma que acham correta. Pesam na escolha a pauta (seleção do que é divulgado) e o viés ideológico. A grande imprensa tem afastado leitores pois adotou uma pauta excessivamente voltada para as políticas identitárias (que são sectárias e muitas vezes violam o bom senso) e, na ânsia de corretamente combater o governo Bolsonaro, passou a agir com extrema leniência com os crimes do Lula e do PT.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      E o PT, e o Lula?, Comentário de quem não consegue defender o bozo

    2. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      O que é isso, Jorge? Essa imprensa foi totalmente subserviente aos desmandos da lava jato, esqueceu? Acontece que a dita ficou desmoralizada pelos desmandos e ilegalidades do juiz parcial. Lula, que foi condenado sem provas, foi solto e vocês, que não gostam dele por outros motivos, não se conformam.

  37. elcio matos

    Sou da mesma opinião. A eleição do inomin-ável libertou e deu voz ao lado fascista, racista e do ódio que alguns brasileiros tinham dentro de si, os quais mantinham adormecidos. O pior, é que mesmo que esse ser não seja reeleito, seus apoiadores não irão devolver seu lado negro aos esgotos; eles continuarão com a barbárie, ofensas e ameaças, mesmo aqueles que no passado nos eram próximos.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Não estava adormecido esses sentimentos, estavam escondidos na falsidade dessas pessoas que apoiam o bozo

    2. Mirian Goldenberg

      Os brasileiros estão doentes e deprimidos em meio à barbárie e o ódio

  38. joao pereira

    Prezada Miriam, A metáfora de "os ratos saíram do esgoto" é perfeita e mostra bem a quadra vivida. Acrescento, ainda, que também a imprensa deve à sociedade um mea-culpa por ter, na última década, contribuido para esse estado de coisas. Bolsonaro e família não chegariam ao poder sem o beneplácito acintoso da grande mídia, pois não?

    Responda
  39. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

    Miriam, todos e todas que sofrem com esse desgoverno fascista, mostram que sua humanidade está viva. Me sinto assim.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Espero que reste um mínimo de compaixão e empatia

    2. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Não está, Miriam. Morreram como seres humanos.

    3. Mirian Goldenberg

      Em que lugar está a humanidade dos criminosos e seus cúmplices?

  40. Gabriel Lopes

    Também já me retirei dos grupos de família, que aparentemente deram confiança para que os fascistas saíssem do esgoto. O bolsonarismo transformou as pessoas desse país para pior, e não vejo saída a curto prazo. Ainda assim, e com muito esforço, continuo a me informar lendo as "notícias ruins". Talvez não por muito tempo.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Como curar um país doente e deprimido?

  41. mauricio silva

    Assim como os bons momentos passam, os maus também passam... no dia 2 de outubro já teremos esse gostinho e na virada do dia 31 de dezembro pra 1 de janeiro todos retornaram aos esgotos....

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      O país precisa urgentemente se curar do mal e da barbárie

  42. José Cardoso

    Acho que tanto seguir o que os algorítimos selecionam para nós, quanto ligar a TV e consumir as notícias dos telejornais é nocivo. Acaba-se perdendo de vista a verdade de que por exemplo os homicídios no Rio são a metade do que eram nos anos 80, e de que a desigualdade mundial diminuiu bastante com o desenvolvimento da Ãsia. Sem falar que até os anos 80 a guerra nuclear estava ainda próxima que agora. Acreditem que o passado era pior.

    Responda
  43. Tatiana Sa

    Desde pequena, assim como você, sempre gostei de ler jornal. Hoje, com 45 anos posso afirmar que prefiro ler ao ver e ouvir notícias. Esse hábito tem me ajudado muito nesses tempos de horror. Também sai dos grupos de WhatsApp e fiquei muito surpresa quando minha prima caçula, universitária e assumidamente de esquerda me falou que se informa pelo Twitter... Obrigada Mirian por essa coluna de hoje. Me sinto menos sozinha.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Você não está sozinha, Tatiana. Tenho uma frase que se tornou um mantra: quando sabemos que todo mundo está sofrendo como estamos sofrendo... sofremos um pouco menos

  44. Maria Lopes

    Assino em baixo. E também sinto náuseas quando vejo essa gente. Principalmente as fauces desse ser desprezível que chegou à presidência levado pelo ódio e esperança de tanta gente. E pela gente que o rodeia. Este país está doente. Já estava na verdade, pela desigualdade e pela injustiça de séculos que agora estão à vista de todos e não podem mais ser ignoradas.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Maria, doente e deprimido

  45. Ricardo Santos

    Menos mal que falta pouco para o orco receber o genocida mentiroso, uma vez que a nação irá se livrar desse psicopata, que enrolou com benesses escandalosas as FFAA, apeando-o pelo voto do cargo. Ave!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      O Brasil está doente e deprimido

  46. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Doente de Brasil, escreveu, acho que foi a Eliane Brum. Mas não é só Brasil. O mundo está pior. É o novo mal estar da civilização, ou do seu retrocesso. Os piores estão no poder, não é somente retórica.

    Responda
    1. Dani Evans Ribeiro

      Acredito que o BIDEN seja uma excessão .

    2. Mirian Goldenberg

      É o mal no poder adoecendo todos oa brasileiros

  47. Paulo Azevedo

    Chamar essa gente de ratos é uma maldade com os ratos de esgoto, eles são vermes asquerosos, talvez também seja uma crueldade com os vermes asquerosos, essa gente que apoia o Bolsonaro é inominável, são a destruição, a barbárie, frustrados que não amaram, não sei nem o que dizer porque é tanta distopia que parece um pesadelo infernal. Eu tomo calmantes desde 2018, não dá para sair ileso de tanta maldade.

    Responda
    1. grace mongstad

      Também pensei nos ratos. Eles não merecem.

    2. Mirian Goldenberg

      Doentes, deprimidos e impotentes

  48. Paulo Winkaler Filho

    Concordo com o titulo, os ratos estão saindo dos esgotos, estão loucos de vontades de reorganizar as festas do queijos.

    Responda
  49. Ronaldo Pereira

    Mirian, como já disse alguém a ignorância e a crueldade humanas não têm limites! Dado isto evito, ou melhor, não participo de nenhuma das ditas redes sociais, meu único meio de comunicação em rede é o WhatsApp. Não deixo de ler meus jornais, mas evito geralmente notícias sobre esse senhor que nos (des)governa.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      É uma necessidade para preservar a saúde física e mental, Ronaldo

  50. João Braga

    Bem Miriam, o tema é complexo, os tempos são difíceis e sua amiga necessita de ajuda. Concordo que uma direita raivosa cresceu e isso é péssimo. No entanto é só ver o que aconteceu na Nicarágua, Cuba, Venezuela... para ver no outro lado um risco talvez pior. Uma esquerda cor rupta, incompetente, retrógrada e opressiva. Difícil escolher...e a midia infelizmente vê apenas seus próprios interesses... Entre o Bolso e Lula, quase uma escolha de Sofia....

    Responda
    1. Rogério de Mendonça Lima

      Ta dinho, acredita que a orc rimPET, é inoc ente. Três presidentes do PT, mais três, tesoureiros do PT, mais de dez petistas de alto escalão, pre sos. Até o Lul arápio pre so, julgado por 11 juízes unânimes. Mensalão, petrolão, assalto aos fun dos de pens ão, can alhice das prop inas sucata Pasadena, obras em nó jentas dita duras e etc etc etc etc Quem acredita na inoc ência do ca na lha, Lu lará pio, deve ter acontecido que ao nas cer, faltou oxigênio no cér ebro, les era inc urável.

    2. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Mais uma vez a falácia da escolha difícil. Entre o internacionalmente reconhecido estadista e o internacionalmente reconhecido imb ecil. Que vergonha.

    3. João Braga

      Diuturnamente petistas perambulam por aqui, muitos supostamente pagos, são ativos, fazem por mereceber o pagamento. Alguns são grosseiros outros descrevem narrativas e meias verdades. Espero que o presidiário não vença e não traga a turma: Dirceu, Renan Calheiros, Cabral, Geddel, Mantega, João Vaccari, e outros...Afee...

    4. elcio matos

      Talvez você precise se atualizar um pouco. Os grandes corruptos dos governos petistas são os mesmo que hoje apoiam o governo do seu "mito", o povo do centrão. Só que dessa vez os parças do Bozo ficaram espertos e aprovaram um de "orçamento secreto" que faz do mensalão dinheiro de pinga. Então, por que você acha que os ratos do centrão estão desesperados pela reeleição do coisa ruim? Acorda!!!

    5. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      João, esse papinho de ameaça comunista é bem im be cil, né? A esquerda governou por 14 anos e sempre respeitou as instituições. Nunca houve qualquer ameaça de ruptura por Lula ou Dilma. Sempre foram comprometidos com a democracia. Relacionar corrupção à esquerda é outro argumento que não se sustenta. Corrupção sempre houve, mas exatamente nos governos Lula houve o fortalecimento dos órgãos de investigação, fato reconhecido pelo próprio juiz parcial. Portanto, sugiro que arranje outros argumentos

    6. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      João, esse papinho de ameaça comunista é bem im be cil, né? A esquerda governou por 14 anos e sempre respeitou as instituições. Nunca houve qualquer ameaça de ruptura por Lula ou Dilma. Sempre foram comprometidos com a democracia. Relacionar corrupção à esquerda é outro argumento que não se sustenta. Corrupção sempre houve, mas exatamente nos governos Lula houve o fortalecimento dos órgãos de investigação, fato reconhecido pelo próprio juiz parcial. Portanto, sugiro que arranje outros argumentos

    7. Maria Lopes

      Não dá para respeitar sua opinião porque ao longo de meses tenho visto postagem de apoio a esse desgoverno. E falemos do que conhecemos, que é isto aqui. E falar de comunismo aqui é ignorância ou má fé. Nunca houve esse risco. E não há esse risco. Respeitar o direito de expressar suas opiniões nao é o mesmo que respeitar as opiniões. Rejeito as suas.

    8. Enrica Souza

      Desculpe, mas só para entender o seu argumento. Você está dizendo que entre 2002 e 2010 (mandatos do Lula), a vida no Brasil era parecida (tão ruim quanto) com o que vemos na Venezuela, Nicaragua e Cuba ? Não existia liberdade de opinião, a economia ia mal, a população vivia na miséria e um monte de gente estava indo embora do Brasil ? Seja sincero com você mesmo (ou pesquise se você for muito novo), foi isso que aconteceu naqueles anos ?

    9. João Braga

      Eliana Moraes Kling, esse é um dos problemas da esquerda, não respeita a opinião do outro, geralmente tenta desqualificar muitas vezes com agressividade e ofensas. Dê a sua ideia, mas respeite o outro assinante. Não é uma guerra...

    10. Eliana Batista Moraes Kling

      Bem João agora conta a piada do papagaio

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.