Comentários para:

Racionalizar a Justiça

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ROSANGELA SILVESTRIN

    Deveria ter um prazo limite para todas as esferas. Aqui o trânsito em julgado pode levar 20 anos. Certo é que toda a justiça morosa é injusta.

    Responda
  2. Gil Carlos Dias

    O que é mais necessário na Justiça brasileira é sua deselitização. A maioria dos magistrados não tem qualquer conhecimento da realidade brasileira. Cresceram em berços esplêndidos, estudaram nas melhores universidades, com tempo de sobra, nunca andaram de ônibus nem conheceram de perto a pobreza. Isso é que é urgente. Mudar o perfil da Magistratura.

    Responda
    1. André Simões

      Gil, sou juiz há 18 anos e conheço a maior parte dos juízes do meu estado. Isso o que diz não é verdade. A maioria se dedicou muito aos estudos para poder passar no concurso e a enorme parte não nasceu em berço esplêndido, como você disse. O problema do sistema judicial não tem nada com uma inexistente "elitização" da magistratura. Questões como a existência de um número excessivo de recursos, a excessiva litigiosidade do brasileiro e gestão administrativa são muito mais determinantes.

    2. Jove Bernardes

      E x a t a m e n t e. Tive um professor que dizia que a maior qualidade de um bom juiz era experiência de vida, a vivência no mundo real aliada à sensatez, à observação, ao amor à humanidade, à empatia etc. Se além dessas qualidades essenciais ele tivesse alguma base jurídica, tanto melhor. Conhecimento objetivo é relativamente fácil obter, bons assessores - até robôs e IA - podem cuidar disso.