Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Max Morel

    Somos um povo miscigenado. Nós brasileiros temos muitas cores, não somos uma nação bicolor dividida entre brancos e negros. Não senhora. Não senhor. Fizeram agora essa construção social chamando de negros os milhões de mestiços filhos de brancos e pretos, pretos e indios. Essa construção social acabou com os pardos, com os mulatos de todos os matizes. Bendita miscigenação. Maldita divisão. Não somos uma nação bicolor.

    Responda
  2. Max Morel

    Sou um eurodescendente. Meus avós maternos vieram crianças da Itália para trabalhar na lavoura de café no interior de São Paulo. Quando trabalhava à noite no banco para custear meus estudos em faculdade de engenharia particular em tempo integral, ao findar o expediente eu ligava para minha mãe para conversar e ela sempre me tratava como nego, de forma carinhosa como só a mãe da gente consegue.

    Responda
  3. Alison Sales

    Força Djamila! É exaustivo ter que explicar o óbvio todo dia. Sua luta não será em vão. Vamos combater essa gente desumana que se acha superior. Vamos combater os racistas!

    Responda
    1. Max Morel

      Só existe uma unica raça humana, a raça do Homo Sapiens Sapiens. Qualquer que seja a cor de nossa pele, não importa, somos todos da mesma e única raça humana.

  4. Francisco Barbosa

    Para começar, Fórmula 1 não é esporte. Deem karts para a periferia e milhares de grandes nomes aparecerão. Hamilton é um garoto propaganda da indústria do petróleo, também faz parte do que está errado neste mundo.

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      entao *exclareça* o que formula um e kart sao - tiro ao alvo e mma sao esporte? ; se H for garoto propaganda de alguma coisa este status nao lhe confere o dever de ser ofendido por ninguem - piquet foi melhor garoto propaganda naquele *esporte* ou agora na pratica do rracismo ?

  5. Marcos Benassi

    Djamila, caríssima, creio que acompanho mais o raciocino de seu colega de folha Sérgio Rodrigues, que reconhece o uso desabonador do "neguinho", reconhecendo também que o contexto é definidor da qualidade do uso. Aprendi, em uma família anti-racista, não somente a ter cuidado igualitário, mas a usá-lo ("nego", "neguinho") sem o ranço contra a pele preta; mas já pude experimentar, ao menos uma vez, ter ofendido uma interlocutora, foi péssimo. É de se refletir e, indubitável, tomar grande cuidado.

    Responda
  6. Fabiano Caetano de Souza

    Esse mundo precisa ficar muito, mas muito "chato" ainda, antes de melhorar. Mas vamos seguir firmes.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, Fabiano, pode ser que seja o ônus do igualitarismo. Sigamos.

  7. Carlos Ernesto de Oliveira

    Sir Lewis Carl Hamilton, MBE, grande profissional e com grande coração; outros grandes profissionais, sem coração, também existem; e destes, há também os que perdem enormes oportunidades de ficarem calados;

    Responda
  8. Matheus CRISOSTOMO MENEZES

    Eu não admito termos como "viado", "bicha", "pederasta" (esse último me tira do sério) pra se referir a mim seja lá quem for e também não os uso. Acho engraçado que outros nomes para homem hétero são "normal", "macho", "homi", "cara", etc. Além disso, da mesma forma que existe racismo estrutural e a sociedade é intelorante descaradamente com negros, ela é com os homossexuais também, e na maior parte dos casos as pessoas ainda admitem.

    Responda
    1. Matheus CRISOSTOMO MENEZES

      Caro Marcos, isso mesmo, eu aviso que não gosto e explico o motivo. Só gay mesmo que eu aceito, porque querendo ou não significa pessoa feliz/alegre. Além do mais, já pessou se pessoas deficientes que sofrem discriminação começassem a se chamar por "aberração" de forma coloquial, bem humorada e descontraída? Pode ser no contexto que for, nada justifica usar esse termo com ninguém.

    2. Marcos Benassi

      Caro Matheus, mesmo quando o "BI" ou "mona" vem de outro gay, de forma coloquial, bem humorada e, evidente, não agressiva?

  9. João Orlando Santos

    Sei lá. As vezes tenho a impressão que o politicamente correto está ficando muito chato e também muito radical e intolerante. É preciso refletir antes de ver o pior em tudo.

    Responda
    1. Regina da Silva Mariano

      Ser ético e decente nunca foi e jamais será chato.

    2. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      Se vc viu o vídeo do Piquet, sabe que ele usou o termo no intuito de desmerecer o Hamilnton. Chata tá essa conversa de que o mundo está ficando chato. Já deu

    3. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

      tem o pedro maluco da cef e o joão politicamente incorreto. E o pior que ele gosta.

    4. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Aí, João, você sim deve ser um branco chá to e com certeza, bolsominion.

  10. eli moura

    Para Sir Hamilton enxergar o Piquet, não vai conseguir com um retrovisor, vai ter que usar um microscópio.

    Responda
    1. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

      Armando conseguiu classificar o piquet porém, as amebas vão se sentir desonradas.

    2. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

      Armando conseguiu classificar o piquet porém, as amebas vão se sentir desonradas.

  11. bagdassar minassian

    ... o termo 'neguim'/'neguinho' é impessoal e referente a um individuou ou explanação sobre caso ou assunto, não tinha nada a ver com negro, nem branco ou amarelo, é de tempo passado do mesmo tempo que o branco era taxado de 'pó de arroz'. O Piquet é de alguns hábito, como muitos, desse 'tempo passado'.

    Responda
    1. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

      Gostaria de saber de como você gosta de ser chamado? O seu sobrenome é de um povo perseguido e sofrido. Tenho certeza que seus parentes vieram para o Brasil fugindo de agressões.

    2. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

      Gostaria de saber de como você gosta de ser chamado? O seu sobrenome é de um povo perseguido e sofrido. Tenho certeza que seus parentes vieram para o Brasil fugindo de agressões.

  12. Abrão Lacerda

    Excelente texto, obrigado! Balança o pedestal sobre o qual se colocam os brancos, com ou sem consciência disso. No caso de Nelson Piquet, alguém aí se lembra como ele se referia a Senna, com argumentos do tipo sexual, machista, procurando diminui-lo? E por que fazia isso? Por pura inveja do Ayrton, por muitos considerado o melhor piloto de todos os tempos..

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      caro colega- desculpe-me discordar do fim do teu texto . Setenta e dois anos de história não podem ser colocados na mesma balança . Quem foi melhor ? Fangio ou Hamilton na Mercedes ? Ascari, Lauda ou Schumacher na Ferrari ? impossível comparar ...

  13. Ricardo Baumhardt

    Djamila não conhece nem entende F1.

    Responda
    1. Vera Queiroz

      E você não entende de nada, por isso diz bobagens. Calado fica melhor.

    2. iara ferreira

      Mas entende da humanidade e isso é muito mais importante.

    3. José Gonçalves

      Feminae unius libri

  14. José Gonçalves

    Debate bocó. Um já era. O outro está a caminho de. Agora é Verstappen.

    Responda
    1. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

      O Zé ruela está apenas preocupado com a posição da largada. A sua cabeça é tão dura que poderiam usar como guard rail.

    2. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

      O Zé ruela está apenas preocupado com a posição da largada. A sua cabeça é tão dura que poderiam usar como guard rail.

  15. VALTER FERRAZ

    Nelson Piquet é um boçal.

    Responda
  16. marcos fernando dauner

    Michael Andretti perdeu o emprego no meio de uma temporada porque não estava entregando resultados . (com muitos outros aconteceu o mesmo) . Quem garante que Hamilton, Riccardo e Vettel não estarão na fila do auxílio Desemprego no final desse ano ?

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Bem, com a grana que o povo da fórmula I ganha, imagino que não passarão nem na porta da Fila.

  17. Lorenzo Frigerio

    Djamila, a "token black" da FSP, profissional da vitimização. Vai passar a vida inteira só escrevendo sobre isso.

    Responda
    1. Solange Hette Stella

      E você vai passar a vida lendo o que Djamila escreve e pagando de energúmeno. É a vida.

  18. marcos fernando dauner

    Qualquer empregador vai dizer o mesmo - "empregado bom é aquele que entrega resultado" .Kyllian Mpappé e Max Verstappen entregam resultado . Neymar Jr. e Lewis Hamilton não estão mais entregando resultados . Business is business . O resto é choro .

    Responda
  19. Aparecida Alves

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  20. marcos fernando dauner

    negócios são negócios - Hamilton e Neymar Jr. estão desconfortáveis nos seus empregos porque ganham muito e entregam menos do que aquilo que se espera deles . Se Hamilton terminar esse ano atrás do Russel, poderá fazer companhia ao Vettel e ao Riccardo na fila do auxílio desemprego , pois nenhum deles está correspondente . .

    Responda
  21. Jorge Wilson

    Não é verdade que se usa nego apenas em sentido negativo. Todos nós cariocas estamos cansados de dizer frases como "nego é fera", "nego é gente fina demais", "nego joga muito!", "nego é sinistro" etc. Talvez quem não seja do Rio não saiba ou ache estranho. Da mesma forma, não é necessário mentir que o Hamilton é mil vezes melhor piloto do que o Piquet, pois não é.

    Responda
  22. Marisa Oliveira

    Se a tentativa dele era de diminuir o Hamilton, um vitorioso, deveria olhar para ele próprio, que passou de piloto (talvez até tenha ganhado títulos) para "chofer".

    Responda
    1. Jorge Wilson

      Como assim "talvez" tenha ganhado títulos? A senhora desconhece o fato de que ele é tricampeão mundial de Fórmula 1, mesmo número de títulos do que o Senna?

  23. Tania de Carvalho Ferreira Zampieri

    Lewis Hamilton fica ainda mais maravilhoso quando se conhece a história de vida dele. O Piquet sempre primou pela antipatia

    Responda
  24. Marcelo Carneiro da Rocha

    Não Djamila, somos todos iguais, o Hamilton dirige mil vezes melhor do que o Piquet e tem o coração do lado certo. Lacrar esta quadrilha só traz mais Ibope para eles e nos enfraquece.

    Responda
  25. antonio henrique de moura poli

    A questão aqui não é se ele foi bom piloto, melhor que Hamilton, etc...... Trata-se de uma fala racista e ponto final. Esse cidadão é o mesmo que em 1987 disse que o Senna não gostava de mulher , insinuando que o mesmo era homossexual. Um covarde, mal educado e grosseiro. Esse era e é Nelson Piquet.

    Responda
    1. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      Refrigério, seguinte: nem faça a piada. É ruim. Aí vc nem precisa explicar.

    2. Lorenzo Frigerio

      O mundo está cheio de gente para quem é necessário explicar a piada. E hoje em dia, com esse puritanismo "politicamente correto", está pior ainda. Tudo é entendido estritamente pelo valor de face, só para criar um casinho, para sair nas "redes sociais", e se der sorte, na imprensa. Uma geração completamente imbecilizada, esses mileniais.

  26. marcos fernando dauner

    Quem foi melhor ? Fangio ou Hamilton , na Mercedes ? Ascari, Lauda ou Schumacher na Ferrari ? Honestamente, esse barulho todo é descabido . Hamilton está nervoso porque tem o salário mais alto da Fórmula Um e não está mais "entregando resultado esperado" . o tricampeão britânico Jackie Stewart já sugeriu que se aposentasse Aguardemos domingo . E se ficar novamente atrás de Russell ? .

    Responda
  27. antonio henrique de moura poli

    Nelson Piquet sempre foi uma pessoa mal educada e grosseira. Sua fala é racista sim e por mais que seus fãs tentem justificá-la não conseguirão tirar do termo "neguinho", o racismo intrínseco embutido ali. Não nos esqueçamos que esse cidadão é o mesmo que em 1987 disse que o Senna não gostava de mulher, sugerindo que o mesmo era homossexual. Motivo pra isso? Provável atenção maior da mídia ao ainda futuro campeão do que a ele que havia acabado de ganhar o tricampeonato. Escória!!!!!

    Responda
  28. elcio matos

    Dizer o quê de um sujeito que foi um grande nome da Fórmula1 no passado que hoje para se manter em evidência precisa fazer ofensas racistas e, pior, degradar-se sendo chofer de um pária mundial.

    Responda
  29. Antonio Ivair Arrais

    Robson, voçê tem todo direito de discordar, más não é tolice. Vc fala que é tolice, muito provavelmente porque é jovem e nunca viu Piquet correr, eu vi!! Quer um exemplo? A temporada atual já está pela metade. O Hamilton até agora não conseguiu um mísero pódio, está comendo poeira até do companheiro de equipe! Onde está o talento dele que não consegue nem um pódio? Com carro que corre praticamente só, é fácil!

    Responda
  30. Nehru Gabriel

    Assistindo a entrevista, tive a impressão que fala do Nelson Piquet transmitiu certo sentimento de inveja em relação ao Lewis Hamilton, que já entrou jovem para história da F1.

    Responda
  31. Antonio Ivair Arrais

    É preciso separar o piloto Nelson Piquet, do ser humano Nelson Piquet. O homem Nelson Piquet é sem dúvida racista, preconceituoso. Agora como piloto, o Hamilton não chega nem perto. Hamilton ganhou 7 títulos, tem mais de cem vitórias é verdade! Más o ele ganhou esses títulos todos com um foguete nas mãos. Já Piquet foi campeão três vezes com carros fracos, três motores diferentes. Nas três vezes que ganhou, nunca foi como favorito. Queria ver o Hamilton ser campeão com as mesmas condições!

    Responda
    1. antonio henrique de moura poli

      Você começou bem a sua análise qdo separa o homem do piloto, mas infelizmente terminou mal. Seguindo o seu raciocínio, Schumacher não pode ser considerado melhor que Piquet por ter corrido com outro "foguete nas mãos"?. Ou seja, toda geração pós Senna-Prost-Piquet-Mansel etc..... terá que fazer o que pra ser considerada melhor? Correr com carros iguais aos que eles correram? Desculpa, mas um tem 7 títulos (quer vc queira ou não) e o outro apenas 3. Azar do Piquet ter corrido antes.

    2. Robson Simões

      Discordo. Tolice.

  32. PAULA FARIA

    Hamilton, maior de todos os tempos? kkkkkkk de se ver que a colunista não entende nada de F1. Não é melhor nem do que o Piquet, que, sim, é preconceituoso desde os anos 80, quando tentou fazer crer que Senna era homossexual. Mas nas pistas Piquet venceu um campeonato mundial sem ter o melhor carro do grid. Hamilton só consegue se tiver o melhor carro e, ainda por cima, um segundo piloto pra servir de escudeiro.

    Responda
    1. Robson Simões

      Baboseira de metido a " entendedor " do assunto só porque assiste às corridas.

  33. Leandro Manoel Dias

    Nossa ! Esse artigo pagou a minha assinatura por pelo menos doze meses. Comentei sobre o assunto em meu facebook, mas o meu comentário, comparado ao seu, foi muito pobre. D'Jamila é sempre D'Jamila !!! Deveria existir o termo : "D'Jamilar as palavras"" Um abraço.

    Responda
  34. GERALDELI DA COSTA ROFINO

    Lewis Hamilton é um gigante, um piloto preto e várias vezes Campeão. O comentário do piloto brasileiro é racista e a retratação buscou relativizar a agressão. Abaixo o racismo. Viva o inglês voador.

    Responda
  35. Angela May Iwama Okuno

    Texto brilhante. Em alguns parágrafos dissecou de modo irrefutável a praga que é o racismo velado, cínico e recreativo, uma chaga aberta em nossa sociedade. Palavras, de fato, têm poder e carregam intenções. O que importa não é a palavra em si, mas o que ela intenciona transmitir e o contexto no qual é utilizada.

    Responda
    1. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      Para um texto brilhante, um excelente comentário. Parabéns!

    2. Miguel Gossn

      De pleno acordo, Angela. Também penso que muito mais que as palavras em si, o tom de voz, a expressão facial, a forma de abordagem, o contexto etc evidenciam (ou não) os mais diversos e asquerosos preconceitos. Em tempo: um tio meu, branco (filho de espanhóis), tinha apelido de "Nego". E um velho amigo de família, de pele mais clara ainda (filho de italianos), também tinha esse apelido. Ou seja, contextos e formas de abordagem contam muito mais. No caso de Piquet, isso é bem nítido.

  36. Anderson Costa

    A boca diz o que o coração está cheio.

    Responda
  37. grace mongstad

    De longe melhor artigo q li neste jornal a tempos! Parabéns a autora! Bem escrito, tema importantíssimo, palavras bem usadas. Adorei! Fico chocada cada vez q vejo este racismo estrutural sendo “justificado”por ser apenas um modo de falar, apelido, brincadeira.

    Responda
  38. francisco xavier de azaredo neto

    Nelson Piquet é bolsonarista, racista e homofóbico , donde se conclui que só sabia pilotar. Como cidadão é um M.

    Responda
  39. Geraldo Junior

    A senhora Ludmila ganha dinheiro enaltecendo, buscando em tudo e todos lugares o racismo e faz disso um negócio, quem é pior ?

    Responda
    1. Regina da Silva Mariano

      Pense bem sobre a pergunta que fez e vá pra frente do es pel ho.Encontrou a resposta!

    2. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      Quem é pior, não sei. Mas sei quem é um baita zeh maneh.

    3. flavia fonseca

      Poderia aprender o nome da pessoa que escreveu.

    4. Bruno MONTEIRO

      Aposto que ela adoraria mudar de negócio. Penso que vc poderia divulgar essa sua tese, quem sabe os racistas parem de ser racistas só para só para atrapalhar o “negócio” de uma pessoa preta. E sobre sua pergunta, a resposta é VOCÊ.

    5. Robson Simões

      Comentário de um tonto, provavelmente um racista como o piquêzoário, uber do Bozo.

  40. marenildes silva

    Infelizmente o caráter de uma pessoa vale menos qua a cor da sua pele, tenho esperança de evoluirmos um dia.

    Responda
  41. Fenelon Martins de Oliveira

    Bolsonarista idiota que nao admite ser inferior ao grande multicampeão

    Responda
  42. Sandra Maciel

    Excelente texto.

    Responda