Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. LUIZ CARRIERI

    Estimado Hélio, parabéns por ambas as matérias. Você, acertadamente, comentou fatos, que ocorrem hoje, e que não têm respaldo porque outros idênticos, ou piores, ocorreram na França do Rei Luís XV. O mundo caminha para frente, apesar de insistentes retrocessos do atual desgovernante, igual, não teremos, nem tivemos. Um elemento, que nos causa ânsia de vômito.

    Responda
  2. sergio ribeiro

    Os bolsominions e sua hipocrisia. Até ontem, eram histericamente contra a corrupção; agora que ela é gritantemente evidente no governo Bozo (na familícia já era faz tempo), querem fazer de conta que uma é menor do que a outra. Corrupção é ruim em qualquer medida.

    Responda
  3. José Cardoso

    A corrupção mudou do petrolão do período petista para o orçamento secreto atual porque a legislação mudou. Não há mais financiamento empresarial. Mas a lógica de muitos políticos de usar recursos seja de onde for para conseguir se reeleger continua inalterada. O sistema se recicla, o sistema é f..

    Responda
  4. Ezequias De Lima

    Texto: ‘Até onde é possível analisar, o esquema do petrolão era mais amplo e sofisticado e deve ter resultado em montantes maiores’. Até onde é possível analisar, ter um Orçamento Secreto pra chamar de seu, desequilibra qualquer jogo. Concordo que qualquer que seja o valor, a corrupção é inadmissível.

    Responda
  5. Carla C Oliveira

    Corretíssimo, Hélio. Corrupção é corrupção.

    Responda
  6. Peter Janos Wechsler

    "Até onde é possível analisar, o esquema do petrolão era mais amplo e sofisticado e deve ter resultado em montantes maiores. A proverbial incompetência do governo Bolsonaro vale também para a corrupção." De fato, o governo petista foi muito mais organizada, sofisticada e eficiente na roubalheira. Muito mais competente do que esta turma de principiantes incompetentes.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      *No lugar de governo leia "gestão"

  7. Gustavo C

    Até quando o $ T F continuar permitindo.

    Responda
  8. jarbas cabral

    Porque comparar prostituição com corrupção? E ainda fala em prostitut(a). Isso se chama machismo e moralismo barato.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Sem dúvida é muito inadequado quando fazemos isso de modo superficial, botando nos mesmos termos as coisas. A prostituição é honesta e difícil; a pppiiicaretagem bem-feita também é difícil, mas nada honesta. E causa prejuízo público, em níveis os mais diversos... Valia um divertido artigo do Hélio...

  9. Carlos Freitas

    Custo oportunidade? Infelizmente esse seja uma noção deveras complexa para uma sociedade que confere uma medalha de cunho literário a um marombado PM indisciplinado, agraciada por um coemtista social onviamente de quinta categoria, em entrega prestigiada por uma profissional que certamente não cobra apenas cem reais.

    Responda
  10. Marcos Benassi

    É, caríssimo, discussão longa e profícua. Nao creio que se deva entrar em comparações financeiras, esporte dileto da Bozofrenia: a himbecilidade Bozolóide, em três dias de hidiotices, custa cem bilhões numa Petrobras - como comparar à corrupção permitida pelo PT, mas que tinha uma gestão Bípede da empresa? Moralmente, nenhuma das duas administrações nacionais é asséptica; o que torna mais intolerável a presente é que, nessa, compõe a maioria dos atos, virou objetivo de (des)governo. Não dá.

    Responda
  11. Lidia F Costa

    Não deveriam roubar nada deveriam apenas cumprir suas obrigações, infelizmente sabemos que no Brasil isso é impossível. Mas indubitavelmente o roubo dos bilhões dos mensalões, petrolões, POSTALIS, BNDS farão por longos anos miséria no país e pior com tantos bilhões, o número de pessoas diretamente atingidas é bem maior e permite sabotar governos seguinte, até hj pago imposto maiores devido as sequelas dos BILHÕES roubados, ex: Refinarias n terminadas.

    Responda
    1. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      Provavelmente você deve ser do tipo de gente que acredita no conto da carochinha de que em governos da ditadura militar não havia corrupção das grandes.

    2. Marcos Benassi

      Ah, tá.

    3. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      Vá se informar, Senhora, antes de falar besteira ! Só o orçamento secreto que o presidente atual (em quem você muito provavelmente votou) deixou a cargo do centrao, para não sofrer impedimento, equivale a 170 mensalões e umas 4-5 vezes a corrupção havida na Petrobras

  12. Vinicius Rodrigues

    No Brasil? Só ira parar se houver praticamente uma revolução social/politica. Uma reviravolta muito grande, pois aqui a estrutura como esta montada faz do politico uma instancia superior, sem limites, e muito além do que ele deveria ser: Um Servidor Publico e Representante de uma sociedade.

    Responda
  13. Gaya Becker

    Até que comecem a eliminar uns aos outros por desacerto na divisão da roubalheira.

    Responda
  14. Gaya Becker

    Até que comecem a eliminar uns aos outros por desacerto de quadrilha.

    Responda
  15. Valdir Teixeira da Silva

    O problema para os bolsonaristas não é quanto roubam, mas quem rouba. Se os ladrões são bolsonaristas ou milicianos vão usar eufemismos, são os ladrões do bem. Caso o ladrão seja da oposição ou favelado, ou mesmo só da oposição, serão sempre os piores ladrões do mundo, servos do diabo, comunista e merecedores da pena de morte.

    Responda
  16. Mario Kurtz Filho

    A significância se aplica qdo se convém... o pau que bate em Chico, não bate em Francisco...

    Responda
  17. Carlos Maurício

    Rachadinha, rachadão, açaizão, tratolão, covaxão, viagrão, protesão, mansão, chocolatão, gadociatão, michecão, roboticão, asfaltão, ouração.....Não há governo nessa corrupção

    Responda
  18. OSMAR SILVIO GARCIA OLIVEIRA

    Gostei do Maluf incompetênte. Como pelas beiradas e fica passeando de moto ou jetski.

    Responda
  19. Antonio Ferreira de Castilho

    Não roubou mais, porque sempre foi do baixo clero da Câmara. Agora vamos ver com o orçamento secreto.

    Responda
  20. RODRIGO DORNELLES

    "Bolsonaro inaugurou uma nova era na política; é o rouba, mas não faz" (Tio Rei).

    Responda
  21. Jorge Rodrigues

    No Brasil atual os poderosos podem roubar à vontade pois nada acontece com eles. O "sistema", capitaneado pelo STF, é o grande garantidor da impunidade para os poderosos. Para isso o STF promove um festival de Habeas Corpus, altera as regras do jogo com os processos já terminados, cria regras para dificultar investigações e anula provas e condenações (o caso do Lula, condenado em mais de um processo, por vários juízes e em várias instâncias, é bastante emblemático desse absurdo).

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ahhhh, tá. Emblemático. Absurdo. E, evidentemente, cego para o presente e o conjunto de fatos ao redor dos descritos.

    2. Carlos Maurício

      A jurista Susan Rose-Ackerman, professora de jurisprudência da Universidade de Yale, nos EUA, a qual Dallagnol afirmou ser uma das maiores especialistas mundiais em corrupção, apoiou a libertação de Lula e condenou a ilegalidade e imoralidade de Dallagnol e Moro na Lava-Jato.

    3. Carlos Maurício

      Lula foi absolvido em quase 20 processos, depois de ter sua vida e a de seus familiares literalmente revirada. Alguns desses processos foram rejeitados porque a denúncia não trazia a correspondente e necessária justa causa. Outros foram encerrados porque os acusadores não demonstraram crime algum, e a defesa provou a inocência.