Bruno Gualano > Bolsonaro acabou com a mamata dos cientistas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Paulo César Santos

    O Senhor Bolsonaro, como um "Déspota pouco esclarecido", não hesitou em atacar a Ciência e os cientistas. Abrigado em uma "Terra", ousou redefini-la como "Plana" de acordo com o seus "interesses". Da "Terra Plana até a substância Hidroxicloroquina, não foi um pulo; foi um salto para a sua "modernidade científica", na qual, não reconhece que os soviéticos foram os primeiros a atingir a Lua por intermédio de uma sonda. Também, não é apto a reconhecer que o vento é uma massa de ar.

    Responda
  2. Irineu Tomasi

    O dificil e talvez quase impossivel, é fazer o povo comum entender que ciência é indispensável para nossa desenvolvimento, é alimento para um futuro mais digno de nossa nação.

    Responda
  3. MAKOTO SHIMIZU

    O Brasil é um caso a ser analisado por equipes multidisciplinares, sociólogos, psiquiatras, psicólogos, arqueologistas, neurocientistas, biólogos, teólogos. Inacreditável manifestação da genética neandertal, regressão, involução, o ressuscitamento dos trogloditas, hipnose de coletivos ou possessão demoníaca, ou um mix de tudo isso. Nunca antes na história desse país tivemos tamanha insanidade.

    Responda
  4. André Perticarrari

    A ciência, a educação e a democracia vencerão em outubro. Estamos cansados de ver o país ser destruído por um governo que nada fez.

    Responda
  5. Jairo Almeida

    Ainda bem que sobra a USP nessa terra de Cabral. Viva São Paulo.

    Responda
  6. Carlos Fernando de Souza Braga

    E a escravocrata e hiper corrupta elite brasileira apoia em peso esse monstro. Esses trágicos últimos anos foram bem didáticos para mostrar quem é quem no Brasil: justiça, milicos, imprensa, empresários, banqueiros, a direita "civilizada", agronegócio, evangélicos etc.. Só não enxerga quem não quer.

    Responda
  7. Tania Azevedo Garcia

    Parabéns, Bruno! Excelente análise. Próprio de um cientista! Que outubro nos traga bons ventos e esperança

    Responda
  8. Daniel Alvares

    90 dias para acabar essa tortura! Fora Bozo! Fora Familicia! Cadeia geral e irrestrita para eles!

    Responda
  9. Dionisio DeBarros

    O desgoverno do gennocida foi e continua sendo a maior descraca que se abateu sobre o Brasil durante seus 522 anos de existencia. Comparado com o desarranjo total causado pelo inepto em Pindorama, as pragas biblicas lancadas sobre o Egito antigo sao como uma gripezinha.

    Responda
  10. LUCIANO NEDER SERAFINI

    Enquanto a mamata deles só aumenta. Eles não tem projeto para o país. O projeto deles é tirar o máximo de proveito para si, seus familiares e alguns apaniguados.

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Projeto desses caras eh roubar muito e rapido, e assim que a mareh virar, fugir para Miami para viver como cucaracha vira-lata que sao.

  11. Itagiba Souza

    Faltou falar do Nióbio, que o beócio defende há tempos..

    Responda
  12. João Batista Tibiriçá

    Eu sei que após a moderação ele não refletirá o meu pensamento. A minoria não pode impor a sua arrogância.

    Responda
  13. João Batista Tibiriçá

    Esperamos que o exemplo sirva para não cometermos o mesmo erro no futuro. Acabemos com agonia em 02/10/22. Para que segundo turno, vamos resolver essa etapa agora, para que esperar. Vamos trabalhar para recomeçar a construção do país que foi destroçado em três anos e meio. Xô paneleiros e enrolados em bandeira verde amarela. A minoria não pode mandar, ela deve participar, mas impor a sua arrogância jamais!

    Responda
  14. marcos fernando dauner

    ele é um aborto da natureza . destruiu a ciência brasileira .

    Responda
  15. WULF HERMANN DITTMAR

    Tomara que esta atitude do executivo seja mostrada com todo realismo - bem-aventurados os países que nesta conjuntura de incertezas investem maciçamente em educação e pesquisa - para o eleitor com o máximo realismo, para que pese na escolha do novo governo.

    Responda
  16. José Cardoso

    Bolsonaro é a cereja do bolo. Mas a sangria na 'mamata científica' vem de longe. Há uns 40 anos quando fiz as cadeiras do mestrado, a bolsa do cnpq, se atualizada aos valores de hoje daria uns 6 mil reais. Logo após o plano real já tinha caído bastante, e só uma bolsa de doutorado tinha esse valor. Desde meados do primeiro governo Dilma elas não são reajustadas. Hoje, o poder de compra de uma bolsa de doutorado é um terço do valor daquela que recebia pelo mestrado.

    Responda
  17. Gaya Becker

    Nestes últimos 4 anos de tribulações e calvário sem fim, somente meu poder de indignação tem me amparado e me mantido em pé neste cenário dantesco. Eu subestimei a existência do demônio até me deparar com ele, ungido pelos milhões de servos que guarnecem o inferno, ao mais alto cargo do país.

    Responda
  18. Miguel Ruiz

    Faltou informar que a comunidade científica se posiciona muito timidamente. Na maioria das vezes sequer assume alguma posição. O que é compreensível, haja vista que não distinguimos, em nada, dos demais sujeitos sociais. Em nossos quadros há comunistas, esquerdistas, centristas, direitistas e até mesmo nazifascistas que apoiam o atual presidente. Quando a USP divulgou a lista dos "improdutivos", o fez para agradar a mídia e atender aos ditames do produtivismo. Agora fazem o mesmo.

    Responda
  19. RICARDO BATISTA

    Verdade, os bárbaros venceram. Mas foi uma vitória de Pirro. Hoje se inicia o último semestre dessa aberração no poder. Foram tantos absurdos que, em breve, se transformará na maior piada de nossa História. E fará corar as futuras gerações. Já a Ciência brasileira poderia melhorar o seu trabalho de relações públicas. É fundamental mostrar ao grande público os imensos benefícios que ela proporciona para toda a sociedade.

    Responda
  20. CARLOS SANTOS

    De onde não se espera nada, é q não sai nada mesmo. No Brasil foi pior, só saiu aberrações. Mito, mito, mito.

    Responda
  21. Marilza Nepomuceno Cunha

    Muito triste essa fase que estamos passando. Outubro vem aí quando teremos a chance de mudar tudo isso.

    Responda
  22. Gilmar Maghenzani

    Essa mamata foi colocada por políticos pq vejam que a Anvisa não aprovou e portanto a ciência não tem culpa, a mamata foi deles os políticos e tbm dele que estava lá como deputado

    Responda
  23. Gil Carlos Dias

    Bolsonaro é inimigo de todos que pensamos. Só tem vez com ele quem rumina. Não os bois, mas os dejetos que se dizem humanos.

    Responda
  24. thais Braga Alves Neves

    A folha censura os comentários! Ao menos os meus . Bolsonaro é realmente um boçal !

    Responda
  25. Carla C Oliveira

    Os minions parecem não saber que médicos especialiatas em tirar camarão não mastigado de intestinos obstruídos foram formados em universidades públicas, as melhores do país porque nelas os professores são também cientistas.

    Responda
  26. Marcelo Arias

    Parabéns pelo excelente texto.

    Responda
  27. VALTER FERRAZ

    Bolsonaro é um boçal. Fora, boçais!

    Responda
  28. Erica Luciana de Souza Silva

    Quem fala sobre mamata para cientistas nunca passou perto da ciência brasileira. Nessa hora fico pensando em nossos alunos da graduação q estão perdendo suas bolsas de 400 reais. Dinheiro q muitos usam para ajudar no sustento de suas casas. Enqto isso, no MEC...

    Responda
  29. CESAR MONTEZUMA CARVALHO

    Acho o PT um retrocesso e sem escrúpulos. Bolsonaro vai fazer mais esse mal aos brasileiros. Votar novamente no PT..

    Responda
    1. Paulo Junges

      O triste de não conhecer a história é a condenação em repetir os erros do passado. Foram os governos do PT que criaram o "ciência sem fronteiras", 18 novas universidades federais e mais de 200 institutos federais de educação, além de quase ter triplicado a população universitária. Então, se é este o retrocesso representado pelo PT eu quero, sim, retroceder.

    2. Gilmar Maghenzani

      Isso é bom pq ai verás que não bem assim

  30. Maria Helena Maria

    Viva a ciência! FORA Bolsonaro!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.