Mauro Calliari > Vale a pena abrir mão do carro em São Paulo? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Pedro Luis

    Em São Paulo já dá pra pensar em ficar sem carro, mas e as demais cidades? No interior é muito mais difícil a locomoção, não existe ônibus, alguns táxis e mais nada! Bicicleta pode ser uma solução, mesmo assim, não é pra tudo e todos,!

    Responda
  2. MARIA STELA C MORATO

    Deviamos começar proibindo a utilização de SUV dentro das cidades. Esses petroleiros são perigosos, poluentes e consomem um espaço desnecessário. Só servem para inflar o ego de seus proprietários.

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      O problema de restringir carros por categoría seria definir o limite dessas categorias. Disputas infinitas e sem possibilidade de decisão. De resto, o dono de um veículo exagerado está totalmente disposto a pagar muito mais pelo privilégio, de modo que acabamos também caindo na armadilha de classe

  3. Mara Lucia Steiner

    seria muito bom poder transitar usando o transporte público - não fosse este insuficiente, superlotado, inseguro...

    Responda
    1. Fernando Monteiro

      Pq inseguro? Você já experimentou usar? Esse papo mascara uma realidade inexorável do brasileiro higienista. Andar de metrô só em Nova Iorque ou Paris. E olha que são piores que de SP.

  4. Paulo Sales

    É preciso levar em conta o que um carro gera de imposto e empregos, antes de ser vendido na concessionária, sua venda, as taxas anuais de circulação, limpeza, manutenção básica, manutenção por desgaste, peças, combustível e lubrificantes, pneus, lanternagem, eletrica, pedágio e estacio e outros tantos. Movimenta de muiti nacionais a micro empresa. Tudo isso num simples carrinho popular. Então antes de pensar em outras alternativas deveríamos fazer ruas mais largas ou sair voando num drone popul

    Responda
  5. Gian Furii

    Só o título da matéria, se "vale a pena abrir mão do carro" eu já penso: Liberal que não tá nem aí pro meio ambiente. Elite do atraso.

    Responda
  6. Carla C Oliveira

    O transporte público tem que melhorar muito em SP para valer a pena. As linhas de metrô são insuficientes, os ônibus são lotados, o monotrilho foi abandonado, as distâncias são muito grandes para bicicleta...

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Muita generalização. A rede de metrô é insuficiente mas desde a abertura das últimas 2 grandes linhas começou a poder ser levado mais a sério. Qual é a distância grande demais para fazer de bicicleta? A viabilidade da bike também tem a ver com a natureza das vias no trajeto e, de foena bastante influente, a topografia. Para mim, que moro a 20 minutos de bike do trabalho, compensa. De carro seria o dobro do tempo, além do gasto com combustível e estacionamento avulso.

  7. Vinicius Lobosco

    Muito importante o assunto levantado pelo autor. Costumo achar que uma das maiores barreiras é o fato da classe média (maior possuidora de carros) não querer se misturar com a classe C. Aí não existe uma solução para a sociedade, mas para grupos de sociedade à diferença das sociedades apontadas. Parece haver uma grande dificuldade de atuar nesse sentido: pedágio urbano, redução de vagas para carros, etc.

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Corroborando este comentário, essa ideia de combinar modais começa atraente apenas para uma parcela da classe B, e a segregação social tácita segue inalterada.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.