Mauro Calliari > Vale a pena abrir mão do carro em São Paulo? Voltar
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Em São Paulo já dá pra pensar em ficar sem carro, mas e as demais cidades? No interior é muito mais difÃcil a locomoção, não existe ônibus, alguns táxis e mais nada! Bicicleta pode ser uma solução, mesmo assim, não é pra tudo e todos,!
Deviamos começar proibindo a utilização de SUV dentro das cidades. Esses petroleiros são perigosos, poluentes e consomem um espaço desnecessário. Só servem para inflar o ego de seus proprietários.
O problema de restringir carros por categorÃa seria definir o limite dessas categorias. Disputas infinitas e sem possibilidade de decisão. De resto, o dono de um veÃculo exagerado está totalmente disposto a pagar muito mais pelo privilégio, de modo que acabamos também caindo na armadilha de classe
seria muito bom poder transitar usando o transporte público - não fosse este insuficiente, superlotado, inseguro...
Pq inseguro? Você já experimentou usar? Esse papo mascara uma realidade inexorável do brasileiro higienista. Andar de metrô só em Nova Iorque ou Paris. E olha que são piores que de SP.
É preciso levar em conta o que um carro gera de imposto e empregos, antes de ser vendido na concessionária, sua venda, as taxas anuais de circulação, limpeza, manutenção básica, manutenção por desgaste, peças, combustÃvel e lubrificantes, pneus, lanternagem, eletrica, pedágio e estacio e outros tantos. Movimenta de muiti nacionais a micro empresa. Tudo isso num simples carrinho popular. Então antes de pensar em outras alternativas deverÃamos fazer ruas mais largas ou sair voando num drone popul
Só o tÃtulo da matéria, se "vale a pena abrir mão do carro" eu já penso: Liberal que não tá nem aà pro meio ambiente. Elite do atraso.
O transporte público tem que melhorar muito em SP para valer a pena. As linhas de metrô são insuficientes, os ônibus são lotados, o monotrilho foi abandonado, as distâncias são muito grandes para bicicleta...
Muita generalização. A rede de metrô é insuficiente mas desde a abertura das últimas 2 grandes linhas começou a poder ser levado mais a sério. Qual é a distância grande demais para fazer de bicicleta? A viabilidade da bike também tem a ver com a natureza das vias no trajeto e, de foena bastante influente, a topografia. Para mim, que moro a 20 minutos de bike do trabalho, compensa. De carro seria o dobro do tempo, além do gasto com combustÃvel e estacionamento avulso.
Muito importante o assunto levantado pelo autor. Costumo achar que uma das maiores barreiras é o fato da classe média (maior possuidora de carros) não querer se misturar com a classe C. Aà não existe uma solução para a sociedade, mas para grupos de sociedade à diferença das sociedades apontadas. Parece haver uma grande dificuldade de atuar nesse sentido: pedágio urbano, redução de vagas para carros, etc.
Corroborando este comentário, essa ideia de combinar modais começa atraente apenas para uma parcela da classe B, e a segregação social tácita segue inalterada.
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