Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fernando Dias

    É uma das funções da escola a formação política dos educandos, mas é desagradável quando o docente pontua as respostas que favorecem uma opinião partidária ou quando a discussão se limita às personagens da política. O bom professor sempre tentará apresentar todas as opiniões e instigar a crítica a todas elas, inclusive às que ele pessoalmente seja simpático.

    Responda
  2. RAFAEL THEODORO DA SILVA

    Se alg professor consegue falar de desigualdade sem mencionar política (inclusive partidária) nos dê a receita efetiva, enfatizo passo a passo, pois a maioria dos que conheço não conseguem, uma pesquisa desnecessária que prestou um deserviço estatístico, enfatizando o conservadorismo patriarcal latino americano.

    Responda
  3. SERGIO VICENTIN

    Educar é um ato político. Há que se desenvolver o senso crítico mostrando todas as variáveis e correntes . O aluno que tire suas conclusões e faça suas opções. Contudo, professor, pastor e padres jamais deveriam assumir postura partidária em respeito a pluralidade da comunidade. Fui professor por 36 anos nas redes públicas e privadas do ensino médio e universitário e nunca tive conflitos assumindo essa postura. Nunca fui alienado nem alienante.

    Responda
  4. Shemarlison Junior

    "Os alunos são livres para dar opiniões." Até parece...

    Responda
  5. Luiz Antonio Sypriano

    A Liberdade de Cátedra é um Direito dos Docentes na condução de suas Aulas; sobre o aparelhamento ideológica, a classe dominante o fazem muito bem, caso que são eleitos agentes políticos que tomam de conta do Estado, com suas Pautas de Costumes e Projetos de Leis voltados para os grandes empresários. Só não existe liberdade para a Esquerda na Política, devido à ordem estabelecida pela classe dominante. Cabem, sim, uma luta Revolucionária, contra essas Hipocrisia!

    Responda
  6. Marcos de Melo

    Os brasileiros precisam aprender e entender que a participação de um indivíduo na comunidade é sine qua non para que sua existência ganhe sentido. Da mesma forma, nenhum sentido teria a vida se a alma existisse desvinculada do todo do qual faz parte. A política representa o compromisso de cada um de nós com o bem comum, o bem de nossa sociedade.

    Responda
  7. Jose Neuman Neiva

    Sou professor universitário e me nego a usar camisetas ou adereços de partidos. Mas se não falar de política não dou aula... Política agrícola, tributária e etc... O problema são docentes cegos e tirando fotos com arminhas ou com boinas do Che Guevara... Sem noção de todos os lados...

    Responda
  8. Hercilio Silva

    Em que planeta essa povo vive. História, geografia, filosofia, sociologia, vai fugir de política? É a essência da política.

    Responda
  9. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Maioria? So num país onde oitenta por cento eh tratado pior q b cho, consegue-se medir o que a "maioria" acha de professor.

    Responda
  10. Nader Savoia

    "O castigo para aqueles que não gostam de política é ser governado pela que gostam" (Platão). Educar envolve a política, valores, costumes, cultura, diversidade de opinião, crítica, respeito ao outro, limites, maturidade emocional. Uma boa educação gerará, no futuro, políticos melhores.

    Responda
  11. Antonio Henrique da Silva

    O que será que este povo entende por política? Não tem se quer um tema que não seja motivo para “reflexão política”. Os temas citado Pobreza e desigualdade por um acaso são conceitos de Nárnia? Pensa num povo bocó.

    Responda
  12. Angelica Bodendorfer

    Sou da opinião que escola não deve e não pode defender este ou aquele partido. Escola tem por missão transmitir conhecimento, inclusive sobre Política, porém doutrinar jamais.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Só se for pra doutrinar que não se deve doutrinar. Né ?

  13. Leandro Eustáquio da Silva

    #escolasempartido

    Responda
    1. SERGIO VICENTIN

      Escola com política e crítica (análise racional) de todas as correntes políticas.

    2. Lourenço Faria Costa

      Vai ler um livro

    3. Lourenço Faria Costa

      #escolasemburrice

  14. luiz roberto silva

    É possível que em Marte não haja conteúdos políticos.

    Responda
  15. Lourenço Faria Costa

    discutir com alunos sobre pobreza, desigualdade social e discriminação racial é discutir política, especificamente políticas públicas. A pesquisa demonstra falta de entendimento do significado de política.

    Responda
    1. Alexandre Fonseca Junior Matos

      Perfeito.

    2. Lourenço Faria Costa

      Falta de entendimento de parte da população

  16. Marcelo Santana

    Como falar de desigualdade, pobreza e sistema economico sem falar de politica. Como falar de Adam Smith, laisser faire, keynes, hayek sem falar de politica. Como explicar sociedade sem falar de politica, como desassociar weber de politica. Vão estudar gente.

    Responda
    1. RAFAEL THEODORO DA SILVA

      Boa, quem crítica geralmente nunca leu um livro, opinião sensata a sua, gostei.

    2. Marcelo Santana

      Excelente Júlio

    3. Julio Louzada

      Para ajudar a lista, como falar de liberdade sem falar de revolução francesa, falar de segunda guerra sem falar de nazi/ facismo, falar de exploração do trabalho sem falar de capitalismo, falar de amazônia sem falar de sustentabilidade. Somos seres políticos, enviar isso é formar robôs.

    4. Lourenço Faria Costa

      Assino embaixo Marcelo.

  17. juan molina

    Os professores devem falar sim de política e especialmente de democracia. Mas não de política partidária.

    Responda
    1. Julio Louzada

      Concordo, politica partidária se faz com atuação em partidos. Mas como fazer se ao falar de qualquer tema que envolva direitos civis, combate a pobreza, desigualdade social, meio ambiente etc o professor já é automaticamente rotulado de esquerdista, quando não de comunista ou até petista??

  18. Guilherme da Rosa

    É um atestado geral de ignorância não saber a dimensao de politica no social para além do partidario. Como mostra a pesquisa estamos muito mal, com geracoes e geracoes mal educadas quanto a isso.

    Responda
  19. Orlando SALES

    Fale-se de Castro Alves e sua obra o Navio Negreiro sem falar de escravidão, afinal a população Africana veio escravizada para cá como uma escolha para melhorar de vida. Ensinem dissertações sem discutir políticas de cotas, ambientais, proteção indígena, homofobia, feminicídio , pois a terra é plana.

    Responda
  20. Sergio Rodrigues

    Os péssimos políticos agradecem… Está explicado porque temos os legislativos que temos…

    Responda
  21. marcos fernando dauner

    OSPB faz uma falta tremenda . Criamos uma geração de alienados , eleitores de genocidas .

    Responda