Blogs De Grão em Grão > Duas mentiras que contam sobre sua aposentadoria Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Alberto A Neto

    O tipo de consultoria que levou milhões a fumegarem suas economias na crise de 2008, cuja dimensão inspirou os filmes Wall Street - O dinheiro Nunca Dorme e Margin Call. A realidade nua e crua pode ser assim traduzida: "Não verás nenhuma aposentadoria!".

    Responda
  2. Marcio Coelho

    Cinismo é pouco

    Responda
  3. Felicio Antonio Siqueira Filho

    O cinismo ou a ingenuidade do autor são comoventes. Em que planeta vive Sr.?

    Responda
  4. ANDERSON COLLAVITE RIBEIRO

    Mais um texto péssimo do autor. As soluções dadas são: começar cedo e pagar um consultor especialista. O autor diz: "No caminho para a aposentadoria, começar cedo e ter um bom plano são dois fatores fundamentais", mas como quem é pobre e trabalha para sobreviver vai começar cedo (ganhar salário mínimo e pagar aluguel, energia elétrica, água, gás e comida e ainda sobrar)? No curso de economia não há matéria sobre as condições sociais de nosso país?

    Responda
    1. ANDERSON COLLAVITE RIBEIRO

      Jamais pague alguém para direcionar seus investimentos, pois a maioria não analisará suas condições particulares (a maioria é "receita" pronta). Se sobra algum troquinho no mês, então aplique no tesouro ipca (diversifique os prazos), pois garantirá o ganho da inflação ao longo dos anos e não precisará pagar um "consultor medíocre".

  5. José Cardoso

    Quando se é jovem, sem casa, muitas vezes sem carro, e ganhando pouco, a tendência é gastar o que se ganha. E ainda se endividar na compra de um imóvel por exemplo. Eu diria que só a partir dos 40 é realista construir um patrimônio financeiro. Mas é um tempo razoável, 25 anos até fazer 65.

    Responda
  6. LUIS FERNANDES

    O Brasil ainda e o paraiso pros aposentados especialmente servidores publicos. Nao existe aposentadoria integral em paises mto mais ricos! Isso cria uma disparidade social enorme de quem se aposenta pelo INSS e pelo funcionalismo. Uma aberracao causada pela manipulcao de governos (Lula por exemplo) pra angariar votos. E mtos servidores ainda reclamam ao receber salarios bem acima de 10 mil reais num pais de economia emergente. Enorme disparidade social pra quem se aposenta c salario minimoÂ…

    Responda
    1. Ricardo de Oliveira

      Não existe mais integralidade e paridade para servidores públicos que ingressaram a partir de 01/01/2004, faz mais de 17 anos. Estes quando ganham acima do teto do INSS, contribuem pelo teto, e vão se aposentar no máximo pelo teto do INSS. Os antigos contribuíam com 11% em cima de "tudo" que vai pra aposentadoria, com a Reforma aumentou essa porcentagem. Contribuem mais, vão receber mais, natural

    2. LUIS FERNANDES

      Digo as aposentadorias publicas acima dos 10 mil. Em Brasilia e um exageroÂ… pouco trabalho e alta remuneracao. O sistema judicial nem se fala. Se privilegiaram e esqueceram q sao pagos pelo povo q ganha em geral em torno de salario. Rou bo legal

    3. Alberto Henrique

      Conheço 4 pessoas aposentadas como funcio nários públicos,nenhum ganha mais de 2.800,00 reais.

  7. julio c s barbosa

    não concordo nem discordo, o meu medo é o famigerado INSS. estou acompanhando a revisão da vida toda e está claríssimo a tentativa de mais um estelionato previdenciário.

    Responda
  8. marenildes silva

    Compartilho a ideia de que educação financeira no currículo escolar, vale mais que qualquer dica de "consultor", pois ele também quer ganhar. Vim de origem muito pobre, na juventude trabalhei meramente para sobreviver e nunca tive metas para o futuro até conhecer meu companheiro que também de origem humilde, mas planejou e conquistou sua independência financeira, então concluir que nem todos têm o dom do empreendedorismo, mas se tivermos educação para isso, pessoas podem desenvolver o dom.

    Responda
    1. Andre Luis Tasoniero

      Concordo plenamente. Mas a elite, principalmente políticos, vão evitar educação financeira na escola enquanto puderem. Manter o povo na ignorância mantém privilégios para aqueles.

  9. Daniel Barbosa

    Às vezes, acho que esse jornal não é para mim, um assalariado sem a mínima condição de fazer esses planos capitalistas de gente que tem dinheiro sobrando. Essa matéria é um acinte para mim, como se fosse incompetência minha , "falta de planejamento " meu, não ter uma aposentadoria maravilhosa neste país que criou nichos de privilégios intocáveis, enquanto a massa (da qual faço parte) tem que vender sua mais-valia até morrer e, de preferência, jamais se aposentar, como querem as "reformas"...

    Responda
    1. Felicio Antonio Siqueira Filho

      Está falando sério ou é ironia André?

    2. Andre Luis Tasoniero

      É pra qualquer um! Como o próprio autor disse é questão de conhecimento e começar cedo, apenas. Basta ter uma internet e vontade de aprender.

  10. Joao Pinheiro

    A aposentadoria é uma falácia. Se você não tiver feito reservas, somente a aposentadoria não garantirá sua sobrevida. A menos que você seja um privilegiado funcionário público, como um juiz ou algo do gênero. E, como num país tão desigual como o nosso, em que a maior parte da população vive da mão para a boca, fazer reservas é praticamente impossível. Muitos são os que passam a vida a caminho de um ocaso de desalento e necessidades.

    Responda
    1. Andre Luis Tasoniero

      Perfeito.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.