Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Claudio Monteiro

    História como está não cairá no Enem Para vc conhecer a história vc tem que ler , e ler no Brasil e pra poucos pois muita gente nunca abriu um livro pra ler .

    Responda
  2. José Nogueira

    Apenas uma pequena correção ao texto: conforme nos ensinava o saudoso professor Rubens Franca, frei Caneca não foi fuzilado, mas sim arcabuzado. Naquela época não se usavam fuzis, mas arcabuzes. Parabéns pela referência histórica do texto.

    Responda
  3. Douglas Farias

    É interessante fugir de uma visão romantizada da história, lembrar dessas revoltas regionais mostra um lado da história pouco conhecido. Sempre que algum movimento pode beneficiar a população existe uma reação elitista. É notável o envio de tropas para esmagar o movimento Republicano.

    Responda
  4. Alexandre Fonseca Junior Matos

    Vários foram os projetos na Independência: Monarquia Dual, República e Monarquia Constitucional. A Confederação do Equador foi marcada por forte constitucionalismo, Federalismo e Republicanismo, principalmente após a imposição da Constituição de 1824, que solapou mesmo as propostas ainda pouco liberais da Constituição de 1823.

    Responda
  5. Marcos Antônio

    Interessante saber que Frei Caneca deu nome ao maior Complexo Penitenciário existente no país na capital do Estado do Rio (ou Guanabara).

    Responda