Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alberto A Neto

    No princípio, o tropel cívico-militar diante do STF; envolto em tempestade de boatos. Um ensaio ditatorial urdido para turvar as águas. O alvo na mira: balançar o edifício institucional. No meio, a cooptação das altas e médias patentes e soldadescas a reboque. As Forças Armadas dormitavam legalistas; despertaram golpistas ou, no jargão castrense, "garantistas da lei e da ordem". Alinhavou-se a hierarquia à vontade presidencial. O golpe em nome de deus, pátria e família está parado no ar; pronto!

    Responda
  2. Alberto Melis Bianconi

    Não existe isso de preponderância do legislativo, o poder continua concentrado da presidência. Concentrado mas não monopolizado, como Dilma aprendeu, se o presidente se enfraquece junto à sociedade pode ser deposto pelo Congresso. Como muitos analistas já perceberam, Bolsonaro transferiu o poder para o centrão. Estamos na gestão Lira & Nogueira, mas isso, porque controlam a caneta de Bolsonaro.

    Responda
  3. José Cardoso

    O que se viu foram os partidos dos candidatos presidenciais aprovando o pedalão no Senado. PL, PT, PDT e inclusive a própria senadora Simone Tebet. Donde se vê que o grande erro da Dilma foi querer pedalar sozinha.

    Responda
  4. Vanderlei Nogueira

    Se o Judiciário, executivo e legislativo correspondem às funções administrativas de Controle, execução e planejamento...quando verificamos um Judiciário > execução, isto é ajustes > executivo, entendemos que os desvios estão ligados à corrupção...

    Responda
    1. Vanderlei Nogueira

      Se temos um só executivo no poder e diversos partidos no legislativos (planejamento) como fica a representação política do eleitor?

    2. Vanderlei Nogueira

      Por que um Executivo de direita executaria um planejamento de um legislativo de esquerda? Só se for ajustado pelo Judiciário...

  5. Vanderlei Nogueira

    Multipartidarismo: se o legislativo, executivo e judiciário correspondem às funções administrativas de planejamento, execução e controle, um legislativo de esquerda, um executivo de direita e um judiciário de centro anula uma eleição....(?)

    Responda
  6. Marcos Benassi

    Meu caro quase-xará, eu formularia uma pergunta levemente diversa: que incentivos têm nossos legislabostas para legislar em favor da nação ao invés de si próprios? Os bandos saqueadores que podemos, a olho nu, ver se aglutinando, estão a desprezar um povo com o qual não tem contato. Em adi(c)ção, em intenso troca-troca com financiadores (o AgroOgro, nossa incipiente associação do rifle etc.), pairam por sobre nossas carcaças. Cabe discutir se, e o quanto,um parlamentarismo melhoraria o cenário

    Responda
  7. leonardo oliveira

    PT vai perder ate rumo de casa nestas eleiçoes, derrota vai ser gigante, basta ver as ruas, neste final de semana na Bahia e no Rio Janeiro, tenho pena, vão perder rumo de casa e vai ser no primeiro turno, não perde uma enquete se quer, pesquisas compradas sem valor. Uma caixa de diálogo mostrando um link permanente para o comentário

    Responda
    1. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Continuação: devia ter vergonha de torcer pelo vaga bun do que mente diariamente, tanto que 76% das pessoas não acreditam em nada do que o inominável diz. Vergonha de quem imita uma pessoa sem ar pra respirar e ainda dá gargalhada; vergonha de termos virado piada no exterior; vergonha da campanha contra vacina, máscara e distanciamento; vergonha da destruição ambiental; vergonha do desprezo pela educação, cultura e saúde.

    2. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Cara, devia ter vergonha de torcer pro vaga bun do! Dizia que ia acabar coma reeleição, mas desde o primeiro dia não faz outra coisa que não seja fazer campanha; metia o pau no salário familia, mas no último ano de desgoverno cria um programa totalmente eleitoreiro; chama a globo de globo lixo mas triplicou a verba de propaganda na mesma; dizia que iria acabar com a corrupção, mas tem orçamento bilionário secreto, PNE nas mãos do centrão, tudo sem nenhuma transparência e muita roubalheira.

    3. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Hahahaha

    4. leonardo oliveira

      Bolsonaro no primeiro turno.

    5. Carlos Maurício

      Dez pesquisas com Lula na frente e uma fundo-de-quintal com o Bolsonaro na frente. Para os gadonaristas, vale somente essa uma.

    6. Marcos Benassi

      Se vai copiar e colar mesmo, podia fazê-la mais compreensível, não? E um único estirão de esforço, depois é tudo no 'tomático...

    7. Marcos Benassi

      É verdade esse bilete. Blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá.... Cresça e apareça.

    8. Stefano Domingues Stival

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.