-
Perci Guzzo
Um olhar estrangeiro à realidade brutal a que passamos a conviver e a normalizar diariamente nesse país. Texto belíssimo!
-
Edith Monteiro
Discordo dessa aversão ao estrangeiro. É só olhar na história do Brasil nossa história de miscigenação, desde os indígenas e portugueses, indígenas e franceses e outros estrangeiros que aqui chegaram ao longo dos séculos. Por outro lado, uma certa dose de aversão ao estrangeiro sempre haverá no homo sapiens, somos parte da natureza e na natureza é questão de sobrevivência temer o que você ainda não conhece bem. Texto belo, mas que simplifica algo muito complexo. Recomendo o livro Sapiens.
-
Eduardo Barros Mariutti
Releia o texto. Pense um pouco. Não é esse o sentido do termo usado pelo autor.
-
-
Daniel Poço
Meu Deus! quanta baboseira!
-
ADONAY ANTHONY EVANS
Texto dos mais profundos e tristemente belos, se não levasse em si a semente da esperança que só a arte encerra. Bolsonaro que pariu tudo isso, se diz cristão. Acredito, pois o presidente não mente. Enquanto dorme. Mas enquanto o cristianismo diz, amai-vos uns aos outros, o seu diz, odiai-vos uns aos outros. Somos todos estrangeiros.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
O germe disso tudo sempre esteve entre nós, o Bozo, na sua imensa ignorância, esthupidez e incompetência, só o canalizou, ainda que sem nem ele mesmo se dar conta.
-
Marcos Benassi
Hahahahah, que confiança no bom soninho do Bozo, caro Adonay! Adicionalmente, na limpidez moral dos sonhos bozolinos. Espero que não apostes!
-
Eduardo Rocha
Só discordo que o Bozo pariu "isso tudo aí". Está dando muito mérito para alguém que pode ser a cara da distopia, mas não tem como ser o pai dela. Esse mundo, no qual também sou entrageiro, foi parido em uma imensa or_gia fascistóide miliciana neopentecostal.
-
-
João Carmo Vendramim
Que proliferem os estrangeiros, agentes bem-vindos para fomentar novas relações de produção, culturais e fazer avançar a marcha civilizatória.
-
Paula Vig
Que texto lúcido ! Como disse a leitora nesse espaço, também estou me sentindo estrangeira nesse País.
-
Maria Lopes
Ótimo texto. Nunca me senti tão estrangeira neste país. É preciso encontrar outros para sentir menos solidão.
-
Ernesto Dias Junior
Fartíssima erudição. Estou impressionado. Explicou o Brasil. Quanta bobagem.
-
Marcos Benassi
Orra, caro Cláudio, que texto... Que até nem deve receber grandes críticas, fundamentalmente por não ser compreendido. Eu vou facilitar, com um resumo casca-grossa, que os vitupérios possam ser expelidos e atinjam esse seu artigo "estrangeiro": (A)a eixcrotidão tomou posse; (B)ela não admite olhar no espelho; (C)aquilo que imagina diferente, que seja destruído; (D) Amém - até pra mau entendedor, basta esse final curto. Agora, mesmo sem as "harmônicas" que enriqueciam suas idéias, talvez de pé.
-
Marcos Benassi
Ah, esqueci-me de um ponto, também um facilitador aos impropérios e destruição do artigo: pô, as sementes da reflexão provêm de um argentino, não é? Pronto, podem marretar a partir daí, tá resolvido com ainda maior simplicidade. De nada.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.