Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Benassi

    Dona Vera, caríssima, o bagúio é lôko, mas o que me preocupa não é a maluquez, senão a fúria. O porquê de uma rejeição intensa, de um medo avassalador, terminarem em agressão e, não poucas vezes, morte. Tudo Isso, passando por cima de regras sociais, de outras repressões, que levam a destinos pessoais bem aversivos, como cadeia. Ou não, né? A ausência de cadeia pode, talvez, explicar o gozo com a Bozofrenia e seu fetiche com a "liberdade". Ainda vai dar muito pano pra manga.

    Responda
  2. José Eduardo de Oliveira

    uai, eu acho que é medo de se olhar no espelho. narciso reverso.

    Responda
  3. José Cardoso

    Eu já acho impróprio o sufixo fobia a esses casos, embora já seja consagrado pelo uso e não vá mudar. Por exemplo: não há sentido em criminalizar uma fobia. O sujeito vai ser encarcerado por sentir medo, como no debate sobre a criminalização da homofobia ou transfobia? É claro que não é essa a questão, mas a palavra leva a essa conclusão equivocada.

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      sua pensata incorre em erro crasso : nao se criminaliza a fobia mas a açao/reaçao violenta de alguem derivado de uma fobia - mas a reaçao devido ao medo de um cao é diferente da reaçao por 'medo' de um homossexual .. seus comentarios sao equivocados

  4. Paloma Fonseca

    Curioso que dia desses estava caminhando por meu bairro e tinha um senhor com seus três cachorrinhos chihuahuas, dois deles resolveram me atiçar com seus latidos nervosos. Tive receio de me atacarem, mas o dono disse que eles não mordem. Ou seja, há cães (e pessoas) que causam-nos temor, medo, receio, talvez por deles termos um estereótipo arraigado (todo cão que ladra, morde/LGBT é pervertido, doente mental) que impossibilita conhecer o indivíduo.

    Responda
  5. Joel Domingos

    Desde que o mundo é mundo, exceto alguns casos pontuais, todas as civilizações e culturas ao redor do planeta, a homossexualidade é reprimido socialmente. São 300.000 anos do surgimento do homo sapiens. Só agora, nesse momento minúsculo na escala de tempo do universo, é que os “progressistas” “descobriram” a verdade? Que a homossexualidade é “normal”? Será que todos os humanos que nos precederam, precisavam de psicólogos? Tem alguma coisa estranha nesse seu raciocínio…

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      jura? quais sao as suas provas de que ha tanto tempo reprime-se a homossexualidade?; quais sao os casos pontuais?; cite suas fontes antropologicas e historicas exclusivas ; tem alguma coisa muito estranha nesse raciocinio desde que o mundo é mundo..

    2. Joel Domingos

      Essas são as exceções pontuais de que falei, Vera. A exceção confirma a regra.

    3. DANIELA Krause

      Acho que está faltando conhecimento e pesquisa nesse comentário. Não confundir era cristã com todas civilizações e culturas. Normal não é um conceito psicológico, é só uma forma de medir os outros pela própria régua.

    4. vera iaconelli

      Oi Joel, Na Antiguidade Clássica, entre nativos de todos os continentes há inúmeros relatos de sociedades pra quem a homossexualidade não era um problema. Fácil de encontrar na pesquisa histórica

  6. Matheus de Magalhães Battistoni

    O problema não é esse. Assassino é doido mesmo, tem que ser preso por muitos anos. Agora não se pode chamar de doente quem considera, como Freud e Lacan -que não eram fobicos assassinos -o transexualismo uma perversão da libido indicadora de graves problemas mentais. Hoje, pessoas até bem intencionadas mas sem o discernimento de um adulto, querem fazer a castração química de pré-adolescentes com o discurso falso da "tolerância". Isso gera revolta e posicionamento contrário ético e firme.

    Responda
    1. Matheus de Magalhães Battistoni

      Só não existe no teu dicionário censurado de novilíngua, Camila.

    2. Camila Falcão

      o termo transexualismo não existe

  7. Neli de Faria

    O pessoal deveria respeitar os desiguais. Aprendi em minha vida que o preconceituoso ou é, ou foi ou com certeza um dia será. O verdadeiro hetero nem sabe que o homo existe porque tem seus olhos voltados para o sexo oposto. Trans parece que a pessoa nasce, por isso tem a cirurgia de resignação.

    Responda
    1. Camila Falcão

      nem todas as pessoas trans desejam fazer cirurgias para modificar seus corpos, não é por isso não

    2. LUCIA REJANE G DA SILVA

      Redesignação, não resignação!

  8. edilson borges

    dizer que um chiuaua é um bichinho indefeso é, no mínimo, curioso. o bichinho é uma fera assassina em miniatura, tão miolo mole que acha que vai atacar um animal, humano adulto, 20x maior que ele e se dar bem na parada. é completamente insano e perigoso...

    Responda
    1. Camila Falcão

      ahahaha