Luciano Melo > Nós, humanos, acreditamos em cada bobagem... Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Eu tinha um colega que era cheios dos exoterismos, e contava que seu grupo chegava a desviar asteróides. O problema era que as falhas nos equipamentos mecânicos, dos quais ele era um dos responsáveis pela manutenção, continuavam de modo intermitente. Seus saberes e poderes não desciam ao prosaico mundo da oficina...
A credulidade espontânea e a inclinação para o (auto)engano são exploradas pelos mágicos faz tempo. Melhor ficar com a pergunta/dúvida do que abraçar cegamente uma conclusão/hipótese equivocada e assim revisitá-la em futuras observações/ponderações. Aliás, crenças como essas do artigo já causaram muito sofrimentos e até ceifaram várias vidas.
Vamos com cuidado. A história da ciência está cheia de perseguições feita por cientistas contra o que não entendiam. Vejam o que aconteceu com Ignaz Semmelweis quando defendeu que se os médicos lavassem bem a mão antes de entrar na sala de parto o número de morte das parturientes reduziria mais de95%. Da mesma forma que o Prêmio Nobel Luc Montagnier comprovou o princÃpio mais contestado da homeopatia, pode ser que a fÃsica quântica venha a explicar a radiestesia.
JOSÉ MARQUES: Então vamos falar de descobertas que deram prêmio Nobel e que foram estrategicamente "esquecidas"? O alemão Otto Warburg recebeu o Prêmio Nobel em 1931 por sua descoberta da natureza e modo de ação da enzima respiratória, e sua tese A causa primária e a prevenção do câncer. Passados mais de 90 anos ainda se pesquisam remédios para a doença, mesmo sabendo que a prevenção é muito mais fácil, mas não dá re$ultado.
Esclarecendo que o Prêmio Nobel foi pela descoberta do retrovirus do HIV. E a suposta comprovação continua sendo contestada.
Caro Fabio, vc me parece uma pessoa que gosta de estudar e tem a mente aberta para aprender , gostaria de recomendar um livro ´de fisica e filosofica , cheio de debates " A case for the existence of God " Dean L . Overman.
Rubens , acho otimo debate...existem muitas explicacoes sobre a ciencia, teorias vao caindo, outras aparecem e viva a ciencia, mas fico com a pergunta do Hawking e de onde vem as leis ?
Também não sei. Se o Hawking não sabia, quem sou eu para imaginar a resposta. Mas sei que não vieram nem dos livros do Harry Potter e nem da bÃblia. Esses são pura ficção e nada tem de ciência neles.
Caro Andre , tudo, enquanto nao sabemos é um mistério , misterio nao temos conhecimento , talvez um dia possamos conhecer talvez nunca , tb é um misterio.
Caros , a fé nao exclui a ciencia , nem vice versa .. mas a ciencia tem limites tecnicos, mas ninguem melhor do que Stephen Hawking para refletir , ele perguntou : De onde vem as leis da fisica ? Sim , a ciencia vai se aprofundando , atomos nao se dividiam , as leis de Planck evoluiram..., mas a ciencia sempre volta para a perguta de Hawking, de onde vieram as leis ???
As leis existem, sempre existiram; as teorias nós criamos usando a "imaginação ".
Os seres humanos acreditam, inclusive, que a terra tem pouco mais de 6 mil anos. Acreditam também, que o Noé foi buscar um casal de ursos polares, outro de cangurus e outro de onças, para colocar na arca. E VIVA O ATEÃSMO !!!
Viva. É uma ruma de pensamento mágico infantil... dá vergonha alheia. Viva!
Um ET desceu à terra inse minou uma joven zinha e pronto! Taà o cristia nismo. Acredite se quiser.
O Cristianismo (e outras religiões antes ) foi reciclando o que já existia, o simbolo da cruz por ex.foi uma invenção cruel dos imperadores romanos para punir as pessoas, no caso, quem se revoltasse contra o dominio deles. Jesus Cristo não nasceu no dia 25 de dezembro, ninguém sabe quando ele nasceu, mas em dezembro já se comemorava o solstÃcio de inverno,um evento natural que se repete ciclicamente.
Joaquim, eu li que esse capÃtulo sobre a "imaculada concepção" foi reciclado da mitologia egipcia que existiu muito antes do Cristianismo e era baseado na SantÃssima Trindade, no Deus Pai OsÃris,na Deusa Mãe Ãsis e no Filho Hórus, que Ãsis gerou,mesmo sendo virgem.
Meu caro , se vc puder explicar como se sucedeu o primeiro impulso para iniciar a rotacao da terra , de onde vem o ar que respiramos? Como os planetas se mantem neste alinhamento matematico perfeito ? teorias temos muitas , teoria da corda etc. Muita Arrogancia , ou ignorancia nao admitir o qto pouco sabemos, nao foi o caso de Einstein que admitiu o misterio.
Adelaide, tem razão: existe um ser chamado Deus , que um dia despertou, entediado, e no estalar dos dedos, se é que possui dedos, resolveu do nada criar tudo. Bilhões de galáxias, bilhões de especies, a natureza, em que um devora o outro vivo e com muita dor, criou o ser humano, que por causa do pecado de Adão e Eva pagamos o preço até hoje e para sempre. Claro , vamos acreditar nisso em vez de esperar a ciência com o tempo ir desvendando os mistérios, lentamente, mas eficientemente...afff
Adelaide, ausência de evidência não é evidência de ausência, já dizia Taleb. Reconhecer nossa ignorância em muitos temas é óbvio, mas isso não impede de refletirmos e apresentarmos hipóteses que são testadas naturalmente pelo tempo. Já afirmar q existe "algo" no q vc chamou de mistério, é uma falácia tbem óbvia.
Acho que ele nao disse que não há coisas misteriosas. Entendi que disse que aceitamos explicações com pouco questionamento
Acho que meus amigos céticos responderam. Certo, Adelaide ?
As respostas à s duas primeiras perguntas são conhecidas há muito tempo; as trajetórias relativas dos planetas não são órbitas matemática/ perfeitas devido ao um emaranhado de perturbações que suas massas estão sujeitas. Claro não sabemos tudo mas o conhecimento cientÃfico tem crescido exponencialmente. Fato.
Caro, basta pesquisar um pouquinho e verá que, pelo menos para suas perguntas, há respostas.
1. Atração gravitacional, não é só a Terra que tem rotação. 2. Cianobactérias 3. Está bem longe de ser matematicamente perfeito.
As respostas à s suas perguntas são simples. Nada de sobrenatural ou inexplicável há nisso. Einsten referiu-se à ignorância cientÃfica, não em sentido de admitir crendices ou obscuridades paranormais. O texto do articulista é técnico e corresponde a realidades constatadas e demonstráveis.
No Brasil atual vivemos um surto coletivo em que certas pessoas supõem acreditar em um mito. Caso para Simão Bacamarte!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luciano Melo > Nós, humanos, acreditamos em cada bobagem... Voltar
Comente este texto