Ian Bremmer > Democracia dos EUA tornou-se espetáculo lamentável que horroriza aliados Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Benedicto Ismael Dutra

    O sistema de facilidades no crédito e juros baixos deu aos Estados Unidos uma condição especial no padrão de vida do sonho americano. O dinheiro vai minguando nos bolsos, gerando incertezas quanto ao futuro da economia mundial. O sistema de renda assalariada está comprometido. Os programas de auxílio emergencial são importantes, mas deveriam ter uma contrapartida dos beneficiados. A invejável nação americana dá mostras que algo não funcionou bem, mas o que terá sido?

    Responda
  2. José Cardoso

    Se as pesquisas dizem que a grande maioria é a favor da descriminalização do aborto, como a previsão é de vitória republicana nas próximas eleições? Afinal todo mundo sabe que o presidente e os congressistas tem poder limitado sobre a economia, mas poder bem maior em fazer uma lei nacional sobre o aborto.

    Responda
  3. Raymond Kappaz

    Após a leitura deste artigo, sou forçado a concluir que ninguém entende nada de política.Asseverar que a democracia americana está com dias contados é no mínimo irresponsabilidade intelectual do articulista.Na minha opinião, ao contrário, os últimos acontecimentos na América somente confirmam a força e a pujança da democracia americana.Administrar opiniões diferentes é a uma das principais qualidades desse processo.Trump será condenado ,acreditem.Não estamos no Brasil onde o crime compensa.

    Responda
  4. Paulo Junges

    No livro "Como as Democracias Morrem", Steven Levitsky e Daniel Ziblatt, apontam o distanciamento crescente entre as estruturas partidárias (Democratas e Republicanos) da realidade do povo americano. Apenas uma parcela mínima da população se sente representada pelo sistema político/eleitoral do país. Então, sim, a democracia americana pode estar morribunda.

    Responda
  5. Ricardo Villas

    Quando virdes uma alma que anuncia o aborto como feito benigno, sabereis que nela reina o príncipe das trevas, e sua eternidade está por hora no livro da morte. São Pio de Pietrelcina.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      E na prática milhares e milhares de abortos clandestinos são feito diariamente nas cidades pelo mundo afora. é como a proibição à maconha: só existe para sustentar traficantes e o crime organizado, porque na prática usa quem quer. Em vez do governo assumir sua responsabilidade delega a clinicas clandestinas e ao crime organizado. E o discurso dos falsos moralista é sempre o mesmo: Não pode! Porem por baixo dos panos todos deixam a coisa correr.

  6. Alexandre Pereira

    A republica representativa dos EUA vai continuar como sempre foi, sendo muito mais forte que qualquer intempérie. Nem o twitteiro anterior nem o incompetente atual serão capazes de destruir isso, por um simples motivo: quem financia o sistema não quer isso. Mas, se quiser um exemplo de pseudo-democracia, basta olhar nossa proto-república e os leitões em suas tetas. Pedro se foi, o império continua.

    Responda
  7. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Xi ji ping pra presidente dos eeuu

    Responda
  8. Henrique Marinho

    A única democracia americana foi a descrita por Alexis de Tocqueville, no século 19. Ela não existe mais, com o poder das corporações e de estado, em detrimento das liberdades individuais. Snowden que o diga.

    Responda
  9. LUIS FERNANDES

    O nível de ignorancia americano e assustador. Biden com uma popularidade abaixo da do tra pa cei ro trump so reflete a falta de senso de realidade dos gringos entre o q e verdadeiro e o q e falso

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Não sei quem são os piores na burrice ao votar: os americanos ou os brasileiros?

  10. Adenilson peneli

    Moralmente os EUA não são mais um modelo a ser seguido, economicamente usam a força para defender seus interesses, politicamente apoiam ditadura, e religiosamente são fanático, não há democracia americana, mas sim imperialismo americano.

    Responda
  11. Daniel Barbosa

    Com muita tristeza, percebo grande semelhança entre a situação norteamericana e o contexto brasileiro...

    Responda
    1. José Cidade de Oliveira Filho

      Caro Daniel, aqui há uma clara mimetização (desde o início do nosso desgoverno) das táticas e ações trumpistas. Eles permanecem utilizando os mesmos artifícios e gerando a mesma instabilidade, com as falsas acusações sobre as urnas eletrônicas, etc.

  12. Adenilson peneli

    Moralmente os EUA não são mais um modelo a ser seguido, economicamente usam a força para defender seus interesses, politicamente apoiam ditadura, e religiosamente são fanático, não há democracia americana, mas sim imperialismo americano.

    Responda
    1. Fabio K

      Adenilson, minha fe naquele pais se extinguiu no dia oito de julho de dois mil e dezessete quando Ivanka assumiu o lugar do pai, Donald Trump em uma reunial oficial do Gvinte. Aquilo nao era festinha de familia, nem acao entre amigos e ela nao tinha sido eleita a nada. Pratica tipica de uma republica da banana.

    2. LUIS FERNANDES

      Quanta bobagem dita acima. Apoiam a ditadura? Todos paises buscam seus proprios interesses. O Governo brasileiro apoiou Putin recentemente por puro interesse e sabemos q esse ditador e um assa ssi no

  13. Franco Oliveira

    Será o credito o maior fiador da democracia?

    Responda
  14. Aderval Rossetto

    A economia explica, o sucesso dos EUA vindo com o fim do lastro ouro no sistema financeiro mundial, mas falindo todo planeta que o financiava está retornando em egoísmo dos que detém o poder. Dessa forma, a democracia era uma bolha.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.