-
Raimundo Carvalho
Me recuso a ser adversário de pobre ou classe média que vota em Bolsonaro. Não sou eu quem vai lembrá-lo desastre que está sendo o governo deste traste. Deixo isso para a caixa do supermercado ou para o frentista do posto de gasolina. Tenho mais o que fazer.
-
Carlos Pinheiro
O sucesso da Bienal do Livro pode ser apenas quantitativo. Quantas obras ultrapassam o consumo digestivo da autoajuda? Quantos livros são consumidos apenas por conter o nome de influenciadores virtuais? Quantos são descartaveis folhetos sem conteúdo algum? Quantos ensaios históricos, teóricos, críticos se destinam a uma recepção consciente?
-
José Eduardo de Oliveira
gigante pela própria natureza à beira do abismo, o caos já foi instalado e cultuado, inclusive pela elite, que será a primeira a sentir seus mundos desabarem...
-
Rogério de Mendonça Lima
Fica dif ícil "o qua nto pi or melhor" Do G20, o Brasil será o único país a ter PIB subindo. E depois que a OMS escolheu em cada continente o país que melhor cuidou da Covid 19. Das Américas (plural ô mon open santes) Das Américas, foi o Brasil, fica difi cílimo à min oria de po bre s di a bos ver me lhos não cria rem ver g onha. Sabemos ser algo impos sível mas......
-
-
Rogério de Mendonça Lima
O escre vinho cansa com seu peda ntismo tirado do retrov isor da história. Seu filme predileto deve ser: De volta ao passado. Os brasileiros descobriram, que a grande maioria dos cana lhas naci onais estão sob a pellle do a bj eto: "Politicamente correto". E na pseudo e se nil intelectualidade urba noide, ainda não caiu a fic ha que o Brasil profundo, grande maioria, chegou para ficar. Gos tem ou não. Xi ngosLi berados
-
Felicio Almiro Lima Rodrigues
au! au! au!... latem os vira-latas. (apud Nelson Rodrigues)
-
-
José Cardoso
O retrato que o Lima Barreto faz do Floriano Peixoto, pela boca do Policarpo Quaresma ressalta também uma certa preguiça. E tem aquele personagem, o general Albernaz, vivido no filme pelo José Lewgoy: bem faço eu que há 40 anos não leio um livro.
-
NACIB HETTI
Vai sarar já já. O Lula vem aí.
-
Rogério de Mendonça Lima
Parabéns, é típico de uma parte de brasileiros adorar ladr ões e cri mino sos em geral. Faz parte de nossa cultura este fetiche pelo crime. É cultural. Porque, nada nunca explicou ou explica escolher uma qua dri lha à um gross eirão, mas patriota. Político, no Brasil não vira la d rão já é, e nós é que o colocamos lá, um dos nossos, ô meu!!!. Belo país.
-
-
jose vanzo
O bolso está mais para Macunaíma ensandecido.
-
Jose Roberto de França
Essas doenças expostas no Brasil de hoje, não são novidades. Pequenas observações na nossa história mostra que essas doenças são antigas. Estimuladas pelas classes dominantes.
-
Jose Roberto de França
Nesse texto o Sr. Sérgio Rodrigues parece confirmar minha opinião de que o tsunami Bolsonaro não é uma causa, mas um sintoma. Penso que muitas maldades da subjetividade da sociedade estava no armário, e o Bolsonaro apenas fez aflorar. Gastaria que alguém explorasse mais este tema.
-
Alberto A Neto
Não falta vaca para tanto brejo; nem jaca a tanto pé! Celso Furtado, em suas CORRESPONDÊNCIAS, publicado em 2020, num dedo de prosa com Iglesias, então diretor do Banco Mundial para a América Latina, confidencia numa das cartas sua dolorida impressão sobre o Brasil: "O país se tornou inviável". Vindo de quem veio, insigne intelectual otimista da ação, e considerado "mestre" por Chico de Oliveira, Conceição Tavares Carlos Lessa, a afirmação ecoa Prado; embora ambos sejam de matrizes antípodas!
-
Henrique Mello
Prado não exagerou. Continuamos a ter um dos mais baixos índices de leitura de livros por habitante. Grande parte dos que acorrem a essas feiras o fazem por modismo, um programa diferente.
-
MARIO VAZQUEZ AMAYA
Mesmo correndo o perigo de ser apontado como mais um elitista intelectual, quando vemos a lista dos livros mais vendidos podemos ter um vislumbre de como não há arte nem cultura real nas grandes tiragens. Só dá autoajuda, pseudociência e a nova moda de colocar palavrão no título.
-
-
Gaya Becker
57 milhões de re tard ados colocaram um sujeito de quinta categoria na cadeira da presidência. Deu no que deu. Estamos assistindo o rasteiro quebrar o Brasil de cabo a rabo. Afinal, o dinheiro não é dele. Porque ele deveria se preocupar? Ninguém mandou entregar o país para uma máfia miliciana que costuma resolver as coisas à bala usando todas as táticas e práticas do submundo do crime.
-
Marina Gutierrez
Gaya Becker: nem todos os que votaram no sujeito tem QI quociente intelectual baixo, infelizmente muitos votaram nele porque se identificam com ele, com seu máu caráter, etc. Quando ele se candidatou e demonstrou quem era, esses milhões se sentiram "empoderados"com deles no poder! Essa é a maior tragédia.
-
MARIO VAZQUEZ AMAYA
É porque naquele momento histórico realmente o caráter ignorante, raivoso e violento da alma brasileira falou mais alto. Bolsonaro se preocupa com dinheiro, sim, o dele e dos filhos. São ladrões, além de mentores de um homicídio em massa que foi a abordagem federal da pandemia.
-
-
CHEDES PACHECO DA SILVA
Bolsonaro é um rei, o rei do gado. Um aparelhador de órgãos públicos para garantir suas tra Moia.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.