-
julio c s barbosa
a teoria na sala com tapete e ar condicionado é dourada.
-
ROBERTO GENERALI BURGESS
Pra quem não é de SP: só pra vocês saberem que a "solução" de Redução de Danos proposta pelo Thiago foi implementada pelo Haddad e foi um fracasso total.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
A solução é a descriminalização do uso e da comercialização das drogas. A guerra às drogas, decretada pelos estado-unidenses na década de 60 e seguida bovinamente pelos demais, é o mais retumbante fracasso da humanidade, um desperdício incalculável de recursos e vidas e de incentivo à criminalidade. Só os hipocritas de plantão não enxergam ou são contra por questões supostamente morais, enquanto sorvem seus cálices de vinho e outras delícias alcoólicas ou se entorpecem com opioides.
-
Anna Flavia Ribeiro
Custei a entender e aceitar que sim, essa é a única solução. Pela repressão e negação ao uso só conseguiremos o aumento da violência e desespero de todos os lados. Permitir que o usuário tenha acesso - como ao alcool - é a unica maneira de acessar as pessoas, dar tratamento a quem o deseja e zerar a influência do tráfico, quebrando seu financiamento. No começo pode parecer leniência mas a médio prazo o uso se estabiliza e cai. Ao usuário ainda é dada a chance de ter algo próximo a uma normal...
-
Valeria Cavalcanti Rolla
Temos alguns modelos bem sucedidos aplicados em outros países, mas aqui o que vemos é a repetição de ações que nunca funcionaram em lugar algum. Quanta ignorância!
-
-
João Carlos saraiva torres
Nao me julgo mais competente do as varias autoridades que ja se debruçaram sobre esse serio problema. Sei lá.
-
Mônica Casarin Fernandes Elsen
Autoridades não é sinônimo de especialistas
-
-
Paulo César Santos
As soluções apontadas no artigo contra o tráfico, investigação, inteligência e combate à corrupção; aos usuários moradia e acesso à saúde e redução de danos e, finalmente, aos comerciantes e moradores, investimento em segurança comunitária, foram adotadas pelo prefeito de SP. Porém, não atingiram resultado palpável, porque grupo criminoso atingiu grau de força social que, atualmente, você precisa combatê-lo, para, posteriormente, auxiliar esses filhos do vício. Enfim, o Estado está enfraquecido
-
DAVIDSON PISMEL CONDE
apresente sua expertise formal no assunto para que possamos levar a serio seu comentario - todas as experiencias internacionais do estado no combate as drogas custam bilhoes e nao entregam os resultados prometidos ; a legalizaçao da bebida nos eua apos quase 15 anos de barbarismos encerrou os combates diarios nas ruas
-
-
Juan Valdomero
São testes que o gabinete do mal está fazendo para tumultuar as eleições.
-
Bruno Andreoni
O problema com a solução de dar moradia aos viciados está em que muitos (não sei a porcentagem) recusam viver em abrigos porque não querem saber de nenhum tipo de regra. Tratar com delicadeza *também* não resolve.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Que tal um cracodromo? Na década de 60 a Holanda se deparou com uma epidemia de dependentes de heroína que se concentravam em certos lugares para se drogar. Passou então a fornecer drogas e seringas e um lugar para os viciados e paralelamente um tratamento para se livrarem da dependência. Desculpe, esqueci que são civilizados!
-
-
Matheus de Magalhães Battistoni
Lugar de crackeiro é na cadeia. Essa gente não vale nada, só rouba pra fumar cocaína, não toma banho, ataca as pessoas que trabalham e merecem sossego. Cadê a polícia, meu Deus? Camburão neles!
-
Marcelo Job
Tá animado hoje, hein cidadãozinho de bem?
-
-
Nader Savoia
Não há bangue bangue ou faroeste. Só uma parte faz bangue e está armada. É uma forma eleitoreira de lidar com o problema. Próximo à eleição, o político de plantão parece que está fazendo alguma coisa. Desfaçatez. Mais uma.
-
Luiz Candido Borges
"Reprimir usuários é caro, ilegal e ineficiente". Concordo, mas não sei se é ilegal. "Repressão é ineficiente". Concordo, mas o que deve ser feito quando grupos invadem o espaço público e privado? "Aos usuários, moradia e acesso à saúde e redução de danos". Parece que esta é a solução proposta para a questão anterior, mas já foi tentado e fracassou. A questão é simples: o "noia" só quer saber de uma coisa: crack. Se o governo lhes oferecesse num lugar distante, a cracolândia sumiria em horas.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Redução de danos não fracassou, foi abandonada por essa mesma política de agora que agravou ainda mais a situação. A solução temporária e paliativa de um cracrodomo dependeria do estado fornecer a droga, coisa que neste paiseco seria impossível. A Holanda fez coisa parecida com os dependentes de heroína nos anos 60, mas já eram civilizados naquele tempo. Já o Brasil
-
-
José Eduardo de Oliveira
isso é apenas um ensaio do caos geral que se aproxima desse escombro que virou o nosso pais. saques, saques, saques, um fantasma ronda o brasil, o fantasma da fome.
-
Nilton Silva
Os viciados e os traficantes por trás deles precisam de acolhimento, atenção, carinho e amor do estado. Afinal de contas, não passam de vítimas da desigualdade social brasileira. Já os comerciantes e os moradores das áreas afetadas, que pagam impostos e tentam tocar a vida honestamente, merecem o quê?
-
edilson borges
merecem paz prá trabalhar, o que só vai acontecer com políticas de estado acertadas implementados sem interrupção por, talvez, toda a eternidade. descer a borracha, não ajudou, e receio que só faça piorar.
-
-
Francisco Neto
Se eu fosse político e dissesse que tenho a solução para a cracolândia eu estaria mentindo. Não tenho e nunca vi ninguém ter, tem discursos para todos os gostos, soluções práticas nao. É o caso do se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.
-
Marco Verdi
Acredito que o Dr. Amparo saiba mais desta questão espinhosa do que eu, mas suas conclusões são, pelo menos, polêmicas. Polêmicas porque ações do tipo "acolhimento" já foram testadas mais de uma vez e não deram certo. Viciados em crack, principalmente, precisam da viagem acima de tudo, acima até de abrigos mais seguros, hotéis de narco dependentes etc. E quem mora naquelas regiões, não merece viver numa zombieland.
-
Marcos Benassi
Achei sensacional que, na primeira rodada do "espalha", estivesse presente um cabra responsável por "projetos estratégicos": aquilo parecia tão sem estratégia alguma... Creio que a administração municipal conseguiu um difícil consenso: não funcionou pra ninguém. O que se pretende com a varrição de gentes? Não há tapete debaixo do qual caibam os craqueiros do fluxo. É só um ato de reconhecimento da realidade.
-
José M Leal
Boçal.
-
Marcos Benassi
Leal.
-
-
Carlos Victor Muzzi Filho
O que seria segurança comunitária? E por que usuários teriam direito a moradia e acesso à saúde? Porque não conseguem trabalhar e o Estado deve sustentá-los? E o que seria redução de danos? Danos provocados nos ou pelos usuários de drogas? O colunista se perde em platitudes do bem.
-
Thiago dos Santos Molina
O colunista tem o espaço de uma coluna, não de um livro. Pudesse ele dissertar ponto ponto o faria. Porém, o comentarista pode recorrer ao Google e procurar por políticas de cuidado. Usuários são dependentes químicos e oferecer saídas como moradia e emprego custa menos que os milhões de repressão ineficaz e populista.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.