Poder > Revolução de 32 deixou legado de meias verdades; entenda o 9 de julho Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marcelo Fernandes

    Chamar uma guerra civil de revolução é uma ótima forma de nunca entender nem uma coisa nem a outra.

    Responda
  2. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    O homo narrativus é jogo duro. Se distorcemos coisas que aconteceram a menos de 100 anos, imagine as que ocorreram a dois mil anos? A história é uma ficção contada pelo vendedor da época e reformulada por quem estiver no poder em seguida e assim por diante. É o homo sapiens, ou melhor o homo narrativus.

    Responda
    1. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

      O corretor tb criou sua narrativa. Vencedor virou vendedor.

  3. Arnobio Miranda jr

    E o gado, armado, recebeu o chamado para imolar-se, partiu para fazer a revolução constitucionalista que até hoje ninguém sabe o que era.

    Responda
  4. noel neves

    Getúlio implantou a CLT no Brasil! Isto basta para explicar a revolução elitista derrotada.

    Responda
  5. Vanderlei Nogueira

    General Santa Rosa: o exemplo Chinês, uma região habitada por turcomanos, o Estado Chinês não tem interesse em reconhecer a autonomia da região para estrangeiros, a solução foi simples, criaram uma política de migração em massa com chineses da etnia "han", hoje, para cada turcomano, temos cinco chineses, problema resolvido, o mesmo no Tibet, para cada tibetano temos cinco chineses.

    Responda
    1. Vanderlei Nogueira

      Com o Final da URSS, queda do Muro de Berlim, segunda guerra consequentemente, quando tivermos eleições para Presidente, acaba o ciclo Getúlio Vargas, retornam as oligarquias tradicionais (Agro) em detrimento da burguesia industrial. Supressão do Estado de SP e a intensificação do totalitarismo

  6. MARCELO SILVA DOS SANTOS

    Esse tema ainda hoje, passados 92 anos, ainda desperta paixões acaloradas . Mas é curioso que por mais que GV tenha errado e isso é fato ,. ao longo do período da República do Café com Leite ( a dobradinha de SP e MG ), as tais "elites paulistas " , não tinham ,como direi ... Tanto apreço assim pela lisura , transparência , na politica nacional . Se seus interesses não fossem contrariados , sem problemas , afinal o poder estava firmado na sociedade entre os dois Estados da federação.

    Responda
    1. Geraldo Couto

      É que precisam reescrever a história do jeito deles

  7. Luiz Ferretti

    Meias verdades é o Descondenado em Brasília.

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      O seu comentário, típico de bolsonarista semianalfabeto, prova que as pessoas ainda preferem viver de meias verdades.

  8. Claudio Monteiro

    Viva as famílias abastadas e o artistas que fizeram a bienal de SP um sucesso , e aos voluntários que tiveram coragem e foram lutar no front no interior de SP , contra os soldados de GV , de lá pra cá SP virou uma grande metrópole , e deixou de ser tratada como estado de 2 classe por GV .

    Responda
  9. eli moura

    foram os bandeirantes paulistas que deixaram este país deste tamanho e seria maior nao tivessem os gauchos perdido as missões. o tiradentes bem que tentou, mas foi em sáo paulo o grito da independencia, foi em itu o plano de transformar o país em republica, foi em sao paulo que começaram os movimentos estudantis contra o golpe militar e foi em sao paulo que foi criado um partido de trabalhadores sem apoio de politicos tradicionais. O que seria o brasil sem são paulo?

    Responda
  10. Leonardo Trindade

    Essa "revolução" é uma grande palhaçada para quem não é paulista e integralista. Os desejos das elites jamais serão nobres e quem não reconhece isso acha que de alguma forma faz parte do clubinho de cima, mas não faz. A baboseira ainda está viva no brasão da cidade.

    Responda
    1. Claudio Monteiro

      Da sim E só ler pesquisar tem tudo aí na memória do seu computador ou celular ,antes de escrever pesquise conheça a história .

    2. Leonardo Trindade

      Claudio, não dá pra contar a história pegando atalhos.

    3. Claudio Monteiro

      Falou bobagem , se não fosse o apoio incondicional das famílias abastadas da época não apoiando GV e pedindo sua saída do governo pois ele tratava o nosso estado e cidade como lugares de segunda classe , foi o troco dado GV pelo que ele fez com as famílias que tinham suas fazendas plantações de Café , ele como ministro da fazenda cortou o financiamento agrícola e mandou queimar todo Café estocado nos galpões do governo , o Brasil perdeu mercado internacional e teve prejuízos de millhoes dólares

  11. OLAVO ANTONIO

    A cidade de São Paulo tem obviamente seus problemas, mas é a única na América Latina comparável com as melhores. Muita riqueza cultural, gastronômica, etc. Alguns estados e cidades ainda hoje são racistas, xenófobos. Interesses políticos existiam. O estado de SP não, mas a cidade de SP é muito democrática, é essa foi a visão na luta.

    Responda
  12. Edmilson Carvalho

    Não entendo a dificuldade em escrever uma matéria em memória dos que tombaram por uma país melhor.

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      Porque isso é papo de maluco.

  13. Laerte Gurgel

    O título da matéria já contem uma desconexão com os fatos. Não existe "revolução" perdedora. 32 foi uma INTENTONA, não uma revolução.

    Responda
  14. RONALDO VICENTE DE LIMA

    O baixinho era também um ditadorzinho mequetrefe, ainda bem que tirou a própria vida.

    Responda
    1. Claudio Monteiro

      Como o presidente Roosevelt o tratava era chamado por ele , o ditador democrático .

  15. Ricardo de Oliveira

    Ouro Verde já foi o apelido do café, lucros e produção crescentes de 1870 até os anos 1920. O que fazer com o excedente após a crise mundial de 1929? Não entendo explicar 1932 sem siquer citar 1929! SP basicamente produzia, comercializava e distribuía café, que passou a valer nada. Sempre vi o excedente e o preço do café como o elemento central do movimento de 1932, o resto são meras justificativas

    Responda
    1. Claudio Monteiro

      Pq nunca se escreve o que GV fez com os cafeicultores paulistas , lhe cortando créditos no banco e arrendando todo café no depósito do governo e ordenou que queimasse todo estoque de café , dando prejuízos de milhões aos cafeicultores e muitos foram a falência , e o testamento GV dava a SP como lugar de 2 classe não dando um investimento se quer a cidade e ao estado naquela época .

  16. Ricardo de Oliveira

    Em 1929 estourou nos EUA a maior crise da historia do capitalismo, com os ativos da Bolsa valendo nada de um dia para o outro. Depois dos contratos vencidos deixaram de comprar nosso café, o que fazer com o excedente? O governo federal deveria pagar e estocar para os fazendeiros paulistas manterem os lucros? Getúlio botou fogo no café paulista, normalizando oferta X demanda. Como explicar 1932 sem citar a crise de 1929?

    Responda
  17. Dermival Pereira de Macedo

    Comemorando derrota

    Responda
  18. Edson santelmo

    Existe até hoje a xenofobia paulista, o nariz empinado e o preconceito aos habitantes de outros estados. Bem que podia mas SP não serve de referência para o povo brasileiro, haja vista os políticos que elegem ou apoiam.

    Responda
    1. Celso Caramori

      Que xenofobia esta se ate governadores que nasceram em outros estadoa se elegeram por aqui como janio quadros e Tarcísio

    2. Marisa Coan

      Não escreva bobagens como essa. SP sempre recebeu pessoas do planeta inteiro e dos demais estados brasileiros Vc se mira num espelho daquilo que vc é.

  19. Arno Costa

    Na verdade foi um contra golpe

    Responda
  20. valdonir estivalet teixeira

    A verdade e o resumo é simples. As elites não queriam o país que Getúlio sonhava. Qual? Sair o atraso da economia rural, com as massas na miséria absoluta, na ignorância, e sem perspectivas alguma.E como agora queriam o estado apenas sob seus interesses. Hoje nada diferente é um abissalmente desigual, manipulação de juros, da dívida pública, das isenções aos bilhões, da entrega do patrimônio nacional da usurpação do estado. O que chamam de neoliberalismo

    Responda
    1. Marisa Coan

      Generalizando e culpando sempre os outros. SP não por acaso se transformou no maior polo industrial e com certeza, não foi por causa do ditador Getúlio Vargas, que por sinal a folha não chama por este nome na matéria acima.

  21. Marcelo Fernandes

    O feriado é ótimo, mas poderia ter um nome mais realista: Treta de 32.

    Responda
  22. Celso Neri Junior

    Comemorar algo que perdeu? Bem, o importante é que deixou um feriado muito bem-vindo pra se emendar.

    Responda
  23. eli moura

    Era uma revolução para derrubar uma ditatura mas substituir por una oligarquia. De qualquer forma foram os bandeirantes que deixaram o país neste tamanho, apesar dos gaúchos perderem as missões, foi aqui que deu o grito dele, foi em Itu que a república foi planejada, foi aqui que surgiu um partido trabalhista de operários. SP eh Brasil, Brasil eh SP.

    Responda
  24. Newton Zuppo

    Foi uma pena São Paulo não ter virado um país. Além de tornar-se um dos países mais desenvolvidos do mundo, obrigaria algumas regiõesa trabalharem para se desenvolver, ao invés de viverem a nossas custas!

    Responda
    1. Luiz Antônio de Lima Ferreira

      Peço desculpas em nome do povo paulistano

    2. Marcelo Fernandes

      Você não tem mais idade pra passar essa vergonha, pobre paulista.

    3. Ronaldo Almeida

      Seu comentário, além de idi o ta, é preconceituoso.

  25. Ivan Bastos

    Trocamos a política do café com leite pela de soja com carne. Acho esta última bem pior para o país. Continuamos na fase pré-industrial.

    Responda
  26. Leandro Eustáquio da Silva

    Se isso acontecesse nos dias atuais o apoio seria maciço!

    Responda
  27. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    A vdd é q pauñista nunca trabalhou. Arrumaram p fazer isso por eles....

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Marisa conhece muuuiiito o Rio. Deveria se ligar no salve do pcc

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Mais rico pq arrumaram quem trabalhasse por eles. Sem contar a ditadura de meia quatro. Engracado q nao falam de Arthur Bernardes

    3. Alexandre Angélico

      É o estado mais rico da federação. Imagina se trabalhasse.

    4. Marisa Coan

      A verdade é que vc deveria ir dar um passeio nas comunidades da sua cidade e parar de falar besteira sem eira nem beira.

  28. Dermival Pereira de Macedo

    O pai dos pobres

    Responda
    1. Alexandre Angélico

      É o estado mais rico da federação. Imagina então como seria se trabalhasse.

  29. Dermival Pereira de Macedo

    Getúlio

    Responda
  30. Antonio Pimentel Pereira

    São paulo ainda hoje leva cinquenta por cento das riquezas do país, icms, royalties e mt dinheiro do orçamento federal que deveriam ir para as regiões mais pobres e integrar o país, lá naquele período tudo se processou pois acabou a política do café com leite e ressentimento pelas perdas com a revolta de getúlio em trinta, eleições manipuladas era um costume tbm, daí foi mudando, mas deram a volta por cima com a ditadura de meia quatro e tomaram tudo de volta, o icm, delfim neto que escreva

    Responda
    1. Antonio Pimentel Pereira

      Ô lag, sai de baixo que tenho argumentos de sobra, pra isso não preciso mostrar carteirinha não, só olhar na consolidação das contas nacionais o quanto o sudeste leva de receitas da união e muito pela imunidade tributária do imposto de renda retido na fonte, pesquisa aí e se inteira e vem pra discussão

    2. Antonio Pimentel Pereira

      Marisa não é vdd, no fim de sessenta se criou icm, hoje icms incluiu serviços no fim de oitenta, lá o min delfim neto, paulista de olho em ser indicado por geisel cm governador colocou decreto cem por cento pra o estado e município produtor e cobrado na origem onde existe a produção ao invés de ser no consumo, q distribuiria melhor as receitas com todo país. Explicado

    3. Antonio Pimentel Pereira

      Produz bem vdd com investimentos do governo federal aliás a dívida de minas, são paulo e rio de janeiro chega à seiscentos e sessenta bilhões e nunca se paga, enquanto outros estados saneados com espírito santo estão à mingua aí mesmo no sudeste.

    4. Arno Costa

      O sul, sudeste produzem

    5. Marisa Coan

      Por uma razão que vc desconhece, SP se transformou no maior polo industrial do país e carregou durante muitos anos todos vcs nas costas.

    6. victor lag

      Quanta ignorância é xenofobia. SP gera 46 % do PIB brasileiro e recebe 9% dos recursos federais . . SÓ carrega o Nordeste nas costas . Estude antes de falar bhobhaghem

  31. Marcos Antônio

    Ocorreram desdobramentos fatais até no Amazonas por causa de 32, este assunto também merece ser mais pesquisado.

    Responda
  32. Fernando Dolci

    Uma revisão da história relegaria esse acontecimento ao que de fato foi, uma revolta das elites paulistas que perderam poder com o fim da "república café com leite". Fato inconteste que se conclui com a leitura da narrativa acima. Nunca foi "constitucionalista", assim como partidos políticos usam expressões para mascarar sua verdadeira essência, usam esse termo para esconder a verdade. Foi assim com o partido nazista e os paulistas deveriam ter vergonha de comemorar uma data infame.

    Responda
  33. Dermival Pereira de Macedo

    Comemorar derrota só aqui

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Ah Ferretti, bom se tivesse votado no Bozo, então? Aqueke que além de ladrão , é golpista, genocida, xenófobo, entre tantas outras qualidades parecidas com estas? Não dá nem pra imaginar o país com uma ditadura comandada pelo Bozo. Horror, horror.

    2. Darci de Oliveira

      Alô Dermival ! Aqui no RS também. Comemoramos com feriado, desfiles e churrasqueada a derrota na Revolução Farroupilha...

    3. Luiz Ferretti

      Derrota é esse Estado votar em Descondenado e sua Petralhada.

    4. Luiz Ferretti

      Derrota é esse Estado votar em Descondenado e sua Petralhada.

  34. Hélder Vaccari

    Além das meias verdades não contadas, muitas verdades escondidas resultando em poucos votos recebidos por Brizola em São Paulo nas eleições pós ditadura militar de 64. É certo que Getúlio Vargas foi um caudilho, o que é muito além de ser um ditador. Infelizmente a juventude paulista foi morta de forma violenta, decapitados por getulistas e que levaram este modo de eliminação que ocorria seguidamente nas revoluções gaúchas. A consequência foi Brizola nunca ter sido presidente do Brasil.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Marisa deixa eu tentar explicar apesar de ser inutil. Brizola nao proibiu policia de subir morro como a sra diz. Ele queria q a policia fosse acompanhada de um promotor de justiça. Mas a sra deve ser adepta da operacao santista né ?

    2. Marisa Coan

      Bom, Brizola pode não ter sido presidente do Brasil, mas seguramente deixou um legado e qualquer cidadão carioca acima de quarenta anos pode confirmar isso p/ vc; porque ao proibir a polícia de subir os morros, deu início à degradação daquela cidade e também do país com os traficantes mandando em tudo.

  35. Rodrigo Felipe Alves Pereira

    Mas nunca tendo sido talhado para a democracia e dono de arraigados princípios despóticos, e em seu único mandato democrático incapaz de calar a imprensa, não teve outra alternativa senão a dos covardes: Matar-se. A lamentar apenas que demorou demais para fazê-lo; Houvesse feito isso antes, o Brasil hoje seria outro, adulto, saudável e independente.

    Responda
    1. Rodrigo Felipe Alves Pereira

      E para aqueles intelectualmente honestos, desprovidos de ideologias baratas e rasteiras, e que desejam conhecer Getulio e seu período, sugiro a biografia perfeita, completa e definitiva do ditador: "Getúlio" , de autoria de Lira Neto, em 3 enormes volumes, editado pela Companhia das Letras, a obra aborda Getulio e seu contexto em profundidade. Nada é esquecido e nada é irrelevante. Para aqueles que desejam profundo entendimento dessa figura.

  36. Rodrigo Felipe Alves Pereira

    Getúlio foi um ditador, tirano e torturador. Leiam a história de Filinto Muller, chefe da policia politica de Vargas. As atrocidades cometidas por Getulio, Muller e seus asseclas transformam a Revolução de Sessenta e Quatro numa briga de coroinhas. Simpatizante de Hiltler e Mussolini, deportou para a Alemanha Nazista Olga Benário Prestes, esposa grávida de Luis Carlos Prestes. Um rematado assassino, acabou sendo eleito em Mil Novecentos e Cinquenta

    Responda
    1. Arno Costa

      Olga e prestes agiram na surdina dentro do pais

  37. Rodolfo de Rocha

    O episódio do dia 23 de maio de 1932, que deflagrou intensa mobilização emocional nos paulistas deveria ser melhor explicada. Parece que os mobilizadores paulistas incluídos os MMDC foram vítimas da perversidade dos adeptos do governo federal. E não é bem assim! Verifica-se também nesse episódio a utilização de meios de propaganda na disputa pela razão no conflito e na mobilização dos paulistas. Sempre o marketing para o bem e para o mal. Sobre isso existem fartos exemplos na história.

    Responda
  38. Clemerson Araujo

    A reportagem poderia explicar primeiro o que causou o 9 de Julho, o porquê os paulistas lutavam, o que queriam. Vim aqui pra entender o 9 de Julho e continuei sem entender.

    Responda
    1. NEWTON DE ASSIS

      Leia de novo. A matéria é toda explicativa.

    2. Bruno Martins da Costa Silva

      Manutenção de privilégios. Eram contra reformas que, no fim, acabaram beneficiando muito São Paulo. Eram contra o foco na industrialização. Passados noventa anos, disputas nesse país seguem igual, com uma elite que joga contra o desenvolvimento para se agarrar num modelo agropecuário/extrativista que beneficia apenas alguns... O (des)presidente diz que alimentamos um bilhão de pessoas, mas dentro dessa estatística não estão cinquenta milhões de brasileiros...

  39. Jorge Ceretta

    Tudo pelo dinheiro. E o povão ignaro indo na conversa dos tubarões. Qualquer semelhança com os dias de hoje não é mera coincidência.

    Responda
  40. Danilo B Bittencourt

    Folha, Getúlio deu um "golpe" porque acabou com o boca livre de SP e MG em fraudar as eleições e assim encerrar a velha política do café com leite! O apoio dele não veio só dos meia dúzia de tenentes massacrados no Rio em 1930, veio do país todo do Sul ao Nordeste!

    Responda
    1. Guilherme Menezes

      Este é um jornal de São Paulo, paulista até a medula, que beira uma gazeta de província, inclusive e principalmente, porta-voz da elite do estado. Esta Jamais se conformou com a perda das boquinhas da Repúública Velha. Em boa medida, soube dar o troco e retomar o controle da política e, principalmente, da economia do país. Mas jamais abandonou a postura arrogante e xenófoba de sempre. Mas, justiça seja feita, não é pior do que as elites do restante do país.

    2. ANDREA GEROLDO DOS SANTOS

      Getúlio deu um GOLPE, sim, porque de briguinha aqui e ali, ficou no poder ditatorial até 1945, flertando com o nazismo e o fascismo até 1942, quando foi obrigado a se juntar aos Aliados. Saiu a política do café com leite, entrou o ditador.

  41. Felipe Araújo Braga

    E depois de algumas décadas São Paulo passou a apoiar o PSDB... Até chegar o dia que elegeram Bolsonaro e seu filho, um deputado que nem é do estado!

    Responda
    1. Otavio Assumpção

      E também um governador.

  42. Valdovir José Menon

    Estranho não haver uma citação sequer em relação à participação do Sul de Mato Grosso - hoje território de Mato Grosso do Sul. Pelo que estudamos em História Regional, o Sul de Mato Grosso chegou a se declarar independente do norte "criando" o Estado de Mato Grosso do Sul que teve como "governador" no período da guerrilha Vespasiano Martins, figura destacada no elenco político de Mato Grosso do Sul.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Vespasiano até mobilizou tropas, mas qdo conseguiu já estava findando o movimento lá

    2. Celso Caramori

      O atual MS foi unico que apoiou os paulistas

    3. Rodolfo de Rocha

      E Vespasiano criou o Estado de Maracaju!

    4. Peter Janos Wechsler

      Precisa detestar um filho para batizá-lo de Vespasiano,

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.