UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Ouvir a última chamada

VER COMENTÁRIOS EM Janio de Freitas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexandre Costa Prado

    Exatamente aquele que vem para nos ajudar a extirpar o opróbrio já histórico. A rigor, tal não poderia nem sequer ser cogitado, porque aquilo que ofende à lei não pode jamais aterrorizar à nação e deve ser enfrentado antes de tudo, isto é, assegurando-se o devido processo eleitoral, a todo custo. A propósito, surge mais uma estória da carochinha falando de adiar o casamento; parece uma facada, dessa vez vergonhosa.

    Responda
  2. Alexandre Costa Prado

    Não acredito que vamos admitir que a campanha eleitoral para presidente do nosso Brasil possa se realizar com discussões desse tipo. Repetições de caras pesquisas indutivas pagas por bancos a moldar a manifestação do trabalhador menos informado, num claro golpe de enganação. Repugnantes bravatas eleitoreiras contra o direito sagrado do povo brasileiro de escolher seus dirigentes sendo alçadas a motivo para uma má ou péssima escolha do presidente.

    Responda
  3. Florentino Fernandes Junior

    Nao entendi e peço a ajuda dos outros leitores: essa pec inconstitucional foi aprovada só com um voto contra, o do Jose Serra- psdb. E a bancada do pt-psol, votou a favor?

    Responda
    1. Michele D Ambrosio

      Mesmo com PT e PSOL votando contra, a PEC seria aprovada por alcançar a maioria de votos a favor. E ao votarem contra, PT e PSOL seriam alvos de crítica na campanha eleitoral sob a pecha de que seriam contrários à concessão de benefícios aos menos favorecidos por seus adversários políticos. José Serra não busca reeleição, daí seu voto conforme seus princípios!

  4. Alexandre Costa Prado

    Mais do que nunca, o Brasil precisa do melhor. Obviamente, Ciro também precisa do Brasil. O que há de mais evoluído na política brasileira em todos os tempos. 40 anos de ficha transparente de limpa e um monte de realizações. Vamos pensando num jeito de pedir espaço para as tvs mostrarem Ciro e todos os outros candidatos no horário nobre. Aí, sim, as pesquisas deixarão de ser pura indução. Essa pode ser uma boa maneira de caçar fujão de debate.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Apenas faltam os votos do eleitorado.

    2. Eda Rocha de Oliveira

      Amigo, essa é a melhor maneira de eleger Bolsonaro. Não se engane, por melhor que Ciro seja e por pior que sejam os defeitos de Lula, ele é a nossa única alternativa. Acredite, a hora é de união, não vamos nos dispersar se quisermos manter nossa democracia. Ainda no primeiro turno. Ciro deveria, num ato de grandeza e amor pelo Brasil, renunciar à sua candidatura e apoiar Lula.

  5. Alexandre Costa Prado

    Essa mudança de lado do Lula é o principal, e tão grave, problema que torna Lula quase igual a Bolsonaro. No mais, Lula é melhor, mas esse mais não presta para nada. A conversa fiada do Lulismo dizendo que Bolsonaro vai dar golpe não passa de conversa fiada mesmo. Nenhum militar brasileiro vai fazer isso. Alguns personagens mais envolvidos com Bolsonaro fazem bravatas apenas eleitoreiras. Está aí mais uma semelhança de Lula com Bolsonaro, este que diz que Lula vai dar o golpe do comunismo.

    Responda
    1. Eda Rocha de Oliveira

      Comparar Lula com Bolsonaro é nominimo covardia ou muita ignorância da história de ambos. Lula embora com seus mitos e graves defeitos tem qualidades inegáveis de negociador hábil e já provou ser um estadista. Já Bolsonaro nos 30 anos como deputado federal só beneficiou a si mesmo, aos filhos, milícias e militares. Nenhum compromisso com o país e sua população. Um ar ruaceiro que destruiu em pouco tempo as políticas públicas no meio ambiente, educação, saúde, cultura economia.

  6. Alexandre Costa Prado

    Quando Lula se passou para o lado de banqueiros e bilionários, golpeou com força a credibilidade de todos os políticos comprometidos com desenvolvimento nacional. Esse golpe produzirá estragos ainda por muito tempo. Bolsonaro é o primeiro deles. E bem grande.

    Responda
  7. Alexandre Costa Prado

    Como Ciro vem nos alertando, o ranking mundial de bancos de 2021 traz 4 brasileiros entre os 10 mais rentáveis. Nenhum alemão, francês, italiano ou japonês. Ocorre que a rentabilidade dos bancos brasileiros no ano passado é menor do que a de 2010. Esses são números apresentados pela Economática, especialista em dados bancários. E o ganho do pessoal dos bancos não está só no balanço dos próprios bancos. É preciso ver também o balanço de todas as empresas do grupo econômico.

    Responda
  8. Alexandre Costa Prado

    Acreditávamos que Lula ficaria do nosso lado. Não podíamos esperar que a Carta ao Povo Brasileiro significasse, concretamente, o agravamento da entrega do Brasil a bancos e bilionários.

    Responda
  9. Alexandre Costa Prado

    Em 2002, após os governos de militares, Sarney, Collor e FHC, um monte de problemas tinha se acumulado. A velha guarda da política brasileira de verdade não podia mais ajudar muito. Só restava Lula. E, assim, Lula reuniu o apoio de todos nós.

    Responda
  10. Alexandre Costa Prado

    Lula nunca foi uma sumidade na política brasileira. Em 1989, quando passou para o segundo turno com Collor, foi para perder. Não se sabe como isso aconteceu. Ultrapassou Brizola, a Coca-Cola da política brasileira, por uns poucos votos no fim da corrida. Falou-se que o Collor andou pedindo alguns votos para Lula, para não ter que enfrentar Brizola; cruzes.

    Responda
  11. ricardo fernandes

    não podemos esperar outra coisa dos militares. formada inicialmente por mercenários, continua desse jeito até hoje. quanto aos civis, gente que transforma a honra em mercadoria existe aqui desde 1500.

    Responda
  12. José Manoel Martins

    Há a probalidade do inominável usar de artifício como o caso Rio Centro, em ato por ele promovido, com a presença de seus seguidores, de preferência qua haja mortesh de pessoas , e por a culpa nos movimentos democráticos contrários a sua ideologia e teria também motivo para uma intervenção militar que poderia cancelar as eleições. É uma teoria, que só o tempo poderá comprovar, mas diante de alguns fatos ocorridos recentemente... A democracia corre risco.

    Responda
  13. Marcos Benassi

    Sêo Janio, mais-que-caro, se Vossa Eminentíssima Senhoria abandona, ainda que milimetricamente, seu rigor estilístico-vocabular pra dizer que o PacheCão porta uma "mineirice da pior", o que pode fazer um rastaqüera como eu? Num migüento, o legislabóstico do Filhadaputistão passou da conta há muito. Cada vez mais, o terceiro-vvviiaaadismo e posições assemelhadas, pseudo-neutras, são *inaceitáveis*, injustificáveis, sob pena da ruína institucional republicana. Definitiva. Abrolhos, concidadãos!

    Responda
  14. RICARDO BATISTA

    Esse presidente foi armando a arapuca, colocando muitos militares na administração pública. Se o golpe vier, capaz de a gente ainda sentir saudades deste ano. Mas ele também tá armando uma armadilha econômica. No Sri Lanka o povo mostrou o que se deve fazer com líder muito incompetente. E o Boris Johnson também achava que nunca iria cair.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ops! "Não sei o que"!

    2. Marcos Benassi

      Ó, Ricardo, sei o que fizeram no Sião, mas aqui, uma cama de procusto é pouco pro Bozo. Ou, nem precisa cair, basta subir. No cadafalso.

  15. Jose Roberto de França

    Não existe coisa mais imbecil do que esse papo de religião. O mundo está ceio de contestadores de religiões. Vai ler Sigmund Freud, Friedrich Nietzsche, pra começar algum conhecimento. Pra começar a reconhecer tua ignorância. Pra saber que tem um cérebro que não funciona, mas precisa funcionar. Que o dogma não permite raciocinar. Virar gado é burrice.

    Responda
  16. Wil Prado

    Mesmo com muitas instituições aparelhadas, a cada dia aparece um novo casio de corrupção.

    Responda
  17. Jane Medeiros

    O jornalista descreve a situação do país neste ano eleitoral e as estratégias assustadoras em curso no Senado de modo a favorecer o candidato, atual presidente, à reeleição. Os bilhões gastos e a série de atos inconstitucionais capazes de favorecer o atual PR provocam constrangimento. Ainda assim dão grandes as chances de Lula vencer!

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Deus nas próximas eleições?

    2. Jô Maria Souza

      E quanto mais chances o Lula tem de ganhar maior é o desespero dos que agora mamam o leite e comem a carne. Precisam que Jair continue no poder e estão fazendo o impensável para isso. O povo, como dizia o candidato Bolsonero não serve pra nada, só pra votar. Vamos fazer a nossa parte já no primeiro turno e rezar pra que Deus, o verdadeiro, não nos tenha abandonado de vez.

    3. Marcos Benassi

      Zeus e o Jesus da Goiabeira que te ouvam, minha cara.

    4. Jane Medeiros

      Digo: Ainda assim são grandes as chances de Lula vencer.

  18. MARCO ANTONIO ZANFRA

    O Congresso está conspurcado! Precisa respirar! Precisa ser renovado! Defendo que nenhum dos atuais parlamentares deva ser reconduzido! Ainda que haja honrosas exceções, TODOS devem pagar pelo estágio de putrefação a que o Legislativo chegou! NÃO À REELEIÇÃO! Defendo também o fim das bancadas - ruralista, da bala, da bíblia: os congressistas estão lá para defender a população como um todo, e não os interesses de seus segmentos!

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Não tem como fugir do novo centrão de 2023.

    2. Paulo Emmerich

      Marco, nosso principal problema legislativo atende pelo nome de Centrão. Basta não reelegermos estes e já melhora. O presidente não fica refém. A imprensa poderia divulgar seus nomes por estado. Facilitaria.

  19. Flavio Colker

    Republica de Weimar. Que acabe como ela: a destruição absoluta do país.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Pô, Flavio, eu defendo que a gente não tenha pressa: podemos acabar junto do resto do mundo, tipo Armageddon. Não precisava nem ser agora, nem desse modo indigno...

  20. Décio Ceballos

    Sr J F, também não podemos ajudar a transtornar. Uma grande vitória na eleição, acompanhada de novos nomes no legislativo, pode sim mudar as coisas. A atual experiência nefasta pode ser utilizada para reformas no sentido de aprimorar e enrobustecer as instituições. A PEC voto tem um lado positivo, ela é ruim no sentido de criar o clima para o golpe e deverá contribuir para a paz eleitoral. Ingenuidade otimista?

    Responda
    1. Décio Ceballos

      A "PEC voto" indica que o Bolsonaro ainda pensa em popularidade para o voto. Os benefícios, redução do ICMS dos combustíveis e bolsa caminhoneiros, por exemplo, tendem a dificultar movimentos populares agressivos. O que tira força na possibilidade no golpe que viria como um antidoto para a baderna. Bolsonaro como um mito a ser carregado nos ombros já era, nem os filhotes dele acreditam nisso.

  21. Alberto A Neto

    Jânio está otimista. Conhece a máxima de seu colega de saudosa memória na Folha, Paulo Francis: "O otimista está sempre mal informado". Jânio lembra-se bem de 1961 e sua próxima coluna deve abordar aquela quadra histórica. Assemelhada à anunciada tragédia da volta do ex-metalúrgico lambuzado nas empreiteiras ao Alvorada. Nunca antes, exceto em 64, o Forte Apache esteve tão encravado nas linhas de força do domínio político-institucional. STF e Congresso a ouvir clarins; amarelados ou genuflexos.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Caro Alberto, como sempre tenho uma discordância em relação à tua perspectiva acerca do Lula, e só. E louvo o "genuflexo", porque nele cabem também os descabeçados religiosos que crêem na fantasia do Messias. Já que tão botando genuflexório na fita, tinham que encarar também um cilício e se penitenciarem pela hidiotia e/ou covardia, mas isso é demais: os milicos, ao menos, não têm tal coragem ou coerência.

  22. Gaya Becker

    Brasil o umbral do inferno!

    Responda
  23. jose borges

    Última chamada. Última chance. Não vejo o espírito do tempo das Diretas . Hoje não há Brizola ou Montoro ou Ulysses. Há Lira e Pacheco , iguais entre si . A diferença é que Pacheco exala medo e pavor pelos poros. Lira não chega a ter esses sentimentos. Ou outros. Mediocridades atuantes e destruidoras .

    Responda
    1. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Lira é um trator de destruição, de mãos dadas com o inominável, movido ao gordo orçamento secreto. nem disfarça. Pacheco tenta disfarçar

  24. Angelo Batista Goulart

    Em um ocaso eleitoral em que todas as pesquisas já dão como certa a vitória do ex presidente Lula ou em primeiro turno ou em segundo turno . Trouxe o desespero , os atos anti-constitucionais , a Pec kamikase , os drones lançadores de fezes , as bombas de fezes, Um congresso que esta disposto a qualquer ato que possa sinalizar uma reação eleitoral do presidente capitão Jair Bolsonaro que a cada dia vira uma mala pesadissima para seus seguidores e o Partido militar !

    Responda
  25. Emy Virginia Oliveira da Costa

    Um Congresso sem nenhum compromisso com a Constituição.

    Responda
  26. Carlos Pinheiro

    O já presidente, em março de dois mil e dezenove, proclamou em Washington que seu objetivo era desconstruir e desfazer muita coisa para depois começar a fazer. Seus objetivos foram alcançados quanto à destruição. A economia, a saúde, a educação, o meio-ambiente se degradaram de modo sistemático. Por outro lado, construiu um poder paralelo que subtrai verbas públicas em conluio com o fisiologismo de aluguel do Centrão. Aparelhou as polícias e as instituições para impedir investigações.

    Responda