Luiz Felipe Pondé > Lula e Bolsonaro mostram o que temos de pior no Brasil no século 21 Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 4 Próximas
Qualquer um que não concorde com a polÃtica comunista da esquerda, é considerada ignorante. Triste reflexo do grau de inteligência da esquerda brasileira. Vivem numa bolha e acreditam cegamente que o Estado deveria prover tudo: só direitos e nada de deveres.
E quem acredita neste pseudo filósofo é um grande idiota, que diz absurdos, sempre criticando a ideologia que odeia e passando pano àquela que defende.
Idem ;)
Pondé é quase sempre ótimo. A óbvia exceção é quando o colunista resolve dar pitaco na polÃtica brasileira. O antipetismo do texto é velho conhecido mas, ao invés de denunciar algo sobre o PT, apenas confirma o que todos já sabem: Pondé é, antes de tudo, herdeiro da mentalidade escravista tÃpica da elite brasileira. Migrado para São Paulo, abraçou a elite local com o fervor dos convertidos. Sua aversão a pobres e qualquer coisa que lembre igualdade chega a ser divertida.
Então, qualquer um que critique o PT automaticamente é reduzido à categoria de "anti-petista"? Interessante...
O infeliz colunista, o niilista que se acha um inteligentinho pós-moderno, não passa de um tiozão frustrado e amargurado. É o olavão delirante da vez que, incapaz de boas análises, tenta chamar atenção com polêmicas e ofensas.
Sinto dizer isto, mas você me faz sentir muita vergonha alheia.
Se atacam dessa forma os dois campos da disputa, niilistas já conformados com toda essa situação não votarão pois acreditam que ambos os lados são iguais. Cegueira polÃtica ou estupidez?
Que texto rasteiro... Basta ver a ampliação do acesso à universidade, a retirada do Brasil do mapa da fome, o prestigio internacional... viva a gangue petista!
Por favor, não se esquece do récorde histórico nacional em desvios de recursos públicos para contas no exterior ok... Essa conquista é imbatÃvel! ;)
Sempre no oportunismo . Pessoa difÃcil esse “ filósofo” . Não conseguiu a cátedra e ficou amargo
Isso foi um comentário?!
... lucidez, e a primeira vez que eu leio um texto com tanta lucidez nesse jornal, seria muito bom que todos os colunistas e jornalistas refletissem sobre o mesmo, sem paixões desvairadas.
Você quer paixão mais desvairada do que o antipetismo do Pondé? Eu ri alto.
- Quo vadis Brasil ?
O viuvinha do Sérgio mouro
A propósito, surge mais uma estória da carochinha falando de adiamento do casamento. Atenção do público desviada, segue incólume a bipolarização induzida e agora mais odiosa a cada dia. A facada foi inspiradora. O inferno está logo ali. Mais do que nunca, o Brasil precisa do melhor e, obviamente, Ciro também precisa do Brasil.
A rigor, tal não poderia nem sequer ser cogitado, porque aquilo que ofende à lei tão alta não pode jamais aterrorizar à nação e deve ser enfrentado antes de tudo, garantindo-se o devido processo eleitoral, a todo custo.
Repugnantes bravatas eleitoreiras contra o direito sagrado do povo brasileiro de escolher seus dirigentes não podem jamais ser admitidas, muito menos serem usadas como motivo para perverter o processo eleitoral.
Acresce que os dois polos mantidos em voga já se mostraram incapazes de coordenar o avanço brasileiro. Não podemos aceitar de forma nenhuma a supressão de qualquer candidato, muito menos daquele que é reconhecido por ampla fatia do eleitorado como o mais capacitado para nos ajudar a extirpar o opróbrio histórico.
A restrição do processo eleitoral a dois candidatos é, portanto, golpe vil, porque retira o direito sagrado do povo brasileiro de conhecer melhor as alternativas que se apresentam.
Comentario perfeito
A campanha eleitoral, com todas as suas etapas, especialmente o horário obrigatório de televisão, não iguala mas ao menos minora a diferença entre os graus de exposição dos candidatos. Desde já, as tvs deveriam fazer esforço extra para esclarecimento do público, abrindo amplo espaço aos candidatos para exporem suas propostas. Mais necessário esse serviço de interesse público a cargo das tvs, quando antecipadas recusas ao debate polÃtico ameaçam gravemente o esclarecimento da população.
A frequente repetição de resultados de pesquisas, muitas pagas por bancos, está induzindo a manifestação do cidadão menos informado que se orienta pela maioria. Os mandatos presidenciais e as máquinas eleitorais de Lula e Bolsonaro dão-lhes naturalmente uma dianteira nas pesquisas que atrai muitos votos que seriam rapidamente destinados a Ciro Gomes, se os meios de comunicação lhe abrissem mais espaço.
Acho que a forma que (muitos) colunistas abordam a questão polÃtica brasileira mostra bem o niilismo: escolhem um lado para bater, e um, cujas atitudes, de forma conveniente, irão minimizar. Outros, com ainda mais óleo de peroba, colocam toda a culpa no outro (lado), tergiversando para tudo que se fez nos últimos 4 a 6 anos e esquecendo o quão ruim está a vida da população em todos os aspectos. Se a polarização é problema, pior ainda são aqueles que se aproveitam dela.
Precisamos acabar com a perversão do processo eleitoral no Brasil, promovida por alguns bilionários e seus associados.
Há opções melhores e c/projeto! O presidencialismo de cooptação dos polarizados destrói o Brasil, e cabe ao eleitor escolher outra proposta de desenvolvimento. Outubro está longe e pesquisa não é voto na urna. Para Darcy Ribeiro o Brasil tinha jeito: "Para tanto, é indispensável impedir o passado de construir o futuro". A afirmação não poderia ser mais atual, nem o passado com 4 mandatos, e nem o presente com quase um mandato foram capazes de construir algo palpável e estável para o bem do paÃs.
Não era isso que ele pensava no texto publicado nesta coluna do dia quatro de abril do ano passado
POR QUE SERà QUE, MESMO EVITANDO TODA E QQ PALAVRA GROSSEIRA, TODOS, SEM EXCEÇÃO, MEUS COMENTÃRIOS SÃO INVARIAVELMENTE BLOQUEADOS?
Nem os algoritmos aguentam mais tanta reclamação e grosserias sua.
Se o texto não fosse assinado poderia facilmente ser confundido com qualquer coisa escrita pelo Olavo de Carvalho. Que análise preguiçosa.
É uma pena, senhor filósofo, professor Pondé, que o senhor não tenha aproveitado esse espaço que possui na mÃdia, inclusive na tv, para promover a paz no PaÃs, uma vez que o senhor como pessoa pública com poder de influenciar, deveria ter essa responsabilidade também. Mas, pelo contrário, aproveita um momento de desespero de duas famÃlias destruÃdas pela violência, para destilar ódio contra um partido polÃtico, uma instituição que representa milhões de pessoas, incentivando mais ódio ainda!
Me passa o fornecedor desse cigarrinho fumado hehehe viajou
E aquela história de que, entre Lula e Bolsonaro, Lula é o menos pior? Ver coluna de 04.04.2021, nesta Folha.
E aquela história de que, entre Lula e Bolsonaro, Lula é o menos pior, fazendo analogia com o filme Alien x Predador (Luiz Felipe Pondé, Folha de São Paulo, 04.04.2021)?
Que coisa deprimente esse intelectual da USP. Não eh só porque ele desrespeita a esquerda quase ao modo bozal. Eh que ele eh ridÃculo. E como tais pessoas, só enxergam a si. Que contribuição esse egoÃsta frustrado poderia dar ao paÃs? Ele só sabe expor o rejeito. Parece ser mais um liberal mofado.
Luiz Felipe Pondé é, com certeza, um dos mais lúcidos e inteligentes colunistas da F. de São Paulo, mas, apesar de toda a admiração e respeito que tenho por ele, não posso deixar de dizer que ele não contribui em nada ao dizer que votar em Lula e Bolsonaro é mesma coisa. Sim , o PT errou muito, mas a sua fala acaba confundindo o eleitor e faz pensar que ambos defendem a mesma moral e costumes. Lula não defende a tortura, não defende armas, defende as minorias e respeita os mais vulneráveis.
Por que não grita logo que Lula é "superior moralmente"? Eu inclusive acho que deverÃamos canonizá-lo, não achas?!
Se Ponde é lucido, Bozo é gentil...
"Fiqueis quieto que pensarão que sóis sábio."
Se Luiz Felipe Pondé conhe alguém melhor do que Lula e Bolsonaro ,que esteja interessado em governar o Brasil, que nos apresente! Será que o filosofo é esse cara! Se apresente Pondé! Estamos carentes de polÃticos capazes de por fim na tal polarização...
Texto perfeito, só nao concorda quem é ingenuo, burro mesmo ou, tem interesses escusos hehehe.
O Senhor Pondé poderia ser candidato à qualquer tÃtulo. Com seu jeitinho de coisinha pura poderia falcilmente eleger-se o boquirroto da era. Para ele ninguém, ou nenhuma instituição, presta. Certamente suas verborragias democráticas alimentariam os famintos, dariam emprego aos deserdados, evitariam os crimes de ódio, fariam o judiciário dizer o direito com isenção e trariam luz aos orçamentos escuros.
Verborragias à parte, qual seria o seu "real" comentário sobre o conteúdo do texto? Estou curioso...
Hahahahah, ótema. E Levantariam Fal de Milico impotente! Hahaha!
Sim, há melhores opções! O presidencialismo de cooptação dos polarizados destrói o Brasil, e cabe ao eleitor escolher outro projeto de desenvolvimento. Outubro está longe e pesquisa não é voto na urna. Para Darcy Ribeiro o Brasil tinha jeito: "Para tanto, é indispensável impedir o passado de construir o futuro". A afirmação não poderia ser mais atual, nem o passado com 4 mandatos, e nem o presente com quase um mandato foram capazes de construir algo palpável e estável para o bem do paÃs.
Infelizmente, o Sr. Pondé tem razão. Não tem saÃda. Salve-se que puder.
Lamentável . Sem noção , incapaz de fazer uma pequena análise .
Na verdade, Maria Lúcia, creio que não é incapacidade; isso remete a uma antiga técnica de persuasão pré-socrática chamada sofisma, com requintes de crueldade! Com maestria, o filósofo direciona o seu discurso contra um lado, deixando nas entrelinhas a sua indignação com a possÃvel derrota do seu lado preferido, inclusive culpando este por ser tão incompetentemente a ponto de deixar o adversário(que ele chama de “gangue) com a possibilidade da vitória e retorno ao poder!
Pondé, o Olavão Personnalité! Aprendiz de Merquior.
Hahaha, que bicanca na canela! Hahahahah!
Gostei, Edgard. Vou usar o "Olavão Personnanilité" quando for falar desse "jênio" chamado Pondé
Pondé nesse texto se desvaloriza como filósofo, embarcando na cantilena da mÃdia corporativa que não faz uma leitura diferenciada dos perÃodos de governo. Insinuar ou até mesmo dizer explicitamente que ambos os governos se equiparam como piores, ou é de uma ignorância monstruosa, de uma cegueira obtusa, ou é mesmo servir ao niilismo e promovê-lo. Tenho muitas crÃticas aos governos do PT. Desafio Pondé a vir a público dizer o que foi tão ruim nos governos do PT, na condição de governos de minoria
Na condicao de giverno de minoria foi o pior de todos, facilitou o retorno da inflacao, distribuiu migalhas e em 14 anos promoveu a pior educacao possivel, vide os filhos desse periodo. Quem tem contato sabe.
Mensalão, Petrolão, Cesare Batisti, BNDES, ex-terrorista eleita presidente, SÃtio de Atibaia, Edson Fachin, etc.
Ah ah ah ah
Me sinto caindo num buraco negro de polÃticos incompetentes. Não consigo sair. Não tem onde me agarrar.
Considerem o papel agregador da violência. A violência não cria um sentimento de repulsa, mas de força. Isso desnuda a natureza criminosa do bolsonarismo. O bolsonarismo cria o medo para esvaziar os comÃcios, porque o medo é o grande instrumento deles. O bozo é uma sÃntese inesperada do que há de pior na polÃtica brasileira.
OûOûOûOûOûOû muito bem, Pondé!
Os artigos do senhor LP sempre foram insÃpidos, mas agora ele extrapolou. Porque um cidadão que quer se passar por intelectual deveria usar um palavrório melhor. Talvez ele quisesse extravasar a sua ira. Foi bom, mostrou quem ele é.
Mude de paÃs Pondé...
A existência de relações polÃticas perfeitas não existe em nenhuma sociedade organizada. E seguindo-se a natureza daquelas imperantes no Estado Brasileiro, não se pode esperar aquela qualidade Ãnsita aos paÃses desenvolvidos. Em um paÃs que apresenta notáveis contradições, as quais, certos grupos extraem vantagens em detrimento dos prejudicados, estes representados pela grande maioria da população, a Democracia assume diferentes contornos, oscilando entre o Totalitarismo e o Banditismo.
Palavras duras para um 'niilista'. Não sei se 'niilista' tem esse sentimento de ódio a um partido, como é o caso do colunista, ao PT. Talvez, com a volta do melhor presidente desta terra de sinhôs e sinhás, a economia volte a funcionar como nos bons tempos, para desespero do colunista 'niilista', que terá ataques de pânico ao ter que se juntar ao povão nos aeroportos novamente...
Não defendo ninguém (nem a mim mesmo), mas este texto, assim como várias posições explicitas do articulista, deixam claro que o cenário é esse mesmo, e este ainda é otimista. Prova disso, são os comentários estúpidos (incluindo este), desconexos, desnecessários mas, engraçados, que inundam a coluna a cada publicação. Faço questão de ler todos, para alegrar meu dia, porque sempre que penso ser um imbecil, alguém(s) me supera! Viva a Democracia!
Kkkkk, sensacional comentario, rindo muito, humor de qualidade, tipico de pessoas inteligentes, parabens mesmo : )
Boa Pondé. Conseguiu mais uma vez reverbarar um texto vazio de sentido, baseado na polêmica pela polêmica. Eu prefiro acreditar que nem você mesmo acredita no escreve. De qualquer jeito, você acreditando ou não, não deixa de ser triste. Passa que só existem duas possibilidades, ou você é realmente incapaz de compreender o mundo, ou você se vende por mais uma coluna, e mais uma, e depois mais outra. Existência vazia de sentido, o niilisimo em sua forma mais bruta.
Pondé não devia falar de polÃtica! Ele fica bur-ro demais quando quer mostrar um Brasil que nunca existiu. Quem será o candidato preferido do filósofo?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Lula e Bolsonaro mostram o que temos de pior no Brasil no século 21 Voltar
Comente este texto