Luiz Felipe Pondé > Lula e Bolsonaro mostram o que temos de pior no Brasil no século 21 Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 Próximas
Um gestor deve ser reconhecido, não por suas opiniões, mas por suas realizações. Lula multiplicou o PIB (em dólares) por 5, estabilizou a moeda, viabilizou o Pre-Sal e a bolsa famÃlia, multiplicou por 2 as vagas nas universidades públicas, está na origem do Brics e da expansão do comércio para paÃses da Ãsia e Ãfrica e reduziu o desemprego pela metade. Quais foram as realizações de Bolsonaro, Pondé?...
Imaginem uma ciranda de roda de mãos dadas, onde estejam todos os polÃticos, de esquerda e direita, do Brasil. No meio da roda todas as nossas crianças, inclusive as indÃgenas. Imaginem, graças ao generoso fundo eleitoral, que a maioria será reeleita até o fim de suas vidas. Imaginem as crianças perguntando: Vocês podem chegar a um consenso quanto ao nosso futuro?
Não nos esqueçamos de que foi com esse tipo de discurso reducionista que chegamos a Bolsonaro...
Um niilista patético. Órfão de um representante competitivo de sua ideologia. Autor sem esperança, sem prazer, sem proposta, só choro e ranger de dentes... Até quando Folha? Esse sujeito é cansativo demais.
Excelente !!!!
Compreendo seu desencanto, Pondé. Ocorre que o PT é um dos poucos partidos coesos e programáticos do paÃs. O Lula possui experiência polÃtica e de gestão, tem consciência das coalizões que deverá fazer para a governabilidade. O Alckmin tem consciência da atual conjuntura. Acho que você pegou pesado no caso do Haddad, um professor e um gestor da área educacional, implementou importantes programas como ministro (sou testemunha). As regras do jogo democrático estão sendo respeitadas.
Mais uma vez, minha cara, um exemplo de boa educação e civilidade no debate - muito superior, aliás, às do próprio articulista. Bozofrênicos, nunca se espelhem na Paloma, ou acabam perdendo o gosto pelo Bozo.
Que análise chula!
Pondé sendo Pondé...O pilantrosofo. Num momento crucial para nossa democracia não consegue distinguir barbárie de civilização.
Como diria matco Antônio villa, simples mente sem noção, ponde. Apresente solução. Dizer algo de algo sem propor algo, é o mesmo que ser parte de algo pior.
Se alguém tem esperança, ante qualquer dos dois principais candidatos, é tolo ou inocente. Conhecemos os dois e, inclusive, apesar de possuÃrem distinta diferença entre seu tipo, são farinha do mesmo saco. Infelizmente, não vejo uma alternativa possÃvel, pois a corrupção não é só institucional, é popular e, pior, se integrou ao sistema democrático brasileiro e vencer isso sem educação moral desde a tenra idade e ilusão, por isso repito, não há esperança. Viramos um looping.
Pondé tá querendo ser substituto do Olavo de Carvalho
Ahhhh, entendi. Que falta de miolos, a minha... Grato da pista, Adelmo!
Estamos vivendo um desastre total e vem o Pondé dizendo: "E o PT, hein?!" Só posso dizer uma coisa: "C4n4alh4as!!" Que texto vomitativo...
Já tendo o hábito de passar ao largo dos textos do autor, hoje fui instigado pelo tÃtulo, e me deu ao trabalho. Aponto que, na presente balbúrdia, quem defende não votar "nem-nem", responsabiliza-se pela eventual prorrogação da catástrofe Bozofrênica. Descontada a antipatia do escriba, poderia ter a decência de estimular quem dele gosta a contribuir pro término do desmonte Republicano, mas não: aponta seu dedinho soberbo pra fora, achando-se o máximo. Isso é muito medÃocre.
Eu pensei exatamente a mesma coisa, Marcos.
... há pouco tempo, Cazuza pediu para o "Brasil mostrar sua Cara" e, agora, estamos vendo mostrar a sua ...
... menos, Pondé, menos, não fique 'enfezado' também.
Após esta tragédia Ponde escreve esta coluna que me da náuseas ao ler . Não acredito em censura , mas este tipo de coluna é uma provocação que não cabe neste momento . É desprezÃvel o colunista mais uma vez colocar Lula no mesmo patamar que Bolsonaro. Este colunista não merece espaço neste jornal . A Folha esta sendo irresponsável em dar espaço para este tipo de coluna , num momento tão sensÃvel . Onde está o jornalismo Folha ?
sim! deverÃamos fazer uma campanha junto à FSP pra demitir esse porco!
CaracterÃstica dos extremistas é ler somente a parte que atinge seus lÃderes supremos e sair xingando.
E você, cabeção, representa o que o Brasil tem de pior no colunismo da Folha no século 21. Por esse tipo de discurso que você prega, houve um assassinato de um militante petista. Seu discurso também promove a barbárie!
Oh camarada cabecinha, se atenha ao assunto e não fica falando de quem tem grande cérebro.
O ranço, o preconceito q esse senhor exala através de seus textos é de horrorizar qualquer ser pensante. Só apareço por aqui porque em quase todas as vezes o sujeitinho é descaradamente repudiado e isso é uma felicidade p uma mulher simples sem tanto conhecimento quanto o camarada se esforça p mostrar q tem. Quando comecei a ler pensei em como o escritor paga suas contas, como sobreviveu nos governos aos quais abomina? Os comentários me levam à uma pequena alegria, perceber como é menosprezado.
Hahahahah, cara Irene, essa foi boa: comungo do horror à xaropice dândi do autor, mas não da disposição de vir vê-lo tomar tabefe: mantenho-me saudavelmente distante daqui. Hoje, caà no conto do vigário! Hahaha!
Mais um péssimo artigo do pseudo filósofo que não conhece nem a Grande São Paulo!
Jair rezou à máxima de Benedito Valadares: "É tempo de vaca desconhecer bezerro". O sangue derramado é só um sinal do efeito da bipolarização retroalimentada por LILS e JMB. Os demagogos estimulam-se. Ambos se interessam à bipolarização: Aut Cesar Aut Nihil. Não dá samba, mas dá SANGUE! O sangue em Foz é marca "up to date" da bipolarização ! LILS e JMB são fiadores constantes da crise; operadores da farsa e da tragédia! Há alternativa superior e melhor, inteligente e decente, no PDT. Desde 2018!
Luizinho, esse suposto niilismo que indicas é mais falso que uma nota de trinta reais. Até entendo, tens frustração ao não conseguires fazer a terceira alçar voo. Atavismo é o teu, destilando preconceitos e jactando supostamente um pensamento liberal. Essa coluna é uma doutrina em como ser um conservador. Nas urnas os conservadores dão as mãos aos reacionários. E precisas de tratamento com esse pavor aos inteligentinhos. FSP, já deu disso aqui pois não? Aludindo ao colunista, FSP Quo vadis?
Esse sujeito, arremedo de filósofo, é de uma desonestidade inacreditável. Só a folha pra dar espaço pra tipos como ele pra se justificar democrática
Eita filoso ruim.
Quem é o bom ?
Já cancelei a assinatura com o UOL hoje porque sempre censuram meus comentários, acho que farei o mesmo com a Folha aqui. No final, irei economizar quase 40 reais por nunca ser ouvido, pois, afinal, a única vantagem de assinar esses portais é poder interagir nos comentários, se em 50% dos envios de textos são censurados, faço o que aqui? Bora cancelar essa B... de assinatura.
Faço minhas as suas palavras. Cheguei a uma conclusão, neste final de semana, após ler a "entevista" do escroque Estevam Hernandes, entoando loas ao Inominável nestas páginas, que foi reforçada por esta "coluna" do pseudo-qualquer-coisa Pondé: assinando a FSP, o UOL e a Globopay, estou patrocinando o fascismo. Vou cancelar essas porcarias também.
Opa, te publicaram. Agora faz um comentário equilibrado aÃ, pra ver se te publicam.
É o seguinte, Pondé, já que para você não existe um candidato descente para se votar em 2022, uma vez que para você Lula e Bolsonaro são iguais, os dois são os representantes do mal na mesma intensidade (mesmo que lula tenha sido o presidente mais bem avaliado em final de mandato após a redemocratização), faz o seguinte, vai embora do Brasil e nos deixe em paz, com um Bozo sedento de ó-dio, ou um Lula que nos dê alguma esperança de cidadania. Mas é claro que você é daqueles que prefere o caos.
O Brasil em muito pouco tempo , passou de paÃs do futuro para paÃs sem futuro. Mas nossos problemas e mazelas não se resumem no confronto Lula x Bozo. Nunca vivemos uma democracia plena. Os 3 poderes que deveriam ser independentes , estão entrelaçados e vivem numa simbiose nojenta . Não importa quem seja eleito presidente , com o congresso no atual nÃvel de representação , e novos aparelhamento do judiciário , nosso destino é afundarmos ainda mais no buraco , repleto de miséria e degradação.
Nos EUA é pior, os lobbys são legais!
É isso! Classe média toda corrupta também. Nossos governantes refletem o povo, no geral.
Na realidade o Brasil nunca saiu do século XX, bolsonaro condensou tudo que os militares fizeram de errado em 21 anos em 4. O PT nunca deixou de ser refém de sindicalistas e do MST, sem falar no desastre que foi governo Dilma, que deixou o Brasil de quatro.
Nilismo? Para 45% da população existi sim algo para crer! É Lula. Nilista pre-Niestzsche é Ponde, crença judaico-cristã. Pois não é a toa que cita a esperança, uma das três virtudes cristãs. Definida por Spinoza como um afeto de tristeza, por incerteza de realização de um fato futuro!
Do mesmo jeito que o anti petismo elegeu Bolsonaro, o anti bolsonarismo agora vai eleger o PT. O resto é conversa fiada.
Colocar Lula e Bolsonaro com equivalentes é desonestidade intelectual e covardia do Pondé
Não é que são equivalentes, é que são péssimos em suas próprias existências.
Sem querer defender os mandatos do PT na Presidência, mas o articulista querer dizer que problemas de 500 anos do descobrimento até hoje se resolve 15 anos é demais! Que nÃvel baixo para um homem que se diz pensador. Triste.
O que mais assusta é o povo brasileiro os escolher.
Pondé mostra o que temos de mais medÃocre.
Texto ruim e fraco.
Perfeito Pondé. Os inteligentinhos vao ficar vom odio de voces.
"Inteligentinhos" ficam com ódio porque leem o Pondé. Inteligentes de verdade, se muito, leem o tÃtulo da coluna e não perdem tempo com esse pseudo-qualquer-porcaria.
Perfeito ,Pondé. Os inteligentinhos vao ficar com odio de você
Pondé sendo Pondé! Tendencioso, incoerente, falacioso e intelectualmente desonesto!
Que texto imbecil! Hoje um bolsonarista assassino - mais um - invadiu a festa particular de um petista e o matou, apenas e tão somente por votar no PT. E vc, articulista, continua nas trevas da falsa simetria. Acorda!!!
Nada mais niilista do que este texto de premissas falsas e conclusão vazia.
O articulista passou os últimas décadas alimentando o pensamento neoconservador olavista, disse o que não devia dos militantes do PT e apoiou enfaticamente o Doria e Bolsonaro, agora se faz de arrependido e prega o niilismo querendo arrastar seus incautos para a vala enlameada que escorre para o esgoto...
/bla bla bla...
Quadrilheiros não deveriam ficar nervosinhos. Mesmo querendo apagar a história....gatunos são como negacionistas
Não há só 2 candidatos. Temos que parar de propagar insistentemente essa mentira
Pondé votou em Bolsonaro mas agora tem vergonha de admitir!
Não sei se o Colunista quis parecer imparcial, ou um crÃtico justo, ao esculhambar o Bolsonarismo, o que é o mÃnimo que se esperaria de alguém com um pouco de vergonha. Mas, precisar usar essa falsa imparcialidade para destilar todo seu veneno sobre a Esquerda, em especial o PT, foi medÃocre, Ponde. E quando põe no mesmo balaio pt e bolsonaristas (reparem, o texto)"batedores de carteiras" (somente esses, Ponde? Os outros são os "de bem"?), não deixa dúvida da real manobra. Que primária, hein?!
A realidade é dolorosa e os fanáticos sabem disso.
Caro articulista, porta-voz dos ressentidos gerais, o bolsonaro não matou o liberalismo no Brasil ele é o liberalismo brasileiro levado ao paroxismo, ele representa bem os liberais que ajudaram a govenar o Brasil na ditadura militar e os da República Velha. Até os niilistas merecem melhores representantes
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Lula e Bolsonaro mostram o que temos de pior no Brasil no século 21 Voltar
Comente este texto