Luiz Felipe Pondé > Lula e Bolsonaro mostram o que temos de pior no Brasil no século 21 Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 Próximas

  1. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    O que o lulopetista odeia? Ser comparado com Bolsonaro. Alegação de falsa simetria, já que se consideram uma força angélica a lutar contra um inimigo nazifascista. Mesma situação do bolsonarismo que vai nos salvar do comunismo, da influência maléfica da esquerda, da transgressão das lutas pela diversidade, etc. É a canga ideológica em ação, mesclada com amnésia politica. Bolsonaro e Lula, cada um no seu quadrado, são as piores escolhas para o Brasil.(Claudia F.)

    Responda
    1. W Magrao

      A simetria só é falsa para quem nao consegue enxergar alem das esmolas.

    2. Luiz Candido Borges

      Cláudia, talvez você tenha razão em dizer que cada um - Lula e Bozo - é o pior em seu respectivo quadrado - esquerda e direita. Mas no "quadradão do Brasil", que é o pior? O Lula fez muito mal, mas também fez pelo menos algum bem, e certamente não faria os incontáveis males feitos pelo Bozo; este, por sua vez, fez só e somente só o mal. Nós deveríamos votar no melhor, não no menos pior, mas é o que temos para hoje. A simetria é falsa sim, não tenha dúvidas quanto a isso.

  2. RUI M N FILHO

    Narrativa estúpida, Lula e o PT tem serviços prestados ao Brasil e jamais deve ser comparados com o lado ignorante e intolerante da política.

    Responda
  3. João Pedro Torres

    Pondé sempre preciso.

    Responda
  4. misael pacheco

    Tenho a impressão que o Prof Pondé considera o Lula mil vezes pior que o Cão do Planalto, ou estou enganado? Sei não, será que a Filosofia pode explicar para os brasileiros pobres e mais necessitados que o Bozo Maldito traz a marca inerente da maldade na alma?

    Responda
  5. Rid Santos

    Imprensa fica aonde nesse Brasil do século 21, privada.

    Responda
  6. Ricardo Botto

    Pondé deveria ler os comentários de todos os "inteligentinhos" que lêem, e comentam, suas colunas. Com certeza terá muito a aprender sobre críticas bem feitas, claras e construtivas. Esse papo de: inteligentinhos, jantares inteligentes e marketing pessoal já estão velhos e obsoletos. Já deu Pondé, pede para sair.

    Responda
  7. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Quando será q termina o contrato do ponde com a fsp ?

    Responda
  8. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Quando será q termina o contrato do ponde com a fsp ?

    Responda
  9. Emerson César de Campos

    Luizinho usa tática antiga para voltar a ser lido. No último mês foi um fracasso de comentários aqui. Quando chega nessa situação Luizinho sempre coloca temas como a eleição para chamar atenção pra si novamente. Luizinho, além do visível problema que tens com inteligentinhos, parece necessário tratar dessa carência por atenção.

    Responda
  10. wilson mazza junior

    Niilismo?! Kkkkk meu amigo,vc sabe o que é fome? Mais de 30 milhões, dados de organismos Internacionais, vc deve estar brincando de professor...me arrepia o tipo de " ensinamentos " vc professa..

    Responda
  11. wilson mazza junior

    Niilismo?! Kkkkk meu amigo,vc sabe o que é fome? Mais de 30 milhões, dados de organismos Internacionais, vc deve estar brincando de professor...me arrepia o tipo de " ensinamentos " vc professa..

    Responda
  12. Regina isabel Nogueira

    Colocar Lula e Bolsonaro no mesmo patamar é coisa de quem quer enxergar uma realidade própria. É a barbárie que você apoia e tenta colocar na cabeça dos eleitores um fato inexistente.

    Responda
  13. Nilton Silva

    Pelos andar da carruagem a coisa vai ficar se repetindo indefinidamente: pt elege bolsonaro, que elege o pt, que elege bolsonaro...

    Responda
    1. Nilton Silva

      O que seria "Pelos andar"?

  14. Guilherme da Rosa

    Jogar Lula na mesma vala de Bolsonaro era só o que faltava para meus olhos lerem. Depois de ter praticado necropolítica, de ter deixado o Brasil na miséria e na fome, na segunda-feira após um assassinato político deliberado, você me vem com essa? Lula evidentemente não é perfeito, mas ele pertence ao grupo de presidentes republicanos que merecem o mínimo de respeito, quando não o máximo por ter promovido anos de crescimento e inclusão social, ao contrário do atual que nos jogou no esgoto.

    Responda
  15. Aristides Silva

    Em que pese o trocadilho, o niilista-filósofo Pondé deveria ser mais ponderado.

    Responda
  16. Cristiano Penteado

    E você representa o que há de pior em termos de articulistas da Folha.

    Responda
  17. Marcus Vinícius Xavier de Oliveira

    Se o articulista apela a um "niilismo prático" e uma crítica aos "inteligentinhos" e uma condescendência com os "fofinhos"... bom, deixa pra lá. Dizia o Barão de Itararé: de onde menos se espera é que não vem nada mesmo. E olha que eu tento ser condescendente com suas fofurices filosóficas que soam lindas nos ouvidinhos de quem acredita em equivalências onde elas não existem.

    Responda
  18. Manoel Marcilio Sanches

    Muito negativo esse colunista. Demonstra claramente que é um niilista. Não reconhece que boa parte da população não é e vai continuar lutando por um país mais decente independente do governo que assumir.

    Responda
    1. josé SOARES

      Niilista coisa nenhuma.Na hora H vota no inominável .

  19. Evando de Almeida

    Preguiça de ler esse “filósofo”. Bolsonarista raiz!!!

    Responda
  20. José Cardoso

    Existe um bom candidato de esquerda, o Ciro Gomes e um bom candidato de direita, o Felipe Dávila. Não vejo motivos para tanto pessimismo.

    Responda
  21. Maria Alice Costalonga

    #NuncaMaisPT #NemLulaNemBolsonaro

    Responda
  22. Eda Rocha de Oliveira

    Confundir seu próprio niilismo e o de sua bolha com o geral da nação é no mínimo engraçado e muito pretensioso. Ao colocar Lula e Bolsonaro no mesmo saco demonstra que é um bolsonarista raiz enrustido por conveniência. E faz a campanha de reeleição dele. Parabéns!

    Responda
  23. Maria Alice Costalonga

    E aí Folha, pq não publica meu comentário? É isso mesmo, chega de partido gangue no Brasil! Você esqueceu, Folha, o que o PT fez com as empresas públicas e privadas imaginando ficar no Poder para sempre?

    Responda
  24. Maria Alice Costalonga

    E aí Folha, pq não publica meu comentário? É isso mesmo, chega de partido gangue no Brasil! Você esqueceu, Folha, o que o PT fez com as empresas públicas e privadas imaginando ficar no Poder para sempre?

    Responda
  25. João Larizzatti

    A análise, comparando candidaturas tão diferentes e que já apresentaram resultados para a população: Lula de 2003 a 2010; e o atual governo, é marca dessa coluna. O articulista devia se candidatar à presidência ou ao governo estadual, mas acho que faria ainda pior.

    Responda
  26. Pedro M

    Lula nunca defendeu milícia armada nem golpe militar. Tenha vergonha.

    Responda
  27. Paulo Targa

    Folha SP, também quero escrever artigos no jornal. Se este articulista, que não tem nada para dizer, escreve, eu tenho um pouco mais para falar... ele é contraditório... critica, nas ele mesmo polariza a eleição.

    Responda
  28. EDNA DANTAS ARAUJO VARIDEL

    Pondé encontrou na crítica ao PT uma forma de se destacar e ganhar dinheiro com palestras. Nada mais do que isso. Vamos nos preocupar com aqueles que defendem armas e colocam o Brasil no fundo do fundo do poço. Ao colunista, esquecimento é o melhor combate.

    Responda
  29. MILTON KAWATAKE

    Lamentável ver esse Pondé que apoiou o bolsonarismo e o MBL agora escrevendo como se nada tivesse a haver com o caos institucional que Bolsonaro implantou destruindo as instituições republicanas.

    Responda
  30. Paulo Targa

    Folha SP, também quero escrever artigos no jornal. Se este articulista, que não tem nada para dizer, eu tenho um pouco mais... ele é contraditório... critica, nas ele mesmo polariza a eleição.

    Responda
  31. Luiz Candido Borges

    Pela enésima vez o Pondé confirma sua desonestidade intelectual. Faz um artiguinho que deve considerar "equilibrado", mas que é dedicado a detonar o Lula, falando mal do Bozo apenas como contraponto. Uma pergunta simples: se o Haddad tivesse sido eleito (este era o candidato em 2018), nós teríamos passado estes três anos e meio de horror? Não, claro, por mais problemas que tivéssemos. Creio que isto encerra o papo!

    Responda
  32. Milza Moreira Lana

    Lamentável que uma análise tão superficial, que é a própria expressão do comportamento atribuído ao outro, seja publicada como artigo de jornal e não como post de rede social. O articulista deveria consultar um psicanalista para ajudá-lo a identificar de onde vem tanto ódio. Nem eu, que desprezo Bolsonaro profundamente, sou capaz de escrever sobre ele com tanto ódio. Sobre comparar Lula e Bolsonaro como iguais de sinal trocado...quem ainda acredita nisso? Este texto não gera reflexão, só naúsea.

    Responda
  33. Mariana Rohr Milani

    Pessoal: sério, que uma crítica política - falando justamente sobre a democracia e a opção de escolhas dos brasileiros - será também respondida pelas duas correntes antagônicas, utilizando-se dos mesmos argumentos frágeis que os políticos utilizam nos palanques? :( Sim, o Autor é pago para expressar a sua opinião! E, aos que defendem a democracia, me admira questionar se deveria sê-lo...

    Responda
  34. José Eduardo de Oliveira

    nunca fui tão odiado. os peetistas me chamam de quinta coluna, os bolsoonaristas, prefiro nem falar os adjetivos. e eu vou omitir no momento o que acho deles. mas cansei de votar na herda menos phétida, apesar que elas realmente são diferentes entre si, na consistência. e no momento prefiro ser omisso que cúmplice novamente.

    Responda
    1. Eda Rocha de Oliveira

      Melhor continuar votando no menos pior mesmo. Ao se abster, estará apenas reforçando a posição do mais votado e sendo cúmplice do mesmo modo.

  35. Celia Cardoso de Mello

    É sério que essa pessoa recebe para fazer esse tipo de comentário??? Uma lástima.

    Responda
  36. EDMILSON GOMES

    Como não sabemos em quem votar? Os dois já mostraram quem são. Basta comparar a historia de cada um deles e ver quem sempre esteve a frente do Trabalhador, da Democracia, da liberdade de Expressão e do bem estar em geral dos pobres e esquecidos. Pode quem quiser - esses são da elite exploradora de mão de obra, querer dizer que o Lula é isso ou aquilo, mas ninguém tem provas materializadas e cabais a ponto de condenar o Lula. Agora, comparem a História do Lula com a história do Bolsonaro.

    Responda
  37. Sergio Moraes

    E a negação da política continua. Mais um defendendo que não há candidatos a serem escolhidos. A sabotagem contra nossa democracia vem de todos os lados. Inclusive de quem finge lado não ter.

    Responda
    1. Ney Fernando

      Não há candidatos bons, e os dois piores são bolsonaro e Lula. A vantagem de Lula é ser mil vezes menos pior do que bolsonaro.

  38. RAUL MILTON SILVA DE OLIVEIRA

    Se todos que não desejam eleger o Lulopetismo ou o Bolsonarismo, fizessem um mínimo por um terceiro nome... teríamos alguma chance. Óbvio, não tem um nome perfeito, mas já seria um avanço em relação a esses dois projetos. Por isso não abro mão do meu voto em Ciro. Faça o mesmo Pondé, apoie publicamente o menos pior, o terceiro lugar nas pesquisas.

    Responda
    1. RAUL MILTON SILVA DE OLIVEIRA

      Não existe menos pior? Pretende votar nulo é isso? Fique a vontade.

    2. EDMILSON GOMES

      Não existe menos Pior. Como vou acreditar no Ciro? O cara não sabe em que lado fica. Ele quer ser presidente, mas não é e nunca foi humilde em aceitar ser vice, quer entrar no peito, não soube e ainda não sabe esperar a sua vez.

  39. Raymundo De Lima

    Com este texto pseudoanalítico, Pondé deveria dizer "Desculpe-me leitores, prometo melhorar!". O autor abusa da palavra gangue associada ao PT, mas nunca menciona "miliciano"., sempre associado ao bolsopatismo. O niilismo somente está no lugar dos bolsonaristas arrependidos, que resistem enxergar saídas mais sadias para o caos atual. Pondé insufla votarmos em branco ou nulo, foi o que resultou na vitória de Satanás.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      E quem falou que o Pondé está arrependido? Deve está apenas insatisfeito...

    2. EDMILSON GOMES

      Muito boa a sua colocação, falou muito bem e foi na raiz da situação atual.

  40. João Petrucio Medeiros da Silva

    O interessante da liberdade de expressão é poder dizer-se (escrever) o que se pensa, inclusive, um monte de bobagens. Um verdadeiro desabafo de um "intelectual" absolutamente frustrado. O lixo da extrema direita, é mais fétido que cocô de gambá. Vá de retro!

    Responda
  41. Sergio Moraes

    E a negação da política continua. Mais um defendendo que não há candidatos a serem escolhidos. A sabotagem contra nossa democracia vem de todos os lados. Inclusive de quem finge lado não ter.

    Responda
  42. Sergio Moraes

    "Não em quem votar" , afirma o gênio do bolsonarismo envergonhado. Se você não concorda com os candidatos, anule, vote em branco ou se abstenha. Negar a legitimidade dos candidatos é negar a política. E foi a negação da política que elegeu o atual mandatário. Ou seja, o filósofo de jornal não aprendeu nada com o tempo.

    Responda
  43. José Roberto Franco Reis

    E talvez fosse importante acrescentar a esse quadro de niilismo político (entrando na viagem lisérgica e reacionária do Pondé, que não consegue se sensibilizar com quem passa fome, não ganha nem salário mínimo e jamais se importará com brasileiros pobres que não tem nem casa pra morar, questões que nos anos dos governos do PT começaram a ser enfrentadas) a própria coluna insignificante e monomaníaca do colunista em atacar o PT. Só não dá pra incluir porque de fato é insignificante!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Assino onde, se me permite?

    2. Raymundo De Lima

      Concordo, Pondé usa a palavra gangue associada ao PT, quando nunca menciona outra mais significativa do bolsopatismo "miliciano". Onde Pondé vê niilismo não enxerga ser lugar dos bolsonaristas arrependidos. Porque fora-bolsonaro não há somente petistas, mas um amplo expecto que inclui centro-esquerda e centro-direita.

  44. Paulino Fernandez

    Sabe o palhaço do filme It ? - se você acha a cara do Pondé feia, é porque não as entranhas...

    Responda
  45. diogo de sa leitao marques

    Triste o país em que o jornal mais relevante dá espaço para um ser que se acha superior por tratar os demais no diminutivo. E por ter a capacidade de comparar o imcompável. Ou de soltar conceitos de wikipedia para esconder seu abismal lapso intelectual. O Brasil de Bolsonaro merece o brasileiro Pondé…

    Responda
  46. Paulino Fernandez

    O ódio é um péssimo conselheiro. Pondé também.

    Responda
  47. Hercilio Silva

    Mais um pra quem tudo bem o fascismo continuar e poder concluir seu projeto. A imprensa alemã, e até mesmo muitos judeus achavam o mesmo de Hitler. E votaram nele ou se abstiveram por fazer beicinho contra a social democracia incipiente.

    Responda
  48. Paulo Philippi

    Parafraseando o título da coluna: "Luiz Felipe Pondé mostra o que temos de pior na Folha".

    Responda
  49. Vito Algirdas Sukys

    Perguntas infantis: Nossas escolas serão melhores no futuro? Nossos hospitais? Nossas moradias não serão em encostas e bordas de rios? Nossa comida será natural, composta por arroz, feijão, frutas e legumes sem agrotóxicos? Nossa ciência poderá contribuir para melhorar nosso país? Perguntem a nossas crianças o que elas querem do futuro.

    Responda
  50. Vito Algirdas Sukys

    Perguntas infantis: Nossas escolas serão melhores no futuro? Nossos hospitais? Nossas moradias não serão em encostas e bordas de rios? Nossa comida será natural, composta por arroz, feijão, frutas e legumes sem agrotóxicos? Nossa ciência poderá contribuir para melhorar nosso país? Perguntem a nossas crianças o que elas querem do futuro.

    Responda

Anteriores 1 2 3 4 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.