Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

    Meu clichê mais odiado das novelas entre 2000 e 2010 era o abuso das cenas de café da manhã de família rica, onde todo mundo consegue chegar ao mesmo tempo para dar um avanço preguiçoso na trama conversando sobre personagens ausentes em cena.

    Responda
  2. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Também acho o Pondé cansativo, desgastado. Mas acho que não precisava…

    Responda
  3. MARCO ANTONIO ZANFRA

    A esse clichê de abrir a porta e surpreender-se com uma presença inesperada, some-se a possibilidade (e a fala) de que alguém (que pode ter acabado de sair) está batendo por ter esquecido a chave!

    Responda
  4. CAROLINA MARTINS PINHEIRO

    Para ler a coluna do Pondè, só com um coco caindo na cabeça e me fazendo perder a memória mesmo...

    Responda
    1. Taise Andrade dos Santos Torres

      Mas amada, você leu. Foi o caso do coco então? Os clichês são reais!

    2. Flavio Colker

      Ele tem colunas boas e ruins mas no Brasil de hoje tudo tem que ser previsivel, óbvio e repetitivo ad nauseum. Reconhecer a imprevisibilidade de um pensador vai muito alem das capacidades. Dialeticamente falando, o progressismo só pode ser tão ruim teoricamente quanto o conservadorismo fascista

    3. Marcos Benassi

      Hahahahah, excelente! Aliás, péssimo: não te desejo nem o acidente nem a desventura literário-política. Eu, hein?

  5. Marcos Benassi

    Hahahahah, Bia, a minha mãe tem uma preferida - id est, à qual ela prefere votar horror: o povo chegar da rua e sentar pra comer sem lavar as mãos. Passei anos da minha vida vendo a Mama quase vomitar com a coisa. Isso posto, te dizer uma coisa procê: mesmo amnésico, coluna do Pondé não seria uma dúvida. Passei por uma agora, contra a vontade natural, e afirmo: não há amnésia tamanha que me faça achar que estaria lendo aquele pretensioso. Meu bom caráter intelectual sempre se sobreporá ao olvido

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Maria, minha cara, não exatamente. Mas a roupa com que se manipulava ingredientes/cozinhava, sim: sempre inadequada. E muito engomadinha!

    2. Maria Lopes

      Ri muito, obrigada. Endosso a aversão. Sua mãe alguma vez observou que quando a personagem finge que cozinha está sempre sentada com uma vasilha no colo debulhando vagens?

  6. RICARDO BATISTA

    Portanto as novelas de época ainda farão sucesso por muitas épocas. A modernidade e os seus exames de DNA acabariam até com a dúvida atroz do Dom Casmurro.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, não somente: capaz da Capitu arrumar mais dois amantes, um deles menina. Casmurro realmente faria jus ao nome, ficaria com cara de tacho. Hahahahah!